Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Alberes

Carregar Bateria de GEL?

Recommended Posts

Bom dia galera..

 

Minha pergunta é o seguinte.. Existe alguma "manha" para carregar essas baterias 100%???

 

 

Estou com algumas baterias de GEL Alphacell 110Ah, e comprei um carregador USINA SPARK 120Ah com muiltímetro, ele carrega direto a 14,3v com regulador de tensão.

 

Após varios dias carregando em paralelo 3 baterias no carro, carregou muito bem.. porem ainda vejo que não está 100%..

 

Tirei 1 bateria do carro e coloquei ela separada dentro de casa, está a 3 dias (+ 75 horas)carregando sozinha diretão, e a fonte não desliga.. como se não entrasse em flutuação a 14,3v.. se eu vou lá no regulador de tensão e baixo pra 13,8 aí ele já desliga..

 

Será que precisa de mais alguns dias??

 

Ouvi dizer que precisar coloca algo, tipo, uma lâmpada consumindo e carregando ao mesmo tempo, tem algum sentido isso??

 

Desde já agradeço..

 

Edit: Tópicos semelhantes.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=109798&st=0

 

Vamos centralizar só especificamente carregar baterias de GEL, não convencional.

Editado por Alberes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa eu fiquei curioso agora..

sei que existem baterias que a tensao estabilizada é maior (tipo a optima d34m que é 13.1v).. nao sei se é o caso dessa..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alberes, eu tenho quase certeza que suas baterias estão carregadas.

 

Pra essas baterias ficarem tanto tempo assim carregando elas teriam que estar muito descarregadas e o carregador/fonte teria que ter capacidade bem baixa. E não vem ao caso nenhum dos dois motivos, pois pelo que eu sei você nunca deixa suas baterias ficarem com tensão abaixo de 12V e sua fonte ainda tem alta potência (120A). Não vejo motivo pra ficarem tanto tempo sendo carregadas.

 

Faz assim, desconecte as baterias e depois de umas 12 horas (para elas estabilizarem), meça com um multímetro a tensão, se a tensão estiver em 12,8V ou mais, elas estão totalmente carregadas. Se a tensão estiver abaixo desse valor ou as baterias não estão totalmente carregadas (difícil depois de tanto tempo carregando) ou as baterias estão danificadas. Não tem erro nisso aí.

 

A única diferença que um carregador de baterias de gel ou AGM precisam ter é ripple baixo, pois quanto maior for o ripple do carregador, menor será a vida útil das baterias. Já as baterias automotivas são mais "rústicas" e suportam melhor ripples mais altos. Alternadores de carros, por exemplo, tem ripples elevados e por isso não são adequados para carga de baterias gel ou AGM.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Neste vídeo o técnico da NewMax explica muito bem como devem ser os carregadores de baterias estacionárias. Clique em 3:40.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alberes, eu tenho quase certeza que suas baterias estão carregadas.

 

Pra essas baterias ficarem tanto tempo assim carregando elas teriam que estar muito descarregadas e o carregador/fonte teria que ter capacidade bem baixa. E não vem ao caso nenhum dos dois motivos, pois pelo que eu sei você nunca deixa suas baterias ficarem com tensão abaixo de 12V e sua fonte ainda tem alta potência (120A). Não vejo motivo pra ficarem tanto tempo sendo carregadas.

 

Faz assim, desconecte as baterias e depois de umas 12 horas (para elas estabilizarem), meça com um multímetro a tensão, se a tensão estiver em 12,8V ou mais, elas estão totalmente carregadas. Se a tensão estiver abaixo desse valor ou as baterias não estão totalmente carregadas (difícil depois de tanto tempo carregando) ou as baterias estão danificadas. Não tem erro nisso aí.

 

A única diferença que um carregador de baterias de gel ou AGM precisam ter é ripple baixo, pois quanto maior for o ripple do carregador, menor será a vida útil das baterias. Já as baterias automotivas são mais "rústicas" e suportam melhor ripples mais altos. Alternadores de carros, por exemplo, tem ripples elevados e por isso não são adequados para carga de baterias gel ou AGM.

 

Em 13,8 elas flutuam sim!!! Se sua teoria estiver certo, creio que então estão carregadas 100%.

 

Em repouso a tensão fica entre 12,9 a 13,1v

 

 

Show de bola Lucão o vídeo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja carreguei as minhas a 16v, ficava estabilisada em 13,8v :rolleyes:

MAASS, geralmente AGM é carregada a 14,7v mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o cabaço ja te falei, se elas fora do carro, marcarem 12,9 ~ 13,0 elas estão carregadas, isso é nóia sua, ta parecendo o devassa! kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma duvida.

 

Comprei uma alphacell e estava com planos de tirar minhas 2 convencional 150ah e colocar 2 alphacell.

Mais um amigo meu mim disse que eu tenho que ter uma convencional pelo menos a do cofre pra não danificar as alphacell com a carga do alternador.

Essa informação procede?

Será q a convencional serve como filto que o cara diz no video?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma duvida.

 

Comprei uma alphacell e estava com planos de tirar minhas 2 convencional 150ah e colocar 2 alphacell.

Mais um amigo meu mim disse que eu tenho que ter uma convencional pelo menos a do cofre pra não danificar as alphacell com a carga do alternador.

Essa informação procede?

Será q a convencional serve como filto que o cara diz no video?

 

Isso mesmo, Redin, a bateria da frente funcionaria como um filtro, pois depois quando a corrente chegasse as baterias de trás (Alphacell) a onda já vai estar totalmente plana (filtrada).

 

Outra forma é colocar um mega capacitor entre o alternador e as Alphacell, assim o MC filtraria a onda. Ficando assim: alternador > MC > Alphacell. Funcionaria muito bem também, pois capacitores são utilizados como filtros em vários equipamentos eletrônicos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo, Redin, a bateria da frente funcionaria como um filtro, pois depois quando a corrente chegasse as baterias de trás (Alphacell) a onda já vai estar totalmente plana (filtrada).

 

Outra forma é colocar um mega capacitor entre o alternador e as Alphacell, assim o MC filtraria a onda. Ficando assim: alternador > MC > Alphacell. Funcionaria muito bem também, pois capacitores são utilizados como filtros em vários equipamentos eletrônicos.

 

Obrigado Lucas.

Outra duvida, a bateria convencional pode ser fraca em corrente que vai fazer o serviço bem?

Mim falaram pra deixar minhas duas convencionais 150ah "qto mais melhor" oq voces acham?

Vai diminuir muito a tensão em descanço ne?

 

abraço Lucas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Lucas.

Outra duvida, a bateria convencional pode ser fraca em corrente que vai fazer o serviço bem?

Mim falaram pra deixar minhas duas convencionais 150ah "qto mais melhor" oq voces acham?

Vai diminuir muito a tensão em descanço ne?

 

abraço Lucas.

 

Redin, pode ser fraca sim, tem nada não, funciona do mesmo jeito.

 

Se seus baterias de 150ah estiverem boas eu colocaria todas, só se já estiverem bem velhas que não compensa.

A tensão de estabilização das baterias quando as de gel e as "comuns" estiverem interligadas ficará na média entre as de maior tensão (Alphacell) e as de menor tensão (baterias automotivas comuns).

 

No meu caso que uso dessa forma a tensão fica em 12,7V quando as baterias estão totalmente carregadas. As Alphacell estabilizam em 12,9V e as outras em 12,5 a 12,6V.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Levei meu carro no eletricista pra ver as baterias pois não estava gostando da tensao delas ficar em 12.40v em descanço.

Tenho que refazer meu big3 e trocar meu cabo positivo do alternador para bateria tbm pois o maximo que consigo no boner da bateria é 14.11v.

Vou ver se dou uma carga nelas e analiso tbm!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Redin, pode ser fraca sim, tem nada não, funciona do mesmo jeito.

 

Se seus baterias de 150ah estiverem boas eu colocaria todas, só se já estiverem bem velhas que não compensa.

A tensão de estabilização das baterias quando as de gel e as "comuns" estiverem interligadas ficará na média entre as de maior tensão (Alphacell) e as de menor tensão (baterias automotivas comuns).

 

No meu caso que uso dessa forma a tensão fica em 12,7V quando as baterias estão totalmente carregadas. As Alphacell estabilizam em 12,9V e as outras em 12,5 a 12,6V.

 

:legal:

A minha Alphacell fica em 12.6. Acho que vou ter que comprar um carregador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hmm to querendo saber sobre essas alphacell onde compra quem vende quanto custa, mais ninguem fala nda ;P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hmm to querendo saber sobre essas alphacell onde compra quem vende quanto custa, mais ninguem fala nda ;P

 

chegasse a procurar na internet?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas baterias alphacell que vocês falam tanto são boas? Quanto custa cada uma? Vlw :)

 

alguem poderia me fala dessas alpha cell? sao caras?

 

hmm to querendo saber sobre essas alphacell onde compra quem vende quanto custa, mais ninguem fala nda ;P

 

São baterias estacionárias seladas com eletrólito em gel, com certeza são melhores que as automotivas de chumbo-ácido. São comparáveis as baterias do tipo AGM, podem operar em várias posições e podem ficar bastante tempo paradas sem perder muita carga, ou seja, tem baixa taxa de auto-descarga (menor ainda que as AGM).

 

Os preços variam muito, você vai encontrar ela de todos os preços possíveis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

(...) podem operar em várias posições (...)

 

 

Adquiri uma alphacell na sexta. Porém ela não cabe em pé no buraco do estepe por ser alta, logo vou ter que colocá-la deitada. Li uma vez que caso essas baterias fossem deitadas os bornes deveriam ficar para baixo.. Isso é verdade?!

 

Tá faltando eu descobrir isso para instalar ela no carro!!

 

Desde já agradeço,

 

Danilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adquiri uma alphacell na sexta. Porém ela não cabe em pé no buraco do estepe por ser alta, logo vou ter que colocá-la deitada. Li uma vez que caso essas baterias fossem deitadas os bornes deveriam ficar para baixo.. Isso é verdade?!

 

Tá faltando eu descobrir isso para instalar ela no carro!!

 

Desde já agradeço,

 

Danilo

 

Pode colocar ela deitada sim, desde que seja na horizontal, tanto faz se os bornes ficam em baixo ou em cima, ela só não pode ficar na vertical. Clique em 8:31 min nesse vídeo que você vai entender bem:

 

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode colocar ela deitada sim, desde que seja na horizontal, tanto faz se os bornes ficam em baixo ou em cima, ela só não pode ficar na vertical. Clique em 8:31 min nesse vídeo que você vai entender bem:

 

:legal:

 

Opa! Valeu mesmo, sábado ela tah indo pro lugar []-[]

 

Abraço

Danilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala meu povo...

vo tentar aproveitar esse aqui. rs..

tenho uma newmax 155ah...

e uma de 45 no cofre...

 

a new num ta montada ainda...

 

tenho um cabo de 8mm acho... vindo da bateria pra um banda 2.4...

 

oq algumas pessoas tao falando... c entendi.

é q posso ligar esse cabo nessa new. e ligar dela no banda..

q vai carrega-la?!

 

quando o carro ficar desligado.. e ela com a corrente baixa..

nao vai ficar sendo carregada para a do cofre.. e num vai baixar a carga da do cofre nao?!

 

cara.. comprei essa bateria... em setembro ... ate agora num mexi nela... to com medo de perder.... nao sei mesmo mexer com isso.. nao tenho nem ideia..!

 

obrigado ai!! desculpa ao dono do topico...

vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...