Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
gassuncao

ajuda com grave no sedan(azera)

Recommended Posts

olá,

Como meu carro é um sedan e com vedação quase perfeita

estou com dificuldade para acertar o grave do meu set.

 

 

tenho HU JVC(com TA),

kit 2 vias focal polyglass com audiophonic club 800.4,

sub alpine type r 1243d ligado em um helix spxl1000.

o sub esta em caixa selada 28lt.

Gostaria de um grave mais presente, um pouco mais para SPL.

Fico na dúvida se troco a caixa selada por band pass ou se

adiciono mais um sub ( já que o spxl trabalha pouquíssimo exigido).

Mas gostaria de melhorar o grave mas sem atropelar o restante do som.

Talvez trocar o alpine por um 12w6?

Porém, como ter um sistema equilibrado

desde as frequências mais baixas até as mais altas? Ou se continuar com a intenção

de SQ não posso almejar um grave mais forte?

Vi aqui um projeto de 2009 ou 2010 para um azera (acho que da bass audio)

com sub jl em caixa band pass, mas me preocupa a construção da caixa apropriada.

Já pensei inclusive em usar dois kits e deixar o subwoofer da mala desprestigiado no sistema.

 

Alguma ajuda seria bem vinda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, nos sedans que tive, uma coisa que ajudava MUITO era retirar todos os falantes do tampão traseiro... lembro que o Azera tem um sub free-air original, eu tiraria tbem, deixando o máximo de espaço livre. Funcionou bem para mim em sedans mais simples (Civic sexta geração e Santana), creio que apesar do maior isolamento em um carro como o Azera, o princípio seja o mesmo.

 

Eu gostava MUITO do resultado dos subs que usei em selada e em sedan... com bass-reflex tive problemas de atraso no subgrave, o que dificultava muito o acerto com o estéreo vindo da frente - eram 'dois compassos diferentes'. Mas, se conseguir um projeto de caixa bass-reflex com delay baixo, e que te agrade, pode ajudar também. No meu caso, nem o TA resolveu...rs... já bandpass, acho que só faria com quem manjasse muito, muito mesmo. Não é caixa fácil de projetar/acertar não.

 

abs, e boa sorte com o som! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,

 

Quanto ao sistema mais equilibrado, é questão de acerto mesmo... Agora, o que vai definir o que está bom pra voce, é voce mesmo... Muitas vezes eu fui atras de "dicas" e "mandamentos" para sistemas SQ ou Hi-Fi, que só me consumiram tempo, pra depois entender que tudo depende... Claro que tem muita coisa util, mas ne tudo se aplica a seu set, entende?

 

Quanto ao sub, eu particularmente não conheço este Alpine, mas conheço o W6... Este é um sub muito bom mesmo... Vc pode tentar a bandpass, mas como vc mesmo sugeriu, a execução não é tão simples assim... Se vc nção tem boa experiencia nisso, leve em lojas bem conceituadas.

 

Se fosse eu, tentaria resolver o "problema" do sub com um acerto mais cuidadoso e quem sabe até troca de caixa (e talvez até de sub, mas deixaria isso por ultimo depois de esgotar todas as tentativas)... Já adicionar um outro kit, no meu modo de ver, não vai te trazer nenhum beneficio... Vai dificultar ainda mais o acerto dentro da cabine e não vai resolver sua falta de sub grave, até porque este mid tb não desce lá estas coisas não.

 

[]s

 

Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gassuncao

 

tenho um new civic e também é muito dificil passar o grave do sub para dentro do carro, tenho uma bandpass push pull com 2 subs e mesmo assim não ficou tão bom pois o carro é fechado mesmo, neste caso minha sugestão é de você colocar seu sub e fazer uma caixa bandpass no tampão, vai ser muito mais eficiente que uma caixa band pass no pm, o duro é quem vai fazer esta caixa. minha sugestão é escutar alguns carros antes de tomar qualquer decisão, pra errar é fácil, dificil é acertar.

Dei está sugestão mas não sei se com um sub de 12 (pelo tamanho) daria certo, ainda estou aprendendo também, mas posso lhe falar que já errei muito para chegar nesta configuração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa tbm tenho um sedan um new civic.....e soh o kit nas portas já deu belo grave.. instalei o sub estes dias soh pra complementar....certo que meu sistema é na busca da fidelidade, mas se eu quiser forçar, o grave fica bem fortinho viu, apenas um sub de 11 pol....meu sistema esta na assinatura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez usar dois subs com caixa dutada pode resolver seu problema...

A band pass é muito dificil de sintonizar, se o seu carro tiver falantes no tampao, vc pode remove-los e fazer uma caixa com o duto voltado para cima...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim, a melhor solução e talvez a única com total eficiência de aproveitamento do subwoofer em veiculos do tipo sedan e a Band-pass.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim, a melhor solução e talvez a única com total eficiência de aproveitamento do subwoofer em veiculos do tipo sedan e a Band-pass.

 

Com certeza a bandpass é muito eficiente, mas te digo que uma LT bem construida pode ser melhor!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora minha band pass push/pull está tocando bem, troquei o amp por um mais potente, realmente meus subs estavam passando fome!!! Estou contente com o resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...