Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rajjax

[DIY] - Bookshelf's 2 Vias - Sound Quality

Recommended Posts

Intro

Salve queridos amigos.

Pretendo iniciar a construção de um par de caixas tipo bookshelf's para utilização em 2.0 (estereo) aqui em casa. Não sou muito fã de surround e tambem para isso já possuo o HT na sala.

Set

Par de Bookshelfs dutadas (prefiro a resposta de caixas seladas, porem para os speakers em questão a resposta não se fez satisfatória nas simulações)

- Midbass: HiVi L6-4R 4ohms

- Tweeter: Vifa XT25 4ohms

- Cross: Seas com corte em aproximadamente 2000hz/12dB/oitava

- Duto de 1,5"x4"

- Receiver Onkyo TX-NR609

- Cabos speaker Canare 4S8

Imagem dos bixinhos

p1020302z.jpg

p1020307q.jpg

p1020308b.jpg

p1020310y.jpg

p1020311x.jpg

p1020312w.jpg

A caixa terá aproximadamente 10,5 litros, feita com mdf de 15mm (ainda estou analisando fazer camadas duplas, adicionando mais uma camada de mdf externamente.

caixaht2.jpg

A ideia da caixa é ter uma frente "movel", no desenho acima eu destaquei em laranja a parte fixa e parafusada à ela, iria a "frente" da caixa, assim seria possivel realizar qualquer manutenção/alteração no cross e no restante da caixa, sem ter que ficar se apertando pelo orificio do midbass.

caixaht3.jpg

A quantidade de placas que será necessário para a construção da caixa

boxlq.jpg

A resposta de freq, com F3 em 56hz aproximadamente

delayn.jpg

E um bom delay(baixo) mesmo em caixa dutada, com pico de 11ms.

Bom, basicamente busquei um set com um bom CxB. Poderia ter pego speakers Scanspeak... Morel... etc... porem preferi "arriscar" e em componentes pouco falados aqui no forum (com excessão do XT25 que já é bem conhecido para alguns).

Duvida

Bom, minha maior duvida, justamente pq nunca fiz nada do tipo é quanto ao ACABAMENTO da caixa.

Na parte frontal, irei fazer uma armação de mdf com tecido ortofonico para proteção dos speakers.

Agora quanto ao revestimento da caixa. Andei pesquisando sobre laminados, mas sinceramente nao faço ideia o nivel de dificuldade em se fazer um bom trabalho. A ideia é que a caixa fique com aparencia PROFISSIONAL e não uma caixa "gambiarra".

Minha ideia de revestimento é ficar "parecido" com alguma dessas:

sony-performance-bookshelf-speakers-ss-b1000.510885.jpg

sherwood-2-way-bookshelf-speakers-sku-97424-large.gif

July%20092010%20004.jpg?__SQUARESPACE_CACHEVERSION=1281565250354

Alguem tem dicas/fotos/informações de como se fazer um acabamento "profissional"?

Valeu

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também quero ver a resposta da pergunta!

No mais, boa sorte! Bem legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Hahahah, quero só ver se algum marceneiro de plantão vai entrar e ver a pergunta

To muito curioso pra ver oq vai sair dessa minha experiencia.

Valeu Pad!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, minha maior duvida, justamente pq nunca fiz nada do tipo é quanto ao ACABAMENTO da caixa.

Na parte frontal, irei fazer uma armação de mdf com tecido ortofonico para proteção dos speakers.

Essa parte é fácil. Faz o quadro, e aí pode ir lixando com critério, até dar esse formato da caixa da Sony, que está muito bonita! Faria igual a ela, sem dúvidas.

É uma questão de pegar a manha com a lixa. Usar um taco de MDF pra apoiar a lixa, fazendo movimentos vigorosos e estudados, de forma a esculpir o MDF. Mais fácil que parece, mas exige capricho.

Agora quanto ao revestimento da caixa. Andei pesquisando sobre laminados, mas sinceramente nao faço ideia o nivel de dificuldade em se fazer um bom trabalho. A ideia é que a caixa fique com aparencia PROFISSIONAL e não uma caixa "gambiarra".

Laminado exige uma BOA colagem, e isto exige prática na aplicação da cola. Não recomendo pra uma primeira vez.

O que eu te recomendo aí é aplicar massa nos furos dos parafusos, quinas e etc, e lixar. Lixar MUITO, deixar BEM liso. Primeiro com lixa 120, depois com 220...

Tendo essa base lisa, compre um galãozinho de 900ml de esmalte sintético preto (prefira o fosco, mas acetinado tb rola) e aplique com rolinho de pêlo BAIXO. Aquele rolinho pequeno da tigre é perfeito.

Fazendo uma pintura caprichosa com rolinho a textura e o visual ficam excelentes, a ponto de ninguém dizer que aquilo é pintura.

É a solução mais simples, mas vai lhe exigir capricho!

E não se esqueça, fala uma montagem decente. Compre um esquadro (importantíssimo!), compre grampos de tamanho suficiente para prender as partes... Use primeiro cola branca para unir as partes, depois parafuse.

Sendo caprichoso, a fase de acabamento acaba rápido. Pressa é inimiga da perfeição, melhor gastar mais 3 dias do que olhar pra caixa e ficar querendo refazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa parte é fácil. Faz o quadro, e aí pode ir lixando com critério, até dar esse formato da caixa da Sony, que está muito bonita! Faria igual a ela, sem dúvidas.

É uma questão de pegar a manha com a lixa. Usar um taco de MDF pra apoiar a lixa, fazendo movimentos vigorosos e estudados, de forma a esculpir o MDF. Mais fácil que parece, mas exige capricho.

Laminado exige uma BOA colagem, e isto exige prática na aplicação da cola. Não recomendo pra uma primeira vez.

O que eu te recomendo aí é aplicar massa nos furos dos parafusos, quinas e etc, e lixar. Lixar MUITO, deixar BEM liso. Primeiro com lixa 120, depois com 220...

Tendo essa base lisa, compre um galãozinho de 900ml de esmalte sintético preto (prefira o fosco, mas acetinado tb rola) e aplique com rolinho de pêlo BAIXO. Aquele rolinho pequeno da tigre é perfeito.

Fazendo uma pintura caprichosa com rolinho a textura e o visual ficam excelentes, a ponto de ninguém dizer que aquilo é pintura.

E não se esqueça, fala uma montagem decente. Compre um esquadro (importantíssimo!), compre grampos de tamanho suficiente para prender as partes... Use primeiro cola branca para unir as partes, depois parafuse.

Sendo caprichoso, a fase de acabamento acaba rápido. Pressa é inimiga da perfeição, melhor gastar mais 3 dias do que olhar pra caixa e ficar querendo refazer.

eu tenho quase q concordar com o kreyso quanto a isso.... eu daria um fundo de rolinho e depois daria tinta automotiva preta com bomba de flit...ultimo passo uma lixinha e polimento pra ficar estilo black piano....

no mais eu estranhei qdo o kreysso chamou a lata de 900ml de galao, kkkkkkkk mas isso acontece.... galão é um termo de medida, significa 3600ml, mas é vulgarmente usado pra denominar a lata de 3600ml

Compartilhar este post

Link para o post

Depois que tentei mexer com Black piano e tive que pintar 5x pra chegar num resultado decente, não recomendo mais pra marinheiro de primeira viagem não. Muitas camadas de verniz, se não pegar o "timing" (que varia conforme a temperatura/umidade), a camada fica muito grossa e não seca direito.

Passei MUITA raiva... hehehehehehehe.

Rolinho dá uma boa textura e é manha de aplicar. Tô com um projeto novo pro meu quartinho do áudio (esse eu só publico quando for começar, mas considere que não tem a MENOR necessidade de combinar com a sala nem com o gosto da patroa! :rolleyes: ) e vai ser no rolinho mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa esse tópico me interessa hehe..

To pra criar coragem de comprar Mdf e fazer umas LT's pra um falantinho de 4"1/2 da gradiente mais velho que eu hehe

Boa sorte na sua empreitada..

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi Kleber... Seria algo parecido com isso?

Minha referencia de caixa é uma dessas

A caixa parece feita de madeira maciça e esculpida por dentro, acho fenomenal esse tipo de acabamento. Sem contar que parece que toca muito. Tbm, com 2 vias revelator da scan é dificil não tocar bem.

O acabamento fica liso com o esmalte sintetico né?

Quanto à ferramentas eu tenho o suficiente acho... uma tupia de coluna de 1200w, parafusadeira/furadeira eletrica, microretifica b&d, esquadro de metal e de acrilico, paquimetro... comprei lixas 120 e 220 de madeira já (a parte de lixar é MUITO chata...pqp).

Outro ponto de vista: será que fica caro mandar em um marceneiro para fazer o acabamento em laminado? Levaria a caixa pronta, lixada... apenas para ele aplicar a laminação... sei que foge do DIY, mas talvez seja melhor do que como vc mesmo disse "Olhar para a caixa e querer refaze-la"

Valeu a ajuda de todo mundo.

Abraços

Editado por Rajjax

Compartilhar este post

Link para o post

Puts, desculpem os posts separados, é que vou lembrando hehehe

Em relação ao posicionamento do duto... os locais para colocar as caixas aqui em casa não são muito favoraveis em relação à profundidade. As duas opções mais comuns para dutos são na frente e a tras. Porem atras ficaria meio apertado, não teria MUITO espaço para deixa-las longe da parede.. Na frente eu imagino que iria atrapalhar na resposta dos falantes. O fluxo de ar iria ser prejudicial à resposta dos falantes. Então pensei em colocar os dutos nas laterais, embaixo, na parte traseira. Assim conseguiria deixar tanto os dutos para fora, ou virados para dentro, um de frente para o outro (com uma distancia de +/- 1m entre as caixas). Sera que fica bom? seria questão de testar se ficaria melhor para dentro ou para fora os dutos (apenas inverteria o lado direito com o esquerdo) minha duvida é se fica igual a um duto traseiro. Nunca vi caixas bookshelf com dutos laterais, mas para mim seria uma solução muito boa. Imagino que com os dutos virados para fora, eu conseguiria aumentar a sensação de largura. Alguma experiencia com dutos dessa maneira?

Compartilhar este post

Link para o post

Outro ponto de vista: será que fica caro mandar em um marceneiro para fazer o acabamento em laminado? Levaria a caixa pronta, lixada... apenas para ele aplicar a laminação... sei que foge do DIY, mas talvez seja melhor do que como vc mesmo disse "Olhar para a caixa e querer refaze-la"

Sim, é uma opção. Desde que o marceneiro seja BOM, claro.

O acabamento arredondado de canto de algumas caixas que vc postou vc encontra como "meia lua" em lojas de madeira. É só montar deixando um degrau pra colocar esse acabamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Puts, desculpem os posts separados, é que vou lembrando hehehe

Em relação ao posicionamento do duto... os locais para colocar as caixas aqui em casa não são muito favoraveis em relação à profundidade. As duas opções mais comuns para dutos são na frente e a tras. Porem atras ficaria meio apertado, não teria MUITO espaço para deixa-las longe da parede..

Na frente atrapalha muito, dá uma ressonada chata nos médios. Atrás é o ideal, mesmo ficando próximo à parede. Não pode ficar COLADO, mas tendo pelo menos 10cm da parede tá tranquilo.

Dos lados eu não acho uma boa idéia não, fica feio, sei lá!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho tanta experiência com caixas residenciais, mas lendo o site do John Krutke (Zaph), que faz projetos muito bem vistos na gringa, disse que testou bem esta estória de duto frontal x traseiro, e disse que nunca notou os tão alegados problemas com dutos frontais, tanto que ele opta por esse posicionamento, mesmo nas ZRT (Torres Scanspeak).

Mas nesse caso estou apenas sendo papagaio de pirata, como disse, não é conclusão própria.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra não atrapalhar, só com MUITO absorvente interno, ou grande distância entre caixa e ouvinte.

Quem pode gastar um bom tempo mexendo em absorvedores, ou pode arriscar perder em baixas para não ter problemas nos médios, não vai ter problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente ele recomenda colocar uma boa dose daquele Accoustastuff (ou algo assim) no fundo das torres.

É similar aquela "lã de vidro" (branca) que vemos nas caixas aqui, mas com um forramento bem menos generoso. Não sei se é esse o nome, cada lugar que vejo é um nome diferente, e nunca acho para vender.

Editado por Pad

Compartilhar este post

Link para o post

Na frente atrapalha muito, dá uma ressonada chata nos médios. Atrás é o ideal, mesmo ficando próximo à parede. Não pode ficar COLADO, mas tendo pelo menos 10cm da parede tá tranquilo.

Dos lados eu não acho uma boa idéia não, fica feio, sei lá!

Opa Kleber, mas vc não acha uma boa ideia apenas por estética ou tem algum cunho (uii) cientifico no meio (uiii²)? :vts

Editado por Rajjax

Compartilhar este post

Link para o post

Estética apenas.

Funcionalidade não tende a alterar, embora no fundo, próximo às paredes, a tendência é ter um melhor acoplamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Kleber, mas vc não acha uma boa ideia apenas por estética ou tem algum cunho (uii) cientifico no meio (uiii²)? :vts

alguns fabricantes recomendam o duto sempre a 90º do alto falante, alegando problemas de fase, e consequentemente, de spl com o duto no mesmo plano ou na parede traseira... musicalmente algumas das melhores caixas q testei no carro tinham duto lateral, musicalmente falando, aparentemente diminui aquele delay típico das dutadas e melhora a musicalidade...

na questão que o kleber falou do duto frontal, isso ocorre geralmente em caixas com a parede traseira próxima do imã.... sei q existe um cálculo o qual desconheço... alguns dizem q a parede traseira da caixa deve ficar a no minimo 10cm do imã do alto falante, outros dizem q a distancia minima deve ser no minimo o dobro do diametro do respiro da bobina do alto falante, até o dobro do diametro da bobina... eu pessoalmente gosto do resultado da parede traseira a no minimo 15cm da parede traseira, com uma camada de feltro, ou espuma, ou lã acrilica/vidro na parede traseira...

Compartilhar este post

Link para o post

alguns fabricantes recomendam o duto sempre a 90º do alto falante, alegando problemas de fase, e consequentemente, de spl com o duto no mesmo plano ou na parede traseira... musicalmente algumas das melhores caixas q testei no carro tinham duto lateral, musicalmente falando, aparentemente diminui aquele delay típico das dutadas e melhora a musicalidade...

na questão que o kleber falou do duto frontal, isso ocorre geralmente em caixas com a parede traseira próxima do imã.... sei q existe um cálculo o qual desconheço... alguns dizem q a parede traseira da caixa deve ficar a no minimo 10cm do imã do alto falante, outros dizem q a distancia minima deve ser no minimo o dobro do diametro do respiro da bobina do alto falante, até o dobro do diametro da bobina... eu pessoalmente gosto do resultado da parede traseira a no minimo 15cm da parede traseira, com uma camada de feltro, ou espuma, ou lã acrilica/vidro na parede traseira...

Opaa, quanto à distancia entre o imã e parede traseira não vejo muito problema, pois a caixa vai ter mais de 28 cm de profundidade.

E sobre o delay e tal, você viu essa diferença em caixas de subwoofer correto? Não seria um caso bem diferente? Afinal o subwoofer toca frequencias mais baixas e possui maior diametro (e consequentemente desloca maior volume de ar) gerando assim um maior atraso na resposta. No caso do mid não acho que o delay seria um problemão... Mas to achando que irei testar com os dutos nas laterais mesmo,. acho que vai ficar bacana, o duto bem embaixo, perto da base, perto do fundo tambem.

O projeto ainda ta engatinhando, em março agora sairei de férias (viagem) e nem irei ter tempo para iniciar nada. Logo o projeto só irá andar em abril hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Opaa, quanto à distancia entre o imã e parede traseira não vejo muito problema, pois a caixa vai ter mais de 28 cm de profundidade.

E sobre o delay e tal, você viu essa diferença em caixas de subwoofer correto? Não seria um caso bem diferente? Afinal o subwoofer toca frequencias mais baixas e possui maior diametro (e consequentemente desloca maior volume de ar) gerando assim um maior atraso na resposta. No caso do mid não acho que o delay seria um problemão... Mas to achando que irei testar com os dutos nas laterais mesmo,. acho que vai ficar bacana, o duto bem embaixo, perto da base, perto do fundo tambem.

O projeto ainda ta engatinhando, em março agora sairei de férias (viagem) e nem irei ter tempo para iniciar nada. Logo o projeto só irá andar em abril hehe

correto. sim e não, pois algumas caixas de PA possuem a mesma lógica pra via de médios, além de algumas caixas bipolo de HT, e algumas torres também se utilizam desse sistema...

se tem tempo, vá pesquisando, as vezes o projeto muda drásticamente em 2 meses...

Compartilhar este post

Link para o post

É então... esse é o problema, tenho medo de cair no "vai mudando, vai mudando" e nunca termina...

O set já ta 100% praticamente... falta apenas essa questão da caixa... tenho MUITO medo de ter um baita trabalho e no final das contas eu nao gostar do resultado... NUNCA fui muito fã de caixas dutadas... mas pra um par de books eu acho que é aceitavel... hehehe

Infelizmente a resposta em selada nesse mid não é das melhores (F3 em +/- 90hz)... algo que não rola... então terá que ser dutada mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito mais na vantagem do acoplamento dada a proximidade com a parede. De quebra, os médios não vão incomodar.

Chance pra erro não acredito que tenha, a não ser que fosse um driver totalmente desconhecido. O que vem depois é preenchimento, aí vc acerta os defeitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...