Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
HABILIDOSO

Focal KRX2 ou DLS Nordica 6.2: Qual kit 2 vias é melor?

Recommended Posts

Qual kit 2 vias é melhor: Focal KRX2 ou DLS NORDICA 6.2?

O fato do Kit Focal KRX2 tocar em 2 ohms é um ponto negativo?

O kit será tocado por dois amplificadores Alpine PDX (F4 + M6)

 

Focal KRX2

Technical specifications

Nominal impedance 2 ohms

Controls Adjustable tweeter level, filtering slope choices, treble booster

Cut-out diameter 59/16"

Woofer 61/2""

Tweeter inverted dome TN53K

Voice coil 19/16"

Magnet 315/16"

Frequency response (+/-3dB) 70Hz - 20kHz

Sensitivity (2.83V/1m) 93dB

Nom. power 100W

Max. power 200W

Depth from wall 31/16"

Product type 2 way kit

 

DLS NORDICA 6.2

Specifications

Woofer size 16,5 cm (6,5")

Tweeter Nordica 1, 28 mm (1,1") tweeter in metal housing

Power handling capacity 100 W RMS / 180 W max

Impedance 4 ohm

Frequency range 30 - 25. 000 Hz

Sensitivity 91 dB (1W/1m)

Crossover Filter box with 6/12 dB slope (LP/HP)

Crossover point (Hz) 4000 Hz

Size of filter box 145 x 95 x 45 mm ( 5,71 x 3,74 x 1,77")

Outer diameter of woofer 165 mm (6,5")

Magnet size 100 mm (4")

Mounting depth 72 mm ( 2,83")

Mounting hole 140 mm (5,51")

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja ouvi uma F4 tocando um krx2 e ficou uma porcaria... Eu tentaria outro kit!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os dois kits são MUITO diferentes. Características e assinatura.

O KRX2 tem o tw mais "saltado", menos smooth e por isso mais detalhado e com melhor extensão.

Já a característica dos tw de seda, principalmente Morel e DLS, é um médio mais quente, normalmente característica do TW com FS mais baixo.

EU prefiro o Focal ao DLS, mas como o amp a ser usado será o PDX, pode ser que o agudo fique um pouco crispy.

Abraço, e boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os dois kits são MUITO diferentes. Características e assinatura.

O KRX2 tem o tw mais "saltado", menos smooth e por isso mais detalhado e com melhor extensão.

Já a característica dos tw de seda, principalmente Morel e DLS, é um médio mais quente, normalmente característica do TW com FS mais baixo.

EU prefiro o Focal ao DLS, mas como o amp a ser usado será o PDX, pode ser que o agudo fique um pouco crispy.

Abraço, e boa sorte!

:+1:+1:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O relato do Rick está perfeito! Realmente casamento de Alpine + Focal não tem sido dos melhores...e olha que não é só questão de gosto, pois fadiga mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O DLS se adaptaria melhor?

 

Com os seus amps atuais sim, a não ser que você resolva trocá-los já. Nesse caso optaria pelo Focal, particularmente gosto mais da assinatura sônica...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca ouvi o Nordica.

Mas como falaram a diferenca entre eles é muito grande.

De assinatura mesmo. São gostos diferentes.

Se for de KRX2 esqueca PDX, o casamento gera agudos saltadissimos.

Se for de Nordica o pdx pode casar bem dando uma vida maior nas tuitas.

 

Lembre que o KRX2 é 2 ohms, geralmente os amps nessa impedancia tem uma queda grande no damping factor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já ouvi PDX com focal KP e gostei bastante, pegada nervosa. rs

 

Agora a oergunta é o seguinte:

 

Com R$300.000,00, vc compraria um Volvo ou um Porche?

 

Sinceramente, não compre sem escutar o kit.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca ouvi o Nordica.

Mas como falaram a diferenca entre eles é muito grande.

De assinatura mesmo. São gostos diferentes.

Se for de KRX2 esqueca PDX, o casamento gera agudos saltadissimos.

Se for de Nordica o pdx pode casar bem dando uma vida maior nas tuitas.

 

Lembre que o KRX2 é 2 ohms, geralmente os amps nessa impedancia tem uma queda grande no damping factor.

 

 

Cyro,

Poderia descrever com mais detalhes a diferença entre os dois modelos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você nem cogita trocar o amp cara? Um amigo que confio disse que gostou dos amps digitais da Arc Audio (não lembro o modelo, acho que é o Mini), ele que disse que achava que jamais um digital ia tocar razoavelmente bem me disse que queimou a língua. rs

 

 

 

 

 

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Paguei caro pelos PDX.

Pra trocar teria que vender pelo menos pelo mesmo preço.

 

Poderia comparar a caracteristica de cada falante DLS Nordica x Focal KRX2?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Paguei caro pelos PDX.

Pra trocar teria que vender pelo menos pelo mesmo preço.

 

Poderia comparar a caracteristica de cada falante DLS Nordica x Focal KRX2?

 

 

DLS é Suave, Focal tem muita pegada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tb acho que os kits estao bem acima do amp em termos de qualidade. Eles mereceriam amps melhores, mas em termos de caracteristicas eu considero:

 

- focal: tweeter bem analítico, detalhado e com uma leve coloração caracteristicos dos tweeters de kevlar da focal. Ponto que não aparece no TN-52 por exemplo. bom de extensão dos agudos. Médios e médio graves muito bons porém preza pela linearidade na parte tonal, sem enfatizar alguma determinada faixa de frequencia. Isso pode existir pelo casamento dos equipamentos, mas nao é a caracteristica do kit.

 

- dls: tweeter que enfatiza mais a faixa de médios, principalmente de voz que fica mais acentuada e detalhada. Parecido em extensao com morel supremo, ele aparece mas nao é enfatizado. Eu o considero bem colorido, mais até que o focal. Os médios são fortes. Se numa música voce aprecia mais a voz, provavelmente voce gostará mais desse kit.

 

pelos amps, eu chutaria um casamento mais "fácil" com o dls. Se fosse com um amp mais top, melhor em detalhamento, eu ficaria com o focal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tb acho que os kits estao bem acima do amp em termos de qualidade. Eles mereceriam amps melhores, mas em termos de caracteristicas eu considero:

 

- focal: tweeter bem analítico, detalhado e com uma leve coloração caracteristicos dos tweeters de kevlar da focal. Ponto que não aparece no TN-52 por exemplo. bom de extensão dos agudos. Médios e médio graves muito bons porém preza pela linearidade na parte tonal, sem enfatizar alguma determinada faixa de frequencia. Isso pode existir pelo casamento dos equipamentos, mas nao é a caracteristica do kit.

 

- dls: tweeter que enfatiza mais a faixa de médios, principalmente de voz que fica mais acentuada e detalhada. Parecido em extensao com morel supremo, ele aparece mas nao é enfatizado. Eu o considero bem colorido, mais até que o focal. Os médios são fortes. Se numa música voce aprecia mais a voz, provavelmente voce gostará mais desse kit.

 

pelos amps, eu chutaria um casamento mais "fácil" com o dls. Se fosse com um amp mais top, melhor em detalhamento, eu ficaria com o focal

 

Quais seriam os amplificadores para combinar com o FOCAL KRX2 e com o DLS NORDICA 6.2?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais seriam os amplificadores para combinar com o FOCAL KRX2 e com o DLS NORDICA 6.2?

 

Oq o pessoal tá tentando explicar é que não existe melhor nem pior. Oq existe é um bom conjunto e um mal conjunto. Como vc não quer abrir mão dos seus PDX, o pessoal sugere o DLS pelo fato de o tweeter não ser tão agressivo. Pois os PDX já destacam a faixa de agudos, se vc colocar um tweeter agressivo, no caso o Focal, terá agudos muito destacados e fadigantes. Lógico que vc pode tentar corrigir isso com RCA's, cabos speaker e crossovers p/"amansar" o tweeter, mas se já tem um ponto de partida melhor, pq não segui-lo?

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oq o pessoal tá tentando explicar é que não existe melhor nem pior. Oq existe é um bom conjunto e um mal conjunto. Como vc não quer abrir mão dos seus PDX, o pessoal sugere o DLS pelo fato de o tweeter não ser tão agressivo. Pois os PDX já destacam a faixa de agudos, se vc colocar um tweeter agressivo, no caso o Focal, terá agudos muito destacados e fadigantes. Lógico que vc pode tentar corrigir isso com RCA's, cabos speaker e crossovers p/"amansar" o tweeter, mas se já tem um ponto de partida melhor, pq não segui-lo?

 

Se fosse possível eu trocaria os dois PDX por um Amplificador DLS A7, mas agora já foi. Tentar vender e comprar esse vai ser mais difícil.

Se eu mantiver os PDX usando o DLS Nordica 6.2 fica legal então? Se eu conseguisse trocar pelo amp. Dls A7 faria muita diferença?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a troca do PDX pelo DLS na minha opiniao é um upgrade. Outros amps que eu considero acima também: Audison VRX, Mcintosh MC e MCC, DLS Reference e Ultimate, Sinfoni Amplitude, Arc Audio SE, dentre outros. Porém dentre esses que eu citei, o DLS seria minha ultima opção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu fosse você eu iria de DLS Nordica.

 

A propósito, estou vendendo um kit usado desse... [¨]

 

 

Abs.

Roberto

 

O Nordica me agrada muito, mas como dizem, é questão de gosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse possível eu trocaria os dois PDX por um Amplificador DLS A7, mas agora já foi. Tentar vender e comprar esse vai ser mais difícil.

 

Se estivesse com folga financeira e facilidade na revenda dos equipamentos atuais até recomendaria a troca, mas já foi citado o quanto isso seria complicado nesse momento. Vá de Nordica, pois é um excelente kit (modelo que antecede a linha top DLS), aparentemente tem um custo menor (comparando novos e usados nos classificados), e compense uma eventual perda ou diferença entre cabos RCA, speaker cable, quem sabe até em HU ou processador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tb acho que os kits estao bem acima do amp em termos de qualidade. Eles mereceriam amps melhores, mas em termos de caracteristicas eu considero:

 

- focal: tweeter bem analítico, detalhado e com uma leve coloração caracteristicos dos tweeters de kevlar da focal. Ponto que não aparece no TN-52 por exemplo. bom de extensão dos agudos. Médios e médio graves muito bons porém preza pela linearidade na parte tonal, sem enfatizar alguma determinada faixa de frequencia. Isso pode existir pelo casamento dos equipamentos, mas nao é a caracteristica do kit.

 

- dls: tweeter que enfatiza mais a faixa de médios, principalmente de voz que fica mais acentuada e detalhada. Parecido em extensao com morel supremo, ele aparece mas nao é enfatizado. Eu o considero bem colorido, mais até que o focal. Os médios são fortes. Se numa música voce aprecia mais a voz, provavelmente voce gostará mais desse kit.

 

pelos amps, eu chutaria um casamento mais "fácil" com o dls. Se fosse com um amp mais top, melhor em detalhamento, eu ficaria com o focal

 

Gosto sempre bastante dos comentários ponderados e técnicos de quem conhece do Danilo... :rever1:

 

Junto com a Morel acho pessoalmente as 3 principais fabricandes de falantes automotivos do mercado.

 

Assim como acho que vai estar bem servidos independente da escolha do fabricante e modelo.

 

165krx2.jpgX dlsnordica62.jpg

 

Hoje tenho no meu carro um KRX2 da Focal, que gosto bastante. Antes tinha um Morel Elate (parado aqui em casa aposentado). O que senti de diferença entre eles foi o grave bem mais forte e presente no KRX2. Mas apesar de muita gente dizer que o agudo é mais presente, não achei tanto assim. Achei bem agradável para o meu gosto pessoal.

 

Por fim para complicar ainda mais sua escolha, queria dizer de que ainda vou ter um DLS um dia. Nordica é um dos que penso em ter. Todos que já ouvi pessoalmente gostei bastante. São mesmo mais "fáceis" de ouvir como dito acima, ainda mais uma música suave com vocal presente em boa gravação (como Diana Krall por exemplo) é um show. Já para Rock´n´Roll o Focal KRX2 é imbatível...

 

Por fim, concordo com os comentários de que os dois Kits Top-de-Linha, merecem um amplificador melhor e conjunto mais equilibrado a sua altura e qualidade...

 

PS - Não se esqueça também de uma boa instalação, heim?

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PS - Não se esqueça também de uma boa instalação, heim?

 

Na maioria dos casos a técnica empregada na instalação pesa mais do que a qualidade dos equipamentos em sí! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apareceu uma oportunidade de ter um modeloa ainda melhor. Agora preciso saber se tem a ver com o a estrutura do meu carro, um Spacefox.

 

A opção pelos PDX foi para usar o espaço do porta malas onde fica uma proteção de isopor que abriga o macaco/chave de rodas, ao lado do estepe. Um DLS A4 + PDX-M6 seria interessante?

 

Percebi que pelo preço do DLS NORDICA 6.2 eu poderia chegar ao valor do DLS SCANDINAVIA 6.3.

Vale a pena investir em 3 vias?

Acho as portas do meu carro "limitadas" em espaço e estrutura para receber um 3 vias.

Percebi que a linha DLS, pelos comentários tem mais a ver com o tipo de resultado que espero.

Agora é com vocês:

 

DLS NORDICA 6.2 ou DLS SCANDINAVIA 6.3?

Se possível gostaria de comentários sobre os dois modelos: prós e contras e opiniões de quem tem/quem ouviu esses dois modelos.

Editado por HABILIDOSO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...