Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Rovel

Falta um pouco mais de qualidade me ajudem por favor....

Recommended Posts

Caros colegas.

Tenho um som basico no carro.

2 bravox rave 15" 1100RMS em uma caixa dutada no que manda o manul

4 cornetas Hinor HDI-400

2 Tweter 5HI300

2 Mid Bass Hinor

2 Tweter Pieso Bomber

1 Taramps 2.7Kw mono

1 Pyramide PB-778 Stereo

DVD Kenwood KVT-532dvd

1 Mega capacitor 8farad

1 Bateria extra 115A

Cabos stereo Stinger e mono Taramps

Monitor de Led Taramps

Cabeamento positivo e negativo 21mm

""""futuramente um Crossover Taramps ou Stetsom e 2 10" medio grave para tocar entre 100hz a 2000hz""""""

 

Minha divida. Adoro som potente mais com qualidade, e o meu fechado bate monstro mais quando abro o porta malas, apesar do sub ser pra tocar aberto a batida some 70% e fica uma gritaria dos inferno isso ainda por que o ganho do amplificado stereo está tip oem 10% e o do mono em 60% (se subir mais o modulo clipa), o que posso fazer para melhorar a batida quando o porta malas do carro, lembrando que montei a caixa para os Rave em MDF 18mm na litragem do manual 60L duto retangular de 5cm x 19cm x 51cm e futuramente ireo colocar 2woofer de 10" e uns 150rms para medio grave, isso irá resolver meu problema ou tenho que mudar a caixa do carro. me ajudem para poder ter um som com potencia e qualidade. tento fechado quanto aberto.

 

aguardo o toque dos experto neste assunto aqui d forum... plissssss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, pedi para removerem para o sub-forum TRIO ELÉTRICO, lá encontrará suas respostas

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc tem um trio elétrico (som pra fora), então vc deve perguntar pro pessoal do sub-forum trio-elétrico. Mas já vou adiantando, vc tem alguns excessos aí, procure não utilizar falantes ou drivers diferentes respondendo a mesma frequencia, aí é que fica uma gritaria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixa errada, cortes errados ,instalção errada..

 

Pode ser muita coisa.

 

Como que ta os cortes?

 

Se alguem poder simular essa caixa seria bom pq 60L mesmo que seja 15" eu acho muito pouco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 Mega capacitor 8farad

Nao precisa em trio mas se ja tem ok

1 Bateria extra 115A

100A pra cada 1000rms no minimo (pesquise na barra google do forum)

Cabeamento positivo e negativo 21mm

Isso eu uso no meu Ta-1600

Bom simulei pra vc no Bassbox com 60L livres e este duto q vc citou deu sintonia alta isso eh um caixa de pancadao deveria respoder seco quando aberto, Fb = 69,49Hz o pessoal usa entre 50 e 55 em subs. Se vc cortar abaixo de 50Hz vai passar do XMAX 7,5mm.... e a F3 (onde a caixa para de responder esta em 59Hz praticamente), isso tudo junto esta matando o som nas frequencias mais baixas so pra comparar meu snake hpx2150 esta marcando no simulado 124dB em 50Hz com 800 RMS e o teu 117dB com 1100 RMS... como dizem estas caixas indicadas pelo fabricante sao para o falante ficar seguro na caixa e deveria ter optado por um de sensibildade mais alta tipo uns 97dB o teu tem 93 vai ter q meter RMS no parente do tornado ;)

Editado por Miquim
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acharia melhor trocar os woofers, (sub800 ou sds).

colocar o par de medio grave 10mg300.

 

Obs: hpx 2150 = ai vc quer matar papai.. rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem pel oque eu entendi as respostas do Miquim minha caixa está errada certo... e o Didigoarraial recomenda trocar os Rave pelos Snake... kkkkk

 

Bem os cortes estão a principio os rave em subsonico uns 40Hz e corte em 100Hz, cornetas acima dos 220Hz (pois ainda não tenho o crossover para por em 1,5 a 2000Hz) tweter normal acima dos 4700hz, nas portas os Mid acima dos 220Hz tb e os tweter com capacitor eletrolitico 4.7hz.

Cortes feitos com capacitores eletroliticos e no aparelho pois o Kenwood tem cortes para Grave, Medio e Agudos...

 

Por isso futuramente irei o crossover e os 2 medio Grave e com eles cortar assim.

 

Grave Rave de 40Hz a 100Hz

Medio grave de 100Hz a 2000Hz

Drive Cornetas de 2000Hz a 4500Hz

e os Tweter de 4500Hz acima

 

acham que estou pensando em cortar certo ou sugerem melhoras....

E por favor ai Miquim ja tentei mexer nesse BassBox mais não consigo chegar num bom senço.... então lhe peço plissss que litragem vc recomenda para por os meus woofer para tocar.... Lembrando que hj pra mim trocar os Rave por Snake, Eros, TomaWawk, tornado ou outro qualquer pesa no bolso e a mulher tb iria falar pelos cotovelos pois peguei os Rave tem uns 2 meses apenas.....

Isso pra não perder Pancadão e nem os Gravão dos Funk e Bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não te recomendaria Snake hpx pois são meio frageis feitos pra quem aprecia musicalidade, acho q vc deveria ir de Eros E-815 sds esse sim manda spl longe e toca tudo tambem, quanto a caixa alguem ai poderia simular pra vc em winisd ou bassbox pois estou sem meu pc onde ele esta instalado, creio que 85L brutos sirva pra tirar um subgrave dele. Eu ja tive caixa de 60L no snake e duto retangular de 5cm altura, cortei um pedaço de mdf 1,5cm e colei por cima reduzindo abertura para 3,5cm antes tava em 60hz caiu para 52hz tocando rap pouco mais forte, mas no teu caso peça pra fazer uma simulacao desta redução de altura de duto antes de fazer cx nova e corte em uns 50hz a full direto no Taramps e no player corte de 40hz a 100hz ou 150ha se tiver como. ~PS. O Taramps parece q da um ganho no som quando tem o cross Lowpass em full.

Não crie tantos topicos parecidos isso polui o forum

Editado por Miquim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem pel oque eu entendi as respostas do Miquim minha caixa está errada certo... e o Didigoarraial recomenda trocar os Rave pelos Snake... kkkkk

 

Bem os cortes estão a principio os rave em subsonico uns 40Hz e corte em 100Hz, cornetas acima dos 220Hz (pois ainda não tenho o crossover para por em 1,5 a 2000Hz) tweter normal acima dos 4700hz, nas portas os Mid acima dos 220Hz tb e os tweter com capacitor eletrolitico 4.7hz.

Cortes feitos com capacitores eletroliticos e no aparelho pois o Kenwood tem cortes para Grave, Medio e Agudos...

 

Por isso futuramente irei o crossover e os 2 medio Grave e com eles cortar assim.

 

Grave Rave de 40Hz a 100Hz

Medio grave de 100Hz a 2000Hz

Drive Cornetas de 2000Hz a 4500Hz

e os Tweter de 4500Hz acima

 

acham que estou pensando em cortar certo ou sugerem melhoras....

E por favor ai Miquim ja tentei mexer nesse BassBox mais não consigo chegar num bom senço.... então lhe peço plissss que litragem vc recomenda para por os meus woofer para tocar.... Lembrando que hj pra mim trocar os Rave por Snake, Eros, TomaWawk, tornado ou outro qualquer pesa no bolso e a mulher tb iria falar pelos cotovelos pois peguei os Rave tem uns 2 meses apenas.....

Isso pra não perder Pancadão e nem os Gravão dos Funk e Bass

 

Amigo ouvi apenas um set montado com Rave e, nesse set, não gostei naum. Mas como disse: ouvi apenas um. Portanto não posso julgar o produto apenas vendo uma vez ne rs. Teria que testa-lo em alguns projetos diferentes para ver como ficaria.

 

Não gosto tambem muito das caixas recomendadas não. Concordo com o amigo: elas são projetadas para terem "certa margem de segurança" e acabam pecando algumas vezes na musicalidade (com raras excessões).

 

Qto aos cortes eh o seguinte:

 

1) 15"com corte em 40hz, sacrifica demais o falante. Se quer cortar nessa faixa opte por 18".

 

2) Quais os mid da hinor que está usando?

 

3) cortar drive em 220hz eh no mínimo uma insanidade (desculpe a franqueza rs).

 

Mas supondo que seus MG da hinor sejam de 10" (tipo HPL por exemplo) ficaria mais ou menos assim:

 

15": 50 (55) - 250hz. Com esse vol de caixa as vezes teria ate q subir o subsonico para uns 60hz em função do deslocamento de cone em baixas freq.

10": 250hz - 1000hz (ou full se preferir. Eu prefiro com corte, mas nada impede de deixar em full, tem gente que ate prefere. Vai de gosto)

Drives: 1000hz - full. São fenólicas, portanto não precisa cortar tão alto. Se ainda não tem cross, basta utilizar um capacitor de 22uf x 250v (corte em torno de 900hz)

ST: 7khz - full. Pode utilizar capacitor tambem, no caso, 2,2uf x 250v (corte em torno de 9000hz).

 

Mas capacitores, seriam cortes de 1 ordem, com atenuação de apenas 6db/8. Portanto aconselho o uso de cross de pelo 12db/8.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza Alesalles...

Referente ao mid que uso esses são para porta os do porta malas irei pegar ainda.

Os cortes indicados

Grave de 50, 55 a 250hz irei colocar amanhã mesmo que posso fazer isso rapidão.

Drives estou com os capacitores 47uf x 100v Vou ver se coloco os 22uf que recomendou

Tweter estou com os capacitores comprados de 225k x 250v (essa é a unica marcaçao que vem neles) os de baquelite vermelinho quadrado.

 

e referente a recalcular minha caixa antes de fazer outra como diz..

Meu carro perdeu muito espaço na malas e andei pesquisando o espaço que tenho nele e vou ter de fazer outra caixa pra ganhar mais espaço util em viajens por isso quero acertar na litragem e calibragem do duto para fazer apenas uma e fica feliz com ela quando ouvir o som fechado e quando abrir a malas tb.

Ja tentei calcular o Bassbox Mais como sou leigo não manjo muito cheguei na medida da caixa sendo Trapezoidal e medidas de 60cm altura x 112cm largura x 45cm base inferior x 25cm base superior (separada no meio fazendo 2 camaras litragem da caixa total 177,5 litros menos o espaço dos dutos 13,89litros, menos espaço da bateria extra 14litros, menos espaço dos woofer 18litros finalizando assim uma caixa com 131,61litros (2x 65,805 totalmente livres) e dutos com 5 x 52,4 x 20 caixa fecharia em 55,37Hz.

mais ai ta não sei se essa frequencia está boa ou eu precisaria levantar a frequencia ou abaixar mudando assim a litragem da caixa ou o tamanho do duto. o que vcs me sugerem. lembrando que as medidas da caixa não podem mudar nem pra cima nem pros lados posso levar ela mais pra frente um pouco mais tb não muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza Alesalles...

Referente ao mid que uso esses são para porta os do porta malas irei pegar ainda.

Os cortes indicados

Grave de 50, 55 a 250hz irei colocar amanhã mesmo que posso fazer isso rapidão.

Drives estou com os capacitores 47uf x 100v Vou ver se coloco os 22uf que recomendou com capacitor de 47 os cortes estariam em torno de 400hz e nao 220hz, mas mesmo assim estariam muito baixos.

Tweter estou com os capacitores comprados de 225k x 250v (essa é a unica marcaçao que vem neles) os de baquelite vermelinho quadrado. esse mesmo

 

e referente a recalcular minha caixa antes de fazer outra como diz..

Meu carro perdeu muito espaço na malas e andei pesquisando o espaço que tenho nele e vou ter de fazer outra caixa pra ganhar mais espaço util em viajens por isso quero acertar na litragem e calibragem do duto para fazer apenas uma e fica feliz com ela quando ouvir o som fechado e quando abrir a malas tb.

Ja tentei calcular o Bassbox Mais como sou leigo não manjo muito cheguei na medida da caixa sendo Trapezoidal e medidas de 60cm altura x 112cm largura x 45cm base inferior x 25cm base superior (separada no meio fazendo 2 camaras litragem da caixa total 177,5 litros menos o espaço dos dutos 13,89litros, menos espaço da bateria extra 14litros, menos espaço dos woofer 18litros finalizando assim uma caixa com 131,61litros (2x 65,805 totalmente livres) e dutos com 5 x 52,4 x 20 caixa fecharia em 55,37Hz.

mais ai ta não sei se essa frequencia está boa ou eu precisaria levantar a frequencia ou abaixar mudando assim a litragem da caixa ou o tamanho do duto. o que vcs me sugerem. lembrando que as medidas da caixa não podem mudar nem pra cima nem pros lados posso levar ela mais pra frente um pouco mais tb não muito.

Mas ai a caixa nao ficaria a mesma coisa? desculpe mas não entendi direito sua intenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza Alesalles.

Então colega a caixa que tenho é essa ja mensionada anteriormente, mais como ela é quadrada e estou perdendo muito espaç oatras da caixa devido o angulo do banco irei fazer outra caixa e em vez de fazer quadrada irei fazer Trapezoidal aproveitando melhor os espaços atras do banco entendeu....

E pelo pouquissimo que entendi do BassBox formulei uma caixa nas medidas

60cm Altura x 112cm Largula x 45cm Base inferior x 25cm Base superior.

Nessas medidas deu uma caixa com 177,5 litros, mais preciso descontar algumas coisas sendo elas bateria extra 14litros, dutos 13,89litros e os espaços dos ocupados pelos falantes base de 18litros entã oteria uams caixa com 131,61 Litros dividida em duas camaras na base de 65,805 litros.

Dutos medindo 5cm Altura x 52,4 comprimento x 20cm Profundidade. se fiz certinho iria dar uam caixa com frequencia de 55,37Hz.

Irei colocar o corte nela de 50Hz a 60Hz até 150Hz ou se possivel até uns 200Hz.

Minha duvida minha caixa estará boa para os cortes irá tocar bem aberto e fechado e se estarei cortando certinho.

 

Pois pra mim o stereo Drive e Tweter ta bom irei colocar medio grave para tocar de 200Hz a 2000Hz para equilibrar os drives de 2000Hz a Full e os tweter de 4000Hz a Full. o Meu problema ta na encrenca da caixa que num cinsigo chegar num bm senço..

 

Tendeu agora ou fui novamente redundante e complicado no que eu quis expressar.

 

Desde ja agradeço a tençaõ e os toques dados peos usuarios do Forum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O corte subsonico dependera do projeto (sintonia, curva de resposta, F3, Fb, etc). Não eh no achometro naum rs.

 

Qto ao vol de caixa, mantendo mais ou menos o mesmo vol, com mudanças apenas no formato tera poucas alteraçoes no resultado final.

 

Os cortes ja te alertei que estão incorretos. Os Mgs ate nem tanto, mas drives e ST estao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Alesalles.

 

É ta embaçado de acertar essas regulagens meu.... vou fazer o seguinte irei pegar logo se possivel mês que vêm o crossover ai posso relugar com mais precisão os MG, drive e tweter.

e referente a caixa vou ver com alguem aqui da área que mexa apenas com caixas e se tem algum lojista por aqui que tenha o Bassbox ou Winsd ou Power-X pra poder calcular certinha a caixa e a frequencia a ser tocada e com isso os cortes precisos para ter um som com um pouco de potencia e claro com qualidade.... de ante mão agradeço seus toques. e se vc tiver e souber mexer certinho em em algum programa de caixa por favor calcule uma bacana pra mim e me mande as medidas pois eu tenho o Bassbox mais não manjo muito na execução do software..... plissssss Alesalles ou quem souber calcular caixas precisas.....

Quero graves dentro e fora com carro aberto ou fechado...rsrsrs estou sendo um pouco exigente e chatim nê não pessoal,,,,,,kkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com o Moderador Rick Demolidor.....

Boa noite a todos do Forum. e do Auto Forum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem colegas pra tentar finalizar, ontem fui em um cara que a 10 anos trabalha apenas com caixas de som, mais mesmo com os 10 anos dele não senti segurança pois ele não é muito tecnico o cara simplesmente me falou: Uma caixa pra estes seus subs vou fazer com 70litros e colocar duto até o fundo da caixa deixando apenas 5cm do fundo da caixa.......

O cara nem sabe qual vai ser a profundidade da caixa e diz que vai por duto no olhos sem saber a frequencia da caixa ou outras coisas..... e por fim cheguei a seguinte conclusão:

Meus subs Bravox Rave 15" 1100rms quero graves estendidos para hip-hop, funk, e uns bass de leve (isso aberto)

detalhes do sub.

vas:143

fo Hz: 32

qts: 0,31

qes: 0,35

qms: 2,63

x-max: 7,5

spl: 93

sd: 0,090792

bl: 20,64

z Ohns : 4

resp. de frequencia: de 30Hz a 2000Hz

 

no Bassbox calculei a caixa que uso nas medidas de 45cm altura x 108cm largura x 35,5cm profundidade (medidas externas) deu uns 61litros para cada falante e com duto de 4 x 51 x 18 deu frequencia de 64,24Hz, porém no calculador de caixas que tem no site ( http://autosom.net/artigos/box_design.htm ) colocando os dados pedidos do sub que é VAS, FS, QTS. deu no resultado caixa dutada ideal 59,95litros para cada falante e frequencia de ressonancia de 41,89Hz ou seje a minha caixa está muito acima do FB dado no calculador do site.... estou certo até aqui ou errado..

 

Minha duvida se estiver certo meus calculos seria abaixar a frequancia da caixa tentando chegar o mais perto do FB 41,89Hz resultado do calculador do site ou o que preciso fazer para ter graves extendidos no som com a porta malas aberto o que preciso melhorar me ajudem ai os entendidos em caixa dutada som pra fora TRIO.... tendo em vista meus calculos e meus resultados estou certo até onde fui ou errei em algum lugar....

E pra finalizar se oque pensei estiver certo cheguei na caixa de

caixa trapezoidal para ganhar litragem pelo modelo do porta malas e as medidas são

50cm altura x 110cm largura x 45cm base inferior x 25cm base superior

Duto feito na parte de baixo da caixa com as medidas de:

4cm largura x 45cm comprimento x 37cm profundidade = 44,28Hz ou

3,5cm largura x 45cm comprimento x 37cm profundidade = 41,54Hz.

 

o que vocês me dizem sobre minha conclusão final e as medidas feitas para montar a caixa e o duto está correto ou não......

 

estou no aguardo pra por a mão na massa e postar fotos da nova caixa pra vcs poder ver o resultado final...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, vou repetir novamente:

 

Nao terá melhoras mantendo praticamente o mesmo vol de caixa. Para obter o que procura tem que abrir mao do espaço e aumentar o vol da caixa. Ai sim vc tera graves extendidos.

 

Se nao fizer isso, pode desistir, pois infelizmente nao tem magica rs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi.. então digamos que em vez de eu montar a caixa com 60L eu monte uma com 70 a 75L ai sim teria graves mais extendidos ok...tendo em vista a minha caixa hj ter 65L fora o espaço ocupado pelo sub de 9L e o do duto de 6L portanto minha caixa hj tem 65-9-7=49Litros totalmente livres..E referente ao que mensionei ao Fb da caixa que hj está em mais de 65Hz e no calculados do site Autosom colocando dados do Sub me deu um FB

de 41Hz aproximadamente... eu aumentando o vol da caixa devo me preocupar tb com o FB da caixa x Subwoofer ou não simplesmente aumento o vol

e o FB que der. deu rsrsrs.

Pra vc que com certeza tem experiências nesse assunto qual volume vc me recomandaria.... pensei em colocar uns 70 a 75L totalmente livres tendo em vista que irei colocar por traz da caixa uma bateria extra que ocupa espaço de 12L o espaço dos dutos cerca de 13L e o espaço dos Subwoofer 18L (2 de 9L) ou seja teria 12+13+18=43L perdidos na construção da caixa. pensei em cerca de 180 a 190L que no final me daria espaço de 70 a 75L para cada Sub... isso ficaria melhor do que tenho hj correto tendo em vista ter hj 49L pular para 75L seria um aumento de 50%.....

Ou se não for pedir de mais pra finalizar essa porcaria dessa caixa que ja to ficando doido aqui e deixando vcs doidos de raiva ai..RSRSRSRSRSSR

vc poderia me dar umas medidas de caixa e de duto IDEAL para eu por a maã na massa aqui... tenho espaço de 110cm largura, a autura e a profundidade a vontade OBS. a parte superior tem de ser 20CM menos que a inferior para dar o angulo correto do banco para não perder espaço.

Mais uma vez aguardo conselhos....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra vc ter um ótimo rendimento só simulando caixas de acordo com seu gosto musical, mais tem q tomar cuidado com os picos, eles podem deixar seu som horrível...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Mksound meu gosto musical é graves estensos e fortes ((Hip-Hop, Funk, Black, e alguns Bass Baixados no Autobass.net))..

na simulação feita no site http://autosom.net/artigos/box_design.htm colocando as informações do Sub (VAS: 143) (FS:32) (QTS:0,31)

simulei uma caixa com 75Livres e Fb 65Hz deu no grafico -3db aos 55Hz e pico de +5Db aos 75Hz.... como busco uma caixa para trio elétrico verifiquei que a curva está dentro do aceitavel, só não entendi o que vc disse referente ao som horrivel em Pico... como explicado dentro do proprio simulador de caixas do site a cusva passou a linha do -3db aos 55Hz limite mais aceitavel e o pico em +5db aos 75Hz tb aceitavel (((( Para trio elétrico, curva passando por -3dB até 55Hz e pico entre 65 e 90Hz são aceitáveis)))) acredito que se fizer a caixa assim estaria dentro do aceitavel dando um bom som com pico sem distorções ou estou errado camarada...

E tb ja calculei duto referente aos valores adquiridos Fb:65Hz .... Vb:75Litros .... duto 4" .... quantia 3 dutos.... medidas dos dutos em 16.12cm.

E a caixa estaria nos seus 75litros e 65Hz para tocar.... o que me diz a caixa estria boa ou ainda preciso melhorar na litragem ou frequencia.

No aguardo de vcs meus camaradas com o que me dizem a respeito do valor chegado......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Mksound meu gosto musical é graves estensos e fortes ((Hip-Hop, Funk, Black, e alguns Bass Baixados no Autobass.net))..

na simulação feita no site http://autosom.net/a.../box_design.htm colocando as informações do Sub (VAS: 143) (FS:32) (QTS:0,31)

simulei uma caixa com 75Livres e Fb 65Hz deu no grafico -3db aos 55Hz e pico de +5Db aos 75Hz.... como busco uma caixa para trio elétrico verifiquei que a curva está dentro do aceitavel, só não entendi o que vc disse referente ao som horrivel em Pico... como explicado dentro do proprio simulador de caixas do site a cusva passou a linha do -3db aos 55Hz limite mais aceitavel e o pico em +5db aos 75Hz tb aceitavel (((( Para trio elétrico, curva passando por -3dB até 55Hz e pico entre 65 e 90Hz são aceitáveis)))) acredito que se fizer a caixa assim estaria dentro do aceitavel dando um bom som com pico sem distorções ou estou errado camarada...

E tb ja calculei duto referente aos valores adquiridos Fb:65Hz .... Vb:75Litros .... duto 4" .... quantia 3 dutos.... medidas dos dutos em 16.12cm.

E a caixa estaria nos seus 75litros e 65Hz para tocar.... o que me diz a caixa estria boa ou ainda preciso melhorar na litragem ou frequencia.

No aguardo de vcs meus camaradas com o que me dizem a respeito do valor chegado......

 

Eu prefiro caixas mais flat, e portanto considero 5dbs de pico muita coisa, ainda mais em 75hz. Tente deixar o pico em +-2-3dbs (ta de bom tamanho rs) e num freq pouco mais baixo.

 

Baixe a sintonia dessa caixa. 65hz ta muito alto p vc que busca graves extendidos. Experimenta deixar essa sintonia em torno de 50-55hz. Para o que vc procura um vol de caixa em torno de 80 a 90L seria mais adequado. Mas antes de definir todas essas questões, o ideal eh simular e verificar o resultado e comportamento do falante nessa condiçoes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza Alesalles.

Bem calculei a caixa com 90L e 55Hz só que o Pico ficou ainda perto de 4 pra 5db, ai baixei para 85L e não mudou muito dai cheguei a 80L com 55hz podendo chegar até 52Hz e deu a curva do falante passando pela linha do -3Db aos 49hz e pico de +3 aos 66, 67Hz....

Pelo que vc disse acima acho que ai sim está boa. pois se baixar a frequencia para 50Hz o pico fica abaixo dos 65Hz pel oque vi no grafico ficou mais ou menos em 62Hz.... mais se for o caso posso fazer assim tb.

 

E hj acabei de chegar da loja de uma cara que ja levou vaeios trofeus em campeonatos em mala aberta. e ele me recomendou caixa de 80 a 90L com dutos triagulares nos cantos sendo apenas 3 dutos por caixa. e sempre os dutos devem ficar a 7cm do fundo da caixa. ele disse que se não tocar com essa caixa é melhor eu trocar os Sub..rsrsrsrsrsrsrsrsrsrssr portanto levando em conta do que vcs aqui disseram e o que ele me falou pensei em junatr tudo e fazer:

 

Caixa com 80Litros e os dutos triangulares nos cantos (3dutos) na medida especificada...

Vi uma caixa tocando com 2 Shocker de 2000rms, 4-D405, 6-D250x, 2 over de 300rms mais 4 tweter e 800A de bateria um taramps de 5Kw (mono) e um 1.2Kw (stereo) e mesmo com 10 cornetas o grave da pancada firme e forte seca e estendida ou seja toca conforme a musica.... e a caixa dele é do memso modelo que ele mandou eu fazer a minha a diferença é a litragem que a minha é menor.

 

vou por a mão na massa e assim que tiver o resultado postarei aqui minha conclusão referente a caixa montada e se possivel claro um video dela tocando...rsrsr

 

Abraços a todos que me ajudaram a chegar na conclusão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza Alesalles.

Bem calculei a caixa com 90L e 55Hz só que o Pico ficou ainda perto de 4 pra 5db, ai baixei para 85L e não mudou muito dai cheguei a 80L com 55hz podendo chegar até 52Hz e deu a curva do falante passando pela linha do -3Db aos 49hz e pico de +3 aos 66, 67Hz....

Pelo que vc disse acima acho que ai sim está boa. pois se baixar a frequencia para 50Hz o pico fica abaixo dos 65Hz pel oque vi no grafico ficou mais ou menos em 62Hz.... mais se for o caso posso fazer assim tb. Para graves extendidos seria interessante maior vol de caixa (80-90L), sintonia em torno de 50-55hz e pico nao muito alto e em uma freq mais baixa. Ou seja: caixa com resposta mais plana te atenderá melhor. Foi isso que eu disse.

 

E hj acabei de chegar da loja de uma cara que ja levou vaeios trofeus em campeonatos em mala aberta. Caixas de campeonato geralmente possuem resposta mais picuda, sintonia mais alta, graves mais agressivos, para se ter ganho em SPL - contrario daquilo q vc busca e ele me recomendou caixa de 80 a 90L com dutos triagulares nos cantos sendo apenas 3 dutos por caixa. e sempre os dutos devem ficar a 7cm do fundo da caixa. ele disse que se não tocar com essa caixa é melhor eu trocar os Sub..rsrsrsrsrsrsrsrsrsrssr portanto levando em conta do que vcs aqui disseram e o que ele me falou pensei em junatr tudo e fazer: Quantidade de dutos e o tamanho dos mesmos, vai depender do projeto (sintonia de caixa, resposta, Fb, F3, que se deseja montar) e das caracteristicas dos falantes utilizados. Se fosse assim seria muito facil, qualquer falante da certo nessa caixa rsrs; ai nem precisava projetar nada, era so seguir a formula da caixa magica hehe.

 

Caixa com 80Litros e os dutos triangulares nos cantos (3dutos) na medida especificada...

Vi uma caixa tocando com 2 Shocker de 2000rms, 4-D405, 6-D250x, 2 over de 300rms mais 4 tweter e 800A de bateria um taramps de 5Kw (mono) e um 1.2Kw (stereo) e mesmo com 10 cornetas o grave da pancada firme e forte seca e estendida ou seja toca conforme a musica.... e a caixa dele é do memso modelo que ele mandou eu fazer a minha a diferença é a litragem que a minha é menor. dai ja da p ver [^]

 

vou por a mão na massa e assim que tiver o resultado postarei aqui minha conclusão referente a caixa montada e se possivel claro um video dela tocando...rsrsr

 

Abraços a todos que me ajudaram a chegar na conclusão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...