Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

This vs. That... algumas simulações úteis!

Recommended Posts

Bom galera, to criando novo tópico pra facilitar futuras pesquisas!

 

Tow pesquisando pra ver qual woofer botar no meu som, e tive que recorrer às simulações!

 

Pra quem não viu meu tópico, tow buscando um som razoável (bom SPL) e com pouco espaço ocupado!

 

 

Vamo que vamo:

 

EDIT: Infelizmente, não encontrei os TS do sub 4000!

 

 

Os subs são:

 

AZUL: Protech 3.0k 18'

PRETO: Eros SDS 818 18'

Verde: Hinor Nokaut 2.5k 18'

Vermelho: Eros SDS 2.7k 18'

Rosa: Eros Target 4.5k 18'

 

Primeiro todos em caixa de 85 litros (MUUITO pequena), sintonizados em 60hz e com 1500wrms aplicados:

 

 

1500w85l60hz.jpg

 

Excursão:

 

1500w85l60hzcone.jpg

 

 

E um "Bônus", 120 litros, em 45hz:

 

1500w120l45hzspl.jpg

 

 

Como podem ver, o Protech tá tendo mais SPL final em todos os quesitos! Não sei se na pratica vai ser condizente!

 

Os SDS 2.7k e 818 (principalmente o 818) não são tão "brilhantes" quando usados em caixas pequenas e picudas! O forte deles é caixa grande pra descer MESMO!

 

Já o Target, se saiu "meia boca" em todas as simulações! Sempre abaixo dos demais!

 

 

E o hinor Nokaut se deu MUITO bem em caixas pequenas, principalmente se vc quiser pico! Dá pra conseguir +10dbs de pico nele se quiser, facin! Daí vem o termo "nokaut"... 130db+ é um verdadeiro soco no peito! Mas ele foi feito pra morrer nos 50hz!

 

 

 

Iae, o que acharam? =D

  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dae cara, certinho??

 

Acho q seu tópico ajudará mto no meu projeto rsrsrs

Vai ai alguns parametros que possuo:

 

18SW4000

 

Fs - 42

Re - 3,5

Qms - 16,3

Qes - 0,6

Qts - 0,5

Vas - 160

Ref Eff - 2,2

Sd - 0,1194

Vd - 7,0

B| - 17,0

 

Espero ter ajudado

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito Legal o teste BlOom, poderia fazer nas versões de 15''???

 

Pouco espaço não seria melhor woofer de 15?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dae cara, certinho??

 

Acho q seu tópico ajudará mto no meu projeto rsrsrs

Vai ai alguns parametros que possuo:

 

18SW4000

 

Fs - 42

Re - 3,5

Qms - 16,3

Qes - 0,6

Qts - 0,5

Vas - 160

Ref Eff - 2,2

Sd - 0,1194

Vd - 7,0

B| - 17,0

 

Espero ter ajudado

 

Abraços

 

Opa.. vou botar ele na sopa jajá! rsrs

 

 

Muito Legal o teste BlOom, poderia fazer nas versões de 15''???

 

Pouco espaço não seria melhor woofer de 15?

 

 

Na verdade, um de 15' conseguiria descer mais nessa caixa (85 litros) mas o 18' por ter mais área de cone, joga mais longe, propaga mais! sacou?

 

 

Como dizem: Se é pra usar caixa pequena, bota 15' na caixa certa! Mas eu to disposto a abrir mão do subgrave em prol do SPL!

 

Até pq, como falei lá no meu tópico, vou montar um reboque que vai descer muito e tocar FLAT! Então, o som da mala tem q ser pequeno, só pra zuada memo! rsrsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que faixa de frequencia pretende usar? pela sintonia, imagino de 40 a 120hz +/-.

acho q seria interessante simular já com os cortes.

 

edit - já pensou em 2 12" (tipo hammer 3k, hard power, etc) com pouca potencia e sintonia + baixa q o poc-poc.

Editado por cjainf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tow pensando nisso também! Falantes de 12'!!!

 

Seriam 2 a 4 eros 312LC... e o drive ti 2'...

 

Quero um som que toque bem (pelo menos acima de 60hz sem medo) e com pouco espaço ocupado!

 

 

 

 

Mas o lance eh q teria que comprar os 312....

 

 

...e eu simulei os falantes acima, por já ter um SDS 818.... daí era só fazer e pronto!

 

De repente, se algum se mostrasse MUITO superior, até compensaria trocar! Mas não foi bem o que rolou! O SDS continua sendo dos melhores, mesmo prum som mais seco! Só o Nokaut que conseguiria MUITO mais pico.. mas aí fica sem musicalidade, fora que tá beem caro!

 

 

 

 

 

Alias, um que me surpreendeu foi o protech! queria poder ouvir o timbre dele, pq pelo SPL (resposta), já vi q agrada!

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dae cara, certinho??

 

Acho q seu tópico ajudará mto no meu projeto rsrsrs

Vai ai alguns parametros que possuo:

 

18SW4000

 

Fs - 42

Re - 3,5

Qms - 16,3

Qes - 0,6

Qts - 0,5

Vas - 160

Ref Eff - 2,2

Sd - 0,1194

Vd - 7,0

B| - 17,0

 

Espero ter ajudado

 

Abraços

 

 

Falta o X-mAX!

 

O imageshak ta me sacaneando! Nao deixa upar mais fotos! --'

 

 

Mas o sub 4000 não pareceu tão ruim, pena não saber o x-max!

 

O SDS tem infinitamente melhor controle de cone... tanto o 818 quanto o 2.7... o do selenium tá descontrolado no nível do protech!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria bom incluir os falantes da Snake nas simulações e comparações também, os GTK por exemplo.

Editado por Otaviopfn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Alias, um que me surpreendeu foi o protech! queria poder ouvir o timbre dele, pq pelo SPL (resposta), já vi q agrada!

 

blOom, eu tive o sub 1000 de 18" e gostava muito dele. Subgrave e grave redondos, bem musicais e bem melhores que muita coisa que tem por ai.

 

So uma pergunta: O Rafael mexeu na sensibilidade e no Xmax? Pq SNME os sub1000 davam 93db e xmax de 5 ou 6mm acho. Logico q aqui trata-se de outro produto, mas antes toda linha tinha pouca variação e seriam boas melhorias rs.

Editado por alesalles

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens Bloom, gostei das simulaçoes, nao sabia que os protech iriam se sair tao bem assim (em teoria); Eu iria de protech, conheci o Rafael da protech o cara é muito gente boa; Quando montar meu par de woofer de 18 vou de protech ou over (pelo custo - beneficio hehehheheheh);

flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom... parabéns pela a iniciativa, eu como principiante que sou, fiz algumas simulações tbm mas não tive coragem de publicar, pois não tenho embasamento para os questionamentos que iriam ter, quando o pessoal observasse que os Protech sairiam melhor.

 

Posso garantir e o pessoal do ultimo encontro do autoforum de sp tbm, pois coloquei 2 SUB 3.0k 18" pra tocar numa SD8k e ficou muito bom... um attack excepcionau. Vejam que coloquei teóricos 3000wrms para cada um, pois a SD8k era 1ohms e os falantes fechavam em 2ohms.

 

Com uma caixa de 105l em 50hz.

 

Vamos continuar os testes para ver se sai mais coisa boa por ai.

Em breve tenho novidades tbm.

 

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom, tenta simulara quele te passei no outro topico, é o de 18 que to usando. Ele em caixa pequena c sai bem viu toca legal e o cone tem um excurssão pequena.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom, qual o estilo musical tu costuma ouvir. Pois no forró,pagode,swingueira...e por ai vai, bem ouvidos aqui no nordeste, vi que no Piaui bastanteees AF de 18" em caixa peqeunas, feitas assim na torras, tocandooo muitooo, com os famoso SDS818...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nada com snakes Bloom???

 

Se for de 12", vai de HPX2120 ou GTX/GTK

Se for de 18", de novo, HPX.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nada com snakes Bloom???

 

Se for de 12", vai de HPX2120 ou GTX/GTK

Se for de 18", de novo, HPX.

 

Os de 18" podem ser os HPX ou GTK.

Editado por Otaviopfn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quando falaram em hammer ou hard power, pq nao colocam o insanno junto, prefiro ele a esses outros, por ter um timbre mais macio, claro, q emcontra partida, menos spl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom da uma olhada aqui, nesse falante http://www.snakepro.com.br/v2/detalhe_produto.asp?id=399062038172A7SSTQ

 

andei simulando ele com caixas de 50 ate 75L sintonias de 50, 55 e 60 HZ, esse snake desce muito, o problema que eles são meio caros

 

 

estava pensando em mudar o meu set e colocar 6 12", ja viu algum que desce bem e tem um custo relativamente baixo?

 

EDIT: da uma olhada

http://www.youtube.com/watch?v=LL-4R8W6cLI

http://www.youtube.com/watch?v=wQ3GXYg1msI

Editado por jeff123

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw pela resposta BlOom

 

Como eu usava 2 Tornados de 18 e o grave não me alegrava muito pois não mandava longe fiquei com em duvida nessa questão de usar falante de 18 em caixa pequena pois eu usava 110l para cada Tornado de 18.

 

Como Tornado é mais Subão não manda mesmo muito longe o Grave, porem ja vi em saveiro tornado de 18 com caixa enorme mandar muito longe o Grave.

 

Espero para ver o seu resultado,pois ainda nao comprei os woofer para o Gol. Como não deu certo os Torna de 18 pois o Grave não ia longe quero ver se com SDS consiga algo diferente.

 

Abraço e aguardo resultados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

engraçado, ja simulei outros protech e sempre que compara com falantes de outras marcas, NA SIMULAÇÃO, eles sao sempre superiores....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

engraçado, ja simulei outros protech e sempre que compara com falantes de outras marcas, NA SIMULAÇÃO, eles sao sempre superiores....

 

Nem sempre... se você perceber, tem falantes que tem picos em algumas frenquencias, ai você verifica onde vai dá o pico onde mais te agrada. []-[]

 

Não dá pra afirmar que é superior sempre... pois tem muitas variáveis para se analisar. principalmente no caso de falantes, caixas (tamanho), freq do duto, potencia aplicada e crossover.

 

No meu caso comprovei nas simulações e na real. :legal:

Editado por Carro do Leite

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...