Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Potência limpa ou com distorção ?

Recommended Posts

Realmente clipando dá uma encorpada, porém dá aquela limitada que vc sente que não pode ir além disso, mas se tem grana pra investir em alimentação e mais wrms com certeza vai tocar mais! Por exemplo, eu tenho um SD1500 nos meus L7, quando deixo clipando fica forte, mas com certeza se eu tivesse um SD2k beemmm alimentado tocaria mais forte sem precisar clipar, eu senti isso quando usei o RE, eu usava 1100wrms limpos nele e tocava encorpado e não precisou clipar, tava com um headroom de 500wrms. Então na minha opinião colocar mais wrms limpos toca mais forte que com clip.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Viepper

Entendi o que disse, apesar que diante de sua explicação tenho uma dúvida, supondo que um amplificador de 2500W RMS LIMPOS, com uma bateria que dê seus reais 100ah, ele estaria dando no máx 1300W RMS LIMPOS a partir disso será potência distorcida (claro que depende um pouco da tensão), coloco mais 130ah reais, mandará cerca de 2500W RMS limpos dai pra frente, potência distorcida, agora se eu colocar mais 100ah, não vai fazer diferença nem uma correta, pois não vai mandar mais que 2500W RMS pois o ampli não tem mais o que mandar, ou estou errado ?

 

 

 

 

Olha cara,se voce tem 300AH para 2500W rms,o amplificador por exemplo,a 2k5 ela vai conseguir entregar os 2500W limpos sim ! porem,acima disso não importa se voce tem 500AH,vai ser um pouco de distorção ! pois dai quem ta ceifando a onda não é o fato de estar sem bateria,e sim da propria fonte não suporta tamanha força ! então,digamos que é mto recomendado usar os 100W = 10AH pois podemos retirar tudo que o AMP tem para nos ofereçer sem distorção,acima disso,é clip e mais pressão por pouco tempo,mais vale a pena hehe (:

 

 

acho que o problema ainda do SPL brasileiro é que ainda nós subestimamos o que uma boa alimentação pode fazer em nossos sistemas,claro,coompreendo que no EUA seja mais facil ter acesso aos consagrados alternadores irragi,baterias XS por 300 dollar,mas devemos nos atentar mais nisso ! eu por exemplo,meu celta tem 1 alternador de 60AH --' mais ja encomendei um de 200 e provavelmente chega ese mes ainda.

 

 

Ja vi muitas pessoas nemdo autoforum,mas pessoalmente que tem Bons sistemas,são ABSOLUTAMENTE leigos,porem tem baterias extra,porem esqueçe sabe do que ? cabeamento,ja vi cara alimentando 2k5 com fio de 16mm ? lol ? sei la,axo qu devemos ficar longe de distorção,e melhor maneira de evitar é ter uma alimentação excelente,e claro,caixas adequadas para o subwoofer nao trabalhar acima do que deveria !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Viepper

Entendi o que disse, apesar que diante de sua explicação tenho uma dúvida, supondo que um amplificador de 2500W RMS LIMPOS, com uma bateria que dê seus reais 100ah, ele estaria dando no máx 1300W RMS LIMPOS a partir disso será potência distorcida (claro que depende um pouco da tensão), coloco mais 130ah reais, mandará cerca de 2500W RMS limpos dai pra frente, potência distorcida, agora se eu colocar mais 100ah, não vai fazer diferença nem uma correta, pois não vai mandar mais que 2500W RMS pois o ampli não tem mais o que mandar, ou estou errado ?

Meu irmão... Da onde voce tirou isso???

 

Que doidera que voce postou ai, cara!

 

Primeiro que voce ta confundindo Ah com A. Ah não tem nada a ver com o quanto um amplificador vai fornecer.

 

E em segundo lugar, qual bateria que voce conhece que fornece 100A de pico? Eu, por exemplo, tenho uma AGM de 50Ah que fornece mais de 500A de pico, mantendo o amp a 12,6v.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, então a distorção vai aumentar o valor RMS? Com distorção, um amplificador de 2500w, por exemplo, pode fornecer mais que estes 2500w?

 

E o que seriam essas percepções psicoacusticas?

 

hiperim,

 

Quando um amplificador específica 1000W, isso que dizer que esse é o valor RMS que o mesmo consegue dissipar, mas dependendo do projeto do mesmo, ele pode ter valores de pico muito maior que isso.

Em um sinal musical o valor RMS depende do fator de crista dessa musica, que pode ser 15dB, 10dB.. ou até mesmo 3dB! Como já vi em algumas músicas eletrônica.. A medida que você for saturando a entrada de um amplificador e o sinal começar a ceifar, a tendencia é que o valor RMS da música vá subindo. Agora imagina utilizar essas músicas comprimidas, no caso de mp3, e ainda com música eletrônica (por exemplo) que tem fator de crista baixíssimo? Você tem muita energia entregue no subwoofer e o fará ter uma percepção de que está falando bastante.. Mas ele não sobreviverá por muito tempo!

 

Os efeitos psicoacústicos são ocasionado pela maneira com que os nossos ouvidos podem "enganar" o nosso cérebro, tendo percepções que são irreais.

As distorções saturam o tímpano, que envia uma informação incoerente para o cérebro.. Isso funciona inclusive como uma defesa humana para proteger o tímpano. Além disso, as distorções fadigam os sensores que ficam na cóclea, fazendo com que gradativamente eles parem de funcionar.. Ou seja, surdez!

E ai eu vos pergunto: Pq conseguimos ficar horas ao lado de um trio numa micareta e mal conseguimos chegar perto de um paredão de "pancadão"?

Pois na grande maioria dos trios os níveis de distorções são baixo, fazendo com que o nosso tímpano não seja tão agredindo e enviando uma informação para o cérebro de que está "tudo tranquilo"! Claro, elevados níveis de pressões podem romper o tímpano, mas ai já não é psicoacústica, e sim assunto para otorrinolaringologista! (Nossa que nome comprido! heheh...)

 

Abraço,

 

RenanLopes

Editado por RenanLopes
  • Upvote 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hiperim,

 

Quando um amplificador específica 1000W, isso que dizer que esse é o valor RMS que o mesmo consegue dissipar, mas dependendo do projeto do mesmo, ele pode ter valores de pico muito maior que isso.

Em um sinal musical o valor RMS depende do fator de crista dessa musica, que pode ser 15dB, 10dB.. ou até mesmo 3dB! Como já vi em algumas músicas eletrônica.. A medida que você for saturando a entrada de um amplificador e o sinal começar a ceifar, a tendencia é que o valor RMS da música vá subindo. Agora imagina utilizar essas músicas comprimidas, no caso de mp3, e ainda com música eletrônica (por exemplo) que tem fator de crista baixíssimo? Você tem muita energia entregue no subwoofer e o fará ter uma percepção de que está falando bastante.. Mas ele não sobreviverá por muito tempo!

 

Os efeitos psicoacústicos não ocasionando pela maneira com que os nossos ouvidos podem "enganar" o nosso cérebro, tendo percepções que são irreais.

As distorções saturam o tímpano, que envia uma informação incoerente para o cérebro.. Isso funciona inclusive como uma defesa humana para proteger o tímpano.

E ai eu vos pergunto: Pq conseguimos ficar horas ao lado de um trio numa micareta e mal conseguimos chegar perto de um paredão de "pancadão"?

Pois na grande maioria dos trios os níveis de distorções são baixo, fazendo com que o nosso tímpano não seja tão agredindo e enviando uma informação para o cérebro de que está "tudo tranquilo"! Claro, elevados níveis de pressões podem romper o tímpano, mas ai não já é psicoacústica, e sim assunto para otorrinolaringologista! (Nossa que nome comprido! heheh...)

 

Abraço,

 

RenanLopes

Valeu, Renan!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando forem definir a alimentação necessária para um determinado sistema... POR FAVOR esqueçam os Ah!

É um grande erro que o pessoal insiste em cometer...

 

 

Pior é quando vejo nego questionando "XS Power/optima X baterias convencionais" e aparece um dizendo que 100ah são 100ah não importando o tipo de bateria.

 

 

Puuu** que pariuu!!!!

 

 

A>>>>>>>>>>>>>>>>>Ah........ tem bastante diferença viu?

 

 

 

 

Quanto ao tópico... PRA MIM, em SPL bruto(quando não nos preocupamos com qualidade/musicalidade) é sempre bom um pouquinho de clip. Nessa condição, a onda sofre deformação mas os harmônicos ficam mais presentes, aumentando a sensação de SPL.

COMIGO é assim.... não sei com você.

 

Nota: só não vão cair na besteira de usar essa "técnica" com headroom... seria suicídio.

 

Nota 2: pqp demorei mto pra responder... nem tinha visto que o hiperim já havia citado a diferença entre A e Ah. :vts

 

Nota 3: Cadê os veteranos pra botar ordem nisso aqui??? Quanta baboseira!!!

Editado por distroy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho engraçado esse cálculo de vocês que com "x" ah em baterias o amplificador me enviaria "y" watts RMS. É impossível dizer isso na prática, toda bateria é igual? Toda bateria tem o mesmo pico de corrente? A mesma queda de tensão? A mesma resistência interna?

 

Não. Só testando pra saber a potência que um amplificador vai liberar com 100ah em baterias ou com 300ah.

 

Me diz uma coisa: Se eu tivesse uma Taramps de teóricos 2500w RMS em 12,6V e fizesse o teste de potência dela utilizando 300ah em baterias e um alternador de 120A a potência liberada pelo amplificador seria quanto nas suas contas? 2500w?

No teste do Ernany ela liberou 1800w RMS com essa alimentação. Aí vc me diz que o amplificador mente a potência e tal. Mas e se você soubesse que ela libera 1800w com essa alimentação qual potência ela mandaria se sua alimentação fosse aumentada para 450ah em baterias e 260A em alternadores, segundo seus cálculos??

 

Seguindo a regra de três que você faz o amplificador deveria mandar no mínimo 2700w RMS com essa alimentação, mas o que acontece na prática é diferente, o amplificador liberou segundo os testes do Ernany apenas mais 200w RMS (2000w totais), ou seja, com 50% mais baterias e 120% mais alternador o amplificador liberou mais 11% de potência apenas.

 

Está aqui o tópico: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=121758

 

E isso não é caso isolado, é impossível dizer que potência exata o amplificador vai liberar através de cálculos apenas por base na capacidade da bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu irmão... Da onde voce tirou isso???

 

Que doidera que voce postou ai, cara!

 

Primeiro que voce ta confundindo Ah com A. Ah não tem nada a ver com o quanto um amplificador vai fornecer.

 

E em segundo lugar, qual bateria que voce conhece que fornece 100A de pico? Eu, por exemplo, tenho uma AGM de 50Ah que fornece mais de 500A de pico, mantendo o amp a 12,6v.

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom..vou ser bem generico

 

 

Se voce tiver uma "margem" de potencia a distorçao é MUITOOOOOOOOOOOO bem vinda =) mas se tu ja tive com 2x mais potencia do que o sub recomenda essa distorçao pode te trazer alguns problemas = /

 

 

Resumindo... distorçao é uma parte MUITO importante do rendimento de um som... mas ela nao faz milagre.. eu PARTICULARMENTE prefiro um pouco mais de potencia com sinal limpo do que menos potencia e muita distorçao =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Palassi, fica so de butuca no forum do spl, ou ta comentando mais em outras areas?

Gostava quando tinha posts seus por todo lado, algumas discordias e tretas, era bem joia. Gosto do seu conhecimento, e como defende sua opiniao, prinicipalmente dos polemicos gringos x nac, sem mudar seu ponto de vista como uns e outros ai, que ora colocam X no pedestal, ora Y. Por favor ne.. hehe.

 

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso eu não uso ampli com led clip mais, ai posso carca os botão que não me preocupo =P

Se queimar agente compra mais, afinal bonito é ver o sub excursionando pedindo água! huashuahus

Falou :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom..vou ser bem generico

 

 

Se voce tiver uma "margem" de potencia a distorçao é MUITOOOOOOOOOOOO bem vinda =) mas se tu ja tive com 2x mais potencia do que o sub recomenda essa distorçao pode te trazer alguns problemas = /

 

 

Resumindo... distorçao é uma parte MUITO importante do rendimento de um som... mas ela nao faz milagre.. eu PARTICULARMENTE prefiro um pouco mais de potencia com sinal limpo do que menos potencia e muita distorçao =)

 

Luiz,

 

A distorção NUNCA será importante para o rendimento de um sistema.

Headroom, projeto de caixa, processador.. isso pode melhorar o desempenho.. Mas distorção SEMPRE será ruim!

Você só tem a perder com as distorções, pois sacrifica o falantes, seus ouvidos, damping do amplificador..

 

Abraço,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até ficar perceptível (ou seja, quando está BRAVA, mais de 30%) ela atua como uma espécie de compressão. Os graves de menor intensidade, harmônicos e etc tocam com intensidade BEM maior, e aí nós começamos a achar que tem mais potência aplicada que o real.

 

Por isto os graves parecem mais fortes, mais "redondos"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tópico tá intessante.

 

Viepper, o que eu quis dizer é que, se você quer ter o máximo de potência limpa. Não vai conseguir totalmente com um amplificador que tenha X potência nominal! Mas isso depende muito do projeto do amplificador!

 

O que o Lucas Gyn respondeu aí tá bem entendido!

 

:legal:

Realmente o tópico da bem interessante, o pessoal que entende pacas, está postando explicações legais, e o pessoal opinando e colocando dúvidas !!

 

E entendi do que disse !

 

Viepper

Entendi o que disse, apesar que diante de sua explicação tenho uma dúvida, supondo que um amplificador de 2500W RMS LIMPOS, com uma bateria que dê seus reais 100ah, ele estaria dando no máx 1300W RMS LIMPOS a partir disso será potência distorcida (claro que depende um pouco da tensão), coloco mais 130ah reais, mandará cerca de 2500W RMS limpos dai pra frente, potência distorcida, agora se eu colocar mais 100ah, não vai fazer diferença nem uma correta, pois não vai mandar mais que 2500W RMS pois o ampli não tem mais o que mandar, ou estou errado ?

 

 

 

 

Olha cara,se voce tem 300AH para 2500W rms,o amplificador por exemplo,a 2k5 ela vai conseguir entregar os 2500W limpos sim ! porem,acima disso não importa se voce tem 500AH,vai ser um pouco de distorção ! pois dai quem ta ceifando a onda não é o fato de estar sem bateria,e sim da propria fonte não suporta tamanha força ! então,digamos que é mto recomendado usar os 100W = 10AH pois podemos retirar tudo que o AMP tem para nos ofereçer sem distorção,acima disso,é clip e mais pressão por pouco tempo,mais vale a pena hehe (:

 

 

acho que o problema ainda do SPL brasileiro é que ainda nós subestimamos o que uma boa alimentação pode fazer em nossos sistemas,claro,coompreendo que no EUA seja mais facil ter acesso aos consagrados alternadores irragi,baterias XS por 300 dollar,mas devemos nos atentar mais nisso ! eu por exemplo,meu celta tem 1 alternador de 60AH --' mais ja encomendei um de 200 e provavelmente chega ese mes ainda.

 

 

Ja vi muitas pessoas nemdo autoforum,mas pessoalmente que tem Bons sistemas,são ABSOLUTAMENTE leigos,porem tem baterias extra,porem esqueçe sabe do que ? cabeamento,ja vi cara alimentando 2k5 com fio de 16mm ? lol ? sei la,axo qu devemos ficar longe de distorção,e melhor maneira de evitar é ter uma alimentação excelente,e claro,caixas adequadas para o subwoofer nao trabalhar acima do que deveria !

Entendi Anikilenter, Vlw !!! No final das contas, Alimentação de um set SPL é tudo ! É como se fosse o coração do som.

 

Meu irmão... Da onde voce tirou isso???

 

Que doidera que voce postou ai, cara!

 

Primeiro que voce ta confundindo Ah com A. Ah não tem nada a ver com o quanto um amplificador vai fornecer.

 

E em segundo lugar, qual bateria que voce conhece que fornece 100A de pico? Eu, por exemplo, tenho uma AGM de 50Ah que fornece mais de 500A de pico, mantendo o amp a 12,6v.

Brother, veio esse dúvida na minha cabeça, bom vou pesquisar mais sobre ambos, mas agora vi que AH na verdade seria, Amperagem por Hora ?

 

Até ficar perceptível (ou seja, quando está BRAVA, mais de 30%) ela atua como uma espécie de compressão. Os graves de menor intensidade, harmônicos e etc tocam com intensidade BEM maior, e aí nós começamos a achar que tem mais potência aplicada que o real.

 

Por isto os graves parecem mais fortes, mais "redondos"...

Entendi Kleber, vlw !

 

Aeh pessoal, vlw por está tirando dúvidas minhas e do pessoal, agregando conteúdo ao fórum com explicações muito bacanas !

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Brother, veio esse dúvida na minha cabeça, bom vou pesquisar mais sobre ambos, mas agora vi que AH na verdade seria, Amperagem por Hora ?

 

isso viepper, ah é por hora, A sem o H seria tipo consumos "instantaneo" nem sei a palavra certa aeuaeuhae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vipper... a unidade "Ah" usada para definir a capacidade das baterias é nada mais do que a corrente contínua que ela pode fornecer durante uma hora até que se esgote(tensão final estabelecida).

 

 

O problema é que muita gente costuma usar esta unidade como base na alimentação de um sistema.

 

 

Temos que ter em mente que certos tipos de baterias(como as AGM por exemplo) possuem uma estrutura diferente, com uma corrente(A) de descarga muito mais alta.

Se compararmos por exemplo uma XS power de 110ah com uma bateria automotiva convencional de 110ah, notamos claramente que a corrente de descarga das XS(que possui os mesmos 110ah) é muito mais elevada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso viepper, ah é por hora, A sem o H seria tipo consumos "instantaneo" nem sei a palavra certa aeuaeuhae

A, deve ser como se fosse a unidade de medida real eu acho !

 

Vipper... a unidade "Ah" usada para definir a capacidade das baterias é nada mais do que a corrente contínua que ela pode fornecer durante uma hora até que se esgote(tensão final estabelecida).

 

 

O problema é que muita gente costuma usar esta unidade como base na alimentação de um sistema.

 

 

Temos que ter em mente que certos tipos de baterias(como as AGM por exemplo) possuem uma estrutura diferente, com uma corrente(A) de descarga muito mais alta.

Se compararmos por exemplo uma XS power de 110ah com uma bateria automotiva convencional de 110ah, notamos claramente que a corrente de descarga das XS(que possui os mesmos 110ah) é muito mais elevada.

Entendi, então nem sempre os AH são importantes não é ? E sim o tipo de bateria correto ?

 

E a Amp./A de pico também é importante ?

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A, deve ser como se fosse a unidade de medida real eu acho !

 

 

Entendi, então nem sempre os AH são importantes não é ? E sim o tipo de bateria correto ?

 

E a Amp./A de pico também é importante ?

 

[]-[]

 

Sem querer ser chato........ http://autosom.net/artigos/baterias.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom topico mesmo estou aprendendo muito :vts :vts

 

mas uma duvida que estou é a seguinte.caso eu tenh um módulo como o stetsom 14k que é bem parrudo e consequentemente precisa de alimentação,como alimenta um módulo desse porte e conseguir tirar o maximo de potencia limpa???e eu li e re li alguns post e não entendi qual a melhor bateria pra som automotivo??

 

sei que são perguntas bestas mas pesquisei e li muito e não achei as respostas [^] [^] se alguem ajudar eu agradeço. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom topico mesmo estou aprendendo muito :vts :vts

 

mas uma duvida que estou é a seguinte.caso eu tenh um módulo como o stetsom 14k que é bem parrudo e consequentemente precisa de alimentação,como alimenta um módulo desse porte e conseguir tirar o maximo de potencia limpa???e eu li e re li alguns post e não entendi qual a melhor bateria pra som automotivo??

 

sei que são perguntas bestas mas pesquisei e li muito e não achei as respostas [^] [^] se alguem ajudar eu agradeço. :legal:

 

pra alimentar ele voce precisa de MUITA bateria.. no minimo 1400A de bateria acido chumbo comum.

Baterias mais "profissionais" eu ja nao saberia dizer.. pq tem que levar em conta se vc quer usar no dia-a-dia ou em campeonatos..

mas acredito que por volta de uns 800A de AGM ja conseguiria fazer um grande estrago.

o mais importante é a tensao da bateria nao baixar de 12v.. ai com certeza ta tirando potencia limpa.. e claro, sem clip..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...