Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Guiwunsch

O formato da caixa influencia na qualidade?

Recommended Posts

Eu sempre tive perdas grandes em spl em caixas muito rasas, do tipo slim que acompanham a largura toda do encosto do assento traseiro.

 

E foram vários casos e caixas, sempre tendo um rendimento aquém do esperado em uma trapezoidal mais profunda ou mesmo uma cúbica ou retangular.

 

Aposto mais no posicionamento do sub do que na medida da caixa.

 

Quanto mais próximo à tampa, melhor o acoplamento e, consequentemente, o desempenho. Aí uma caixa mais profunda com certeza vai trazer um desempenho melhor, mas não por ser profunda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aposto mais no posicionamento do sub do que na medida da caixa.

 

Quanto mais próximo à tampa, melhor o acoplamento e, consequentemente, o desempenho. Aí uma caixa mais profunda com certeza vai trazer um desempenho melhor, mas não por ser profunda.

 

Mas no caso estou falando de 20 e poucos centímetros, e por onde fiz tal experiência foi sempre igual, lembrando por alto uma 1/2 dúzia de carros diferentes agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou fazer uma nova caixa seguindo a dica do Kleber de deixar o sub próximo a tampa do porta-malas! Pois fiz uma caixa retangular com o sub apontado para a lateral do carro e honestamente, não foi o que esperava!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subwoofers posicionado nas laterais ou apontando para o teto, tendem a ter menos SPL, se comparado ao subwoofer posicionado atrás do encosto do banco com a face perto da tampa da mala.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como mostra a foto do meu perfil, a caixa está virada para cima, quando coloquei o sub virado para o PM, deu a impressão de uma leve melhorada, parece que o grave ficou mais "gordo", mas testei rapidamente tbm...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre tive perdas grandes em spl em caixas muito rasas, do tipo slim que acompanham a largura toda do encosto do assento traseiro.

 

E foram vários casos e caixas, sempre tendo um rendimento aquém do esperado em uma trapezoidal mais profunda ou mesmo uma cúbica ou retangular.

não entendi o segundo paragrafo ? vc falou que sempre perdeu rendimento em uma caixa rasa tipo slim em comparação as trapezoidais, retangulares e cúbicas ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não entendi o segundo paragrafo ? vc falou que sempre perdeu rendimento em uma caixa rasa tipo slim em comparação as trapezoidais, retangulares e cúbicas ?

 

Leia novamente por favor:

 

"E foram vários casos e caixas, sempre tendo um rendimento aquém do esperado em uma trapezoidal mais profunda ou mesmo uma cúbica ou retangular."

 

Em suma, a caixa slim também é uma trapezoidal PORÉM rasa .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subwoofers posicionado nas laterais ou apontando para o teto, tendem a ter menos SPL, se comparado ao subwoofer posicionado atrás do encosto do banco com a face perto da tampa da mala.

ja tive um pionner 400rms de 12" e creio no que vc falou isso e verdade mesmo já usei desta forma o grave fica mais cheio !!! será que a caixa que sitie não vai ficar muito bom, alem do falate ter a face voltada para o teto os dutos vão ficar atraz do banco ou seja jogando o grave carro a dentro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dos problema das caixas onde uma dimensão é dominante sobre as outras (no caso a largura) é que a caixa fica tendente a vibrações, perdendo eficiência

Além disso existe uma contrapressão muito grande agindo no cone, novamente influenciando no rendimento

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A menos que o manual informe que o sub tenha sistema de refrigeração que suporte isso, deixar ele a aomente 1cm do funda da caixa vai influenciar a refrigeração da bobina

EU não faria

a caixa do projeto segue o mesmo tipo de caixa slim porem com auto falante e litragem maior ! ja reparou como as caixas slim são finas, creio que o imã do sub fica praticamente encostado no fundo da caixa, pelo menos as caixas JBL ninguém fala que é ruim !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dos problema das caixas onde uma dimensão é dominante sobre as outras (no caso a largura) é que a caixa fica tendente a vibrações, perdendo eficiência

Além disso existe uma contrapressão muito grande agindo no cone, novamente influenciando no rendimento

 

20130724nao-click_chaves_isso.jpg

 

Obrigado Cristiano, traduziu pra mim o que tava querendo dizer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leia novamente por favor:

 

"E foram vários casos e caixas, sempre tendo um rendimento aquém do esperado em uma trapezoidal mais profunda ou mesmo uma cúbica ou retangular."

 

Em suma, a caixa slim também é uma trapezoidal PORÉM rasa .

ok brow entendido !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dos problema das caixas onde uma dimensão é dominante sobre as outras (no caso a largura) é que a caixa fica tendente a vibrações, perdendo eficiência

Além disso existe uma contrapressão muito grande agindo no cone, novamente influenciando no rendimento

este caso ja é mais facil de solucionar !! fazendo reforço interno

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a caixa do projeto segue o mesmo tipo de caixa slim porem com auto falante e litragem maior ! ja reparou como as caixas slim são finas, creio que o imã do sub fica praticamente encostado no fundo da caixa, pelo menos as caixas JBL ninguém fala que é ruim !!!

E é por causa do que eu falei antes que tb ninguém fala que um sistema caixa+sub slim e melhor que um sistema "tradicional"

Não ser ruim não significa ser bom

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

este caso ja é mais facil de solucionar !! fazendo reforço interno

 

De novo não leu tudo rsrs

 

A parte crítica na proximidade do cone com o fundo da caixa e o efeito que isso causa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

resumindo !!!

 

fazendo a caixa felizinha com reforço interno, face do falante voltada pro teto com tela de proteção em aço e dutos dimensionados virados, pro banco teria alguma chance de ficar bom !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De novo não leu tudo rsrs

 

A parte crítica na proximidade do cone com o fundo da caixa e o efeito que isso causa

não teria a possibilidade de usar manta pra reduzir o efeito ? ou mesmo com manta não da certo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A manta o acrilon causa redução da velocidade do ar internamente, também gera amortecimento.......o que gera perda de spl.....é o que nós já perdemos com a slim.

 

talvez uma camada de manta com borracha tipo a bam da focal, a dat e a technoise pro competition atrás do sub.....

 

Você pode tentar:

 

Aplicar mais potÊncia para compensar essa perda da caixa, buscar um sub que chegue na casa do grave mais gordo perto de 60hz (aquele que enche mesmo), tentar buscar qual a frequencia de ressonância da cabine para tentar aproximar com a da sintonia da caixa ,

 

ou seja, tem uma penca de coisas que só testando mesmo

 

EDIT: qdo falei manta lá em cima , queria dizer acrilon (enchimento pra caixa - na verdade é usado em edredon ).

 

Poderia tentar usar sonex na parede do fundo também

 

EDIT2 tô com sono pherrado.....escrevendo tudo doido......

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A manta o acrilon causa redução da velocidade do ar internamente, também gera amortecimento.......o que gera perda de spl.....é o que nós já perdemos com a slim.

 

talvez uma camada de manta com borracha tipo a bam da focal, a dat e a technoise pro competition atrás do sub.....

 

Você pode tentar:

 

Aplicar mais potÊncia para compensar essa perda da caixa, buscar um sub que chegue na casa do grave mais gordo perto de 60hz (aquele que enche mesmo), tentar buscar qual a frequencia de ressonância da cabine para tentar aproximar com a da sintonia da caixa ,

 

ou seja, tem uma penca de coisas que só testando mesmo

 

EDIT: qdo falei manta lá em cima , queria dizer acrilon (enchimento pra caixa - na verdade é usado em edredon ).

 

Poderia tentar usar sonex na parede do fundo também

 

EDIT2 tô com sono pherrado.....escrevendo tudo doido......

ok !!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô pra comprar um sds, por falta de espaço (na verdade tem espaço, só não quero deixar o som acima do tampão) não caberia o de 18. O que atrapalha é a bateria que vai ficar atrás da caixa.

 

Posso fazer a caixa assim:

 

40cm de profundidade até uns 25cm de altura, depois a profundidade aumenta para 60cm e sobe assim mais uns 25 cm.

 

Ficaria tipo um degrau no fundo caixa, isso pra aproveitar o espaço acima da bateria. Esse formato interfere no som?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí vocês me quebram as pernas, esse final de semana iria mandar cortar o mdf pra caixinha dutada pro meu sub de 8", o imã ficaria 0,5cm de distância do fundo e o cone apontando pra cima com duto pro lado.

 

Claro que o sub não tem ventilação traseira, mas a caixa é slim com profundidade de 9cm, posso então ter perdas de rendimento nessa configuração?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o a bobina não ventila, sim, tem perdas

caixa selada a bobina ventila ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí vocês me quebram as pernas, esse final de semana iria mandar cortar o mdf pra caixinha dutada pro meu sub de 8", o imã ficaria 0,5cm de distância do fundo e o cone apontando pra cima com duto pro lado.

 

Claro que o sub não tem ventilação traseira, mas a caixa é slim com profundidade de 9cm, posso então ter perdas de rendimento nessa configuração?

 

Se não tem aquele furo de ventilação na traseira, sem dramas, não tem risco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...