Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
clark_V8

Iniciante com problemas

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Primeiramente gostaria de parabenizar ao forum pelo excelente trabalho, foi de tanto pesquisar neste forum que aprendi bastante sobre som automotivo. Sou novo nessa area , e estou gostando muito rsrs.

 

Tenho som Interno ( dentro ) e som pra fora ( caçamba).

 

O meu som da carroceria é 2 Selenium Tornado de 15 + 4 cornetas + 2 twitter tudo selenium , banda ice 3,5k para os falantes e uma Taramps T400 para as cornetas. O som é um monstro, gostei muito.

 

Mas o meu problema é outro. Pesquisei bastaste no forum e no google , como recomendado pelo forum , e tecnicamente nao obtive respostas para meu possivel problema.

 

Tenho uma picape , Dakota Cabine estendida, a acustica dela é horrivel, simplesmente nao da grave , tive que procurar um falante poderoso pra dar o tal grave.

 

Comprei um Bravox EDX 1500rms, mandei projetar uma caixa especial pra dar grave e comprei uma Banda Ice 2,5k pra tocar o bixo , como me foi recomendado. Agora eis o problema: ele bate legal , da um grave bom , mas quando aumento o som o modulo ja da sinal de clip , so que quando eu coloco volume o suficiente pro bixo bater de verdade , quando ele mostra a força mesmo , o modulo praticamente trava o clip no vermelho, ou seja tenho um sub bom e nao consigo usar , pq o modulo nao deixa. O pior que quando começa a clipar o sub nem da moral , ou seja quase nao se movimenta , da grave , grave legal, mais o gravezao de treme tudo so da se eu aumenta o volume e deixar a potencia TRAVA na luz vermelha.

 

E agora , Sera que preciso de mais potencia , um modulo mais potente ? E o pior que quando aumento o som nem distorce, mas o modulo fica doido no clip.

 

Meu som é tudo novo , tanto o de dentro e o de fora.

 

Obrigado desde ja.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, o principal vc não especificou....a alimentação !

 

Dá uma boa lida nos artigos que vc vai encontrar justamente os detalhes técnicos que lhe faltam aí :legal:

 

 

Seja bem vindo ao fórum !

 

Por gentileza, faça uma boa leitura dos artigos nos links a seguir:

 

Sugestões de instalações 01: http://autosom.net/instala.asp

 

Sugestões de instalações 02: http://autosom.net/instala2.asp

 

Artigos AutoSom.net: http://autosom.net/artigos.asp

 

 

Sub-fórum HOT-TOPICS: http://autoforum.com.br/index.php?showforum=16

 

Regras e dicas do fórum: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=5468

 

Vai encontrar quase TUDO que necessita, caso não encontre,

 

 

faça uma busca no fórum por meio da pesquisa Google customizada no alto da página à direita:6444138897_5e710b2703.jpg

 

 

 

Clique Aqui para acessar a busca Google Customizada AutoSom.net

 

 

 

É muito mais rápido do que criar tópico e tem grande riqueza em material informativo e interessante. E assim você ajuda a ter tópicos mais relevantes sobre um determinado assunto.

 

 

Bom proveito!

 

Obrigado e abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho a mesma desconfiança que o Rick, seu módulo está passando fome.

É só uma desconfiança, mas confira bateria e, principalmente, fiação.

Talvez um megacapacitor ajude, mas é bom rever toda a instalação.

Boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho a mesma desconfiança que o Rick, seu módulo está passando fome.

É só uma desconfiança, mas confira bateria e, principalmente, fiação.

Talvez um megacapacitor ajude, mas é bom rever toda a instalação.

Boa sorte.

Deve está com o mesmo problema que eu, mas no meu caso posso garantir que não é bateria, o bandinha ta clipando rápido demais e com o ganho no meio +/-. Ta ligado nele um kicker e o bichinho ta trabalhando pakas, mas acho que renderia mais se o módulo não clipasse.

 

Alimentação está ok, tenho duas baterias uma optima e uma newmax, quando o som toca no talo eu meço com um multímetro e ele não cai nada!

 

To desconfiado do fio que o estalador colocou 25mm segundo ele daria conta (sei que no manual pede 50mm) e 35mm é dificil achar aqui só pedindo de fora ( o que demoraria).

 

Além da bateria brother, dá uma olhada na qualidade dos fios de alimentação, farei o mesmo após o carnavall :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas.

 

Desculpe se infringi alguma recomendacao do forum. Fiz a busca como foi citado acima e realmente nao cheguei a obter respostas. Instalacao eu faco em uma loja especializada em som de competicao.

 

Pesquisei bastante , sobre bateria acho que nao é o problema, meu instalador disse que MC é pra quem nao tem muita bateria.

Eu tenho 2 baterias , uma de 80 e outra de 150ah Nova comprada a 1 semana. Já comprei mais 2 baterias de 150ah, mas nao instalai ainda pois a loja esta muito lotada nesse carnaval e ta sem tempo de instalar pra mim.

 

Entao Tenho 230ah de bateria , acho que fala de alimentacao nao é , ja que ou eu so uso o de dentro ou apenas o de fora, e a banda clipa com apenas o de dentro ligado, ou seja as 2 baterias so pra ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PS: A instalacao está ok , 2 fiacao pros 2 som , Cabos Blindados Da stetson, uso uma Bbuster 2400 só para 4 falantes de 6 da selenium e a banda 2,5k apenas para o sub.

 

Obs: A regulagem das portas esta com HPF no 100 e no SUb o HPF 63. Player é um Dvd retratil Pioner 6380.

 

A susgestao dos meus amigos que tem mais experiencia em som , é colocar um modulo banda mais forte ou um Stetson 4,2k . Segundo eles a banda 2,5k é pra tocar o extreme challenger . Meu instalador é bem famoso no estado, so meche com projetos e som de competicao , e ele me garantiu que a 2,5k dava conta do recado, se ele tivesse me avisado que nao daria eu teria colocado uma de 3,5 ou 5k.

 

As vezes agente fica um pouco frustrado de fazer um grande investimento desse e nao ficar legal. Foi mais de 3mil reais apenas pro som de dentro, fora o player.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PS: A instalacao está ok , 2 fiacao pros 2 som , Cabos Blindados Da stetson, uso uma Bbuster 2400 só para 4 falantes de 6 da selenium e a banda 2,5k apenas para o sub.

 

Obs: A regulagem das portas esta com HPF no 100 e no SUb o HPF 63. Player é um Dvd retratil Pioner 6380.

 

A susgestao dos meus amigos que tem mais experiencia em som , é colocar um modulo banda mais forte ou um Stetson 4,2k . Segundo eles a banda 2,5k é pra tocar o extreme challenger . Meu instalador é bem famoso no estado, so meche com projetos e som de competicao , e ele me garantiu que a 2,5k dava conta do recado, se ele tivesse me avisado que nao daria eu teria colocado uma de 3,5 ou 5k.

 

As vezes agente fica um pouco frustrado de fazer um grande investimento desse e nao ficar legal. Foi mais de 3mil reais apenas pro som de dentro, fora o player.

Tem certeza que está em HPF=100Hz e """HPF=63Hz?""" não seria LPF=63Hz?...eu colocaria em LPF=100hz...não deixa buraco....este módulo é compatível com este sub...talvez a caixa esteja equivocada....

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem certeza que está em HPF=100Hz e """HPF=63Hz?""" não seria LPF=63Hz?...eu colocaria em LPF=100hz...não deixa buraco....este módulo é compatível com este sub...talvez a caixa esteja equivocada....

hand26

 

Entao brother , essas configuraçoes foi um amigo que me passou , No HPF que é o som das portas esta no 100 , ai tem uma regulagem independente só para o SUB , ali esta no 63 , nao ta escrito HPF , so se for LPF como vc disse. Fiz a suposicao que seria HPF tbm , mas minha poca experiencia esqueceu que existe LPF tbm hehe .

 

Bom , a caixa é de MDF bem grossa acho que 25 , pedi a caixa pra dar grave , e a caixa e quadrada com duto feito no projeto da caixa mesmo ,nao queles redondos medido em polegadas, simplesmente um " caminho retangular " do lado so sub. A litragem nao tenho certeza, eu medi com fita metrica, pra ter uma nocao , creio que uns 50-55L .

 

O grave chega a ser encomodador se ficar muito tempo , mais é como se batesse apenas 60% , na hora que o exscurciona bastante o modulo clipa tudo.

 

To começando a desconfiar do SUB , hoje escutei um chiadinho dentro dele no volume bem baixinho , ai apertei um poquinho a borda de borracha e parou..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapaz, mudei a frequencia para 100 como vc sugeriu , ficou muito melhor. O bixo bate encorpado. Melhor ainda . Vlw pela dica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapaz, mudei a frequencia para 100 como vc sugeriu , ficou muito melhor. O bixo bate encorpado. Melhor ainda . Vlw pela dica.

De nada...

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra gente poder te ajudar, vc precisa de um multimetro, ou um voltimetro ligado na boca do amp.

 

Pra um som desse porte, é extremamente necessário monitorar a voltagem, se tem pressa em resolver, já compra um numa loja de eletronica, custa uns 15 reais o multimetro amarelo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra gente poder te ajudar, vc precisa de um multimetro, ou um voltimetro ligado na boca do amp.

 

Pra um som desse porte, é extremamente necessário monitorar a voltagem, se tem pressa em resolver, já compra um numa loja de eletronica, custa uns 15 reais o multimetro amarelo.

 

Entao cara, eu fiz o pedido na loja antes mesmo de chegar o som , um voltimetro da stetson , preço bem salgado 180 reais. Mas até hoje nao chegou , dei o prazo pra essa semana , se nao chegar eu vou comprar no mercado livre, oque já era pra eu ter feito, ja que o preco e extremamente mais barato.

 

Uma duvida, tem problema deixar o modulo clipar ? digo , nao ficar travado no clip, mas dando uns clip? Sei que não é recomendavel ,mas nao custa nada confirmar com vcs. rsrs

 

Obrigado desde já . Ja vou providenciar o voltimetro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara instala logo esse 2 bateria que tem ai, compra 3 metros de cabo 25mm e é so juntar + com+ e - com - . e ja , mais como disse nosso amigo ai em cima pega um multimetro desses de 15 pilas que ja vai te servir pra uma par de coisas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara instala logo esse 2 bateria que tem ai, compra 3 metros de cabo 25mm e é so juntar + com+ e - com - . e ja , mais como disse nosso amigo ai em cima pega um multimetro desses de 15 pilas que ja vai te servir pra uma par de coisas.

 

Entao , apesar de saber como instala ( na teoria ) , prefiro um negocio caprixado , de alguem especializado. Nao tive pressa ainda pq nao estou usando o som. Essa semana eu resolvo tudo. Ja vou procurar o multimetro pra comprar. Sabem se aqueles voltimetros de acendedor de cigarro funciona?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal , to achando que me passaram a perna , o Bravox ta chiando quase toda hora em volume baixo , tipo aquelas interferencia o som , mais e chiado mesmo , so quando escuto em volume baixo , dai começa a chiar , ai eu aperto a borda e o barulho para, mas depois ele volta.

 

TO desconfiado que esse falanto ja foi recondicionado, eu comprei ele usado por 800 reais da loja , que por sinal era de um cara conhecido na cidade. Me garantiram 100% o auto falante.

 

Tem alguma coisa errada com ele , tenho certeza, ele nao excurciona como os bravox dos videos do youtube . Agora eu fiquei de cara , deixei de comprar um Selenium Challenger novo pra compra esse bravox usado.

 

Alguem pode me da uma ajuda ai ? algum teste pra eu fazer? tem como deixar ele zero bala ? reparo ou algo do tipo ?

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que é mal instalação, quando sai chiado quando está em volume baixo, é interferência do rca por causa da bomba de comb. ou da injeção !

 

Ou seja, o cabo RCA está muito perto do cabo de alimentação do ampli, dando interferência !

 

Confere sua instalação como está ai ! E se puder troque os RCA's por uns de melhor qualidade ! De preferência com dupla blindagem !

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou olhar , mais os cabos RCA sao aqueles blindados da Stetson vermelho , paguei 80 pau em cada RCA , todo meu som e com esses cabos.

vou dar uma olhada na instalaçao do sub.

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

simplesmente vc precisa de 1 instalador e nao 1 ESTALADOR...

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal , aqui ta uma foto do som , vejam se a caixa esta boa para grave

 

foto0032jn.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Editado por clark_V8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal , um amigo meu analizou a foto do sub , e falou q minha caixa ta errada , que nunca vai bater oque deveria . SerA??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para mim seu amigo não entende nada de som ! (:

a caixa está aparentemente certa ! porem,para ver se ta certa mesmo quantos L e como está as medidas do duto? ( comprimento,tamanho,profundidade)

 

melhor jeito de descobrir é coloca pra bater (:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz.. sobre aquele xiado , nao é a fiaçao , é dentro do alto falante , quando o sub nao bate pesado ele fica xiando , dai vc aperta a borracha do sub um poco e ja para mas volta . Ai , eu peguei e coloquei a caixa com o sub pra cima , apontando pro teto , e o barulho parou , como se alguma coisa tivesse frouxa na posicao normal . Oque vcs acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz.. sobre aquele xiado , nao é a fiaçao , é dentro do alto falante , quando o sub nao bate pesado ele fica xiando , dai vc aperta a borracha do sub um poco e ja para mas volta . Ai , eu peguei e coloquei a caixa com o sub pra cima , apontando pro teto , e o barulho parou , como se alguma coisa tivesse frouxa na posicao normal . Oque vcs acham?

 

Isoo ai e bobina roçando ,pode ser que reconicionaram e não centralizarão a bobina de modo correte e pode ser a bobina que não seja original e tenha medida ligeiramente diferente.

 

 

Fais um teste, desliga o som e empurra o sub pra baixo e solta repita 10 vezes e veja se escuta um REC REC se escutar devolva o sub que é zica..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo fiz o teste que falou , nem precisou das 10x , faz um Rec Rec sim . Como se tivesse algo roçando como vc falou. Sera por issu entao que meu sub nao ta excurcionando e nem batendo mto ? Agora Ferro , comprei esse sub de um cara , e o cara sumiu. Meu instalador disse que nao sabe de nada . Acho que me passaram a perna . Lamentavel .

 

E agora ? sera que da pra mim deixar esse sub novo ? com reparo original ? Pq ainda sim e mais barato do que comprar outro novo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...