Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Apollo_

Como obter 140db de Spl em campeonato?

Recommended Posts

O mais importante ninguém perguntou, e o carro qual vai ser?

 

Cada carro tem uma frequencia de ressonancia e você deve sintonizar a caixa pra atingir o maior pico possivel nessa frequencia do carro.Um Gol por exemplo toca bem na casa dos 59 60 HZ. Você vai precisar bsucar o pico nessa faixa e usar senoide nessa frequencia. 140Db com 2500 watts de modulo é barbadinha.

 

Certa vez eu medi uns 145 146 com 2 spyder pro de 15" (detalhe que são woofers) com uma caixa colada na tampa da mala e uma Sd1800.

 

Então com 2500watts e uns 2x12" baratinho tipo os pioneerzinho ou spyder nitro, só sintonizar a caixa e correr pro abraço.

Na ausencia do RTA pra conferir as sintonias , uma moedinha no painel ajuda a achar a frequencia de pico e que tem maior intensidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pergunto isso pq eu estava pensando em compra dois P3 mas gostaria de competir e ganhar..agora se os subs da fosgate n forem bons para frequências altas até os 80Hz fica difícil obter um alto spl

Vou te dar um conselho, se for para freq. prox. á 80 hz...eu usaria woofers de boa excursão...tem muito mais SPl que todos subs....vai conseguir alto SPL com pouca bateria....

[¨] [¨] [¨]

PS: Se vc usar um Insanno 12000 12 pol. e aplicar 2Kw limpos, vai bater cerca de 144 dbs só com 1 sub é mole????

Editado por DAD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou te dar um conselho, se for para freq. prox. á 80 hz...eu usaria woofers de boa excursão...tem muito mais SPl que todos subs....vai conseguir alto SPL com pouca bateria....

[¨] [¨] [¨]

PS: Se vc usar um Insanno 12000 12 pol. e aplicar 2Kw limpos, vai bater cerca de 144 dbs só com 1 sub é mole????

 

 

pois e eu ja tinha notado isto.uma vez participei de um campeonato de spl com um khromus alfa de 18 caixa com 160 litros 2 dutos de 4 polegadas com um modulo dti 2000 e bateu 144 db, sei que e um de 18 mas mesmo assim mediu mais que 2 subs de 15, 2 de 12 que em teoria eram p tocar mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mais importante ninguém perguntou, e o carro qual vai ser?

 

Cada carro tem uma frequencia de ressonancia e você deve sintonizar a caixa pra atingir o maior pico possivel nessa frequencia do carro.Um Gol por exemplo toca bem na casa dos 59 60 HZ. Você vai precisar bsucar o pico nessa faixa e usar senoide nessa frequencia. 140Db com 2500 watts de modulo é barbadinha.

 

Certa vez eu medi uns 145 146 com 2 spyder pro de 15" (detalhe que são woofers) com uma caixa colada na tampa da mala e uma Sd1800.

 

Então com 2500watts e uns 2x12" baratinho tipo os pioneerzinho ou spyder nitro, só sintonizar a caixa e correr pro abraço.

Na ausencia do RTA pra conferir as sintonias , uma moedinha no painel ajuda a achar a frequencia de pico e que tem maior intensidade.

 

 

meu carro é um golf 96....acha melhor então eu comprar woofers para competir?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mais importante ninguém perguntou, e o carro qual vai ser?

 

Cada carro tem uma frequencia de ressonancia e você deve sintonizar a caixa pra atingir o maior pico possivel nessa frequencia do carro.Um Gol por exemplo toca bem na casa dos 59 60 HZ. Você vai precisar bsucar o pico nessa faixa e usar senoide nessa frequencia. 140Db com 2500 watts de modulo é barbadinha.

 

Certa vez eu medi uns 145 146 com 2 spyder pro de 15" (detalhe que são woofers) com uma caixa colada na tampa da mala e uma Sd1800.

 

Então com 2500watts e uns 2x12" baratinho tipo os pioneerzinho ou spyder nitro, só sintonizar a caixa e correr pro abraço.

Na ausencia do RTA pra conferir as sintonias , uma moedinha no painel ajuda a achar a frequencia de pico e que tem maior intensidade.

 

Opa, blz!

 

É verdade em Carlos, medimos isso lá em casa no Term-LAB...

 

Como eu não sei qual é o carro, vamos dar os melhores chutes possíveis.

 

Se for para um sub de 12" fazer uma caixa com 33litros livres 2 dutos de 10cmX30cm +ou-.

 

Se for para 2 sub de 12" fazer uma caixa com 65litros livres e 2 dutos de 10" por 22

 

Usando um corsa 2 portas original com a caixa para um sub na categoria de uma bateria e carro original viramos 149,9dB com um Hinor Gladiator de 12" e um SD2300 e 2ohm com ele a 1ohm.

 

Com o mesmo carro e na categoria para 2 sub 12" usando 2 hinor gladiator viramos 150,6dB com um SD2300 de 2ohms a 2ohms.

 

No corsa e no gol, nos descobrimos que para 2 subs de 12" quanto mais longe da tampa do porta malas eles ficamos mais db's rendia, o que nos fizemos foi o seguinte, a caixa era trapesoidal e o mais estreita possível o limite na nosso caixa foi o imã do sub que batia no fundo dela, o SUB tbm ficou o mais alto possível, eu não tenho as medida da caixa no momento.

 

Mas fiz um desenho no Auto Paint...

spl2de12frente.png

 

Faça encontre o sub que vai usar e depois faça a caixa.

 

Abraço.

 

Josias Bauer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não tinha visto que era um Golf, a FS dele é 57hz, pode usar a mesma caixa com um duto mais longo 25 a 30cm.

 

No corsa essa caixa com 2 nitro de 700wrms virou 146,3dB e com 2 bicho papão 146,6 dB.

 

Em um Golf viramos com um SD2300 a 2ohms 147,7dB com 2 nitro 1000 e uma bateria extra de 150A, sem a bateria ele virava 145 146, não lembro bem.

 

Abraço

 

Josias Bauer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Josias vc acha melhor usar música ou frequência?

 

Se você conseguir acertar bem o carro é lógico que é frequencia, já se não conseguir, pode usar "slow sweep" de 55hz a 60hz.

 

Mas música nem pensar, é muita energia disperdiçada para nada.

 

Se não me engano no 4shared tem cds do DbDRAG RACING.

 

Abraço.

 

Josias Bauer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meu carro é um golf 96....acha melhor então eu comprar woofers para competir?

cara você esta indo por um caminho totalmente errado

apartir de agora da uma pesquisada pelo forum para aprender um pouco mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

insanno ou hpx ? eu acho q pelo o hpx ser mais leve vai ficar mto forte, manda um 63hz e boa.

 

Agora, quais as regras? pq tem várias.... a bateria vai ficar no cofre? se não ficar, já prepara a barra de cobre, fio é pra amador, já mete logo uma barra de cobre dobrada uma no chão outra no + direto no amp.

 

30cm energia do modulo, 30cm da saida do modulo pros falantes e já era, só aconselho a vc monitorar as bobinas com algum sensor de temp, pra vc saber até quanto vc pode sugar, pra não acontecer de regular em dia frio, e chegar no dia do campeonato no sol de rachar, o carro largado no sol e o sub a 50ºC e a bateria idem, dai liga o som e não toca metade do que tocou em casa.

 

pode travar o carro quanto?

 

abss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu num ford ka, com sd3000 preta 345ah + carro ligado, 2 fosgate p1 12", caixa de 50L pra cada, mas com 2 dutos de 4" por 30cm pra cada sub. sintonia da caixa em 51hz.

 

bati 146.6db []-[]

 

 

mas o ruim é q o p3 tem fs mais baixa ainda, não são subs bons pra competir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

140 db ainda é uma marca relativamente "facil" 2500 rms 2 de 12" e uma caixa BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEM picuda da pra chegar...

 

 

mas tem que ter todo uma preparaçao por traz...caixa tem que ser MUITO BEM FEITA..modulo MUITO BEM ALIMENTADO.... baterias chaias..alternador com big3 carro LACRADO NA MANTA.... e tire tudo de dentro do carro pra evitar perda de SPL... e sem falar no POSICIONAMENTO DA CAIXA..eu tinha ate ganho de 1 db dependendo do local onde ela estava =)

 

se quiser cv um pouco mais so manda MP

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando competiamos (eu e marcelo o VXICE do forum) nois com uma SD8000(devidamente TURBINADA) + bateria agm de 155 + Protech 12" excurion no RTA aqui de um amigo nosso viramos proximo dos 150db =)

 

se o trabalho for bom... da pra vira 140db facilmente =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

insanno ou hpx ? eu acho q pelo o hpx ser mais leve vai ficar mto forte, manda um 63hz e boa.

 

Agora, quais as regras? pq tem várias.... a bateria vai ficar no cofre? se não ficar, já prepara a barra de cobre, fio é pra amador, já mete logo uma barra de cobre dobrada uma no chão outra no + direto no amp.

 

30cm energia do modulo, 30cm da saida do modulo pros falantes e já era, só aconselho a vc monitorar as bobinas com algum sensor de temp, pra vc saber até quanto vc pode sugar, pra não acontecer de regular em dia frio, e chegar no dia do campeonato no sol de rachar, o carro largado no sol e o sub a 50ºC e a bateria idem, dai liga o som e não toca metade do que tocou em casa.

 

pode travar o carro quanto?

 

abss

 

pelas regras da 101 eventos na categoria iniciante spl B (2 subs de 12)

bateria: máximo 90Ah, e só uma

frequência: 80hz máximo

carro desligado

bancos sem deitar

portas e resto sem tratamento

caixa com acabamento

um cara aqui na cidade bateu 138db com modulo fosgate(n vi qual era) e dois 309

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo caso vc possa a gastar um pouco vc compra ums subs que realmente aguentem potencia como o shocker o dd ou o nitro xmax,com os módulos bem alimentados vc consegue esse 140db sem esforço porem vai ser um custo mais alto só que com melhor resultados,e se for para competir vc vai pra ganhar não vai só para competir,a vida é feita de campeões os que só vão pra competir ficam para traz :legal:

e se vc for competir com subs dessa potencia vc só vai para perde tempo.melhor vc investir e ter o resultado esperado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo caso vc possa a gastar um pouco vc compra ums subs que realmente aguentem potencia como o shocker o dd ou o nitro xmax,com os módulos bem alimentados vc consegue esse 140db sem esforço porem vai ser um custo mais alto só que com melhor resultados,e se for para competir vc vai pra ganhar não vai só para competir,a vida é feita de campeões os que só vão pra competir ficam para traz :legal:

e se vc for competir com subs dessa potencia vc só vai para perde tempo.melhor vc investir e ter o resultado esperado

 

Estava pensando em um par de DD 2512 1000W + um Sd2500

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava pensando em um par de DD 2512 1000W + um Sd2500

fuja louco hauahauhauah esse dd não mas o 3512 vale a pena. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava pensando em um par de DD 2512 1000W + um Sd2500

aqui na cidade um maluco feis 136Db com apenas 1 desse

mais o carro dele éra um fusca :rolleyes:

se não me engano era um SD3000 que ele tinha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

num fusca acho q meu set passa dos 145 ehahuaeuheahu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

num fusca acho q meu set passa dos 145 ehahuaeuheahu

 

Opa.

 

Não é por nada, mas acho que não, porque o fusca é ruim no SPL, não vira bem...

 

A frequencia de ressonância do fusca é maior que 80hz, e ainda por cima por ele não ter painel a pressão fica toda acumulada nos pés, na real que todos os carros a maior pressão é nos pés mas no fusca isso é bem maior.

 

Como eu disse a frequência de ressonância do Golf 96 é 57hz, mais que isso só testando

 

Abraço

 

Josias Bauer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

num fusca acho q meu set passa dos 145 ehahuaeuheahu

fusca dah metade de dbs, fuca eh bm pra grave na rua porem em campeonato eh um lixo sem tamnho o carro que dah atehj 3 db a mais eh o corsa 4 portas!

abraçao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...