Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
thiagogr

Regular Paredao! Dúvida Nos Cortes Do Crossover.

Recommended Posts

Olá pessoal sou novo por aqui, portanto este é meu primeiro post!

 

É o seguinte, tenho um reboque ja montado e tocando, porém estou achando o som com muito médio muito mesmo, acho que alguém mecheu nos cortes do crossover, gostaria de saber quais as frequencias de corte correta para os equipamentos que utilizo, vou lista-los abaixo:

 

06 - Eros E-18 Target Bass 3K (4 ohms)

08 - Oversound 12" MG-400 (8 ohms)

06 - Driver Titanium Eros ETD-7200 (8 ohms)

02 - Taramps 6.5k (1 ohms)

02 - Power System A2200 (2 ohms)

01 - Taramps T-800 (2 ohms)

01 - Mp3 Pioneer

04 - Baterias 155Ah

01 - Fonte 350Ah

 

No caso, são 03 eros de 18 para cada taramps de 6.5k, 04 mg-400 para cada power system e os 06 drivers no taramps t-800.

 

Desde já agradeço pela ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, de um modo bem genérico os cortes seriam mais o menos assim:

 

Sub - 40-180

MG - 180-2k

TI - 2k

 

Mas você está com uma sobra bastante grandes em médio graves e altas, o certo seria 6 sub - 4 médio graves e 2 ou no máximo 4 Titanios

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, vou dar uma olhada no crossover como estão os cortes e fazer um teste com esses q vc sugeriu! Amanha faço isso e coloco uma resposta aqui de como ficou!

Obg pela ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, vou dar uma olhada no crossover como estão os cortes e fazer um teste com esses q vc sugeriu! Amanha faço isso e coloco uma resposta aqui de como ficou!

Obg pela ajuda!

 

Não será a divisão de frequência que vai corrigir o problema dos médios estarem sobressaindo.

 

O que o colega falou, em diminuir os médios e Driver, vai dar o resultado esperado, mas como eu acho que vai ser complicado, ajustar depois de montado, porque já tem as caixas todoas montadas, seria interessante uma equalização no meio, para tentar acertar mais esse set.

 

No som profissional em alguns sons um pouco maiores, como o seu de grande porte tem uma galera que usa uma mesa de som.

 

Tem umas pessoas que eu já percebi que torçem um pouco o nariz e até perguntam do que porquê de usar mesa, mas eu acho bem vinda.

 

Claro, para quem tem mal gosto, é uma péssima ideia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os cortes sugeridos tambem, achei um pouco alto - no caso da via de medios: poderia esta iniciar na faixa de 100-120hz tranquilamente. Qto aos Target não eh bom descer muito naum rs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sugeri algo bem genérico, inclusive um pouco alto para proteger os mgs e os drivers, mas com certeza ambos os cortes poderiam ser mais baixos... De qualquer jeito acho que o mais interessante no seu caso vai ser baixar MUITO o ganho dos titanios e médio graves e tentar dar um ganho nos subs, fazendo isso você vai tentar deixar a resposta de frequencia mais plana...

 

Uma mesa de som não vai ajudar em muita coisa, mesas de som normalmente só tem um eq paramétrico de 3 bandas ou 4 no máximo, o que não iria ajudar muito, atenuando uma faixa muito grande! Sugiro um Equalizador!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sugeri algo bem genérico, inclusive um pouco alto para proteger os mgs e os drivers, mas com certeza ambos os cortes poderiam ser mais baixos... De qualquer jeito acho que o mais interessante no seu caso vai ser baixar MUITO o ganho dos titanios e médio graves e tentar dar um ganho nos subs, fazendo isso você vai tentar deixar a resposta de frequencia mais plana...

 

Uma mesa de som não vai ajudar em muita coisa, mesas de som normalmente só tem um eq paramétrico de 3 bandas ou 4 no máximo, o que não iria ajudar muito, atenuando uma faixa muito grande! Sugiro um Equalizador!

 

Eu defendo a adoção de alguma Equalização. Claro, um Equalizador, é muito mais completo e por consequência, muito mais complexo de acertar o som. Como disse anteriormente o bom gosto interfere diretamente no som final.

 

Se ele tiver bom ouvido ou alguém que saiba acertar o sistema, tudo bem. O problema é querer acertar a cada estilo de música ou usar a mesa como volume, para o caso de vir alguém ele querer essa estória de abafar. Vai ficar uma verdadeira "salada" e o tiro pode sair pela culátra.

 

 

Optei pela mesa, pela menor probabilidade de erros. A gente tenta traçar uma média e daí segue as demais faixas, já no equalizador de várias bandas, não é bem assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim acho mais interessante um equalizador de poucas bandas então...

 

Uma mesa de som "normal" vai ter 3 bandas, geralmente 80hz - 2.5khz - 12khz, é algo MUITO vago, dá pra ajustar isso até no player...

 

Alguns exemplos, está sobrando médio graves na faixa de 200hz a 1khz, aonde que uma mesa de som ajudaria? Os titanios ficaram muito altos de 3k a 8k, vai baixar tanto agudo e o médio da mesa? Vai atenuar o que não devia e talvez piorar ainda mais...

 

Sem contar que qualquer mesa barata com certeza não vai ter um equalizador que chegue aos pés do que o sistema pode oferecer, já teria que partir de cara para pelo menos uma mesa importada...

 

Um equalizador de 7 bandas ou menos já teria bem mais resultado, e com mais precisão... Em ultimo caso, mesa de som, mas pelo menos uma mesa de som de boa qualidade, se for pra pegar nacional, é melhor deixar sem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim acho mais interessante um equalizador de poucas bandas então...

 

Uma mesa de som "normal" vai ter 3 bandas, geralmente 80hz - 2.5khz - 12khz, é algo MUITO vago, dá pra ajustar isso até no player...

 

Alguns exemplos, está sobrando médio graves na faixa de 200hz a 1khz, aonde que uma mesa de som ajudaria? Os titanios ficaram muito altos de 3k a 8k, vai baixar tanto agudo e o médio da mesa? Vai atenuar o que não devia e talvez piorar ainda mais...

 

Sem contar que qualquer mesa barata com certeza não vai ter um equalizador que chegue aos pés do que o sistema pode oferecer, já teria que partir de cara para pelo menos uma mesa importada...

 

Um equalizador de 7 bandas ou menos já teria bem mais resultado, e com mais precisão... Em ultimo caso, mesa de som, mas pelo menos uma mesa de som de boa qualidade, se for pra pegar nacional, é melhor deixar sem...

 

 

Não estou inviabilizando a sua resposta. Estou vendo é pelo lado prático. Em som de reboque, como a pessoa fica em local aberto, os "colegas" gostam de ficar fuçando o som, depois de umas

"cervas" e aí começam a bagunçar. Vejo muita gente que usa som assim, usa a mesa de maneira errada e aí, eu fico com receio de citar um equalizador com mais bandas, que é até mais atrativo para

ser mexido, em função da quantidade de botões e leds piscando.

 

Com relação à mesa, concordo plenamente. Uma mesa de boa qualidade faz a diferença.

 

Veja alguns exemplos de uma boa marca:

http://www.soundcraft.com/products/product.aspx?pid=148

 

Mesmo com 03 Bandas, essa faz mais ou menos a divisão de faixas de acordo com os falantes utilizados, o que não traria problemas de ajustes:

=> EFXEPM_UG_20101130.pdf

 

EQ (Mono inputs)

HF ..................................................................................................12kHz, +/-15dB

MF (swept).....................................................................................150Hz – 3.5kHz, +/-15dB

LF...................................................................................................80Hz, +/-15dB

Q...................................................................................................1.5

EQ (Stereo inputs)

HF ...............bbn............................................................................12kHz, +/-15dB

MF………………….........................................…...................……..720Hz, +/-15dB

LF .................................................................................................80Hz, +/-15dB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, aproveitando o assunto... estou com dificuldades tbm nesta questão... principalmente na atenuação... tenho um processador que tem 2 tipos de crossover Linkwitz-Riley e Butterworth.

 

O processador me dá opção de gravar até 4 configurações diferentes... portanto uso uma configuração para dentro, pra fora com qualidade e pra fora com cornetas exculachando (hehehe), também uso uma configuração dentro estilo SPL.

 

Bom... estou com dificuldades com relação a configuração pra fora... pois percebo que parece que o som esta meio abafado, como se estivesse tocando dentro de um balde, se é que alguém me entende. Fiz alguns testes e verifiquei que sempre que atenuo muito, ou seja, quando uso 24db nos cortes esse efeito aparece. quando uso 12db ou 18db fica ok.

 

Para esta configuração estou usando o crossover tipo linkwitz com as seguintes configurações.

 

Grave de 45hz - 150hz

Medio Grave - 125hz a 2500hz

Medio Agudo - 750hz a 5000hz

Agudo - 4500hz a Full

 

Ai vem as perguntas:

1 - É interessante usar cortes abaixo dos 24db?

2 - Existe algum calculo para aplicar pra manter os equipamentos em segurança?

3 - É interessante cruzar as vias para evitar os vales?

 

Agradeço as explicações.

 

Abs,

Editado por Carro do Leite

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes!

 

O melhor corte, que vai oferecer a resposta mas plana possivel é o Linkwitz, portanto pode usar sem medo!

A atenuação não vai influenciar em nada, mas todos os cruzamentos devem ter a mesma quantia de atenuação para melhor desempenho!

 

Eu sempre uso cortes 24db por serem mais precisos e trazerem mais segurança, pois ele realmente corta, não é como num 12db ou 6db que deixa muita coisa passar!

 

NUNCA, repito, NUNCA devem haver fontes sonoras diferentes reproduzindo a mesma frequencia, isso gera cancelamentos de fase que podem se imperceptiveis ou arruinar completamente seu som... Logo, se seu sub termina em 150hz, seu médio grave deverá começar em 150hz!

 

No seu caso:

 

Grave - 40-150

Médio Grave - 150-2500

Médio Agudo - 2500-5000

Agudos - 5000-20000

 

Você tem cornetas sobrepostas no médio grave, e vice versa, que causam falta de inteligibilidade, ou o efeito balde, barril como você citou...

Você tem agudos sobrepostos em cornetas, e vice versa, o que gera falta de definição, claridade no som...

 

Portanto, cada um na sua frequencia, nada de sobrepor, isso vale para falantes diferentes e caixas de som diferentes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só para conhecimento do pessoal, se quiserem descobrir o que é cancelamento de fase e suas reais implicações, porque a teoria disso é bastante complexa e dificil de saber o que vai realmente acontecer na pratica, peguem uma caixa de som com dois Woofers ou Subwoofer iguais, um falante ligado com a polaridade certa, no outro falante ligue com a polaridade invertida, os falantes vão "bater" da mesma forma, excursionar da mesma forma, mas o resultado para nossos ouvidos vai ser bastante perceptivel, o grave vai perder a pegada, o impacto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes!

 

O melhor corte, que vai oferecer a resposta mas plana possivel é o Linkwitz, portanto pode usar sem medo!

A atenuação não vai influenciar em nada, mas todos os cruzamentos devem ter a mesma quantia de atenuação para melhor desempenho!

 

Eu sempre uso cortes 24db por serem mais precisos e trazerem mais segurança, pois ele realmente corta, não é como num 12db ou 6db que deixa muita coisa passar!

 

NUNCA, repito, NUNCA devem haver fontes sonoras diferentes reproduzindo a mesma frequencia, isso gera cancelamentos de fase que podem se imperceptiveis ou arruinar completamente seu som... Logo, se seu sub termina em 150hz, seu médio grave deverá começar em 150hz!

 

No seu caso:

 

Grave - 40-150

Médio Grave - 150-2500

Médio Agudo - 2500-5000

Agudos - 5000-20000

 

Você tem cornetas sobrepostas no médio grave, e vice versa, que causam falta de inteligibilidade, ou o efeito balde, barril como você citou...

Você tem agudos sobrepostos em cornetas, e vice versa, o que gera falta de definição, claridade no som...

 

Portanto, cada um na sua frequencia, nada de sobrepor, isso vale para falantes diferentes e caixas de som diferentes

 

Obrigado pelas a sugestões e explicações.

 

Esse final de semana fiz algumas regulagem novamente... segui tbm sua sugestão de cortes. Mas ainda tive problemas, pois percebi q com os cortes da forma que vc me enviou o som ficou muito artificial... eu uso um processador... graficamente falando ele mostra na tela um vale pequeno entre as vias.

 

Resolvi seguir sua sugestão... porém na via de Médio Grave resolvi estender os cortes... ficou estranho... mas ai via processador inverti a fase na via de MG... e ficou excelente.

 

Os cortes ficaram assim:

Grave - 45-125

Médio Grave - 110-2000

Médio Agudo - 800-5000

Agudos - 5000-20000

 

Não usei nada de equalização... pois não sei se precisa... isso só é possível com ouvido muito apurado (coisa que não tenho) ou com ajuda de um RTA.

Tbm não usei nada de TA... vou aguarda um colega que tem RTA pra gente fazer estes ajustes finos.

 

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Havia esquecido de mencionar, as vezes, realmente é necessario inverter a fase de alguma das vias para "acoplar" melhor com a via superior ou inferior! Este pequeno vale acaba desaparecendo, pois a propria sobreposição das vias gera um acoplamento suprindo aquela pequena perda que tem na faixa de transição entre uma via e outra, e justamente por isso as vezes é necessário inverter uma das vias, para melhor acoplar!

 

Se o som está de seu agrado é melhor nem tentar equalizar, equalização é algo bem crítico e que necessita de um bom entendedor, uma equalização errada pode levar a queima de falantes, módulos, cancelamentos, enfim... Exemplo: Jogar 10db em 50hz pode parecer ótimo de se ouvir, mas seu falante e amplificadores não vão gostar nem um pouco disso...

 

Muita atenção... Atenção dobrada se for usar rta...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A propósito, que processador você usa? Talvez é o Behringer DCX2496?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Havia esquecido de mencionar, as vezes, realmente é necessario inverter a fase de alguma das vias para "acoplar" melhor com a via superior ou inferior! Este pequeno vale acaba desaparecendo, pois a propria sobreposição das vias gera um acoplamento suprindo aquela pequena perda que tem na faixa de transição entre uma via e outra, e justamente por isso as vezes é necessário inverter uma das vias, para melhor acoplar!

 

Se o som está de seu agrado é melhor nem tentar equalizar, equalização é algo bem crítico e que necessita de um bom entendedor, uma equalização errada pode levar a queima de falantes, módulos, cancelamentos, enfim... Exemplo: Jogar 10db em 50hz pode parecer ótimo de se ouvir, mas seu falante e amplificadores não vão gostar nem um pouco disso...

 

Muita atenção... Atenção dobrada se for usar rta...

A propósito, que processador você usa? Talvez é o Behringer DCX2496?

 

Entendi... por esse motivo ainda não fiz a regulagem total, apenas apliquei os cortes... prentendo fazer isso com alguém que realmente conheça de regulagens... de preferencia alguém de PA.

 

Uso o processador BitOne da Audison.

 

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso o processador BitOne da Audison.

 

Abs,

 

Pessoal do trio fazendo alinhamento de vias , equalização com RTA e usando audison BITONE. OS MANO DO "SQ" PIRA.

 

 

Carro do leite ,joester ,adilsom ,allesales, vovozinha da estrada e outros São o exemplo do que os verdadeiros amantes do STE são.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal do trio fazendo alinhamento de vias , equalização com RTA e usando audison BITONE. OS MANO DO "SQ" PIRA.

 

 

Carro do leite ,joester ,adilsom ,allesales, vovozinha da estrada e outros São o exemplo do que os verdadeiros amantes do STE são.

 

kkkkkkkkkk gostei "OS MANO DO "SQ" PIRA."

 

Tem que ser néh colega... trio não basta tocar forte... Tem que ter qualidade... aliás a Qualidade deveria se a primeira questão a ser apresentada em um Trio. [¨]

Até porque Trio não é só para o proprietário do carro... e os ouvidos dos outros não é pinico. kkk [^]:vts

 

Abs,

Editado por Carro do Leite

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente... Acho bem mais facil tirar qualidade de um trio 3 vias (ex: 18+12+ti) do que tirar qualidade de um sq...

 

Mas o pessoal monta trio pensando em fazer barulho, dai são outros quinhentos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...