Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Malachini

Caixa lateral de fibra para Questo Audio 10DVC

Recommended Posts

Bom, venho postar mais um trabalhinho, que ainda está em fase construtiva para vocês.

 

Uma caixa de fibra para o meu novo Questo Audio 10DVC4. O fundo da caixa foi comprado, é feito em SP, indicado à mim pelo Foca, ele também usa este tipo de produto, pois é mais rápido, limpo e mais rígido, com algumas partes e dobras de quase 2 cm de expessura.

 

Bom, foram feitos bafles de MDF de 18mm. 2 deles são para acomodar o subwoofer e outro é para dar acabamento e será revestido com tecido fono, para que as ondas sonoras passem pelo mesmo.

 

Outras partes de madeira foram feitas para suportar o subwoofer, sendo coladas com "cola quente" e pintadas de preto para um melhor acabamento.

 

Seguem algumas fotos e explicações...

 

 

Algumas das ferramentas e subwoofer protegido com fita, para evitar riscos e poeira:

 

img0590lw.jpg

img0592lq.jpg

img0593zr.jpg

img0594qe.jpg

 

 

Bafle inferior, acomodará o sub. Reparem também, que a parte inferior deste bafle é arredondada, para evitar reflexões indesejadas:

 

img0615ow.jpg

 

 

O rebaixo interno possui 18mm e o externo (fotos que seguem) existe para que seja mais fácil a fixação da fibra + massa plástica:

 

img0614l.jpg

img0613gr.jpg

 

 

Bafle de acabamento, que será revestido com o tecido:

 

Parte superior, desbaste reto..

 

img0616h.jpg

 

 

Parte inferior, desbaste inteiror abaulado, para que as bordas do sub, ao excursionar, não tenham contato com o bafle..

 

img0617bk.jpg

 

 

Porcamente assim:

 

bafle.jpg

 

 

Os dois bafles:

 

img0608sb.jpg

img0618q.jpg

img0620rc.jpg

 

 

Montados, como ficará do acabamento:

 

img0621vc.jpg

 

 

Aro montado, colado nos suportes, fixo, BEM fixo:

 

img0624o.jpg

img0622j.jpg

img0630e.jpg

img0629qj.jpg

img0631xb.jpg

img0637c.jpg

img0626b.jpg

img0625p.jpg

img0634dy.jpg

img0635mn.jpg

img0638id.jpg

 

 

Com o acabamento:

 

img0639e.jpg

img0640us.jpg

img0642ox.jpg

 

 

Continua..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje pela manhã comecei a primeira mão de fibra de vidro. Como já havia feito isso algumas vezes, foi bastante rápido.

 

Basicamente:

-Esticar um tecido para se ter onde fibrar;

-Resinar o mesmo, para que já inicie os trabalhos com ele relativamente endurecido, o que facilita;

-Pincel com as cerdas cortadas, deixando cerca de 1,5cm, para se ter mais firmeza;

-Utilizar luvas e camisa de manga cumprida, para não ficar pinicando :);

-Pouca quantidade de resina por vez, para que não perca-a endurecida;

-Cortar e espalhar a fibra por cima da superfície, agilizando o processo;

-Bater o pincel em um ângulo perpendicular para retirar as bolhas de ar que se formam.

 

Não bati fotos deste processo pelo simples fato de não dar tempo, estou fazendo tudo sozinho e com as mãos sujas não posso bater fotos :vts

 

Feito todo esse processo, pesquisei algumas formas de irrigecer ainda mais o resultado final. Li sobre a adição de alguns pedaços de corda, que banhados na resina e endurecidos, entre as camadas de fibra, podem ajudar.

 

O resultado segue:

 

img0651m.jpg

img0650ov.jpg

img0649o.jpg

img0648nc.jpg

img0647ht.jpg

img0645l.jpg

 

 

Agora vem a dúvida.

 

Isto realmente vai ajudar, ou irá atrapalhar??????

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta ficando muito legal ein??

uma pergunta.. esse aro de acabamento é preso como? só por "pressao" mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faleu galera, já tenho mais algumas fotos e uma dúvida, jajá eu posto.

 

 

Miranda

Isso mesmo, a ideia é somente por pressão. Veja que ainda terei dois tecidos envolvendo ambas as peças, para que consiga uma boa fixação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, por favor, preciso de ajuda, a pergunta está no final do segundo post.

 

...

Agora vem a dúvida.

 

Isto realmente vai ajudar, ou irá atrapalhar??????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, por favor, preciso de ajuda, a pergunta está no final do segundo post.

 

atrapalhar não vai, é só vc não deixar ar entre a corda e a proxima camada de fibra!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, beleza, obrigado Sub.

 

Vou tentar deixar o mais rígido possível.

 

uma idéia que reduziria reverberações da caixa e tal é preencher os vãos das cordas com uma argamassa de areia com resina!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma idéia que reduziria reverberações da caixa e tal é preencher os vãos das cordas com uma argamassa de areia com resina!

 

 

Então, eu estou em dúvida entre fazer isto, ou fibrar mesmo..

 

Estava afim de fibrar mais uma vez, fazer uma camada de massa plástica, mais uma de fibra (3ª) e acabamento em massa, novamente. O que acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não usaria a corda não. Se quer algo porreta, misture areia peneirada com resina, fazendo uma carga, e aplique em pequenas quantidades, espalhando com espátula. Não pode aplicar grandes quantidades, pois ela tende a correr. Use bastante catalisador, assim ela seca mais rápido.

 

Depois de tudo beeeeem carregado, aplique uma camada grossa de massa por cima e comece a dar forma. Tenha cuidado pra não deformar a superfície na camada de areia com resina, pq ela não vai embora com lixa não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Bruno pelo trampo, acompanhando.

 

Vlw Cirão.

 

Cadê os resto das fuetos besha?

 

Carma, mulher, não fiz mais nada, estou sem grana para comprar mais resina.. hahahahahahahaha

 

Eu não usaria a corda não. Se quer algo porreta, misture areia peneirada com resina, fazendo uma carga, e aplique em pequenas quantidades, espalhando com espátula. Não pode aplicar grandes quantidades, pois ela tende a correr. Use bastante catalisador, assim ela seca mais rápido.

 

Depois de tudo beeeeem carregado, aplique uma camada grossa de massa por cima e comece a dar forma. Tenha cuidado pra não deformar a superfície na camada de areia com resina, pq ela não vai embora com lixa não.

 

Então, Kleber, mas você fala para colocar apenas resina + areia?

 

Poderia misturar massa plástica também? Massa plástica eu consigo com facilidade, a empresa que trabalho produz para uso próprio, mas eu compor com eles.

 

A minha dúvida é se somente esta mistura é realmente o suficiente para deixar bastante rígida, a caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem uma coisa ali que o Kleber disse que eu "meio que discordo", mesmo sem nunca ter trabalhado com resina e fibra

quanto mais catalisador, menos carga,logo, mais leve

tá certo que a areia já vai dar muito mais densidade que a aplicação pura de fibra, mas se tiver tempo pra fazer, não usa tanto catalisador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...

quanto mais catalisador, menos carga,logo, mais leve

...

 

 

Fala Cristiano, tranquilo??

 

Cara, poderia me explicar esse negócio de "mais leve", por favor?

 

Achei que o catalisador fosse apenas para a secagem, não é isso?

 

Valeu. Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o catalisador serve somente para acelerar a secagem, certo?

das duas, uma:

- catalisador sai da massa misturada, deixando porosidade

- catalisador fica preso à massa misturada

na primeira situação o problema é irreparavel, digamos assim, pois é um processo que não temos como controlar, esta porosidade é decorrente do processo em si, só não haveria se o processo fosse outro

na segunda, se o catalisador for menos denso (e é) que a carga (areia, neste caso) a caixa não vai ter as paredes tão densas também (trocando em miúdos, será mais mole, mais leve) e nem todo rendimento que se usasse menos catalisador, proporcionalmente

capice?

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

HUUUUMMMMM

 

Acho que entendi.

 

Resumidamente, quanto menos catalisador, melhor. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Valeu, vou experimentar isto. Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, por favor, preciso de ajuda, a pergunta está no final do segundo post.

 

A idéia da corda é interessante... Com certeza não irá prejudicar.

Eu já tive bons resultados com uma camada de manta asfáltica (aquela que é aplicada com soprador térmico e não com adesivo).

 

Um abração hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem uma coisa ali que o Kleber disse que eu "meio que discordo", mesmo sem nunca ter trabalhado com resina e fibra

quanto mais catalisador, menos carga,logo, mais leve

tá certo que a areia já vai dar muito mais densidade que a aplicação pura de fibra, mas se tiver tempo pra fazer, não usa tanto catalisador

 

Uai, mas catalisador não é nem 1% da mistura.

 

Quanto mais catalisador, mais ela esquenta e maior a chance de trincas. Mas como é apenas uma camada de reforço, não tem erro não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vcs medem o tanto de catalisador que vai na resina? Eu não coloco em pingos e sim por espirradas huahuahuahua e é raro eu perder resina por isso, normalmente da tempo.

 

Bruno, se já estiver com uma boa camada, pode misturar a resina com talco industrial tb pra passar por cima.

Editado por gariba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eu não sabia de tudo isso não.

 

Eu sempre esguichei catalisador, nunca tive paciência para esperar secar rsrsr

 

Então, e pó de mármore/granito? Trabalho numa marmoraria pasmafaute

 

Estou quase para pegar e fazer uma mistureba violenta: Resina, pó de mármore/granito, areia grossa, massa plástica e ir jogando.. rsrsrs

 

O que acham? Muita fantasia, ou poderia dar certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eu não sabia de tudo isso não.

 

Eu sempre esguichei catalisador, nunca tive paciência para esperar secar rsrsr

 

Então, e pó de mármore/granito? Trabalho numa marmoraria pasmafaute

 

Estou quase para pegar e fazer uma mistureba violenta: Resina, pó de mármore/granito, areia grossa, massa plástica e ir jogando.. rsrsrs

 

O que acham? Muita fantasia, ou poderia dar certo?

Ficaria uma rocha...reforce esse lado com amortecedores/molas para maior carga. :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...