Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ThiagoPug

Review - Questo Audio 10DVC4

Recommended Posts

excelente review, parabéns

perguntas: qual o veículo? me parece um 306... sedan ou hatch? quanto de potência estima estar jogando dele nesta configuração de 8 ohms?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

excelente review, parabéns

perguntas: qual o veículo? me parece um 306... sedan ou hatch? quanto de potência estima estar jogando dele nesta configuração de 8 ohms?

Obrigado.

O carro é um 306 XS '95.

Pelos meus cálculos, ele estava recebendo apenas 100˜120Wrms nesta configuração no carro. Agora, com o RA30, ele vai receber 365Wrms pra parar de passar fome.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

excelente review, parabéns

perguntas: qual o veículo? me parece um 306... sedan ou hatch? quanto de potência estima estar jogando dele nesta configuração de 8 ohms?

 

Cristiano, a Bridge do DLS CA41 tem 200wrms a 4ohm.. Estima-se uns 100wrms...

 

Eu tive a oportunidade de ouvir o set e acabei desperdiçando, me shit !!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aê Thiago, parabéns pelo Review, pena que o segurança lá ficou enchendo o saco e não deu pra eu ouvir o sub hein...

 

Fica para uma próxima oportunidade...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Preciso mesmo falar alguma coisa, ou posso ficar aqui apenas admirando? :P

Bonitas palavras Sr. Thiago.....rssrsrsrsrrs

 

Show cara, mandou bem!!!!!!

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aê Thiago, parabéns pelo Review, pena que o segurança lá ficou enchendo o saco e não deu pra eu ouvir o sub hein...

 

Fica para uma próxima oportunidade...

Ele estava com ciúme de vc! rsrs

 

 

Preciso mesmo falar alguma coisa, ou posso ficar aqui apenas admirando? :P

Bonitas palavras Sr. Thiago.....rssrsrsrsrrs

 

Show cara, mandou bem!!!!!!

 

Abraço

 

Valeu, Guto.

Quero ver um do 12DVC, hein! Vai formulando aí...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente Review Thiago, citaste características perceptíveis apenas a audiófilos com boa percepção auditiva, o que a grande maioria dos mortais não saberia identificar, ou diferenciar. hehehe

Estou com um 10" em minha viatura, aplicando um SD250, e não está fazendo feio não, apesar da caixa mal dimensionada, o duto fora de sintonia, o amp meia boca, e ele ainda estar bem durango... :)

Mas está colocando o QS350A em grande compromisso com esse set de estrelas, e o melhor de tudo, é saber que ele é capaz de acompanhar a qualidade e sonoridade destes ekipos bem conceituados no mercado de áudio mundial!

É de grande felicidade constatar que este nicho do mercado nacional voltado a SQ, que estava praticamente largado as traças, está menos carente com a proposta dos produtos da Questo Áudio!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens Thiago, obrigado pelas informações sinceras, muito bacana!

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grato pelo review Thiago!

Foi um enorme prazer saber que conseguimos agradar o ouvido de um músico amante do áudio! :rever1::legal:

 

Respondendo a algumas perguntas:

 

 

 

Primeiras Impressões

 

À primeira vista, o que mais chama a atenção é o detalhismo no acabamento deste falante. O conjunto magnético com acabamento em metal polido não chama mais atenção do que o necessário, e o adesivo de material poroso extremamente bem centralizado, e com informações simples e objetivas, dá uma característica de produto "handmade".
O único porém é o fato de os imãs ficarem à mostra. Uma borracha protetora cairia bem.

 

 

 

Preferimos não utilizar nenhuma "capa" no conjunto magnético para não influenciar na dissipação de calor e interferir na compressão de potência do subwoofer.

Ficamos com as seguintes opções:

  • Fazer um produto que agradasse aos olhos (com borracha no conjunto magnético ou mesmo com uma capa plástica);
  • Ou um produto que agradasse aos ouvidos...

Optamos pela segunda opção [¨]

 

 

 

[...] A cordolhada foi o que mais me chamou a atenção nesta hora. Eu, particularmente, nunca tinha visto uma cordoalha deste tipo. Ela é bem rígida - o que evita vibrações de encontro ao cone - e parece ter um material diferenciado. Gostaria até de maiores informações por parte dos engenheiros da Questo a respeito disto.

 

 

 

Realmente, nós utilizamos uma cordoalha rígida o suficiente para não ficar "batendo no cone" e gerando ruídos e também resistente o suficiente para não ocasionar problemas (fadiga) ao longo dos anos.

O tamanho dela impressiona, mas o segredo não é somente esse :o

O segredo está na sequência das "tranças" e também no material, que é composto por fibra de para-aramida (Kevlar) + meta-aramida (Conex).

 

 

 

[...] A centragem também parece ser feita com um material incomum, pois tem a textura de um pano grosso. Interessante!

 

 

 

A nossa centragem é um compósito de fibra de algodão com material sintético, isso garante uma linearidade mesmo com diferentes temperaturas e também resistência mecânica.

A fibra natural isoladamente não apesentou a confiabilidade que gostaríamos, e o material sintético não apresentou a linearidade que gostaríamos... Já a mistura de ambos, na proporção certa, resultou em uma aranha extremamente linear e com uma resistência excelente!

 

 

 

Olhando de frente, parece um outro subwoofer. Tem um visual mais sutil, com quase nenhum detalhe fora o meio Q na tonalidade de aço escovado. Uma calota aparentemente de plástico injetado detém este símbolo e, mais uma vez, chama a atenção por ser um tanto diferente. Pelas informações que obtive, sua geometria foi baseada nas cúpulas das igrejas católicas romanas para ter maior força estrutural com a menor quantidade possível de material, assim deixando-a mais leve.

 

 

 

Exatamente!

Quem já teve a oportunidade de visitar o Pantheon (Roma) geralmente acaba se perguntando como é que aquela cúpula gigante se mantem de pé sem nenhum pilar no centro!

Trazendo essa inspiração para o design da calota e utilizando alguns recursos de simulação computacional, nós conseguimos um design que resultasse em pouquíssimas distorções e uma massa bem reduzida.

 

 

 

Som na caixa

 

Ao ligar o sub pela primeira vez, ainda duro e introvertido, dá pra desconfiar da proposta do fabricante. Porém, após 3 dias e 3 noites seguidos amaciando em baixa potência, ele começou a mostrar a que veio.

 

 

 

Para o amaciamento em laboratório, aconselhamos aplicar um sinal de 25Hz com 13V durante 3 horas com o alto-falante ao ar livre.

Para o amaciamento já com o sistema montado, aconselhamos de 3 a 5 dias ouvindo música... Esse tempo já estabilizará toda a parte móvel do alto-falante.

 

 

 

[...] Alta sensibilidade foi a primeira caraterística perceptível. Em seguida, controle de excursionamento admirável para um subwoofer que não se diz Hi-Fi. A precisão na resposta e na dinâmica é digna de produtos que custam de 4 a 5 vezes mais.

 

 

 

Exatamente!

O nosso foco não é o consumidor que deseja "fazer barulho"... Mas sim o consumidor que procura um subwoofer realmente BOM, que tenha "musicalidade" e com um preço que ele pode pagar!

P.S. Porém se o cliente quiser muito SPL, ele consegirá também... O pessoal que foi ao encontro em Porto Alegre no dia 23/Jun/2012 presenciou o que um subwoofer de 10" pode fazer [¨]

 

 

 

A precisão tonal também é um fator relevante; ainda mais quando a música em questão vinha do álbum SMV Thunder - Stanley Clarke, Marcus Miller e Victor Wooten. O contra-baixo era presente e ágil, como se eu estivesse de frente para um GK anos 90. É claro que minhas books DIY com mids Vifa contribuíram para tal, mas não há como negar que o casamento entre as vias foi instantâneo.

 

A partir daí, entre Fourplay e August Burns Red, o Questo só teve pontos positivos. Com Till The World Ends, Britney Spears, três coisa me chamaram a atenção: A porta do meu quarto estava excursionando, minhas miniaturas 1:18 estavam andando por cima do armário sem motorista, e a minha avó estava dançando no corredor. Cena perfeita para um episódio de House!

 

Ao ser utilizado para filmes, em DTS 5.1 deu para perceber o quanto ele é musical. Afinal, as explosões soavam naturais. Tinham impacto sim, mas nada em excesso como se costuma encontrar normalmente em HT's. Assistindo a um show de talento dado por Phil Collins em Paris, a confirmação da musicalidade e naturalidade se deu nos primeiros 30s de Easy Lover.

 

  • Construir um subwoofer que possua somente a frequência de ressonância baixa, é simples;
  • Construir um subwoofer que possua somente a sensibilidade alta, é simples;
  • Construir um subwoofer que possua somente um bom controle, é simples;
  • Construir um subwoofer que seja somente "barato", é simples;
  • Trazer TODAS essas características para um subwoofer... Não é simples [¨]

O que nós fizemos foi um subwoofer com TODAS essas características... E que ainda tem uma excelente musicalidade e confiabilidade [-]

 

 

 

Dando um rolê

 

Por que ficar em casa, se podemos sair e nos divertir também nas ruas? Uma semana depois de várias audições durante e entre meus estudos para as provas da faculdade, retirei meu Oz Audio 250L do carro e instalei o Questo em seu lugar. A caixa é uma selada lateral de fibra com 25L totais.

 

Pouco amortecimento foi utilizado, apenas por uma questão de gosto pessoal quanto a "socos" enquanto dirijo. Como o modelo que recebi foi o 10DVC4, liguei-o em série (8Ω) no bridge do meu recém substituído DLS CA41. Com LP em 70Hz e filtro subsônico em torno de 25Hz, tive de diminuir a sensibilidade de entrada dos canais trazeiros para adequar o Questo ao meu sistema. A princípio, é de se estranhar um subwoofer nacional reproduzindo a bateria de BYOB na mesma velocidade e com o mesmo punch dos meus mids Oz-180 instalados em baffles de 18mm com tratamento nas portas. Até então, somente o 250L e o GT102 haviam conseguido este feito. O 10W0, por exemplo, não chegou a tanto.

 

 

 

Esse relato, vindo de um músico, nos deixa ainda mais confortáveis em saber que nós estamos entregando um produto no mercado nacional que está cumprindo com todos os nossos requisitos de entrada!

Inclusive um dos produtos citados por você foi o nosso benchmark, onde dissemos: "Não vamos fazer nada que não seja, no mínimo, superior a esse subwoofer!"

 

 

 

Considerações finais

 

Ainda acho cedo para chegar a alguma conclusão que possa ser exposta publicamente sem receio de cometer algum erro. Toda avaliação que fiz foi baseada em minha experiência como músico, luthier, técnico projetista em eletroeletrônica, estudante de engenharia, DIYer e amante de áudio de alta fidelidade. Não sou um profissional da área, mas creio que consegui encontrar no 10DVC um produto que não será substituído tão cedo no mercado. É um subwoofer de altíssima qualidade, com alto desempenho, excelente controle, e que vale mais do que se paga por ele.

 

[...] Vocês me fizeram voltar a acreditar no mercado nacional destinado ao áudio de boa qualidade, e isto me motiva a continuar estudando para um dia chegar à metade do conhecimento que vocês mostraram ao desenvolver esta linha de subwoofers.

 

 

 

Esse é o propósito da QUESTO AUDIO... Entregar um produto BOM, comparado somente a musicalidade de alguns poucos modelos importados (e que atualmente custam entre 3X a 5X mais)!

 

Um forte abraço! hand26

Editado por yamane

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelos esclarecimentos, Renato.

 

Quanto ao imã, um acabamento em alumínio fino resolveria a dissipação e deixaria até mais bonito. Só o custo é que seria alto demais para uma fábrica nova, e o consumidor é quem iria arcar com isso. Entretanto, acredito que a decisão tomada por vocês foi correta se considerarmos a proposta.

 

Esta idéia de mistura de componentes para se formar um novo material foi sempre colocada em questão por mim. O custo é alto, a qualidade técnica dos responsáveis tem que ser mais alta ainda, mas o resultado está aí... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelos esclarecimentos, Renato.

 

Quanto ao imã, um acabamento em alumínio fino resolveria a dissipação e deixaria até mais bonito. Só o custo é que seria alto demais para uma fábrica nova, e o consumidor é quem iria arcar com isso. Entretanto, acredito que a decisão tomada por vocês foi correta se considerarmos a proposta.

 

Esta idéia de mistura de componentes para se formar um novo material foi sempre colocada em questão por mim. O custo é alto, a qualidade técnica dos responsáveis tem que ser mais alta ainda, mas o resultado está aí... :legal:

 

Thiago,

 

O grande problema do "anel de alumínio" é que os ferrites, devido ao processo de fabricação, admitem uma tolerância no diâmetro de até 2%, que é muito para uma montagem precisa com o anel de alumínio.

 

Se ficar folgado, acabará gerando muito ruído (devido ao alumínio vibrando no ferrite)... E se ficar apertado, não entrará no ferrite :-(

 

Por isso, na maioria das vezes é utilizado "borracha" ou mesmo uma peça plástica distante do conjunto magnético...

Nesses casos, é apenas para esconder o conjunto magnético e dar a aparência de ser algo "robusto". [o_]

 

Um abração hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo review, parabéns ! Eu gostei pakas, e a vontade de ter um questo é grande, quem sabe um dia !

 

Esse questo, é bem versátil hein ? Serve pra SQ, SQPL, SPL, serve pra TRIO também ? [^] rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo Review e parabéns pelo gosto musical esse disco "Thunder" é pra ouvir de joelhos! :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse questo, é bem versátil hein ? Serve pra SQ, SQPL, SPL, serve pra TRIO também ? [^] rsrs

reza a lenda que teve logista testando e houve aprovação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo review, parabéns ! Eu gostei pakas, e a vontade de ter um questo é grande, quem sabe um dia !

 

Esse questo, é bem versátil hein ? Serve pra SQ, SQPL, SPL, serve pra TRIO também ? [^] rsrs

Ótimo review, parabéns ! Eu gostei pakas, e a vontade de ter um questo é grande, quem sabe um dia !

 

Esse questo, é bem versátil hein ? Serve pra SQ, SQPL, SPL, serve pra TRIO também ? [^] rsrs

reza a lenda que teve logista testando e houve aprovação

 

Sinceramente, tenho dó de ver esses falantes do trio!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem bacana o review, parabéns!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, tenho dó de ver esses falantes no trio!

reza a lenda que teve logista testando e houve aprovação

 

Esse questo, é bem versátil hein ? Serve pra SQ, SQPL, SPL, serve pra TRIO também ? [^] rsrs

 

Infelizmente é algo que não podemos controlar... Mas já há um lojista em Canoas-RS utilizando o nosso subwoofer para "Trio elétrico"...

Obviamente não é algo recomendado, pois para isso o ideal seria utilizar Woofers... Mas... :blink::pirou:

 

Um abração hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahahahahaha

Vou jogar este tópico no lixo!

 

Questo Pancadão rlz! :banghead

Dá até pro Guto de Almeida lançar um remix: "Eu quero tchu, eu quero tcha, eu quero Ques-to-tchu tchu-thca! Ques-to-tchu tchu-tchá!"

Lembram dos NAR no clipe de funk? Não dou nem um ano pra comédia se repetir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

to com a mao coçando pra pegar um Questo + um Audiophonic 800.4.

como é a velocidade do 12"? qeria saber a relação de custo benefício pra escolher a versão de 10" ou 12"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

to com a mao coçando pra pegar um Questo + um Audiophonic 800.4.

como é a velocidade do 12"? qeria saber a relação de custo benefício pra escolher a versão de 10" ou 12"...

 

Armando, o Kleberlpa está com um sub de 12"...

 

Ele postou um breve review em um sistema que ainda não era definitivo, mas já é possível ter uma ideia.

 

Veja o post #1258: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=174832&view=findpost&p=2829829

 

E também o #1262: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=174832&view=findpost&p=2829902

 

Um abração hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa obg Yamane. vou ler agora!

 

será que rola um comparativo feito por algum membro experiente, (ou alguns) entre as versões de 10", 12" e 15"?

 

me interesso pelo de 10" ou 12". pq o de 15" acabará com o pequeno porta-malas do punto.

Editado por Armando Scarponi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa. fui ver os pequenos rewievs e... já tinha lido! aUHDuAHSduh

mas agradeço de qualquer forma.

 

Yamane, já pensou em vender os sub com as caixas já? podia ser até uma coisa bonita e diferenciada, assim como vemos com os importados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Valeu, Guto.

Quero ver um do 12DVC, hein! Vai formulando aí...

 

Vamos ver, mas acho que não sou a melhor pessoa para se fazer um review, o do kleber já está bom... :P

 

Me aguarde, se as coisas continuarem fluindo como estão, logo vc verá um doideira que vou fazer para o 12' que está aqui comigo.... :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...