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RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

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Pelo que entendi o programa leap simula a caixa em situação real de uso, com potência sendo aplicada, os nossos programas simulam a resposta da caixa com 1w sendo aplicado, talvez esteja aí a diferença.

 

 

Não, e não me parece que o da questo tenha tbem! se fosse um corte de 1ª ordem, em 80Hz, em 160 deveriamos ter pelo menos 6dB de atenuação, e isso não acontece, bem como a atenuação é progressiva, coisa que também não está demonstrada no gráfico da Questo!

 

A atenuação de freqs mais altas que tem no meu gráfico é por conta do Le somente, o que é normal!

 

 

 

mesmo reduzindo o volume da caixa, aquela RAMPA de mais de 9dB na faixa útil (30-80Hz) nunca aparece na simulação aqui! É isso que eu queria entender!

 

Se ele realmente tiver uma variação de 9dB na faixa útil, esse sub realmente não é um sub para SQ! Imagine que uma nota Si0 do baixo ou órgão terá 9dB A MENOS que a nota Lá1, ou seja, numa música com as 2 notas, no Si vc terá um "wub" suave, já no Lá vai ser um BOOM violento!

 

á nas minhas simulações, ele é um BOM sub para SQ, com variação inferior a 3dB na faixa útil, melhor que a grande maioria que tem por ai COM CERTEZA, e um excelente custo X benefício!

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E para nós do spl não teremos nada entre 1000 wrms e 1500 de 15"/18" :D

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mesmo reduzindo o volume da caixa, aquela RAMPA de mais de 9dB na faixa útil (30-80Hz) nunca aparece na simulação aqui! É isso que eu queria entender!

 

SubSonic, isso acontece porque o software que você está utilizando não é capaz de simular o alto-falante com todos aqueles parâmetros que nós postamos.

Ou seja, o WinISD, BassBox, etc, trabalham de uma forma extremamente superficial e não refletem o que realmente ocorre no "mundo real". [¨]

Eles não consideram o aquecimento da bobina, não consideram as não-linearidades da suspensão/aranha em função do deslocamento, não consideram a variação da carga de ar sobre o cone em função do deslocamento, etc.

 

Se ele realmente tiver uma variação de 9dB na faixa útil, esse sub realmente não é um sub para SQ!

 

Você esqueceu de analisa-lo no ambiente para o qual foi projetado [¨]

Por exemplo, subwoofers residenciais são projetados para uma "sala", onde já é considerado que haverá um ganho médio de 6dB a 9dB SPL devido as paredes (2 paredes + chão). E para deixar a resposta plana, e utilizado processamento ativo.

 

Subwoofers para som automotivo devem ter a caixa projetada já prevendo um ganho em baixas frequências, típico das cabines dos veículos, pois do contrário você projetará uma caixa com ênfase em uma região totalmente desnecessária.

 

A cabine dos veículos acrescentam um ganho próximo de 12dB/8a. em baixas frequências, portanto se você possui um roll-off de 9dB~12dB na caixa, isso é compensado pelo ganho da cabine deixando a resposta maximamente plana.

 

Um abração hand26

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SubSonic, isso acontece porque o software que você está utilizando não é capaz de simular o alto-falante com todos aqueles parâmetros que nós postamos.

Ou seja, o WinISD, BassBox, etc, trabalham de uma forma extremamente superficial e não refletem o que realmente ocorre no "mundo real". [¨]

Eles não consideram o aquecimento da bobina, não consideram as não-linearidades da suspensão/aranha em função do deslocamento, não consideram a variação da carga de ar sobre o cone em função do deslocamento, etc.

 

 

 

Você esqueceu de analisa-lo no ambiente para o qual foi projetado [¨]

Por exemplo, subwoofers residenciais são projetados para uma "sala", onde já é considerado que haverá um ganho médio de 6dB a 9dB SPL devido as paredes (2 paredes + chão). E para deixar a resposta plana, e utilizado processamento ativo.

 

Subwoofers para som automotivo devem ter a caixa projetada já prevendo um ganho em baixas frequências, típico das cabines dos veículos, pois do contrário você projetará uma caixa com ênfase em uma região totalmente desnecessária.

 

A cabine dos veículos acrescentam um ganho próximo de 12dB/8a. em baixas frequências, portanto se você possui um roll-off de 9dB~12dB na caixa, isso é compensado pelo ganho da cabine deixando a resposta maximamente plana.

 

Um abração

 

Yamane, realmente eu não sei mto dessa interação carroXcaixa, tem alguma curva de reforço de carros comuns? Eu só sei o que já ouvi dizer cá e acolá, nada técnico ou bem feito!

 

Eu sempre vi falar que o corsa tem reforço de sei la eu quantos dB em 63Hz, sempre que vi coisa assim era em relaçao a competição de SPL, e o reforço de cabine era sempre em freqs acima do "subgrave"! Por isso que eu não entendi muito essa resposta "pra SQ" com roll off partindo de tão "alto" (pra cima dos 50Hz)

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Eu também não entendi porque no gráfico do modelo de 15" os picos estão acima de 60hz, sendo que o proposito do sub de 15" é descer beeeeeeem. Eu até coloquei o gráfico no facebook e rolou vários comentários do tipo "aumente a caixa e mantenha a sintonia em 29hz". Vc (Renato) até passou uma explicação lá, se puder colocar aqui também pro pessoal ficar por dentro do assunto, porque vendo o gráfico ficou parecendo projeto de trio rsrsrs.

 

abraço

Editado por nickiowa

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meio OFF, mas pertinente... A Cabine dos veículos se comportam diferente dependendo do nível de pressão sonora interna! Devido à vibração da cabine e vazamentos de ar.

RESUMINDO, o pior lugar para se ter som de qualidade, ou som Sério (pode ser SQPL, SPL e o escambal) é o CARRO! rsrsrs

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Sub,

 

Uma caixa acústica dentro de um carro se comporta mais ou menos como uma band-pass, ou seja "uma caixa dentro da outra" e isso resultam em determinados ganhos. O que temos por experiência é que esses ganhos, que pode chegar a 12dB, são decrescentes a partir de 20Hz e tem uma região de ressonância, em função do tamanho da cabine.

 

Lucas,

 

Se você simular qualquer que seja a caixa acústica nesses softwares mais padrões (BassBox e WinISD) e depois de tudo montado for medi-la em um ambiente anecoico, ela se comportará relativamente diferente em elevados sinais, justamente por não ter sido levado em consideração a variação do Re em função do aquecimento, as não linearidades do sistema móvel.. O que acaba alterando consideravelmente os parâmetros do alto-falante, e por isso o resultado diferente. Nós simulamos as caixas utilizando todas as informações de não linearidade e de fato em alta potência, por isso esses gráficos tão diferente do que costumamos ver. Se você simular corretamente, inserindo todos os parâmetros nesses software mais comum, verá que o comportamento é muito melhor e a curva "mais bonitinha", mas isso não é a situação real, e muito fabricantes preferem usar dessa maneira, pois considera que assim tem melhores argumentos de vendas.

Sabe que as vezes ouvimos alguns dizer aqui que "Nem sempre o que se vê no papel (parâmetros) retrata a realidade", claro que isso também depende do fabricante em fornecer os dados corretos.. Então, quando receber teu 15", sugiro colocá-lo na caixa especificada e postar aqui pro pessoal o que achou do resultado. E no que precisa, conta com a gente!

 

Abraço,

 

RenanLopes

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Fora que ali.. ja são 100db's em 30hz. Pra mim pelo menos, isso é BASTANTE.

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Yamane, realmente eu não sei mto dessa interação carroXcaixa, tem alguma curva de reforço de carros comuns? Eu só sei o que já ouvi dizer cá e acolá, nada técnico ou bem feito!

 

SubSonic,

Para projetos de som automotivo é necessário ter pelo menos uma noção da interação que há entre a caixa + cabine do veículo.

Se isso não ocorrer, o projeto da caixa não será adequado. É por isso que os fabricantes precisam estar bem equipados e ter discernimento no que estão fazendo. Não basta ter meia-dúzia de parâmetros e simular tudo em um software "meia-boca" em 15 minutinhos [¨]

 

Eu sempre vi falar que o corsa tem reforço de sei la eu quantos dB em 63Hz, sempre que vi coisa assim era em relaçao a competição de SPL, e o reforço de cabine era sempre em freqs acima do "subgrave"! Por isso que eu não entendi muito essa resposta "pra SQ" com roll off partindo de tão "alto" (pra cima dos 50Hz)

 

Isso que você citou é a ressonância da cabine do veículo e não o ganho que ocorre no interior do veículo em baixas frequências.

O mesmo ocorre com os fones de ouvido. Quando a Denon informa que o AH-D2000 (um fone de mais de US$350) possui uma resposta de frequência plana a partir de 20Hz, eles já estão considerando a medida como se o microfone estivesse no interior do seu ouvido... E não com o fone ao ar-livre [-]

 

Veja abaixo a resposta de frequência já considerando o ganho no interior do veículo. A linha VERDE é a que você ouvirá no carro.

caixacabine.jpg

 

Um abração hand26

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SubSonic,

Para projetos de som automotivo é necessário ter pelo menos uma noção da interação que há entre a caixa + cabine do veículo.

Se isso não ocorrer, o projeto da caixa não será adequado. É por isso que os fabricantes precisam estar bem equipados e ter discernimento no que estão fazendo. Não basta ter meia-dúzia de parâmetros e simular tudo em um software "meia-boca" em 15 minutinhos [¨]

 

 

 

Isso que você citou é a ressonância da cabine do veículo e não o ganho que ocorre no interior do veículo em baixas frequências.

O mesmo ocorre com os fones de ouvido. Quando a Denon informa que o AH-D2000 (um fone de mais de US$350) possui uma resposta de frequência plana a partir de 20Hz, eles já estão considerando a medida como se o microfone estivesse no interior do seu ouvido... E não com o fone ao ar-livre [-]

 

Veja abaixo a resposta de frequência já considerando o ganho no interior do veículo. A linha VERDE é a que você ouvirá no carro.

caixacabine.jpg

 

Um abração

 

 

Perfeito! É isso que eu queria entender! Muito obrigado pela atenção!

 

Mas ainda não me saiu da cabeça a LT com 1 de 10"! huaehuaehueah

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Lembrando que quanto mais baixa é a frequência, maior o ganho da cabine. Ou seja, não se esqueça do filtro subsônico para preservar o sistema. :legal:

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SubSonic,

 

Então aprecie o projeto que estamos trabalhando para disponibilizar para vcs!

 

- LT sintonizada em 25Hz para o QS350A-10:

 

lt1a.jpg

 

lt2y.jpg

 

lt3r.jpg

 

 

Contamos com ajuda de todos para deixa-lo "redondo"!

 

Abraço,

 

RenanLopes

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fiquei curioso quanto a resposta do sub nessa LT, dependendo faço uma pro bicho aqui !

 

posta medidas dessa caixinha rsrs

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Que bacana, gostei ! Parabéns Renan, e para Questo !!!

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que bom!!!! agora teremos alguem para competir com a NAR!!! assim os valores e promoções vao aparecer!!!!!!!!!1 boa sorte e tudo de bom!!! pois estamos precisando !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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SubSonic,

 

Então aprecie o projeto que estamos trabalhando para disponibilizar para vcs!

 

- LT sintonizada em 25Hz para o QS350A-10:

 

lt1a.jpg

 

 

 

Contamos com ajuda de todos para deixa-lo "redondo"!

 

Abraço,

 

RenanLopes

 

Renan,

 

Essa primeira "etapa" da sua caixa tá MUITO GRANDE!!!!

 

Isso ta virando uma mass loaded QWTL! Eu não gosto disso, fica boomy e acaba com a dinâmica da caixa! Tenta fazer ela mais constante, sem nenhum estreitamento agressivo!

 

Depois eu dou uma ajeitada no modelo q eu fiz no sketchup e posto aqui!

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uma duvida aqui!! vai ter algum modelo com deslocamento igual ou perto do JLw7?

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uma duvida aqui!! vai ter algum modelo com deslocamento igual ou perto do JLw7?

 

cy777,

 

Fazer um alto-falante com elevado Xmax é simples, porém isso não diz muita coisa...

 

Dizer que o alto-falante "reproduz mais subgrave" porque tem um maior "Xmax" é mentira! Tem muito subwoofer automotivo que reproduz um subgrave inferior ao de um bom fone de ouvido.

Se você comparar um excelente subwoofer profissional de 15", como por exemplo o B&C 15SW115, ele possui um Xmax de 13mm (1700W RMS).

 

O JL Audio 12W7AE-3 possui um Xmax de 29mm... Isso faz com que o gap (distância entre o pólo e a arruela superior) seja grande, pois foi utilizado um fio de elevada bitola.

A densidade de fluxo magnético diminui com essa grande distância, e com isso o fabricante é obrigado a utilizar um conjunto magnético maior (por isso o 12W7AE-3 pesa 20,4Kg), pois do contrário ele terá um subwoofer cretino.

 

E depois disso tudo, o resultado foi um subwoofer com somente 0,249% de eficiência, enquanto o QS350A-12DVC2 possui 0,59%... Ou seja, o DOBRO da eficiência!

 

Além disso, o JL Audio 12W7AE-3 está custando (lá no EUA) algo entre UD$600 e US$850 [o_]

 

Um abração hand26

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Veja abaixo a resposta de frequência já considerando o ganho no interior do veículo. A linha VERDE é a que você ouvirá no carro. http://img98.imageshack.us/img98/5052/caixacabine.jpg Um abração hand26
Lembrando que quanto mais baixa é a frequência, maior o ganho da cabine. Ou seja, não se esqueça do filtro subsônico para preservar o sistema. :legal:
este tipo de acoplamento é valido para todo tipo de carro??? sedan, minivan, hatch, coupe, suv, etc???

 

SubSonic, Então aprecie o projeto que estamos trabalhando para disponibilizar para vcs! - LT sintonizada em 25Hz para o QS350A-10: http://img192.imageshack.us/img192/1020/lt1a.jpg http://img833.imageshack.us/img833/3103/lt2y.jpg http://img809.imageshack.us/img809/8638/lt3r.jpg Contamos com ajuda de todos para deixa-lo "redondo"! Abraço, RenanLopes
grandinha essa caixa...

 

a resposta dela tende a ser de que forma?

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yamane:

 

eu nao quis comparar nao!!! e nem falar que e melhor devido ao xmax!! e sim pois e um sonho de consumo meu!!! porem um sonho carinho!!! hahahhaha mais um bom modulo p leva-lo!! hahaha

 

so fiquei na esperança de temos um sub do tipo o JL W7 aqui no brasil com um valor melho mais sem descer sua qualidade!!!!

 

mais obrigado pela resposta!! e vlw pela aula!

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este tipo de acoplamento é valido para todo tipo de carro??? sedan, minivan, hatch, coupe, suv, etc???

 

Em Sedans o ganho é bem diferente, por isso é recomendado a caixa BP4.

No geral esse ganho é bem similar em todos os veículos (menos em Sedans e Conversíveis)... E quanto maior o veículo, maior será o ganho em baixas frequências.

 

Um abração hand26

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essa semana começa as entregas???, ansioso pra montar o filhote rsrsrs

Editado por nickiowa

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