Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ACMarquesS

[AJUDA] Projeto

Recommended Posts

Boa tarde

 

Sou de Curitiba, acompanho o forum há algum tempo, mas decidi fazer meu cadastro pra poder tirar algumas dúvidas que não foram respondidas em outros tópicos e ajudar no que sei em outros! Há 3 semanas, comprei os Selenium 18sw4000.. Aqui em Curitiba qndo se fala em falantes cone seco só rola de 12' esse tipo de falantes são novos pra mim hahaha!!

 

Meu instalador e eu decidimos por fazer a caixa manifold (chamamos de caixa V rsrsrs), mas como já sabiamos essa caixa é dificil de acertar e realmente não acertamos kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

 

Minhas dúvidas são as seguintes:

 

* Qual caixa recomendada por vcs para os 18' (toco sertanejo universitário, eletrofunk);

* Ajuda em alguns cortes para melhor rendimento dos 18'

* Hoje, estou usando os 18' na saída de SW do meu player, posso passar para o stereo e deixar passar voz?;

* Quais falantes para médio grave (preferência por Selenium já que os 18' já são da marca).

 

Meu set

 

- Pioneer MVH 8380bt

- Soundigital 8000.1D

- Soundigital 250.2D

- Taramps CRX-4

- Fonte taramps 50A

- 4 baterias 115A Alphacell

- 2 Selenium 18SW4000

- 4 Cornetas Hinor HDI 400

- 2 ST Hinor HI 320

 

Agradeço a atenção pessoal, criei este tópico pois não achei nada concreto a respeito, o pessoal q perguntou sobre os Selenium td mundo mandou fugir, to até ficando preocupado hahahaha... Ahhh, estou tocando numa Montana...

 

Valeuuuuuuu

Editado por ACMarquesS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hahaha, imaginei que fossem falar isso rsrsrs!!

 

Então, minha idéia é não trocar, ver alguma coisa que posso fazer com eles mesmo..

 

Na verdade fiquei desanimado com o falante já qndo comprei, ainda mais depois que comecei a ver as avaliações sobre ele!!!

 

Não sei tb se meus equipamentos são bons para tocar tb.

 

Estou tão desanimado que se for trocar vou pegar 12' de novo rsrsrs

Editado por ACMarquesS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você parece ser legal então eu vou te ajudar...

 

Baixe um programa chamado Bassbox 6 pro e aprenda a simular caixas,

 

Depois você baixa o Spectrum Analyzer Pro abre suas músicas e observa onde é o pico delas,

 

Aí se você quiser você coloca um pequeno pico onde suas músicas tem pico (ou não se quiser tocar de tudo)

 

Vá pesquisando suas dúvidas e o que não achar poste aqui

 

E seja feliz

Editado por everton_m7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você parece ser legal então eu vou te ajudar...

 

Baixe um programa chamado Bassbox 6 pro e aprenda a simular caixas,

 

Depois você baixa o Spectrum Analyzer Pro abre suas músicas e observa onde é o pico delas,

 

Aí se você quiser você coloca um pequeno pico onde suas músicas tem pico (ou não se quiser tocar de tudo)

 

Vá pesquisando suas dúvidas e o que não achar poste aqui

 

E seja feliz

 

Opaaa, ai sim hein!!!

 

Brigadão cara, vou ver esse programa!!!

 

Alguma outra dica a respeito do meu set?? Acha q estou no caminho correto??

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opaaa, ai sim hein!!!

 

Brigadão cara, vou ver esse programa!!!

 

Alguma outra dica a respeito do meu set?? Acha q estou no caminho correto??

 

Abraços

Ta faltando dois Médio graves bem fortes,

 

Dica: Snake ESX 312

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

over mg10/300. :legal:

Eu sempre falo do ESX 312 porque porque reproduz sem dificuldade a partir dos 120Hz, coisa que o 10MG/300 praticamente não faz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahhh blza, vou ver esses médio graves..

 

Algum mg da Selenium é indicado???

 

Consegui um projeto de caixa com as medidas 100x50x50cm sintonizada em 75hz será q vale a pena testar???

 

Qual o melhor ajuste de HPF e LPF pra deixar os de 18"??

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahhh blza, vou ver esses médio graves..

 

Algum mg da Selenium é indicado???

 

Consegui um projeto de caixa com as medidas 100x50x50cm sintonizada em 75hz será q vale a pena testar???

 

Qual o melhor ajuste de HPF e LPF pra deixar os de 18"??

 

Abraços

E AÊ blz?

 

Médio graves selenium que eu recomendo:

 

12pw3

 

wpu 1209

 

toda linha MB3P é boa (eu iria no de 12)

 

Quanto a sintonia:

 

75Hz é muito alto, irá bater muito seco, essa sintonia pode ser usada em Alto falante de 12 :blink:

 

Eu recomendo uma sintonia de mais ou menos 50~55Hz

 

Os cortes

 

Quando você simular sua caixa no Bassbox, no gráfico vai ter uma aba escrito CD (cone displacement)

 

Você coloca os cortes de forma que nunca ultrapasse o Xmax de seu Alto Falante

 

Certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E AÊ blz?

 

Médio graves selenium que eu recomendo:

 

12pw3

 

wpu 1209

 

toda linha MB3P é boa (eu iria no de 12)

 

Quanto a sintonia:

 

75Hz é muito alto, irá bater muito seco, essa sintonia pode ser usada em Alto falante de 12 :blink:

 

Eu recomendo uma sintonia de mais ou menos 50~55Hz

 

Os cortes

 

Quando você simular sua caixa no Bassbox, no gráfico vai ter uma aba escrito CD (cone displacement)

 

Você coloca os cortes de forma que nunca ultrapasse o Xmax de seu Alto Falante

 

Certo?

 

Desculpa Everton, acho que expressei errado a parte da sintonia, o projeto foi sintonizado em 55hz com pico em 75hz (no winISD deu pico de 8db em 75hz, não sei se é possível pq 8db é bastante coisa né?!)

 

Vou procurar os falantes para medio grave da Selenium então, pois como falei acima mais por estética e vou colocar 12" mesmo, mas quero acertar antes essa caixa dos 18".

 

Não sei se estou no caminho certo pra isso, quero agradecer a ajuda que estão me dando aii, já "clareou" bastante minhas ideias hahaha!!

 

Valeuuuu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa Everton, acho que expressei errado a parte da sintonia, o projeto foi sintonizado em 55hz com pico em 75hz (no winISD deu pico de 8db em 75hz, não sei se é possível pq 8db é bastante coisa né?!)

 

Vou procurar os falantes para medio grave da Selenium então, pois como falei acima mais por estética e vou colocar 12" mesmo, mas quero acertar antes essa caixa dos 18".

 

Não sei se estou no caminho certo pra isso, quero agradecer a ajuda que estão me dando aii, já "clareou" bastante minhas ideias hahaha!!

 

Valeuuuu

Pico de 8 Db é na minha opinião muito muito alto, mas isso vai de gosto.

 

Só entenda que:

Se sua caixa tem um pico muito alto em apenas uma faixa de frequência estreita, ela só vai fazer um tipo de som. Fica muito forte, mas sem variações no grave, variações essas que acontecem nas músicas.

Entendeu?

 

Caso queira sua caixa mais plana e com variedade de sons basta aumentar o volume e/ou abaixar a sintonia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahhh tahh entendi. Vou tentar fazer uma caixa um pouco mais plana então.. Mas com um pico desses ficaria bem bom em graves de impacto, por exemplo num sertanjo não é?! (Não tenho mta noção sobre isso)

 

E uma coisa que fico me perguntando é sobre a passagem de voz nos 18", será q ligo na saída traseira do player e deixo passando voz ou permanece na saída de sub e só no gravão mesmo.

 

A respeito dos medio graves estou pensando em pegar o SD400.4 e 2 woofers da Selenium com 200wrms aproximadamente e 2 drivers 202ti ou 220ti, será que acompanharia legal??

 

Abraços

Editado por ACMarquesS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Selenium ainda tem o 12MB3P que não foi citadas, mas é ótimo, embora não goste de falantes com Xmax muito pequenos.

 

Para usar o SD400.4, no máximo seria o 12PW3, mas como o PW3, são modelos de 08 ohms, vai ter dificuldades. Se o 400.4 gera brigde a 04 ohms, optaria por um modelo que tivesse essa opção, no caso o Snake ESV 612.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puuutz, acho q não acompanharia o grave né?!

 

Comecei a analisar e pensei no SD700.1D 2ohms que no dobro da imp. passa 560wrms tocando 2 12PW5, será que ficaria bom???

 

Mantendo os drivers 202ti ou 220ti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puuutz, acho q não acompanharia o grave né?!

 

Comecei a analisar e pensei no SD700.1D 2ohms que no dobro da imp. passa 560wrms tocando 2 12PW5, será que ficaria bom???

 

Mantendo os drivers 202ti ou 220ti

 

Ahh pensei fosse por restrição de orçamento e também seus subs terão o SD 8000, então a coisa muda de figura, mas sendo assim, já que pode ir de Sd700, eu optaria então pelo SD 1000.D de 04 ohms com 02 12MB3P, que tem uma sensibilidade mais alta e suportam bem mais potência do que os 12 PW3. o Snake ESX 312, como foi falado tb seria uma boa.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As vezes gastar um pouco mais e ficar com uma coisa melhor mesmo né?!

Vou olhar o SD1000.1D, Dependendo da diferença de preço compensa, mas se manter os 12PW5 acompanharia??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahhh tahh entendi. Vou tentar fazer uma caixa um pouco mais plana então.. Mas com um pico desses ficaria bem bom em graves de impacto, por exemplo num sertanjo não é?! (Não tenho mta noção sobre isso)

 

E uma coisa que fico me perguntando é sobre a passagem de voz nos 18", será q ligo na saída traseira do player e deixo passando voz ou permanece na saída de sub e só no gravão mesmo.

 

A respeito dos medio graves estou pensando em pegar o SD400.4 e 2 woofers da Selenium com 200wrms aproximadamente e 2 drivers 202ti ou 220ti, será que acompanharia legal??

 

Abraços

Essa sintonia seria pra um eletro secão,

 

Pico de sertanejo é em torno de 65 HZ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para ser sincero eu tenho certeza de que 02 PW5 não acompanham.

 

Vou simular um cálculo de SPL aproximado, só para a gente ter um parâmetro.

 

 

SPL = 10 * LOG(Potência aplicada) = 10 * LOG(4000) = 36,02 dB (É só a contribuição de SPL em função da potência aplicada em cada falante)

 

Como vai dobrar a quantidade de falantes, são no mínimo +3dB e +3dB, pelo fato de serem 02 falantes.

 

Tem o fator sensbilidade do falante, que é acrescido e faz parte do valor final, sem falar no tal ganho de cabine.

 

 

Agora tendo alguma coisa para se medir, meu amigo, isso não acompanha de jeito nenhum.

 

Eu no seu caso colocaria no mínimo uns 04 10MG-300, 04 ESX 310 ou ainda 04 10MB3P, caso opte por produtos Selenium e lógico um amplificador compatível com a potência/impdância do conjunto.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito terei q por 4 mg então?!

 

Se colocar 4 10pw3 tocados no SD700.1D ou SD1000.1D com 2 Drivers D220ti

 

Cortando os woofers até 6khz e as cornetas pegando acima disso??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

04 10 PW3, já fica melhor, principalmente se puder usar num projeto de cornetadas, mas não tem o mesmo rendimento desses citados, mas os projetos amplamente discutidos por quem sabe bastante, falam em cornetas com falantes de 12"

 

http://arquivos.audiolist.org/down_db.php?page=get_file&id=13

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se 4 10pw3 ficam bom acho q vou neles rsrs, o preço deles é bem acessível tb hahahaha!!

 

O q acham se fizer assim

 

18" corte 50hz - 1khz

10" corte 1khz - 6khz

Drivers corte 6khz - 20khz

 

Passo voz ou não nos 18" ou deixa com corte mais baixo??

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se 4 10pw3 ficam bom acho q vou neles rsrs, o preço deles é bem acessível tb hahahaha!!

 

O q acham se fizer assim

 

18" corte 50hz - 1khz

10" corte 1khz - 6khz

Drivers corte 6khz - 20khz

 

Passo voz ou não nos 18" ou deixa com corte mais baixo??

 

Abraços

18" de 50Hz até 1KHz. O que é isso rapa?

 

18", no máximo até os 200 ou até 250Hz, dependendo do projeto (caso não limite a faixa de resposta).

O de 10", a partir desse valor, também em função do projeto, mas não deve ser abaixo dos 200Hz.

 

O de 10", pode ir até 2KHz ou até 2.5Khz, caso vá aplicar uma potência acima da nominal para os Drivers. 2KHz, já está de bom tamanho, visto que os Driver NÃO são de 2" e os 10PW3, sobem bem.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se 4 10pw3 ficam bom acho q vou neles rsrs, o preço deles é bem acessível tb hahahaha!!

 

O q acham se fizer assim

 

18" corte 50hz - 1khz

10" corte 1khz - 6khz

Drivers corte 6khz - 20khz

 

Passo voz ou não nos 18" ou deixa com corte mais baixo??

 

Abraços

Não faça isso :blink:

 

Os sub 4000 não responde até 1khz

 

Faça assim

 

18 - 50 até 200hz

10 - 200 até 2000hz

Ti de 2KHZ até 20 Khz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hahaha, não vou cortar tão longe então rsrsrs

 

Pensei em fazer isso pq a Selenium recomenda deixar na faixa de 60hz a 2khz, como achei mto resolvi cortar no meio essa frequencia kkkkkkkkkkkkk...

 

Mas se for pensar por esse lado eles recomendam o corte dos 10pw3 entre 50hz e 6khz rsrsrs...

 

Acho q vou fazer isso mesmo.

 

Essa semana decidimos mexer na manifold, talvez abrir uns dutos na frente pq não tinhamos aberto ainda rsrs e ver o q dá, caso não dê certo partimos pra dutada!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...