Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

Quero mais grave sim, caixa de reforço na dutada é 23 litros é isso? menor volume interno não é a selada?

É a caixa dutada que possui o menor volume interno.

Pode ver que existem 2 volumes de caixa para dutada e para selada. Recomendo fazer a de menor volume DUTADA, ou seja, a caixa com 23L.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa acho que vou mandar fazer a caixa dutada então com esses 23 litros, esse volume é livre, fora o sub? por acaso vc não teria as medidas desse volume caixa trapezoidal?

Compartilhar este post

Link para o post

Tu só tem que fazer uma caixa com 23L só isso. Não se preocupe com sub, duto nada, isso já foi incluso na conta. Se o volume interno der 23L está certo.

As medidas da caixa tu tem que ver o que adapta melhor ao teu porta malas e a qual espessura de mandeira vai usar.

No site da Questo tem uma calculuadora: http://questoaudio.com.br/

Compartilhar este post

Link para o post

Mudei a litragem fui numa loja hj, e o vendedor pediu se eu quero mais grave estendido, fazer a om 37 litros, e essa loja vende Questo, vou eu mesmo fazer caixa pois ele pediu 350,00 na caixa, se é louco mano, alguém poderia me ajudar, tem um lugar que corta o mdf aqui na minha cidade, mas ele é de 15mm será que não dá nada?

Compartilhar este post

Link para o post

Mudei a litragem fui numa loja hj, e o vendedor pediu se eu quero mais grave estendido, fazer a om 37 litros, e essa loja vende Questo, vou eu mesmo fazer caixa pois ele pediu 350,00 na caixa, se é louco mano, alguém poderia me ajudar, tem um lugar que corta o mdf aqui na minha cidade, mas ele é de 15mm será que não dá nada?

ou faz um reforço por dentro da caixa (apesar q eh meio dificil por ser mt pequena) ow entao faz as paredes da caixa duplas

Compartilhar este post

Link para o post

ou faz um reforço por dentro da caixa (apesar q eh meio dificil por ser mt pequena) ow entao faz as paredes da caixa duplas

mas eu já tive sub mtx 400 rms e tocava em mdf de 15 e não vibrava nada, vou fazer no de 15 mesmo, vou ver na Leroy acho que lá tem de 18.

Compartilhar este post

Link para o post

mas eu já tive sub mtx 400 rms e tocava em mdf de 15 e não vibrava nada, vou fazer no de 15 mesmo, vou ver na Leroy acho que lá tem de 18.

MDF de 15mm é muito pouco pro Questo de 10". Para tu ter ideia, eu uso 25mm no meu. MTX não tem a mesma sensibilidade dos Questos, vai vibrar bastante assim. A minha de 18mm já vibrava.

Se o que tu busca é força, então tem que fazer a caixa de 23L SIM. A caixa de 37 ou 44L são caixas voltadas ao SQ com maior ênfase no subgraves e não nos graves como a de 23L. Se o que tu escuta é mais Rock, Sertanejo, MPB, então a de 23L é a mais indicada. Agora se o que tu escuta é só eletrônico e afins com muito low bass, a caixa de 37 ou 44L são as melhores pois reforçam bem o subgrave.

Compartilhar este post

Link para o post

Só por curiosidade, qual era a caixa que vocês usaram no EMMA? E kit 2 vias, qual o modelo? Pode falar?

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Compartilhar este post

Link para o post

Só por curiosidade, qual era a caixa que vocês usaram no EMMA? E kit 2 vias, qual o modelo? Pode falar?

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Foi a caixa de 44L do manual com MDF de 25mm e a parte de estereo era Hybrid, com o processador AudioSigma e HU original do carro o que sacrificou demais a dinâmica com seus 70dB de SNR contra 95dB dos players atuais mais básicos.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi a caixa de 44L do manual com MDF de 25mm e a parte de estereo era Hybrid, com o processador AudioSigma e HU original do carro o que sacrificou demais a dinâmica com seus 70dB de SNR contra 95dB dos players atuais mais básicos.

Vc tem alguma foto dessa sua caixa de 44 litros, o duto cabe na frente ou vai na lateral?

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo depende de como for a caixa. Não existe regra absoluta. O duto tem que ser livre, ai depende das dimensões e posicionamento da caixa, cada caixa é uma caixa diferente. Nas fotos abaixo foi utilizado duto de 4" e não 3".

Antes era assim: 1508615_575185625891045_590674748_n.jpg

Depois ficou assim:

10553345_828271433858121_8948780565296589141_n.jpg?oh=86cac89b14ab63957606681c2f1d58a8&oe=5473639D

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo depende de como for a caixa. Não existe regra absoluta. O duto tem que ser livre, ai depende das dimensões e posicionamento da caixa, cada caixa é uma caixa diferente. Nas fotos abaixo foi utilizado duto de 4" e não 3".

Antes era assim: 1508615_575185625891045_590674748_n.jpg

Depois ficou assim:

10553345_828271433858121_8948780565296589141_n.jpg?oh=86cac89b14ab63957606681c2f1d58a8&oe=5473639D

Eu já tinha visto mesmo essa foto, então ela é do seu carro, muito bacana ficou e sem perdar o espaço na mala hehehe Parabéns

Compartilhar este post

Link para o post

Por enquanto está nessa caixa, passei resina com areia uns 3 kg a mais dentro, mas não ficou bom, vou fazer uma de mdf, depois posto fotos.

FJTnsu.jpg

Editado por everton santos

Compartilhar este post

Link para o post

MDF de 15mm é muito pouco pro Questo de 10". Para tu ter ideia, eu uso 25mm no meu. MTX não tem a mesma sensibilidade dos Questos, vai vibrar bastante assim. A minha de 18mm já vibrava.

Se o que tu busca é força, então tem que fazer a caixa de 23L SIM. A caixa de 37 ou 44L são caixas voltadas ao SQ com maior ênfase no subgraves e não nos graves como a de 23L. Se o que tu escuta é mais Rock, Sertanejo, MPB, então a de 23L é a mais indicada. Agora se o que tu escuta é só eletrônico e afins com muito low bass, a caixa de 37 ou 44L são as melhores pois reforçam bem o subgrave.

15mm é muito pouco pra um Questo de 10" ???????

QUE HORROR!

E desde de quando sensibilidade tem relação com a espessura do MDF necessário para a caixa ?????????????

Eu uso sub de 350w RMS também, de 10" e MDF de 15mm. Reforcei com bastante parafuso e não vibra. É o suficiente.

25mm é desnecessário na minha opinião. 25mm normalmente se utiliza em caixas de trio de grande porte, pra sub de 18" e talz. Além de gastar mais dinheiro, a caixa fica bem mais pesada e duvido ter diferenças perceptíveis, diferenças REAIS.

Se for usar 15mm, basta reforçar bem e não vai ter problemas pra um pequeno sub de 10".

Compartilhar este post

Link para o post

O que pode fazer é tentar diminuir o volume da caixa colocando garafas pet cheias de agua para ver como fica, e subir o corte de frequência do sub. Tem que ver como está a regulagem do ganho no amplificador, se ela está correta, pois se não, terá força somente em altos volumes, é questão de ajustes.

Estou para fazer uns testes na minha caixa e a título de curiosidade... poderia utilizar outra coisa para reduzir o volume da caixa, como por exemplo, um travesseiro enrolado?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou para fazer uns testes na minha caixa e a título de curiosidade... poderia utilizar outra coisa para reduzir o volume da caixa, como por exemplo, um travesseiro enrolado?

É mais recomendável algo sólido e rígido, e que não se mova dentro da caixa, fique fixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer com mdf de 15 mesmo, fui numa loja agora de tarde e peguei uma caixa emprestada dutada, mas ela está dando 33 litros e duto de 3 com 20 cm de comprimento, é provisória, semana que vem ele vai fazer a caixa personalizada no fundo encostando no banco igual essa no link abaixo, vou testar tb esse sub no módulo power one que está no carro da minha esposa para ver se tá tocando mais que meu módulo mtx que só envia 300 rms em 4ohms, nessa caixa que emprestei tampamos o duto com a mão e eu curti mais ela SELADA, portanto acho que vai ser a selada de 26 litros conforme manual, na loja tem mdf náutico mais é caro de mais. e na mala vai ficar ainda o megacapacitor, acho que fica bonito.

http://imageshack.co...5930/8mvrCR.jpg

Editado por everton santos

Compartilhar este post

Link para o post

eu uso uma de 18mm dos lados e 15 mm na frente, como eu sempre to com o volume baixo (residencial) entao é de boa, mas o IDEAL é ter uma chapa um pouco mais grosssa quando tu quer dar aquela sabugada no sub.

PS: Minha caixa ta bem travada, mas botando um pouco mais de volume ja começa a vibrar...

Compartilhar este post

Link para o post

QUE HORROR!

E desde de quando sensibilidade tem relação com a espessura do MDF necessário para a caixa ?????????????

Eu uso sub de 350w RMS também, de 10" e MDF de 15mm. Reforcei com bastante parafuso e não vibra. É o suficiente.

25mm é desnecessário na minha opinião. 25mm normalmente se utiliza em caixas de trio de grande porte, pra sub de 18" e talz. Além de gastar mais dinheiro, a caixa fica bem mais pesada e duvido ter diferenças perceptíveis, diferenças REAIS.

Se for usar 15mm, basta reforçar bem e não vai ter problemas pra um pequeno sub de 10".

Faça como preferir. Não recomendamos mdf de 15mm e eu mesmo em minha caixa antiga tinha MDF de 18mm e aplicando os meus 700w no 10" a caixa vibrava sim e nitidamente. Quanto mais dura melhor principalmente para os subgraves.

Agora com a caixa de 25mm o peso não alterou tanto assim mas não vibra nada. Podese sentar sobre a caixa q ela nao vibra.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer com mdf de 15 mesmo, fui numa loja agora de tarde e peguei uma caixa emprestada dutada, mas ela está dando 33 litros e duto de 3 com 20 cm de comprimento, é provisória, semana que vem ele vai fazer a caixa personalizada no fundo encostando no banco igual essa no link abaixo, vou testar tb esse sub no módulo power one que está no carro da minha esposa para ver se tá tocando mais que meu módulo mtx que só envia 300 rms em 4ohms, nessa caixa que emprestei tampamos o duto com a mão e eu curti mais ela SELADA, portanto acho que vai ser a selada de 26 litros conforme manual, na loja tem mdf náutico mais é caro de mais. e na mala vai ficar ainda o megacapacitor, acho que fica bonito.

http://imageshack.co...5930/8mvrCR.jpg

Pode fazer de 15mm, só reforce bem a caixa pra ela ficar bem travada que vai ficar bom. Se vibrar, mesmo que pouquinho, não tem problema perceptíveis, que dê tanta diferença no som.

Compartilhar este post

Link para o post

QUE HORROR!

Concordo plenamente. Uso no meu trio mdf de 18mm camara compatilhada de 200 litros para um par de woofers 18''! Caixa muito bem construida e nunca tive problemas com vibrações. Temos alguns amigos no trio que utilizam mdf de 15mm e construção muito bem travada sem problemas também, lógico que quanto mais espesso o mdf e travado melhor, mas hoje raramente usam mais do que 20mm em um trio.

Compartilhar este post

Link para o post

Faça como preferir. Não recomendamos mdf de 15mm e eu mesmo em minha caixa antiga tinha MDF de 18mm e aplicando os meus 700w no 10" a caixa vibrava sim e nitidamente. Quanto mais dura melhor principalmente para os subgraves.

Agora com a caixa de 25mm o peso não alterou tanto assim mas não vibra nada. Podese sentar sobre a caixa q ela nao vibra.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Eu penso que o reforço/travamento da caixa é mais importante que a espessura do MDF.

Você só não explicou ainda o que você disse em relação a sensibilidade com a espessura da madeira da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo plenamente. Uso no meu trio mdf de 18mm camara compatilhada de 200 litros para um par de woofers 18''! Caixa muito bem construida e nunca tive problemas com vibrações. Temos alguns amigos no trio que utilizam mdf de 15mm e construção muito bem travada sem problemas também, lógico que quanto mais espesso o mdf e travado melhor, mas hoje raramente usam mais do que 20mm em um trio.

Olha ai um bom exemplo 18mm para 2x 18" porém bem construída. É o suficiente, mas se o cara quiser pagar mais caro e ter a caixa mais pesada não há problemas, só acho totalmente desnecessário.

Compartilhar este post

Link para o post

QUE HORROR!

Concordo.

Eu uso mdf de 15mm numa caixa de 110 litros, com um oversound insanno 15 800 e nao vibra NADA. fiz reforços internos e apliquei muita massa anti ruido por dentro e batida de pedra por fora. Inclusive um user aqui do fórum já viu e ouviu elas tocando...

Se mdf 15mm é pouco pra um sub de 10", imagina quanto que seria a espessura pra um de 18" :o

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...