Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
futurista

Loudness

Recommended Posts

Pq todos players têm loudness (reforçador de graves e agudos)? Para compensar a deficiencia auditiva humana em baixas e altas freq. Ou seja, em baixos volumes não se consegue uma boa percepçao de graves e agudos, entao usamos o loudness.

Em volume alto, o loudness pode ser desligado.

 

"Dois sons com a mesma amplitude podem ser percebidos com distinta intensidade dependendo das freqüências que têm. A percepção da intensidade de um som não é constante com a freqüência. Observando a curva da seguinte figura vemos que o ouvido humano tem maior sensibilidade ao som entre os 1000 e os 5000 Hz. Todos os pontos da curva são percebidos com a mesma sonoridade (loudness), mas a pressão sonora necessária não é constante com a freqüência."

Image1.gif

 

fonte: http://www.ime.usp.br/%7Ewalter/mp3/mp3.html

 

Em se tratando qualidade sonora, fidelidade é indispensável, portanto loudness deve ser banido num sistema high-end, nao é?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom o topico!! Boa iniciativa! muitos falam por cima q deve ser desligado mas nao explicam o "porque" da coisa, por ser um assunto um tanto quanto extenso.

 

[]s

 

André

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pq todos players têm loudness (reforçador de graves e agudos)? Para compensar a deficiencia auditiva humana em baixas e altas freq. Ou seja, em baixos volumes não se consegue uma boa percepçao de graves e agudos, entao usamos o loudness.

Em volume alto, o loudness pode ser desligado.

 

"Dois sons com a mesma amplitude podem ser percebidos com distinta intensidade dependendo das freqüências que têm. A percepção da intensidade de um som não é constante com a freqüência. Observando a curva da seguinte figura vemos que o ouvido humano tem maior sensibilidade ao som entre os 1000 e os 5000 Hz. Todos os pontos da curva são percebidos com a mesma sonoridade (loudness), mas a pressão sonora necessária não é constante com a freqüência."

Image1.gif

 

fonte: http://www.ime.usp.br/%7Ewalter/mp3/mp3.html

 

Em se tratando qualidade sonora, fidelidade é indispensável, portanto loudness deve ser banido num sistema high-end, nao é?

Mesmo em volume baixo, meu loudness sempre ficou desligado .. suja o som.

Só se for sem sub ... ai talvez em último recurso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ae povo... ele só funciona em volumes baixos...em volume alto liguem e desliguem ele p/ verem como não faz diferença;;;; eh só p/ realçar graves e agudos quando o som tiver baixinho (fica muito ruim msm)

 

com o som alto.... ele nem aparece ja que o grave e agudo estão realçados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ae povo... ele só funciona em volumes baixos...em volume alto liguem e desliguem ele p/ verem como não faz diferença;;;; eh só p/ realçar graves e agudos quando o som tiver baixinho (fica muito ruim msm)

 

com o som alto.... ele nem aparece ja que o grave e agudo estão realçados

Mas dizem que mesmo assim gera distorção, aí é freud!! Deixo o meu no LOW e não tem erro.

Editado por AndreBSb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui eu escuto com loudnes em volume alto ehehehehe da uns pancadão bem mais forte quando ele ta ligado do que desligado. Mas se for para ouvir instrumento com som de qualidade em volume alto o loudnes não faz falta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa cara, a intenção é justamente essa. Criar um banco de dados com a maior qtde de informações a respeito de som automoivo em um só local. Caso vc tenha outros artigos pode publicar respeitando os direitos autorais.

Parabéns

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu toca cd da sony tem equalizador( 7bandas), DSO(efeito p/ simular auto falantes no painel) e loud. Devo deixar tudo ligado? Geralmente deixo tudo ligado quando estou dentro do carro, e quando ligo o som para fora desligo somente o "dso". Devo desvodesligar o loud tb? as vezes desligi e o sub e os esterios ficam melhores.... Esctou certo? :pirou:

valeu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e o bass boost dos ampli é a mesma coisa? pra que existe se manda distorça i queima tudo ?? hehhe lokura issu..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O loudness, pelo menos teoricamente, possui um algoritmo pra realçar os graves e um pouco dos agudos em volume baixo; à medida que aumentamos o volume do player, o efeito do loudness deveria diminuir, pois qto mais alto o volume, menos sentimos a deficiência nos sons graves e subgraves.

 

O gráfico do primero post tem somente uma curva, mas o gráfico completo mostra diversas curvas; quanto maior o SPL, mais plana é a curva, sacaram?

 

Como o loudness serve para compensar a deficiência auditiva do ser humano, um player com loudness bem projetado poderia funcionar com ele ligado o tempo todo, sem que haja distorção ou coisa do tipo. Para não haver necessidade de loudness, o sistema deve ser bem projetado (principalmente as caixas/falantes) para reproduzir bem todas as faixas de frequência em qualquer volume (provavelmente por isso, as boas caixas acústicas residenciais sejam tão caras)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas informacoes tambem servem para BBE ?

loudness = BBE ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dúvida: meu som tá mandando menos da metade da potencia q o SUB precisa pra bater bem!! Meu sub é 500rms, e to mandando 2 canais do banda 4.8 com ganho em 70% (chuto uns 200rms.)

Entaum, no meu caso, eu ligo o Loud no High mesmo com o som alto pra sentir as pancadas do SUB.

Isso pode queimar meu SUB??? (É um Stratum da Selenium numa dutada).

Como devo deixar a regulagem, sendo q se desligo o LOUD quase nem ouço o sub bater!!!

Meu aparelho é um Pioneer 7550MP, com 4,5 volts/RCA.

Valew galera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O loudness, pelo menos teoricamente, possui um algoritmo pra realçar os graves e um pouco dos agudos em volume baixo; à medida que aumentamos o volume do player, o efeito do loudness deveria diminuir, pois qto mais alto o volume, menos sentimos a deficiência nos sons graves e subgraves.

 

O gráfico do primero post tem somente uma curva, mas o gráfico completo mostra diversas curvas; quanto maior o SPL, mais plana é a curva, sacaram?

 

Como o loudness serve para compensar a deficiência auditiva do ser humano, um player com loudness bem projetado poderia funcionar com ele ligado o tempo todo, sem que haja distorção ou coisa do tipo. Para não haver necessidade de loudness, o sistema deve ser bem projetado (principalmente as caixas/falantes) para reproduzir bem todas as faixas de frequência em qualquer volume (provavelmente por isso, as boas caixas acústicas residenciais sejam tão caras)

Lembro que quando eu tinha um CD 350 NAKAMICHI, ele desligava o loudness a partir de 2/3 do volume. Hoje, tenho um outro NAKAMICHI (CD-40z) e ele não faz isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que tudo é relativo...

 

Já usei 1 sub de 15'' no HIGH pro sub bater e o som era redondo.

 

2 sub´s de 15'' no LOW e o som era redondo

 

1 sub de 15'' tudo em flat e é redondo... mas se colocar no LOW fica um grave meio esquisito.

(3 sistemas diferentes)

Depende de tudo... da potência aplicada, instalação, módulos, etc etc etc.

Editado por AndreBSb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Essas informacoes tambem servem para BBE ?

loudness = BBE ?

Cara, segundo o manual do meu JVC KD-SX950:

 

The BBE function restores the brilliance and clarity of the original live sound in recording, broadcasts, etc.

When a speaker reproduces sound, it introduces frequency-dependent phase shifiting, causing high-frequency sounds to take longer to reach the ear than low frequency sounds. The BBE function adjusts the phase relationship between the low, mid and high frequencies by adding a progressively longer delay time to the low and mid frequencies, so that all frequencies reach the listener´s ears at the proper time.

In addition, the BBE function boosts low and high frequencies, which loudspeakers tend to be less efficient in reproducing, through dynamic, program-driven augmentation. When combined with the phase compensation feature, the resulting sound has a clearer, more finely detailed "live" presence.

 

Pelo que eu entendi, é um loudness mais sofisticado, com tal compensação de fase. Sou leigo no assunto, então, se alguém puder traduzir para bom português, fique a vontade... :ol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ae povo... ele só funciona em volumes baixos...em volume alto liguem e desliguem ele p/ verem como não faz diferença;;;; eh só p/ realçar graves e agudos quando o som tiver baixinho (fica muito ruim msm)

 

com o som alto.... ele nem aparece ja que o grave e agudo estão realçados

Ei shina o loudness nao funciona em volumes muito altos por cona dessa curva da foto, curva de fletcher, é essa deficiencia q essa função tenta corrigir.fletcher7gy.gif

 

Acho q essa curva é bem legal tb pra equilibrar qualquer sistema de som dependendo da intensidade.

 

 

Hhehehe , to num territorio de quem sabe muito entao se falei besteira me corrijam!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ae povo... ele só funciona em volumes baixos...em volume alto liguem e desliguem ele p/ verem como não faz diferença;;;; eh só p/ realçar graves e agudos quando o som tiver baixinho (fica muito ruim msm)

 

com o som alto.... ele nem aparece ja que o grave e agudo estão realçados

Ei shina o loudness nao funciona em volumes muito altos por cona dessa curva da foto, curva de fletcher, é essa deficiencia q essa função tenta corrigir.fletcher7gy.gif

 

Acho q essa curva é bem legal tb pra equilibrar qualquer sistema de som dependendo da intensidade.

 

 

Hhehehe , to num territorio de quem sabe muito entao se falei besteira me corrijam!!!

Eu usei essa curva para equalizar meu som uma vez qeu não tava tocando nada com nada e o som ficou bem cristalino e apareceu palco e tudo mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eu sempre uso a função Loud do meu player, sem ele, eu acho que o som fica sem graça, na minha opinião, é lógico. Porém, Eu deixo o Ganho do Amplificador perto de 50% e jogo, no pioneer, o palco mais pra frente, em 8. Assim, o palco sonoro não fica prejudicado, no meu caso e o SUB toca acompanhando perfeitamente os médios e agudos, sem destacar-se como vinha acontecendo antes. Na minha opinião, tive uma boa melhora.

 

Obrigado!

 

Vini.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pq em alguns sistemas, sem LOUD o som simplesmente some???

Outro dia ajudei um amigo a regular o ganho de um amp boss rev650 (4x100w rms).. estava ligado na bridge um sub pioneer em caixa selada de 12 polegadas e 4 triaxiais bem fracos

 

mesmo com volume alto, o loud dava outra vida pro som. sem ele, o sub mal batia. tive q deixar ligado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu que nao tenho sub nem nada, uso o LOUDNESS e gosto mto, vamos ver como sera quando tiver um som melhor!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tentem usar um sonzinho sem sub sem o lound, fica agudo desgraçado... eu usava loud direto, dps q coloquei o sub tive q desligar pro grave encobrir o resto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...