Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Smarley

Potência aplicada em um Nitro 700.

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

O instalador recomendou não utilizar mais de 500rms neste sub.

É um Nitro 12" 700rms.

Alguém tem experiência com ele e saberia me dizer qual potência real está utilizando?

Eu não medi a potência que o meu módulo está entregando para ele, mas deu pra perceber que após uns 15min ele amorna um pouco na região central do cone.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Nitro até que toca legal, mas não aguenta muita porrada, acho que por volta dos 500~600 rms tá otimo pra mandar pra ele... Mandar mais que isso é perigoso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação completa ajudaria muito mesmo .....

 

Qual o amplficidor que está empurrando o nitro ?

 

Qto de bateria ? Qto de alternador ?

 

Pois já vi calota central esquentar mais por conta de distorção , do que por muita potencia limpa aplicada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Nitro 700w aguenta muita potência limpa, o problema é distorção.

 

Um cliente meu já usava 2000w rms e não tinha problema, mas tinha bateria suficiente e sabia usar sem distorção, caixa correta e ele não bebe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Nitro 700w aguenta muita potência limpa, o problema é distorção.

 

Um cliente meu já usava 2000w rms e não tinha problema, mas tinha bateria suficiente e sabia usar sem distorção, caixa correta e ele não bebe.

dificio heim :vts

mais se for limpo pode manda uns 800wrms ou até mais tranquilu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o meu primeiro som, por isto não tenho muita experiência.

 

Estou utilizando um módulo SSL modelo EV 3000, o sub está ligado em 1ohm.

A caixa foi feita conforme o manual, dutada.

 

A bateria e alternador são os originais do carro, é um corolla 06.

Se não me engano é de 45 ou 60A a bateria.

O cabo da bateria até o SSL é de 16mm².

 

Encomendei um daqueles Osciloscópios de PC, para verificar a forma de onda da saída, ver se está distorcendo e medir a potência rms aplicada.

 

 

 

O problema é que as MP3 tem o volume muito variado também, então não sei se devo regular o sub para 600rms, pois dependendo da música vai passar disso.

O que vocês acham? Baixei uma faixa de 60Hz para fazer o teste.

 

O som que utilizo é o original do carro, aquele de 6 cds, e utilizo 2 conversores da Stetsom.

 

Eu até acho que consigo perceber quando distorce, pois quando eu aumento o volume, chega um ponto que para as batidas fortes, como se o sub ficasse mais fraco.

Aí eu verifiquei lá atrás e realmente está distorcendo o som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo,

 

Vejo um monte de perigos....

 

Pouca bateria , cabo de alimentação fino, player oem com saídas alto nível e baixa impedância convertidas para RCA (já vem com distorção alta do amp interno do player).

 

Ah, e quando começamos ouvir (ouvido bem treinado) que o sub está distorcendo´, a distorção já está na casa dos 20~30%.

 

Não sei qual a potencia REAL que seu amp libera...mas eu tomaria bastante cuidado pra não torrar esse sub aí.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz!

Sobre o cabo. Qual seria o recomendado?

16mm² suporta até 60A de corrente alternada antes de esquentar, seria 720W, com um rendimento de 80% seria 576W.

Mas como é corrente contínua, eu não sei quanto ele seria capaz de aguentar. Alguém sabe como funciona?

 

Eu ouvi dizer que o ideal seria 90Ah para cada 1000Wrms de som, esta informação procede?

 

O amp declara muita potência por pouco preço, eu acredito que consiga 600W rms com ele sem distorção, no máximo.

 

O rádio original eu vou trocar por um Pioneer DEH 3450ub.

Com este player devo conseguir mais potência/qualidade?

 

Abraço!

Editado por Smarley

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a primeira coisa que te recomendaria é ter um bom sistema de alimentação, pra tirar o melhor proveito do amplificador com potência limpa !

 

Cabos de no mínimo 25mm², ter uma boa bateria auxiliar de uns 100ah + a do cofre, já vai dar uma boa ajuda !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pega um Pioneer 5450 que é bem melhor e coloca + alimentação aí

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse para colocar DVD eu poderia colocar um 2DIN pois o rádio original é 2DIN.

Mas a intenção é não gastar muito no momento.

Mais pro futuro quero pegar um DVD bom, tipo o 8450, mas isso só no fim do ano.

Eu vou ter uma boa melhora com aquele cd player ali? DEH 3450.

 

Desculpe, não tinha visto que o 5450 também era Cd Player.

Porque ele seria melhor que o 3450?

 

Abraços!

Editado por Smarley

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra questão pessoal.

Se fosse problema de pouca bateria, ocorreria com o carro ligado também?

Pois ocorre mesmo com ele ligado, eu acho que é distorção do cdplayer ou do módulo mesmo.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem o modelo top que seria o Pioneer 6450 por $149,00.

Vocês me recomendam algum outro Player com mais qualidade que este por preço similar?

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo,

 

Vejo um monte de perigos....

 

Pouca bateria , cabo de alimentação fino, player oem com saídas alto nível e baixa impedância convertidas para RCA (já vem com distorção alta do amp interno do player).

 

Ah, e quando começamos ouvir (ouvido bem treinado) que o sub está distorcendo´, a distorção já está na casa dos 20~30%.

 

Não sei qual a potencia REAL que seu amp libera...mas eu tomaria bastante cuidado pra não torrar esse sub aí.

 

Abraço

 

Outra dúvida:

E como que o rádio original + conversor já tem distorção, se não há carga para o rádio original?

Ele funciona "a vazio" com o conversor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o falante começa a distorcer seria um barulho parecendo uma vibração, tipo uns peidos mesmo?

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o falante começa a distorcer seria um barulho parecendo uma vibração, tipo uns peidos mesmo?

 

Abraços!

Cara quando a pessoa for perceber a distorção, ela já vai estar bem altinha ! É como se fosse um som sujo, distorcido, parece aquele som forçado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o falante começa a distorcer seria um barulho parecendo uma vibração, tipo uns peidos mesmo?

 

Abraços!

 

quando faz isso normalmente eh pq ele esta extrapolando o XMAX, tambem chamado de bater bobina..

 

Edit: pra mim é um sub simples.. pra ser aplicada potencia ate a nominal LIMPA. A bobina dele é igual a do Rockford Fosgate RFP1412 de 250rms.. e o conjunto magnetico e pouca coisa maior tambem.. a unica diferença eh que o cone dele eh bem pesado. Entao resumindo, eh um sub bacana.. mas no meu ponto de vista nao aguenta pau e voltando mais pra spl.

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara quando a pessoa for perceber a distorção, ela já vai estar bem altinha ! É como se fosse um som sujo, distorcido, parece aquele som forçado

 

O que está acontecendo não é um som sujo... É como se fosse uma vibração.

 

quando faz isso normalmente eh pq ele esta extrapolando o XMAX, tambem chamado de bater bobina..

 

Deve ser isto que está ocorrendo então, porque o nitro excursiona bastante mesmo.

 

 

Eu testei com o meu celular, ligando a saída dele no módulo e o barulho persiste, por isso acho que não deve ser do rádio mesmo.

Eu vou conseguir um multímetro trurms amanhã para medir quantos V tenho na saída do módulo.

Semana que vem chega aquele osciloscópio de pc, que encomendei do ML, não sei se presta aquilo, vou testar.

 

O brabo é que o meu som original não tem graduação de volume!

Aí eu nunca sei em qual "número" está.

Assim que eu trocar pro Pioneer vou regular bem certinho pelo osciloscópio de pc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode aplicar 700, 800, 900. Não tem problema. Potência nunca é problema, distorção é que queima subwoofer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como que potência não é problema...

Se o XMAX for com 600RMS, se passar disso vai danificar o falante...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida:

E como que o rádio original + conversor já tem distorção, se não há carga para o rádio original?

Ele funciona "a vazio" com o conversor.

 

É mesmo ?

 

Qual é o nível THD das saídas amplificadas INTERNAMENTE do seu player ?

 

A potencia máxima dele deve ter sido aferida com 10% THD....ou seja já SAI SUJA clipada do player , e quando amplificada pelo amplificador externo , esta distorção será também amplificada.

 

A 1ª coisa que faz bobina bater no fundo do gap , é descontrole de cone PRINCIPALMENTE por distorção .

 

Amigo,

 

Pra entender melhor tudo isso que está sendo proposto e discutido.........

 

 

Sugestões de instalações 01: http://autosom.net/instala.asp

 

Sugestões de instalações 02: http://autosom.net/instala2.asp

 

Artigos AutoSom.net: http://autosom.net/artigos.asp

 

 

Clique Aqui para acessar a busca Google Customizada AutoSom.net

 

EDIT: Os cortes corretos high pass (subsonico) , low pass , volume de caixa , sintonia da mesma.....tudo isso tem ligação direta com o fato de poder aplicar mais ou menos potencia em um subwoofer

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como que potência não é problema...

Se o XMAX for com 600RMS, se passar disso vai danificar o falante...

Potencia não será problema com uma boa caixa. Uma senoide perfeita oferece um ótimo controle e isso ajuda a não ultrapassar o X-Mas. Ja toquei nitro e papão com SD 2000 sem problema. Papão mecanicamente é inferior, mas aguenta tb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem esquecer uma coisa importante....

 

hus originais são capadas nas respostas de subgraves....não foram feitas pra isso , foram feitas pra tocar falantes oem .

 

Acontece que por ter pouco sinal de subgrave vindo da hu , aumenta-se o ganho do amplificador na tentativa de compensar e com isso temos o descontrole de cone fácil fácil....

 

Eu pelejei durante mais de 8~9 meses por pura teimosia em tentar fazer um player oem vw 2 din do meu golf sportline tocar bem subgraves .....desisti há menos de um mês .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em termos de qualidade, qual seria o player indicado?

DEH 6480BT é bom ou eu consigo um melhor nesta faixa de preço?

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...