Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Guiwunsch

O formato da caixa influencia na qualidade?

Recommended Posts

Bom dia pessoal, tudo bem?

Tenho visto na internetcaixas seladas e dutadas de diversos tamanhos e formatos diferentes.

Até onde sei cada sub pede uma litragem específica recomendada.

 

A questão é: Será que o formato dessa caixa influencia na qualidade do audio ou somente casando a litragem, não importando o tamanho nem formato, já está de acordo?

 

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qto a caixas e angulos retos a diferentes opiniões, ja de formato cilindrico (antiga bazuca) faz diferença, eu usaria uma caixa com angulos retos(retangular,quadrada,etc)

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu mandei fazer um box e depois de pronto, questionei sobre ele ter sido feito quadrado.;.. o cara que fez me diz era pra não dar ressonância... que a melhor caixa (sem contar estética) é quadrada (retangular)... e sempre faço com o projetista (se é assim que se chama) da loja mais conceituada nesse aspecto, em Curitiba.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acompanhando.....

 

a unica questão q procuro tomar cuidado é da parede traseira da caixa em relação ao imã do alto falante... uma parede traseira muito próxima tende a emitir um ruido causado pelo ar batendo na parede traseira. pra driblar isso isso se utiliza lã de vidro, carpete, feltro, mas não fica tão bom... quanto ao formato, influi, mas o travamento das paredes aparentemente é mais interessante/importante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de ver a opinão do Klebar sobre isso (só por que eu já sei qual é! HAHAHAHA)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troquei uma idéia sobre isso com o Renan Lopes em outro tópico e ele me disse que o formato da caixa não influencia em nada, desde que a mesma seja bem construída. Da prática, digo que o mesmo falante, com a mesma litragem, caixa feita com a mesma espessura de madeira, tudo certinho, faz-se uma caixa em formato de cubo, o som é um. Faz uma caixa em formato trapezoidal, o som é outro. Se vc faz a caixa trapezoidal pra um gol por exemplo, tem sub, que vc fazendo ela quase quadrada, com a largura muito semelhante a profundidade, toca melhor do que se ela fosse estreita e larga ( 88cm de largura por 30cm de profundidade). E tem sub que é o contrário. Porque, não sei, mas acontece. Pra woofer, pancadão, a posição do duto e o formato da caixa, mesma litragem , tudo certinho, ja chegou a dar 2 dB de diferença no rta, só mudando o formato. Penso que tem a ver com a velocidade com que o ar sai de dentro da caixa, posso estar falando besteira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E as caixas que fazem no vão do estepe, ficam boas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E as caixas que fazem no vão do estepe, ficam boas?

 

Justamente eh esse o motivo que me fez levantar essa questão.

Quero colocar um sub no PM, mas quero tentar otimizar a utilização do espaço.

Uma opção é fazer uma caixa no espaço do estepe, outra opção é aquelas na lateral do PM.

Eu acho dificil encaixar uma caixa "normal" no PM de um gol sem perder 90% do seu espaço.

 

Qual será a melhor relaçao otimização do espaço x qualidade sonora?!

Alguem que tem as caixas no vao do PM ou na lateral ja chegou a comparar o mesmo set com uma caixa quadrada para ver qual toca melhor?

 

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Justamente eh esse o motivo que me fez levantar essa questão.

Quero colocar um sub no PM, mas quero tentar otimizar a utilização do espaço.

Uma opção é fazer uma caixa no espaço do estepe, outra opção é aquelas na lateral do PM.

Eu acho dificil encaixar uma caixa "normal" no PM de um gol sem perder 90% do seu espaço.

 

Qual será a melhor relaçao otimização do espaço x qualidade sonora?!

Alguem que tem as caixas no vao do PM ou na lateral ja chegou a comparar o mesmo set com uma caixa quadrada para ver qual toca melhor?

 

 

Obrigado.

Depende do sub, o NAR de 8, pede caixainhas de 6 a 10 litros( eu faria de 10L) isso é uma caixa super pequenina e o sub toca legal....

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um material que baixei que diz exatamente o contrário do que alguns disseram aqui, diz pra se EVITAR formatos paralelos para evitar transientes.

 

A do Palio da minha mulher eu fiz um cubo perfeito e toca muito bem.

 

Achismos à parte, só fazendo testes com mesma madeira, mesmo volume, mesma construção, mesmo falante, mesmo ambiente, mesma fonte, e ter ouvido e equipamento muito bons pra chegar a alguma conclusão, e duvido que será relevante, mesmo em set hi-end e ouvidos puristas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrando que, o formato da caixa pode alterar a POSIÇÃO/DIRECIONAMENTO dos AFs, o que seria uma OUTRA questão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

logico que um a caixa de mdf bem feitinha mesmo que quadrada, no porta malas toca muito, receita certa de sucesso, o dificil e vc convencer a alguem colocar algo assim nos carros hj em dia... a primeira coisa que os clientes dizem qnd vao fazer um orçamento, e ; nao quero perder espaço no porta malas, entao pelo menos aqui nas lojas especializadas em quality em curitiba quase nao se usa mais caixas 'soltas' no porta malas, mais projetos em fibras, laterais, estepes etc, quanto mais discreto melhor... a evoluçao dos equipamentos tb proporciona estas mudanças , cada vez menor litragem, cada vez menores e tal... raridade ver aquelas caixas enormes de 50 60 litros... mas q deixam saudades...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera vou reabrir este tópico pra não fazer outro já que o assunto é o mesmo ! bom vamos lá.

bom visto os debates dos nossos amigos aqui em cima, me criou uma curiosidade.

 

estou montando um projetinho nada de mais no fiesta 2003 do meu pai sendo quites quadraxiais h-boster 6" 65wrms nas quatro portas e pretendo colocar um subwoofer no porta malas porem não pode ocupar muito espaço, ai me veio a ideia de usar um subwoofer slim e fazer uma caixa dutada fina ocupando todo o chão do porta malas com o auto falante no meio virado pra cima com uma proteção ! fiz um cálculo mais ou menos e para uma altura de 10cm com compensado naval de 15mm daria algo en torno de 38~40lts !

 

x-da questão será que seria viável esta ideia? e a qualidade do grave alteraria drasticamente? in vez de um duto grande usar dois ou mais dutos de menor diâmetro nos cantos da caixa !!! sugestões .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a distância do fundo do sub até a caixa?

Não vale mais a pena uma caixa lateral de fibra pronta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom topico, ja utilizei caixa retangular e trapezoidal nos meus subs, porem n posso comparar pois foram em carros diferentes.

axo q resumindo tanto faz né?? tendo todas as paredes paralelas ou nao....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom topico, ja utilizei caixa retangular e trapezoidal nos meus subs, porem n posso comparar pois foram em carros diferentes.

axo q resumindo tanto faz né?? tendo todas as paredes paralelas ou nao....

 

Não faz a menor diferença. O que faz muita diferença é a posição do subwoofer dentro do porta-malas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Não faz a menor diferença. O que faz muita diferença é a posição do subwoofer dentro do porta-malas.

+1

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um problema na dimensão da caixa pode ser o posicionamento do duto,

 

copiando um tópico do facebook da Audiophonic

"POSICIONAMENTO DE DUTO

Se o duto é de 4" (10 cm), deve estar também a PELO MENOS 4" da parede interna da caixa. Lojistas, atenção com isso.

Edit: A pelo menos 4"."

 

https://www.facebook.com/AudiophonicBR?fref=nf

 

Até opinei com eles, que isso considero essa distância da parede do fundo

Mas se seguir essa distância de todas as paredes internas, dificulta bastante o posicionamento de duto e sub na caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera ja pensei em de fazer uma caixa lateral de fibra e também aquelas de estepe !!! porem desta forma que citei creio que a litragem da caixa seria maior que estas opções e poderia colocar um sub de 10" ou até 12" dependendo do falante !

no caso da caixa ficaria da seguinte forma mais ou menos

 

largura - 95cm

profundidade - 55cm

altura - 10cm

 

a distancia entre as costas do sub e a parede da caixa é a mais mínima possível pra que a caixa fique fina, a posição do sub voltada para cima no centro da caixa pra que o deslocamento de ar dentro da caixa se mantenha na mesma proporção em toda as direções dentro da caixa, e o duto ficaria atrás da caixa nas costas do banco traseiro com uma distância do banco objetivo som interno somente !

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A mais mínima distância que tu fala é o que, 1cm?

Dutos virados para o banco, mas afastado quanto deles? Se ficar perto demais vai gerar ruído

Tem que ver se tua idéia é executável, inclusive pra isso tem que saber qual o sub que pretende usar e quanto em altura do PM quer/pode perder

 

Outra coisa, quem vai usar o carro vai ter todo discernimento necessário de COMO desmontar/levantar a caixa caso precise de step? E o sub vai ter cone protegido?

No carro da minha mulher fiz uma caixa pro sub que permite ela acessar facilmente o step, sem fazer absolutamente nada diferente do que se faria se não existisse sub, e ele está voltado para cima, com uma proteção feita de um sanduiche de aros de MDF e no meio uma tela metálica, tudo ainda com acabamento em tecido, da pra pular em cima que não afunda e nem chega perto da borda do sub, então mesmo que o chão do PM lote ela pode jogar qquer coisa sobre a caixa sem se preocupar com o que vai acontecer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A mais mínima distância que tu fala é o que, 1cm?

Dutos virados para o banco, mas afastado quanto deles? Se ficar perto demais vai gerar ruído

Tem que ver se tua idéia é executável, inclusive pra isso tem que saber qual o sub que pretende usar e quanto em altura do PM quer/pode perder

 

Outra coisa, quem vai usar o carro vai ter todo discernimento necessário de COMO desmontar/levantar a caixa caso precise de step? E o sub vai ter cone protegido?

No carro da minha mulher fiz uma caixa pro sub que permite ela acessar facilmente o step, sem fazer absolutamente nada diferente do que se faria se não existisse sub, e ele está voltado para cima, com uma proteção feita de um sanduiche de aros de MDF e no meio uma tela metálica, tudo ainda com acabamento em tecido, da pra pular em cima que não afunda e nem chega perto da borda do sub, então mesmo que o chão do PM lote ela pode jogar qquer coisa sobre a caixa sem se preocupar com o que vai acontecer

já tinha pensado sobre oque esta falando !! a caixa não iria ficar pesada, sendo que o step é algo que vc não fica mexendo toda hora acima do step tem um compensado fina pra deixar o chão plano que tbm teria que ser retirado pra tirar o step, ja no caso da proteção da pra fazer uma tela de aço com aro de madeira ! o falante teria 1cm +/- de distancia do fundo da caixa e usaria dois dutos um de cada lado virado pro banco com uns 10 cm de distancia.

 

sua opinião o que me diz, estou disposto a fazer a caixa só queria saber se teoricamente funcionaria em ter um bom grave interno. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A menos que o manual informe que o sub tenha sistema de refrigeração que suporte isso, deixar ele a aomente 1cm do funda da caixa vai influenciar a refrigeração da bobina

EU não faria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre tive perdas grandes em spl em caixas muito rasas, do tipo slim que acompanham a largura toda do encosto do assento traseiro.

 

E foram vários casos e caixas, sempre tendo um rendimento aquém do esperado em uma trapezoidal mais profunda ou mesmo uma cúbica ou retangular.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...