Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
The Pretender

GOL 1.0 16v modelo 98

Recommended Posts

Pessoal

 

Sou novo no fórum, dei uma boa pesquisada por aqui sobre esse e carro e vi que as opiniões se divergem..

 

Não achei também muita coisa sobre os modelos anteriores a 2000, sei que existem boas diferenças mecânicas entre eles, inclusive o acelerador digital e etc.

 

 

Minha dúvida é referente a qualidade deste veículo e seu motor. O histórico do carro que comprei é bom, vamos ao carro:

 

 

GOL 1.0 16V Mi, modelo 98n (ano 97)

Unica dona, ate janeiro de 2012 (confirmei no Detran isso)

Manutenção sempre efetuada na Automecânica Lenauto de Novo hamburgo, que é autorizada da VW

- Todas as trocas de olho foram seguidas religiosamente, tendo troca de filtro

- Revisões feitas anualmente

- Foi feito recentemente limpeza de carter e troca de olho (ele está com 131.000KM, foi feito nos 129.000km)

 

O carro em si está em ótimo estado, ligado ele é bem silencioso, não se escuta barulho nas válvulas nem nada.

Pelo que vi la na autorizada, realmente a mulher tinha bastante cuidado, tem registro de vez que ela levou o carro até por conta de barulho no retrovisor, pra ter uma ideia.

 

 

Quais os cuidados que preciso ter pra este carro não me incomodar? Queria saber isso de quem entende mais, para ficar "em cima" do mecânico e não dar M no carro!!

 

 

 

Eu queria ter pego um CLi (1.6), mas não achei NENHUM em bom estado (o mesmo vale pra 1.0 8v, tudo meio baleado), e olha que procurei em varias revendas. Parece que a galera não cuida dos carros quando começam a ficar mais velhos... Vai entender.

 

 

Este GOL é o modelo mais básico, mas a proprietária anterior mandou adicionar direção hidráulica.

Editado por The Pretender

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom,pelo que eu intendo, o 16V precisa sim ter mais cuidados,pois é um pouco mais fragil que o 8V , mais como esse foi todo revisado na CSS,todas trocas feitas,e unica dona,mulher ainda! creio eu sim,que foi uma boa compra! mais pode te ctz qe vai te gnt qe vai fala qe é bomba,e blaablalb. 16V nao é uma porcaria cmo dizem,so a manutençao é mais salgada pod te ctz..caso seu motor fundir a parte de cima tambem enfim,tomare qe nao aconteca tao cedo,mais caso acontecer,tem alguns mecanicos que conseguem converter o 16 pro 8V ,ai seria uma manutençao mais tranquila.. enfim! Boa Sorte com seu golzinho ai , parabéns , coloca umas fotos pra gnt dps :legal:

 

Edit: voce disse que colocou Direçao hidraulica, ok sem problemas se tudo foi bem feito nao há cm oqe se preocupar, agora Ar condicionado tenqe fazer em algum lugar bem especializado pois sao muitas coisas que mexe e muitas peças..

Editado por henrrik
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom,pelo que eu intendo, o 16V precisa sim ter mais cuidados,pois é um pouco mais fragil que o 8V , mais como esse foi todo revisado na CSS,todas trocas feitas,e unica dona,mulher ainda! creio eu sim,que foi uma boa compra! mais pode te ctz qe vai te gnt qe vai fala qe é bomba,e blaablalb. 16V nao é uma porcaria cmo dizem,so a manutençao é mais salgada pod te ctz..caso seu motor fundir a parte de cima tambem enfim,tomare qe nao aconteca tao cedo,mais caso acontecer,tem alguns mecanicos que conseguem converter o 16 pro 8V ,ai seria uma manutençao mais tranquila.. enfim! Boa Sorte com seu golzinho ai , parabéns , coloca umas fotos pra gnt dps :legal:

 

Edit: voce disse que colocou Direçao hidraulica, ok sem problemas se tudo foi bem feito nao há cm oqe se preocupar, agora Ar condicionado tenqe fazer em algum lugar bem especializado pois sao muitas coisas que mexe e muitas peças..

 

A direção hid. foi a antiga dona que colocou na autorizada mesmo, e parece estar em ordem :)

Ar condicionado eu realmente andei lendo a respeito e to pensando em fugir disso hehehe. Minha esposa quer muito colocar, mas pelo que vi é bomba. Seria legal se tivesse como por um elétrico, mas achar um é complicado :| (e nem sei se tem espaço pra isso, o motor DOHC 16v do GOL é bem grandinho, aparentemente).

 

 

mas, a minha maior dúvida é quais os cuidados que preciso ter com ele, além do olho e filtro do olho. Vi que tem que cuidar a correia tbm, pq se der M ferra o motor todo, e tbm andei lendo algo sobre uma tal de válvula termostática. O que é isso e como sei se ela está boa? Qual o sintoma que da quando isso não funciona?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

 

Sou proprietário de um 1.0 16v 2001, g3, mas eu acho que os cuidados devem ser o mesmo, pois a mecânica só foi mexida nos modelos 2001/2002. Coisas para prestar atenção:

 

Óleo só pode ser no mínimo semi-sintético com a especificação 15w 40 com trocas a cada 5.000 km respeitando que cada troca de óleo trocar os filtros de ar e óleo;

 

Correia dentada trocar no máximo a cada 40.000 km, se puder o original VW. Se não puder compre Continental que é o modelo original vendido pela VW. Trocar junto as polias e se tiver também a correia do alternador;

 

Verificar sempre o nível de água no radiador e também ficar de olho em vazamentos e ferrugem excessiva no reservatório.

 

Meu carro roda 90km por dia e nunca me deixou na mão. Defeitos sempre tem e por ser carro usado com mais de 10 anos aí o bicho pega... Peça é bem barata, eu posso te dizer pelo seguinte: Eu tive um problema com as buchas da direção e fui comprar no paralelo. Preço: R$ 8,00, na VW: R$ 8,50, então antes de comprar quaisquer peças, verifique primeiro na VW.

 

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

 

Sou proprietário de um 1.0 16v 2001, g3, mas eu acho que os cuidados devem ser o mesmo, pois a mecânica só foi mexida nos modelos 2001/2002. Coisas para prestar atenção:

 

Óleo só pode ser no mínimo semi-sintético com a especificação 15w 40 com trocas a cada 5.000 km respeitando que cada troca de óleo trocar os filtros de ar e óleo; ...

 

 

Mto obrigado pela ajuda! O esquema do óleo, não entendi bem a questão do "semi-sintetico". O que seria melhor? Sintetico ou mineral, no caso? Se for pra colocar um óleo pra "não se estressar", qual seria?

 

Quanto a correia dentada, o pessoal da autorizada aconselha (isso estava nos papeis que peguei do carro) a troca a cada 50.000km ou 5 anos (o que vier primeiro), neste caso preciso troca-la ao final deste ano :)

Este procedimento é muito caro?

 

 

Mais uma vez obrigado. As vezes acho que o problema destes carros mesmo são donos negligentes, pois somente eu conheço 3 pessoas que tem GOL 1.0 16v (de anos diferentes) e nunca tiveram problemas, é claro que estas mantém as revisões em dia!

 

 

Faloww!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mto obrigado pela ajuda! O esquema do óleo, não entendi bem a questão do "semi-sintetico". O que seria melhor? Sintetico ou mineral, no caso? Se for pra colocar um óleo pra "não se estressar", qual seria?

 

Quanto a correia dentada, o pessoal da autorizada aconselha (isso estava nos papeis que peguei do carro) a troca a cada 50.000km ou 5 anos (o que vier primeiro), neste caso preciso troca-la ao final deste ano :)

Este procedimento é muito caro?

 

 

Mais uma vez obrigado. As vezes acho que o problema destes carros mesmo são donos negligentes, pois somente eu conheço 3 pessoas que tem GOL 1.0 16v (de anos diferentes) e nunca tiveram problemas, é claro que estas mantém as revisões em dia!

 

 

Faloww!!!

 

Eu uso o lubrax tecno com a especificação acima(ele é semi-sintético), mas se você quiser pode usar sintético com especificações melhores. O grande problema é o preço, e nunca use aquele 20w60 ou os alta kilometragem que esses acabam com o carro. A correia deve ser trocada a cada 40.000km. Aqui no RJ depende da oficina, mas existem algumas que cobram 200,00 só de m.o. Eu paguei 100,00.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, teve gente que teve muito problema com esse motor e outros não.

Eu tive um Gol G3 ano 2000 16V série outro, com vidro, trava e direção, branco pérola, gostava muito do carro. Cuidei dele muito bem, trocava óleo Helix da embalagem amarela a cada 5000km.

O carro teve vários problemas de manutenção, como bomba de combustível, radiador furado, corpo de borboleta, além do normal, que é freio, pneus etc.

O único problema com relação ao motor foi a junta do cabeçote que vazou óleo aos 110000km. Depois rodei mais 25000km e passei pra frente.

Eu fui o terceiro dono dele, náo sei como os anteriores cuidaram, mas eu rodei uns 50000km com ele e o motor sempre esteve bom.

Minha mãe teve um 16V ano 99 e rodou 30000km sem problemas, depois trocou a carro e a outra mulher rodou bastante até dar PT no carro.

Se cuidar bem, a chance de fundir o motor vai do seu azar, eu acho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O grande problema dos 16 V, ou qualquer outro é manutenção. Tive um G5, ele é 8 valvulas e o óleo recomendado é o sintético, que cada litro avulso no local mais barato custa 25 reais.

 

Meu irmão teve um Gol desse e te digo que foi um excelente carro, não dava problemas, sabe por que? Manutenção. Sempre foi colocado o óleo especificado pela VW, de ano em ano era retirado o carter para limpeza, nunca deixou ele na mão.

 

O problema, geralmente, é que o pessoal quer colocar nos carros óleos não recomendados, tipo VS da vida, desta forma pode ser até Ferrari, pois nem santo vai ajudar muito.

 

Pela forma como escrevestes foi uma boa aquisição, faça isso também, coloque sempre um bom óleo, faça esta verificação pra ver se não existe borra no cárter e seja feliz.

 

Em qualquer carro tem que existir manutenção, senão ele quebra!!!

 

Grande abraço, parabéns pela aquisição e boa sorte no teu novo carango. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano tudo isso vai depender do antigo dono e vc.

 

Eu fui proprietário do Gol power 2005 1.0 16v completo. Esse carro nunca me deu dor de cabeça peguei ele 0km e vendi com 82.000KM. A manutenção que tive que fazer nele é óleo sintético que ñ é barato 10w40 que custa em torno de 25,00R$, fora fiz troca de filtros 3 vezes fiz o freio dianteiro 1 vez e 2 troca de pneu e 1 troca de correia dentada. Foi um carro que me deixou saudades por nunca me deixar na mão e sem barulho interno nenhum.

Editado por Dom Ruan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda pessoal. Vcs sabem, agente fica com um pé meio atrás, muitos mecânicos pintam o inferno na terra com estes motores.. Eu sei que não é bem assim, mas acaba sendo complicado, pois os caras destroem a reputação do veículo sem necessidade.

 

Como falei antes, eu conheço 3 pessoal que tem, ou tiveram GOL 16v e nunca se estressaram com o motor, agora com mais estes relatos aqui eu começo a acreditar que realmente, o problema é o desleixo de alguns donos de veículos, dai sabe como é, se num montante de 100 pessoas 5 reclamarem (e normalmente os que reclamam fazem um estrondo), parece que todo mundo está reclamando....

 

No mais, estou gostando do carrinho, o desempenho dele é bem legal! Ainda não fiz a média, vou esperar ai mais umas 3 semanas até acostumar com ele para fazer a média, pois no começo vc sempre acaba pisando mais e etc, consequentemente gastando mais combustível!

 

 

Falow!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de usar no mínimo óleo semi-sintético, ou sintético ou etc, é tudo besteira.

 

O que é importante é a troca, independentemente do tipo de óleo, ser feita na quilometragem certa.

 

Lógico que o idéia é você tentar saber que óleo que a ntiga dona usava no carro e continuar usando o mesmo...

 

Digo isso tudo, pq tenho, também, um G3 1.0 16v 99/2000, estou com o carro a 5 anos, e desde que eu peguei ele sempre usei óleo MINERAl 20W50, com trocas a cada 4 mil km e NUNCA tive problema com borras ou nada relacionado com a especificação do óleo.

 

Detalhe, meu carro andou 2 anos, aproximadamente 20 mil km, com um kit turbo montado, continuei usando o mesmo óleo MINERAL e também nunca tive problema...

 

Sobre a manutenção sempre afaça a preventiva que não irá ter dor de cabeça, o 16v é um ótimo motor (não falo isso pq tenho um), mas sim pq é de uma tecnologia muito superior ao 8v, só que brasileiro nunca soube cuidar desses carros, brasileiro acha que é colocar combustível e andar...

 

Enfim, cuide do carro que não terá dores de cabeça!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mto obrigado pela ajuda! O esquema do óleo, não entendi bem a questão do "semi-sintetico". O que seria melhor? Sintetico ou mineral, no caso? Se for pra colocar um óleo pra "não se estressar", qual seria?

 

Quanto a correia dentada, o pessoal da autorizada aconselha (isso estava nos papeis que peguei do carro) a troca a cada 50.000km ou 5 anos (o que vier primeiro), neste caso preciso troca-la ao final deste ano :)

Este procedimento é muito caro?

 

Correia dentada ninguém troca. Se for mulher então, não troca mesmo.

 

As pessoas só trocam quando quebra, e aí morrem em 2, 3 mil reais.

 

Pegou o carro, vai DIRETO trocar. Aproveita e troca o óleo, filtro, filtro de combustível e óleo de câmbio.

 

Não é caro, e garante que vc vai rodar tranquilo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Correia dentada ninguém troca. Se for mulher então, não troca mesmo.

 

As pessoas só trocam quando quebra, e aí morrem em 2, 3 mil reais.

 

Pegou o carro, vai DIRETO trocar. Aproveita e troca o óleo, filtro, filtro de combustível e óleo de câmbio.

 

Não é caro, e garante que vc vai rodar tranquilo.

 

Se vc ler o tópico, verá que eu fui na autorizada onde a mulher mantinha o carro, e eles possuem os registros de TODAS as manutenções do carro de 1997.

 

Foi efetuado troca de correia dentada em outubro de 2007, fecha 5 anos em outubro deste ano, mas dificilmente vai fechar os 50.000KM, desde a troca o carro rodou 38.000km

 

Oleo e filtro foram trocados 27/11/2011, com 130.000km rodados, ele agora esta com 131.000km, então tenho até junho para trocar o oleo. Isto tudo, está registrado nos documentos da autorizada e tenho cópia comigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todo mundo detona o gol 16v. Deve ser pelo fato do gol ser o carro mais vendido no Brasil a muitos anos e como vc sabe, quando se tá ganhando qualquer vacilo é sinal de queda feia, ou seja, só porque um grande número de motoristas empolgados e descuidados, meteram bronca no carro e se esqueceu de cuidar do pobre carrinho então todo mundo achou que deveria sair por ai metendo ferro no gol 16V, que nada mais é que uma vítima. Um carro 16V, bem mais potência que o 8V e 1.0, econômico, só tem vantagens. Acontece que só porque o carro é novinho, tem gente que acha que não precisa trocar o óleo do motor e fazer revisão no período certo, então o que acontece, o motor funde. É isso que acontece quando não se respeita o limite do carro e também quando não se cuida dele.

Amigo, se o carro foi usado por mulher, se isso não foi papo de vendedor, e ele tá conservadinho, vai fundo. Agora ver se cuida dele direitinho.

Obrigado.

 

Agradeceria se vc votar na enquete que acabei de postar.

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=176774

 

Obrigado, novamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei um G3 16v pra mim, e troquei o óleo ontem pelo Promax 20w50 mineral... Depois que fui ver que o correto seria o sintético.

 

O volume correto de óleo pra este motor e 3.3 litros mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha a especificação do manual. La diz qual o oleo. O meu diz que é mineral..

Não tenho Manual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho Manual.

 

Entra em contato com o fabricante, por email. Manda as especificações do carro e o chassi. Eles tem que informar isso. Faz uma ameaça dizendo que vai detonar a marca no twiter, pois eles cagam de medo.

Boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho Manual.

 

Então olha embaixo do capo, na frente do carro perto de onde fica a alavanca que abre ele.. (não a interna, aquela debaixo do capo mesmo), ali tem um selo que diz qual o óleo apropriado!

 

Se ninguém arrancou ou o carro não foi batido, o selo deve estar ali ainda, informando algumas coisas, inclusive o tipo de óleo, assim como na tampa da entrada de combustível tem a calibragem de pneus :)

 

Senão passa numa autorizada da VW e pede a informação, a autorizada COM CERTEZA deve saber o óleo ideal pro teu carro.

 

 

Mas lembre-se que o DOHC 16v do G2 é diferente do DOHC 16v do G3, foram feitas mudanças internas no motor, inclusive nos tuchos, então é possível que o óleo seja diferente mesmo.

Editado por The Pretender

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Correia dentada ninguém troca. Se for mulher então, não troca mesmo.

 

As pessoas só trocam quando quebra, e aí morrem em 2, 3 mil

 

 

Eu peguei o meu semana passada, e já troquei o óleo + filtro de óleo, filtro de ar e lavei todas as mangueiras e tampa da tbi; filtro de combustível, troquei as velas + cabos + tampa do distribuidor + rotor e dei uma boa limpada na parte externa do cabeçote.

Agora só falta Correia dentada+ 2 rolamentos e + Correia do alternador, mas isto deixarei para meu mecânico fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use sempre semi-sintético 5mil km e troca de filtro junto.

nunca espera 10mil km para trocar o filtro nesse motor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...