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Deyvid

Disjuntor automotivo x Disjuntor residencial x Fusível

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Bom tem poucos tópicos sobre o assunto e os mesmos com pouco conteudo e garanto que tem muita gente querendo saber a quantas anda isso, vejo muita gente colocando residencial, mas será que funciona igual um automotivo?! então galera que costuma mexer bastante com som e que realmente entende do assunto o que tá se saindo melhor Disjuntor automotivo x Disjuntor residencial ou Fusível?

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Tendo a facilidade do disjuntor automotivo, que foi feito para isso, levando em conta a tensão de 12v e com varia correntes de desarme e com preço razoavel, não vejo nenhum motivo pra usar fusivel ou disj residencial.

 

Ja usei residencial pq moro no interior e o automotivo so comprando na net .

 

Como não tinha base eu ia no erro e acerto pegava varios modelos tipo 15 25 30 45 55a e ia testando ligava o som "Topado" e deixava 30 a 40 minutos para ver se desarmava. desarmou eu conferia se não era curto e trocava por um 5a maior .

 

Com o tempo passei a ver que o de "35a 220v" era o que ficava melhor com bateria de 150a 12v,sempre usando 100a para cada 1000wrms.

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http://www.google.com.br/cse?ie=UTF-8&cx=partner-pub-3960209123921594%3A9014266179&q=disjuntor&sa=Pesquisar#gsc.tab=0&gsc.q=disjuntor

 

Foi o tempo que valia a pena arriscar em usar residencial....

 

Hoje voce compra disjuntor DC por menos de R$ 30,00 e tem a certeza de que estará seguro.

 

Já foi comprovado que por conta da frequencia 60hz em AC , que a proteção com disjuntores AC poderá não ser eficaz em uso DC .

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Foi o tempo que valia a pena arriscar em usar residencial....

 

Hoje voce compra disjuntor DC por menos de R$ 30,00 e tem a certeza de que estará seguro.

 

Já foi comprovado que por conta da frequencia 60hz em AC , que a proteção com disjuntores AC poderá não ser eficaz em uso DC .

 

Rick não querendo te contrariar mas já contrariando, eu tambem uso disjuntor automotivo no meu sistema por achar que é um produto adequado para o sistema de audio automotivo, mas a 2 dias entrei em contato com o Carlos da SD e o mesmo me disse que se saber usar certo ou seja calcular certinho a amperagem que vai ter que colocar sendo um residencial e comprar um de marca boa tipo siemens ai em caso de curto o residencial desarma mais rapido.

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Uso AC, e não mudo! menos de R$ 10,00 ! quem quiser testar é só dar um curto... ele abre na hora !

 

Só compro siemens !

 

Agarantho!

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Rick não querendo te contrariar mas já contrariando, eu tambem uso disjuntor automotivo no meu sistema por achar que é um produto adequado para o sistema de audio automotivo, mas a 2 dias entrei em contato com o Carlos da SD e o mesmo me disse que se saber usar certo ou seja calcular certinho a amperagem que vai ter que colocar sendo um residencial e comprar um de marca boa tipo siemens ai em caso de curto o residencial desarma mais rapido.

 

É aí que está o problema...."saber calcular certinho"

 

Garanto que a esmagadora maioria dos usuários normais nem sabem a questão sobre as diversas curvas de proteção (curva de disparo) e suas classificações.

 

A questão de desarmar mais rápido ou mais devagar está totalmente ligada a qual curva de disparo (classe ) é a adotada no disjuntor AC utilizado .

 

Tenho absoluta certeza de que se um carro incendiar (mesmo que o curto não seja proveniente do cabo de alimentação do set) e a cia de seguros encontrar um disjuntor AC "torradinho" no carro....ah...esquece que vai ver a cor do dinheiro deles.

 

Eu NÃO arrisco .

 

Economizar R$ 15,00 em disjuntor AC ao invés de usar DC e´ igual ao cara que compra capacete "baratinho" pq diz que a moto dele é 125 .....esquecendo que o capacete é pra proteger a cabeça e não a moto.

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sem contar q disjuntor industrial, " pq residencial de 200 amperes vc não vai achar " e usar disjuntor pra cabo de 10mm pelo amor né?

 

e outra, eu ainda não entendi essa " mesquinharia " de por disjuntor pq o fusivel queima e é caro.... o fusivel queima só de der um PUTA curto, e mesmo assim é mto raro, ngm q tenha 100A de equipamento no carro vai ficar vacilando e relando um fio de 50 na lata, da um estouro violento, isso se não grudar na lataria...

 

então, pq usar disjuntor? medinho da faísca q sai ao ligar os polos? o-o-

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Bom pessoal, estou com essa mesma dúvida e gostaria de uma ajuda de vocês. OBS: sou iniciante.

 

Tenho 2 aplificadores (1000wrms para os graves e 600wrms para os 6x9'') ligados em uma bateria auxiliar de 100ah que está atrás do banco do motorista. No cofre tenho a bateria original do celta que é de 42ah. As duas baterias estão em paralelo.

 

Minhas dúvidas:

  1. O instalador disse pra eu colocar um disjuntor de 70A nas duas baterias. Está correto esse valor ou está mal dimensionado?
  2. O que eu coloco, disjuntor ou fusível?
  3. Realmente existe essa diferença entre disjuntor residencial e automotivo?

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Disjuntor residencial funciona, mas eu só achei ate 60a, prefiro ainda um bom fusivel.

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Disjuntor residencial funciona, mas eu só achei ate 60a, prefiro ainda um bom fusivel.

 

 

O grande problema de disjuntores residenciais é que eles foram feitos para trabalhar em locais TOTALMENTE parados, SEM VIBRAÇÃO. Coisa que nao acontece nos carros.

Trabalho com disjuntores e até hoje nunca vi nenhum "disjuntor automotivo". Mentira, existe um na alemanha que diz ter areia dentro para amenizar as vibrações, vou ver se encontro o site.

 

A vibração dificulta com que o sistema de "desarme" do disjuntor atue. Ele é muito sensivel, explicando de forma grotesca, dentro do disjuntor existe um "metal" que quando passa certa corrente, ele entorta e encosta na lateral, desarmando o disjuntor, veja que um buraco pode facilmente desarmar um disjuntor desse... Portanto eu nao confiaria muito não!

 

Um fusivel eh muito mais confiavel e nem custa caro, mas vai de ti neh, nao eh toda hora que fecha curto rsrsrsrs

 

É aí que está o problema...."saber calcular certinho"

 

Garanto que a esmagadora maioria dos usuários normais nem sabem a questão sobre as diversas curvas de proteção (curva de disparo) e suas classificações.

 

A questão de desarmar mais rápido ou mais devagar está totalmente ligada a qual curva de disparo (classe ) é a adotada no disjuntor AC utilizado .

 

Tenho absoluta certeza de que se um carro incendiar (mesmo que o curto não seja proveniente do cabo de alimentação do set) e a cia de seguros encontrar um disjuntor AC "torradinho" no carro....ah...esquece que vai ver a cor do dinheiro deles.

 

Eu NÃO arrisco .

 

Economizar R$ 15,00 em disjuntor AC ao invés de usar DC e´ igual ao cara que compra capacete "baratinho" pq diz que a moto dele é 125 .....esquecendo que o capacete é pra proteger a cabeça e não a moto.

 

Concordo contigo, existem as curvas de disparo tambem. Nem sempre os mais rapidos sao melhores, na minha opiniao se bem dimensionado um fusivel / disjuntor (retardado) serve muito bem num som, visto que existem ondas que podem passar o limite do fusivel, mas como sao muito rapidas ele nao disarma, mas caso houver uma corrente tendendo ao infinito (curto) ele vai desarmar de forma bem rapida (se bem dimensionado), o problema é calcular isso exatamente.

Editado por d4rkbl0od

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sim existe diferença é só da uma pesquisada um é AC e o outro DC, coloca 1 disjuntor automotivo de 70 na bateria do cofre e 1 de 100 ou 140 na bateria de traz, nao usa fusivel pq o disjuntor é mais pratico e pode armar e desarmar a hora q quiser.

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mas pessoal...

 

se um fusível suporta 20A, ele deve suportar essa corrente tando em 12v quanto 220v correto?

 

já que o mesmo não vem dizendo a voltagem...

 

20a x 12v = 240w

20a x 220v = 4400w

 

se não exceder a corrente máxima acredito que não ocorre nenhum problema...

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Errado , quanto menor a tensão maior a corrente suportada e vice versa.

 

Se não fosse assim um disjuntor de 80a residencial "o maior que ja encontrei de corpo unico" não suportaria o consumo de um amp de 4000w "coisa de 300a musicais".

 

Um fusivel projetado para 20a 32vcc aguenta uma media de 40a a 12vcc .

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mas pessoal...

 

se um fusível suporta 20A, ele deve suportar essa corrente tando em 12v quanto 220v correto?

 

já que o mesmo não vem dizendo a voltagem...

 

20a x 12v = 240w

20a x 220v = 4400w

 

se não exceder a corrente máxima acredito que não ocorre nenhum problema...

 

Sim. O que faz romper um fusível é a corrente que passa por ele acima de seu limite de capacidade, e não depende da voltagem. Se fosse assim, deveria haver uma tabela ou cada fusivel teria essa indicação especificada. 20 amperes são 20 amperes e pronto.

 

Errado , quanto menor a tensão maior a corrente suportada e vice versa. Se não fosse assim um disjuntor de 80a residencial "o maior que ja encontrei de corpo unico" não suportaria o consumo de um amp de 4000w "coisa de 300a musicais". Um fusivel projetado para 20a 32vcc aguenta uma media de 40a a 12vcc .

 

De fato quando se altera a tensão, tem-se alteração da corrente quando em mesma potencia de consumo, mas isso não impediria do fuse romper atingindo seu limite.

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Uso residencial a anos e nunca deu problema.

O melhor teste q vc pode fazer eh fechar curto pra ver se ele desarma. Se desarmar, pode ter certeza que nao vai dar rolo.

Fusivel eh um metodo que odeio. Tecnicamente falando eh o mais seguro, mas fusivel se torna um ponto quente e um pico de corrente pode abrir o fusivel.

Seu carro so vai chegar a pegar fogo se der curto mesmo (corrente tendendo ao infinito). Falo isso com experiencia de causa. Meu antigo carro eu bati forte e o mesmo pegou fogo. Eu usava apenas um fusivel proximo à bateria do cofre. Na bateria, que ficava atras do banco do motorista, eu nao colocava sistema de protecao.

Resultado, no desespero pra apagar o incendio, arranquei os cabos (25mm) da bateria extra com as mãos. Fiquei com as mãos meio ardendo por uns minutos. Mas o incendio parou.

Resultado do incendio, banco de couro parcialmente queimado. Lateral, por onde passava o cabo, varios cabos desencapados. Varios plasticos, que estavam em contato com o cabo, derreteram.

Entao pessoal, nao esquecam, se colocarem baterias extras, um disjuntor em cada borne positivo.

Nunca se sabe o dia de amanha e seguranca nunca eh demais. :legal:

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A única vantagem do disjuntor é poder desligar e ligar, se não tiver essa necessidade vai de fusível mesmo.

Eu por exemplo, gosto da vantagem de ligar e desligar pra quando for mexer no módulo mas não queria pagar o preço dos disjuntores automotivos, então coloquei fusível Max e ainda o disjuntor residencial, hehehe.

 

Mas se for por proteção mesmo, sem dúvida o disjuntor automotivo e se não for precisar ficar desligando o bom e velho fusível.

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Desde que se respeite o limite nominal de corrente (A) especificado em um fusível a tensão aplicada é indiferente ao seu funcionamento.

 

Sobre o disjuntor, se for dimensionado de forma correta também vai aquecer, quanto mais próximo do ponto de desarme maior a temperatura sobre a mola térmica.

 

O que se vê em 90% de quem usa disjuntor residencial no carro é um superdimensionamento, fica tão forte que só desarma literalmente quado se fecha curto, o que não acho correto.

 

[]'s

Editado por FiveStar

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Rapaz e o pessoal de somzinho maior ? Amps de 8k,12k,16k ? usa disjuntor,fusivel ? acho que ninmguem usa nao ( se é que usa eles fazem oque ?? varios fuse de 100a em paralelo??) acho que esse povo liga é tudo diretao mesmo,.e isso que eles usam mais de 500A de bateria e farra comendo solta.

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Utilizo fusível, modelo de vidro ainda e sempre foi de boa.

Já utilizei disjuntor automotivo e achei bom tbm.

 

Hoje utilizo disjuntor automotivo na bateria do cofre e porta fusíveis em cada amplificador.

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E como se faz o calculo pra usar os disjuntores deixando-os bem dimensionados?

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Disjuntor AC não foi feito para trabalhar em CC, logo não existe cálculo para tal, talvez quem tenha feito muitos testes tenha uma média de quantos amperes adicionar a mais na hora de comprar um residencial.

 

Como já falei em um outro tópico a um bom tempo vi um disjuntor derreter pois trocou um fusível por um disjuntor de mesmo valor, e ele não desarmou.

 

Acaba ocorrendo o superdimensionamento para evitar tal problema e algumas vezes fica exagerado.

 

Use disjuntor automotivo que foi desenvolvido para essa função (tento acreditar nisso).

 

[]'s

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Disjuntor AC não foi feito para trabalhar em CC, logo não existe cálculo para tal, talvez quem tenha feito muitos testes tenha uma média de quantos amperes adicionar a mais na hora de comprar um residencial.

 

Como já falei em um outro tópico a um bom tempo vi um disjuntor derreter pois trocou um fusível por um disjuntor de mesmo valor, e ele não desarmou.

 

Acaba ocorrendo o superdimensionamento para evitar tal problema e algumas vezes fica exagerado.

 

Use disjuntor automotivo que foi desenvolvido para essa função (tento acreditar nisso).

 

[]'s

 

Exatamente, mas até hoje eu nunca vi um disjuntor (REALMENTE automotivo) na minha vida =/ Como falei, existe uma empresa que fabrica com areia dentro, ou seja, pode tacar o bixo em qualquer lugar por mais que ele vibre, que ele vai desarmar tranquilo!

 

Fusível é tão barato, porque não utiliza-lo? Se não tem 1 fusível de 300 A, porque nao liga 3 de 100? etc... Eu utilizo um fusivel para cada bateria gastei cerca de R$ 30,00 em testes (torrando um atras do outro até achar um valor bom, nem sub nem super dimensionado) e nunca mais me incomodei!

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