Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
campana

Curiosidade - A História Do Som Automotivo - Fotos Antigas

Recommended Posts

Galera,

 

pensei em criar este tópico com a finalidade de mostrar algumas imagens dos primeiros modelos de sons automotivos, como eram os primeiros alto-falantes, como eram os primeiros sistemas de sons, os primeiros campeonatos, a evolução dos sistemas ( alto-falantes, amplificadores, etc... ). fiz algumas pesquisas no google mas nao encontrei muito coisa nao. se alguem tiver alguma foto antiga ou informação por favor post aqui. seria muito legal conhecer como tudo começou, quais foram as principais marcas do passado, os primeiros instaladores....enfim este tópico é dedicado a historia e a evolução do som automotivo...me desculpe se ja existe um topico assim, mas eu fiz uma pesquisa e nao achei nada nao...

 

vamos la galera ( instaladores ) mostrem suas fotos do fundo do baú...

 

 

abaixo 2 artigos que eu encontrei na net:

 

 

 

A história do som automotivo

 

Como começou a era do som

 

Esta será a primeira de uma série de reportagens, nas quais procurarei desvendar os "mistérios" do som automotivo e também dos campeonatos de som automotivo, procurando sempre passar muitas dicas.

 

E a primeira coisa que vem a cabeça quando pensamos em som é sem dúvida o rádio, sendo este muitas vezes a única fonte de entretenimento nos carros. Mas você já pensou como o rádio se originou? Bom, o início de desenvolvimento se deu no ano de 1894, quando Guglielmo Marconi, um Italiano, fez as primeiras transmissões, e acreditem atingiam no máximo 100 metros de alcançe!

 

No inicio tudo era difícil, mas com o advento dos processos de modulação, tais como o AM e FM, as distâncias foram crescendo e hoje chegamos a enviar e receber transmissões do planeta Marte. Quem não conhece o velho e bom AM, aquele do programa do Zé Betio, pois é, AM significa Modulação em Amplitude e FM – Modulação em Freqüência. Não vou ficar aqui esmiuçando cada detalhe de como funciona cada processo, mas entenda somente que o processo de modulação funciona como um "carrinho" para a informação, ou seja, somente serve para transportar o que é mais valioso.

 

A primeira emissora comercial teve origem nos Estados Unidos no ano de 1920 e no Brasil foi no ano de 1923 que surgiu a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Mas nesta época só podia escutar rádio em casa, pois os aparelhos eram enormes e tinham em seu interior muitas válvulas. Quem não se lembra dos televisores cheio daquelas ampolas de vidro que se iluminavam com um tom avermelhado e aqueciam tudo ao seu redor? Ou seja, era totalmente inviável a utilização de aparelhos de rádio em automóveis.

 

Com o advento da tecnologia, tivemos em 1930 a fabricação pela Motorola do primeiro rádio especialmente projetado para uso em automóveis, e acredite, a instalação deste rádio era feita por lojas de acessórios. Foi somente no ano de 1948 que os fabricantes de carros passaram a oferecer o auto-rádio como opção em seus modelos top-de-linha. E finalmente no ano de 1953 foi quando as válvulas foram abolidas e deram lugar aos transistores. Já o toca fitas apareceu no ano de 1965, mas não era um sistema de fitas igual ao utilizado atualmente, mas sim fitas bem maiores, chamados de 8 faixas.

 

 

 

autoradio.gif

Rádio para automóveis produzido pela Motorola

 

 

 

 

Já o CD foi desenvolvido em conjunto pela Philips e Sony e teve sua introdução comercial no ano de 1982 e já em 1984 a Pioneer comercializava o seu primeiro CD player para automóvel e em 1987 o primeiro Magazine de CD`s para carro.

 

Atingimos com o CD player a era atual, onde a relação custo beneficio é razoavel. Mas qual será o futuro do CD. Bom, começam a aparecer no mercado os primeiros CD’s players com capacidade de decodificação de musicas em formato MP3. Este formato está revolucionado o mercado fonográfico, pois as músicas neste formato MP3 reduz em ate um décimo do formato original do CD, com perda mínima de qualidade. Só para você imaginar, um CD pode armazenar mais de 160 músicas. Temos com isso mais de 10 horas de músicas ininterruptas!

 

Terão início no final deste ano nos Estados Unidos as primieras transmissões de rádio digital via uma rede de satélites, que poderão ter milhares de canais com os mais diversos tipos de músicas e o mais compelto sisetma de informações ao usuário. Ou seja o usuário vai assinar, como se fosse uma assinauta de TV a cabo e poderá reber programação de rádio de forma ininterrupta, com qualidade de CD.

 

O que futuro nos espera além disso? Está um pouco dificil de prever de imediato. Mas podemos ter certeza que o rádio continuará forte por muitos anos ainda, com transmissões digitais e qualidade cada vez melhor. Também crescerá o uso de sistemas de entertenimento nos veículos, até com a utilização de sistemas com DVD, mas isso já é outro capítulo e assunto para as próximas edições. Até lá!

 

http://www.sosaltofalantes.com.br/site/viewtopic.php?topic=24

 

 

 

 

Audiotecnologia – Som Automotivo – A Motorádio

 

 

Cronologia dos rádios automotivos:

 

1930 – Invenção e comercialização do rádio automotivo modelo Motorola 5T71 por Paul Galvin nos Estados Unidos.

 

1932 – A fábrica Blaupunkt na Alemanha produz o primeiro rádio para um carro Studebaker.

 

1938 – A Pioneer é fundada em Tokyo, Japão

 

1952 – A Blaupunkt produz os primeiros receptores de FM.

 

1956 – Inovações tecnológicas permitem o aparecimento dos primeiros toca-discos nos carros Chryslers.

 

1964 – Phillips lança os primeiros toca-fitas, que iriam se popularizar na década seguinte.

 

1978 – Rockford Fosgate lança no mercado amplificadores para rádios de carro.

 

1980 – Aparecem as primeiras competições de som automotivo. A disputa é para saber quem possui as maiores potências e as melhores instalações dos rádios.

 

O pioneirismo da Motoradio

Hiroshi Urushima, 63 anos, chegou ao Brasil em 1936 com os pais e sete irmãos. “Meu pai era comerciante e não agüentou o trabalho na enxada, morreu logo no início”, recorda Urushima. “Eu e meus irmãos também não gostávamos de lavoura e fomos arranjando empregos na cidade. Com 14 anos, em 1938, eu comecei a trabalhar como auxiliar de um alemão que consertava rádios no bairro de Pinheiros, em São Paulo”, resume o fundador e presidente da Motorádio, empresa de 2 500 empregados, com três fábricas no Brasil.Coroada no ano passado com a Ordem do Mérito do Trabalho (”Sempre fui operário, nunca tirei férias”, diz ele com orgulho), a carreira industrial de Urushima no setor eletroeletrônico foi construída a partir de seu próprio empenho em aprender.Durante a guerra, Urushima ganhou dinheiro fabricando transformadores para empresas e potentes receptores de rádio encomendados por imigrantes que só se preocupavam em ouvir notícias diretas do Japão. Sua obsessão por fabricar auto-rádios, motivo de zombaria na década de 40, permitiu-lhe ser o primeiro fabricante brasileiro desse produto. Antes mesmo da implantação da indústria automobilística no país, por volta de 1954, Urushima começou a fornecer rádios em série para a Mesbla, que os revendia como opcionais dos veículos Chevrolet importados dos Estados Unidos. Mesmo depois da organização da Motorádio, em 1963, Urushima ainda continuou por vários anos funcionando como o cérebro da empresa. Alguns anos mais tarde, quando a concorrência se tornou mais acirrada no mercado, ele transferiu de casa para a fábrica uma estante com 440 livros japoneses -

De 1970 a 1978, com a mesma intenção, Urushima manteve com a poderosa Sony uma associação (Sony-Motorádio), por meio da qual a empresa brasileira fabricava radiogravadores, aparelhos de som e televisores vendidos pela Sony. Para não ser engolido pelo sócio, Urushima desfez a associação ao sentir que já tinha absorvido um grau de conhecimento tecnológico suficiente para andar sozinho.

Nem por isso ele perdeu a amizade e a admiração do fundador e presidente da Sony, Akio Morita. Durante uma visita às instalações da Motorádio em São Paulo, há vários anos, Morita disse a Urushima: “Se você tivesse ficado no Japão, teria construído uma empresa maior do que a minha”. Foi um dos maiores elogios já recebidos pelo fundador da Motorádio.

Apesar do pioneirismo e da luta selvagem para não perder o passo na corrida tecnológica, a Motorádio foi amplamente ultrapassada no mercado da linha automotiva pela alemã Bosch e pela norte-americana Philco. Mas o estilo de seu fundador não permitiu que a empresa sucumbisse ante seus poderosos concorrentes multinacionais. Urushima lançou-se de tal forma à verticalização e à diversificação que, embora mantenha o nome, já não são os rádios para carros que respondem pela maior parte do faturamento da Motorádio (1,7 bilhão de cruzados em 1987).

Fôlego de Gato

Apesar de grandes empresas tradicinais como a Gradiente terem sucumbido, a Motorádio se mantém de pé.

Tendo reduzido seu pessoal de 4 000 para 2 000 entre 1982 e 1985, a empresa fabrica hoje 23 produtos diferentes, fornece 5 milhões de peças mensais para terceiros e até se firmou no setor de móveis, a partir de uma marcenaria implantada para produzir caixas de alto-falantes. Com capital do BNDES e ações nas Bolsas de Valores, a Motorádio se prepara para lançar não só novos rádios mas também fornos de microondas e aparelhos fac-símile.

 

motoradio2.jpg?w=640

 

 

http://megaarquivo.com/category/tecnologia-2/museu-do-som/

Editado por campana

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tinha um tópico parecido no Geral...

 

Esse motorádio ARS-M31 meu pai usou por uns 20 anos, trocando de carro pra carro. O véio ouvia AM o dia todo! Hoje em dia eu acho que ele só não usa pq aposentou o volante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meu primeiro som foi com um desses ACS-M32 + tojo ab1200.

isso foi lá por 1994 eu acho, são quase 20 anos de som nessa vida. hsahsuauasu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tinha um tópico parecido no Geral...

 

Esse motorádio ARS-M31 meu pai usou por uns 20 anos, trocando de carro pra carro. O véio ouvia AM o dia todo! Hoje em dia eu acho que ele só não usa pq aposentou o volante.

 

Um colega de serviço meu tem um player Kenwood no Astra dele, e usa apenas para ouvir noticiário de futebol no AM, nada mais :legal:

 

Não tenho fotos aqui, mas na era do Toca fitas, tive Bosch Miami, Motorádio Falcão, Roadstar autoreverse []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lá pelo começo de 90, a onda era ter aqueles toca-fitas da Bosch, o Volksline (com equalizador separado, que vinha no Escort e no Verona) ou então o da GM. O da GM era mais bonito. Não lembro o codinome dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembro do Rio de Janeiro, depois os Rio de Janeiro PLL dos Santanas/Quantum...

 

Teve tb os Albatroz que vinham nos Opalas/Caravans Diplomata

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lá pelo começo de 90, a onda era ter aqueles toca-fitas da Bosch, o Volksline (com equalizador separado, que vinha no Escort e no Verona) ou então o da GM. O da GM era mais bonito. Não lembro o codinome dele.

 

 

Um deles era o albatroz, o outro ainda vou lembrar..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...