Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
supersonico

TESTE: Corrente de Acionamento dos amps

Recommended Posts

Buena pessoal, travamos há alguns dias uma discussão sobre a real necessidade do emprego de relês para o acionamento dos amplificadores que conhecemos e amamos, de um lado o gusk4x4 asseverando a desnecessidade com aquela delicadeza que lhe é peculiar, de outro o Rapha_4_Bass defendendo com unhas e dentes a necessidade, no centro eu pedindo uma luta limpa, sem dedo nos zóio, chute no saco ou dentada na oreia. Rapha_4_Bass prometeu um teste que não veio, então eu aproveitei a ausência dos pais e houve por bem promover a festa do cabide, ops, dos amps.

 

OBJETIVO

Mensurar a corrente de acionamento demandada pelos amplificadores na entrada Remote.

 

MATERIAL EMPREGADO

Um multímetro digital Xing-Ling;

Uma fonte de microcomputador AT Satellite Xing-Ling;

Um relê auxiliar marca HL não-Xing Ling;

Diversos amplificadores não-Xing Ling, a que farei oportuna menção.

Duas xícaras grandes de chá mate Leão forte e fervendo.

A Ana Hickmann. Não veio pq tava envolvida com a nova propaganda do Fox, fazendo com que eu terminasse tudo com ela em face do fato de ela não cumprir suas obrigações conjugais. Mas ela há de sentir remorso e voltar pros meus braços.

 

METODOLOGIA

Criar o circuito necessário à ativação da bobina do relê e de cada um dos amplificadores. No caso do relê, isto envolveu ligar o pólo positivo à saída 85 e o negativo à saída 86, este passando através do multímetro. No caso dos amps, liguei positivo e negativo normalmente e aproveitei um fio amarelo extra pra atravessar nele o multímetro e chegar ao REM dos amps. O multímetro ficou setado na escala de corrente DC até 200 mA para alguns testes, e depois até 20 mA para maior detalhamento.

 

RESULTADOS

Insônia brava causada pela cafeína contida no chá mate. Preciso migrar pra erva cidreira, camomila, Bons Sonhos ou qualquer coisa que me deixe menos ligado na tomada às 03:15 da matina.

 

Corrente demandada pelo relê: 125 mA.

Corrente demandada por um Aquarius SB900mix: 6.5 mA. (Atire a primeira pedra quem nunca teve booster! HAHA! Eu imaginava)

" " " " Punch 500m: 11.5 mA.

" " " " " 800a4: 11.5 mA.

" " " " " 2.6x: 11.5 mA.

" " " " " 60.2: 11.5 mA.

" " " " " 225.2: 11.5 mA.

 

1m20 de pernas, uma sainha esvoaçante e uma cara de anjo. Ai papai.

 

CONCLUSÃO

Quer proteger o seu AMP REM do CD-player? Compra um porta-fusível, mete ele perto do player e bota lá um fusível de 250 mA, e esquece. Pode pendurar VINTE amps Fosgate nesse remote que ele não estoura o raio do fusível. Não vou dizer que relês não tenham seus usos; se vc fizer esse esquema do portafuse e pendurar 2 néons, 3 luzes fluorescentes, 400 leds, um letreiro luminoso que pisca EU-SOU-GAY e apenas um amplificadorzinho, o fuse vai queimar. ;)

 

gusk4x4, vc estava certo. Apenas peço que não se utilize da oportunidade pra nos maldizer pelas próximas 25 gerações por duvidarmos de vc ;)

 

Ana, apesar de tudo, te aceito de volta. Novas regras terão que ser adotadas, no entanto; a partir de hoje, vc andará com uma coleira escrito PROPRIEDADE PRIVADA. E só sairá quando eu quiser.

 

edit: vide post do Rafael

Editado por supersonico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

paulo... ta malzão hein

 

só uma duvida...

 

bota lá um fusível de 0.25 mA, e esquece.

 

não seria 0,25A ou 250mA?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carajooooooooooo Supersonico!!

 

caguei de rir.... só vc mesmo para fazer isso em plena 03:45 da madrugada!

 

ps: vc disse que a Ana Hickman estava ocupada com a propaganda do FOX.... bem, ela estava mesmo.. estavamos (opsss) vendo o tamanhu interno do fox para situações cotidianas de um jovem, espadaudo e sarrufador com eu...... mas ela falow que te ama.. rsrs..

 

intaum quer dizer.. posso pendurar quantos AMPS quiser, que naum vou ter probs com o REM do player? bastando colocar um fuse de 0,25 A para evitar possível problemas??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
UEPA

 

boa, melhor editar

issaê

mas sempre pensei que um remote consumisse algo em torno de 200-300mA

nunca imaginei que fosse tao pouco...

 

 

ps: a ana falou que não quer nada mais contigo... prefere fica com o cameraman da propagando do fox, disse que encontro o amor verdadeiro :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

me expliquem melhor esse negocio!!!! Pergunta igual a do luizinho!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luizinho e Bigbota: SIM, basta usar o fusível. Luizinho e Rafael, tudo mentira, ela já está de volta, devidamente encoleirada e algemada à perna da mesa. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae Super.....

 

Kra hoje uso RELÈ pq já tive a saída do remote queimada por um FDP.... o kra ligou 2 Boosters (DR 700W - Dr. Pepper + SD250 - Soundream's).... resultado? 1 mês depois eu vindo no.... Boom... Boom.... Boom.... Boom.... e Tuum.... Parou de tocar!!!! Final das contas? R$50,00 para consertar.....

 

E mais supersônico..... vc somente mediu a corrente nos FOSGATE... :P ahahahah :P

 

Mede nos Roadstar.... Nos Corzus.... deve ser um ABESURDO de diferênça.... vou fazer um teste daqui a pouco com o meu PWR1002.... já já posto aqui....

 

Abção!!!! :rever1:

 

Rapha :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vê lá em cima, eu medi um booster também, o FDP puxou ainda MENOS corrente ;) De qualquer jeito, o fusível no remote teria resolvido seu problema, e de acordo com o que testei, é a primeira providência que deve ser tomada. Se o fuse ficar queimando à toa, aí sim é válido evoluir pro relé.

Editado por supersonico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vê lá em cima, eu medi um booster também, o FDP puxou ainda MENOS corrente ;) De qualquer jeito, o fusível no remote teria resolvido seu problema, e de acordo com o que testei, é a primeira providência que deve ser tomada. Se o fuse ficar queimando à toa, aí sim é válido evoluir pro relé.

ae Super.... o pior é que qndo tirei o player.... era um DEH425.... o FDP do rádio tinha um FUSÍVEL DE 250mA na saída dele e tava "emendado" com um PEDAÇO de FIO pelo lado de FORA SOLDADO.... kra eu fiquei muito PUTO c/ o q vi.... foi o FDP do kra que fez isso!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
espancar o vendedor é uma alternativa factível? ;)

isso aconteceu tem uns 6/7 anos.... época q os pioneers tavam "chegando" aqui..... era o MOD. DEH425.... kra fiquei MUITO PUTO!!!!! Por isso que decidi eu fazer tudo..... agora a tarde vou cortar minha CAIXA.... e fazer as LATERAIS.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

droga, a surra já prescreveu de qq jeito... surra, cobrança judicial, algum eventual crime, já era =[

 

feriadão é pra isso!!! aproveita lá =]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[off mode on]

 

A Ana Hickmann. Não veio pq tava envolvida com a nova propaganda do Fox, fazendo com que eu terminasse tudo com ela em face do fato de ela não cumprir suas obrigações conjugais

 

 

 

Conheco o cara que eh casado com ela. Eh o filho do dono de uma papelaria aqui do meu bairro..... Pena que nunca a vi (e o cara aparece de vez em nunca

 

[off mode off]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta aí a confirmação de uma coisa q eu sempre pensei. Pq o remote é só pra alimentar um transistor dentro do modulo, então a carga é baixissima.

 

PS: A Aninha não foi pq tava te corneando aqui em casa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o rem ja tem um fusivel de 500ma...nao é´preciso tanta preocupação. A saida nao vai queimar antes do fusivel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tá certo que cabe num fox, mas eu preferia ela numa kombi inteira pra aproveitar aqueles 1,20m!!!!

 

valeu supersônico, agora tá provado!

usar relé só vale a pena se for pra ligar mais de 11 amps e, ainda assim, longe da capacidade máxima da saída (que varia entre 300-500-700-1000mA)

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem eu uso relê pq to querendo colocar um cooler de 0,5A ai só com relê mesmo.... agora até mesmo pra colocar leds vc naum precisa de relê....

 

 

Foi cha mate leão ou chá de fronha q vc tomou???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo rele sim, pois se a saída remote queimar, as saídas de falantes do player tbm para, por que a função remote além de ligar e desligar o chaveador das potencias externas ele tbm liga e desliga o circuito integrado amplificador de audio interno no radio. Ou seja quem tem booster vai parar tudo, pra quem tem MOS-FET basta colocar um interruptor no remote da potencia que ele volta a funcionar.

 

Eu ja queimei a saída remote do meu player sabe como. Na hora que eu tava instalando a potencia eu tava parafusando o fio do remote nela e sem querer eu esbarrei a chave de fenda no modulo com a chave encostada no parafuso. Resultado: Levantou um cheirão de queimado de imediato, e saiu fumaça do player. A hora que eu abri o player para tentar reparar eu vi que um transistor torrou e não so o transistor mas a trilha onde ele estava soldado tbm torro. E as saidas dos falantes tbm pararam. Para reparar eu coloquei um transistor mais forte é um TIP-32 e fiz ponte de fio dentro do radio ja que a trilha torrou e o radio voltou a funcionar normalmente. Aproveitei e parafusei o transistor na chapa de metal do radio para usar como dissipador e agora meu radio tem uma saída remote que suporta 1A.

 

O motivo da queima da minha saída remote foi curto direto, ja que o radio estava ligado para eu regular o ganho ali na hora por que eu estava com pressa. Quando o radio esta ligado ele envia um pulso de 1.8volts +- para a base do transistor e o emissor do transistor do remote é ligado diretamente nos 12volts do radio e quando o transistor recebe essa voltagem na base ele funciona como interruptor soltando os 12volts no coletor. Ai com o radio ligado eu encostei o negativo na saida remote ai imaginem o curto que foi, e pobre transistor :P

 

Então eu ainda so favoravel ao uso do rele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu só tenho uma observação a fazer:

gastei 8 conto num rele onteim q eu ia instalar hj a tarde, mas no presente momento estou desistindo da supracitada instalação.....uahuahuaa

 

daqui a pouquinho vou medir a corrente que o MXR 500.2 e o audiobank 4070 sugam do controle remote.

 

hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae Super.....

 

Kra hoje uso RELÈ pq já tive a saída do remote queimada por um FDP.... o kra ligou 2 Boosters (DR 700W - Dr. Pepper + SD250 - Soundream's).... resultado? 1 mês depois eu vindo no.... Boom... Boom.... Boom.... Boom.... e Tuum.... Parou de tocar!!!! Final das contas? R$50,00 para consertar.....

 

E mais supersônico..... vc somente mediu a corrente nos FOSGATE... :P ahahahah :P

 

Mede nos Roadstar.... Nos Corzus.... deve ser um ABESURDO de diferênça.... vou fazer um teste daqui a pouco com o meu PWR1002.... já já posto aqui....

 

Abção!!!! :rever1:

 

Rapha :legal:

Em amps com fonte chaveada (mosfet) o sinal do RMT apens serve como sinal de controle para o CI que cuida de modular a fonte, portanto, a corrente é mínima, independente da marca (a maioria usa os mesmos CIs). Alguns (como o gradiente HPA550) usam um driver (transístor) para acionar um relê, que por sua vez, aciona o estágio da fonte... consumo mínimo tb.

 

Em bossters, o sinal do RMT normalmente é usado apenas para polarizar os transístores de saída. Ou seja, baixo consumo tb. Pode ser usado um arranjo igual ao do gradiente para acionar os circuitos, mas até hoje eu não vi.

 

Portanto, não há risco do consumo ser muito alto. No caso deste relê, ele realmente é um monstrinho de consumo! Um relê Metaltex pequeno (12V x 1A) consome apenas 30mA. Mais adequado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia

 

eu usava um booster mxr para tocar o subwoofer e usava uma chave para ligar e desligar o remote no modulo. mas so que passei o remote junto com o fio de alimentaçao do do modulo e quando eu queria desligar nao funcionava.

 

pode ter sido por induçao que gerava uma corrente no fio e acionava o modulo?? :huh:

 

Evertom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom dia

 

eu usava um booster mxr para tocar o subwoofer e usava uma chave para ligar e desligar o remote no modulo. mas so que passei o remote junto com o fio de alimentaçao do do modulo e quando eu queria desligar nao funcionava.

 

pode ter sido por induçao que gerava uma corrente no fio e acionava o modulo?? :huh:

 

Evertom

Não, pois estamos trablhando com corrente contínua. Para a indução funcionar, teríamos q ter corrente alternada. Isto provavelmente era defeito no módulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Supersonico....

 

vc só mediu a corrente ao ligar? ou mediu tb a corrente no vol. máx do player? (parece que o remote "bebe" mais corrente... no vol máx....)...

 

Abçs,

 

Rapha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...