Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Começando minha pequena saletinha.

Recommended Posts

Bom, quando construí fiz um quartinho de 2mx2m pra um pequeno escritório, já que a patroa foi INCISIVA em dizer que NÃO queria meu desktop dentro do quarto.

 

Acontece que o tal quartinho virou um depósito enquanto os armários não ficavam prontos, o desk veio temporariamente pro quarto, e eu não mexi mais.

 

O quartinho ainda não tem nada de acabamento, é só um espaço. Está sem forro ainda, nadinha. Assim como eu mesmo forrei a sala com gesso acartonado, eu mesmo vou forrar o quarto, além de fazer todo o tratamento acústico que for possível.

 

Aí nasceu uma idéia... uma GRANDE corneta de graves, sintonizada em 20Hz. Onde? No teto.

 

Execução relativamente simples, já que eu teria que fazer o forro de qualquer forma. Então não tem muita dificuldade.

 

Não tem nenhum foco em SPL. O foco é ter, literalmente, um subgrave de REFERÊNCIA dentro desta salinha. Algo útil a partir de uns 15Hz. Então sentei aqui e rabisquei o projeto da coisa:

 

projetosalaaudio.jpg

 

Está TUDO na proporção. Uma imagem sobreposta:

 

projetosalaaudiogeral.jpg

 

São duas cornetas, uma planar horn à frente do falante, pequena, e uma corneta traseira terminando numa boca de 1x1 metro. Pra tocar, provavelmente 2 falantes de 6". Não precisam ser subs, quero algo com conjunto bem leve, e que excursione decentemente em 20Hz. Ou seja, qualquer coisa praticamente vai servir pra mover o ar dentro dessa corneta, e ela faz a mágica de brotar subgrave com menos de 100W RMS na bunda. BEM menos, afinal, eu não moro sozinho, né? Devo montar algum falante pra isto, dentro das especificações que preciso.

 

O tempo de execução eu acredito que fique em uns 2 meses. Vou fazendo nas horas vagas, mas TENHO que liberar logo o quarto pra poder terminar o closet, lugar onde hoje está meu desktop.

 

O estéreo serão minhas atuais BLHs com fulls de 2", tocando útil dos 60 pra cima com muita destreza. Ou seja, será um full totalmente BLH (back loaded Horn).

 

Bom, será minha primeira "sala de áudio". A empolgação é notória!

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei como é essa empolgação! Boa sorte! Quero ver se essa sai.

 

Um par de Peerless SLS não seria interessante? É feito para tocar baixo e o preço é convidativo, tem bem em conta aqui no fórum.

 

A garganta será desse formato mesmo? Horns não são minha praia, mas dizem que costuma ser uma parte crítica para um resultado satisfatório.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aconpamhando!

 

Problema é começar tremer tudo, e vir "teto" abaixo... :vts

 

É um dos motivos pra usar falante pequeno e leve. Não dá pra ter muita massa pra manter isto estático...

 

Mas abaixo não vem... vai ter muito ferro segurando essa caixa!

 

Sei como é essa empolgação! Boa sorte! Quero ver se essa sai.

 

Um par de Peerless SLS não seria interessante? É feito para tocar baixo e o preço é convidativo, tem bem em conta aqui no fórum.

 

A garganta será desse formato mesmo? Horns não são minha praia, mas dizem que costuma ser uma parte crítica para um resultado satisfatório.

 

Gargantas de carregamento dianteiro para médios são bem nojentas mesmo. Mas traseiras são mais influenciadas pelo comprimento da linha (no meu caso, 8,5 metros) do que pelo formato da boca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Projeto 162347163461936941638946136467390461646193641613 iniciado em 21/06/12 Ontem, 23:16

 

Previsão da conclusão: pasmafaute

 

 

 

 

acoNpanhaMdo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um dos motivos pra usar falante pequeno e leve. Não dá pra ter muita massa pra manter isto estático...

 

Mas abaixo não vem... vai ter muito ferro segurando essa caixa!

 

 

Vai encarar uns falantes DIY, genéricos, ou vai partir pra algo mais requintado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Vai encarar uns falantes DIY, genéricos, ou vai partir pra algo mais requintado?

 

DIY. Tenho 2 falantes de 6" já montados, talvez desmonte pra colocar uma aranha mais mole, talvez use assim mesmo. Preciso testar.

 

Basicamente, só preciso de alguma coisa que mova o ar na garganta da corneta. Isto que eu acho mágico nas BLHs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isto que eu acho mágico nas BLHs!

PQP

 

Acompanhando

 

Poderia dissertar um pouquinho a respeito das BLH pros cabassauro tipo EU?

Editado por everton_m7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kleber... VTNC !!

 

Vou assinar o tópico. O projeto parece ser de 1º eihm ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber, diz aí

com uma sala de 2x2 (e algo perto disso de altura, depois de descontada a caixa "tetal") não vai ser BEM complicado de tratar as estacionárias?

a proporção pra ela não é das melhores, o tratamento teria q ser intenso, os graves, médio-graves e médios seriam bem complicados de controlar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, em 2x2x2,40 não tem nem estacionárias abaixo de uns 170Hz.

 

Devo trabalhar com algum difusor da parede do fundo só pra matar um pouco a reflexão nos médios.

 

A coisa fica chata quando você começa a ter reflexões pesadas nos graves e médio-graves, que tendem a "encher" o ambiente. Aí só com basstraps mesmo.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quem me dera ter conhecimentos para um projetos desses :legal:

Estou penando com um sub Diy que mal sei por onde começar.

http://autoforum.com...howtopic=179515

 

Sei tudo sobre pintura mas de caixas sou como passarinho novo aprendendo a voar :(

 

River, comece com um projeto já conhecido... partir do zero sem saber exatamente de onde partir exige sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E haja espaço pra um bass trap que seja eficiente nessas frequencias. <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a altura desse horn? Vai ter uns 30 cm? Isso deve ficar bem pesado. Acho que vai ter que montar no local.

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uns 20 a 30cm.

 

Vou ter que usar materiais leves, e contar com a ancoragem nas paredes pra fazer ficar imóvel. Devo usar compensado de 6mm com travamento, como a excursão é pequena não vejo problemas.

 

Vou começar a montar em partes, depois subir tudo para cima da estrutura e montá-las.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu queria ver a cara da sua mulher vendo você fazendo isso... hahaha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu queria ver a cara da sua mulher vendo você fazendo isso... hahaha.

 

Ela nem fala mais nada.

 

No começo ela ainda vinha com aquelas perguntas de "pra quê isso", mas ela sabe que certas coisas eu não discuto... hauhauhauhau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

and HERE WE GO AGAIN!

 

até onde vai esse?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

and HERE WE GO AGAIN!

 

até onde vai esse?

 

Vai ficar parado no teto do quarto mesmo... hauhauhauhauhauhauhau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calma minha gente... estou na fase inicial. Devo começar a comprar o material do forro no próximo mês, ou seja, montantes de 120mm, montantes de 120 para placa cimentícia (chapa mais grossa, para fazer a ancoragem de tudo), montantes de 48, placas de acartonado...

 

Este mês devo começar a fazer a linha. dividida em 3 partes para serem unidas já no alto. E já devo começar a montar algum falante pra mover o ar nesse "bagulho".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...