Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
►Ed◄

MENOS É MAIS

Recommended Posts

Então galerinha, agora sim, a coisa vai andar...

Você sabe porque o nome deste tópico é "MENOS É MAIS"?

Porque diferente dos "pamonheiros", nosso negócio é Som de Qualidade e não barulho, e em se tratando de SQ, o que conta mesmo é ouvir aquela banda preferida com todas as frequências, os acordes, a sensação da gravação ao vivo, o palco sonoro, enfim, nosso negócio é outro.

Abri este tópico para compartilhar algo que estou aprendendo com tanta visita em loja, sites, foruns e tudo mais, e espero sinceramente estar ajudando. Neste Tópico você perceberá a evolução no meu SET, notará que cortamos gastos desnecessários, desmistificamos idéias erradas de quantidade X qualidade e chegamos a um set final que pode desagradar a alguns, mas que está me agradando muito (cada caso é um caso).

Fechei com meu mais novo parceiro aqui de Curitiba, o seguinte set SQ, aproveitando algumas coisas que eu já tinha:

Player: Pioneer DEH6380 SD

Kit-Componente: Sony Xplod XS-GTR1720S 6" 75W

Subwoofer: Kenwood KFC-W2513PS - 300W

Amplificador: Kenwood KAC-8405 - 60W x4 - Bridge 180W

Kit-Componente instalado como "pezinho" e não nas portas, os tweeters permanecem nos difusores de ar (Gol G4).

Subwoofer instalado em caixa moldada, do lado esquerdo do porta-malas, com o amplificador em acabamento do lado direito, tudo em carpet mescla (detalhe).

Eu cheguei a perguntar se não era pouco, e a resposta foi simples: "quanto seu ouvido aguenta?", ou seja, de nada adianta colocar uma ignorância de potência se você não vai conseguir ouvir, se for para ser assim então não é SQ é molecagem. Vai fazer como aqueles malas que ligam o som no máximo, distorcem tudo, e saem por aí com protetor auditivo, não fazem para curtir, mas apenas para incomodar!

É isso aí galera, o que acharam do SET FINAL?

tá no caminho certo.... mas, eu vendi um Kit Sony para o usuário 599, um novato lá do rio grande do sul que fez a proposta.... acho que é a versão antiga desse teu, ele falou que a antiga toca mais que a nova (vai saber né?) eu até uso no carro do meu irmão e dentro do preço que comprei valeu a pena... mas vc vai pagar quanto nele? dependendo do preço - o oficial mesmo - vale mais a pena partir para outras marcas... é um kit para valer, no fim, estourando, uns 240 mangos... se puder puxar um pouco para o alto o orçamento eu procuraria algo um pouco mais refinado... esse amplificador até vai tocar teu subwoofer, mas vai faltar um pouco de potência... se encontrar um subwoofer mais fraco e sensível por aí *um de 150 a 200 w rms).... quem sabe dá até para economizar uns trocados.

dá uma olhada aqui que montei/estou montando uns sets mais ou menos nesse padrão, pensando em custo final também...

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=172375&st=50

o player é bem satisfatório e creio que vc gostará... ah, sim, não sei nesse sony, mas no que uso no carro do meu irmão eu inverti a fase dos tw e deixei em -3 db no jumper do crossover passivo... os tw do kit são bem nervosos... heheheeh.. para SQ de entrada é um bom kit apesar dessas restrições.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai muito do gosto de cada um em relação ao sub, mas se o mid não descer bem, eu acho mais vantagem um sub de no máximo uns 150 w rms, vai ficar mais preciso e responder melhor de acordo com o estilo de música. Sub de 300 rms mal alimentado vai tocar menos que um de 150 rms. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

UP!

Buenas ...

Pezinho quando bem feito realmente faz toda diferença.

Contudo, existem parâmetros T&S específicos para que o falante se comporte bem em uma caixa geralmente pequena como um pezinho.

Seu kit é de 6pol, o que provavelmente quer dizer que pede uma caixa maior. Não encontrei os parâmetros T&S dele, mas me arrisco dizer que é voltado para a porta.

Resultado: ou você precisará fazer um pezinho gigante, ou em pezinho pequeno ele não renderá nada.

Dos kits atuais, sei que Diamond Audio e DLS geralmente se comportam bem em pezinhos pequenos (com tamanho aceitável), sendo que o manual do DLS até traz o tamanho recomendado.

Cabral

Compartilhar este post

Link para o post

Buenas ...

Pezinho quando bem feito realmente faz toda diferença.

Contudo, existem parâmetros T&S específicos para que o falante se comporte bem em uma caixa geralmente pequena como um pezinho.

Seu kit é de 6pol, o que provavelmente quer dizer que pede uma caixa maior. Não encontrei os parâmetros T&S dele, mas me arrisco dizer que é voltado para a porta.

Resultado: ou você precisará fazer um pezinho gigante, ou em pezinho pequeno ele não renderá nada.

Dos kits atuais, sei que Diamond Audio e DLS geralmente se comportam bem em pezinhos pequenos (com tamanho aceitável), sendo que o manual do DLS até traz o tamanho recomendado.

Cabral

Realmente, o pezinho que eu vi para um 6" não era pequenos, mas, como você escreveu, tinha até um tamanho aceitável posicionados mais para a lateral do que para cima, até minha esposa gostou (risos). E é bom ela gostar porque assim não corre risco de enfiar o salto (mais risos).

É sempre bom contar com um comentário que nos desperta para detalhes que havíamos deixado passar, valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia, como havia explicado anteriormente, é manter o Sony até pegar um fôlego de quase 800 dilmas apenas para comprar o ESK163L (3 vias), então o set final ficaria sim, com um 3 vias na frente, nas colunas ou no painel, onde hoje está o tweeter do Sony, que aliás, ficou perfeito (no difusor de ar).

Qual sua sugestão para um HU cmo cross ativo?

se tu faz questão de entrada USB, acho que só o Clarion DXZ786 tem

depois tem alguns Alpine que ainda fazem, alguns com suporte a módulo USB externo, outros com suporte a processadores exerno, pra aí ter o bom dos 2 mundos

mas se não faz questão de USB, alguns Alpine ainda tem cortes ativos sem depender de processador

Compartilhar este post

Link para o post

3 vias, pezinhos, cortes ativos...2 amplficadores... isso é menos mesmo? rsssss

como eu ainda não me acho suficiente preparado, tenho preferencia por sets mais simples com componentes melhores... o HSK 2 vias é praticamente o preço do ESK 3 vias...

Compartilhar este post

Link para o post

3 vias, pezinhos, cortes ativos...2 amplficadores... isso é menos mesmo? rsssss

como eu ainda não me acho suficiente preparado, tenho preferencia por sets mais simples com componentes melhores... o HSK 2 vias é praticamente o preço do ESK 3 vias...

Então, dentro do contexto você percebe que diante do set inicial eu reduzi tudo pela metade (Kit e Sub) e consegui mais qualidade.

...onde 2 amplificadores? Nem o set inicial tinha dois amps! O HSK 2 vias pode ter praticamente o mesmo preço do ESK 3 vias, isso significa que você pode ter mais qualidade pelo mesmo preço, afinal o 3 vias é bem mais SQ.

COMPARANDO OS DOIS BEM INSTALADOS ...É CLARO!

Compartilhar este post

Link para o post

afinal 3 vias é bem mais SQ? ummmm... há controvérsias.... algumas correntes são mais favoráveis, em carros, ao uso de 2 vias em relação ao 3 vias... por conta do acoplamento e ajuste de fase... mas, tem que ouvir...

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=163667

Compartilhar este post

Link para o post

...

Eu cheguei a perguntar se não era pouco, e a resposta foi simples: "quanto seu ouvido aguenta?", ou seja, de nada adianta colocar uma ignorância de potência se você não vai conseguir ouvir, se for para ser assim então não é SQ é molecagem. Vai fazer como aqueles malas que ligam o som no máximo, distorcem tudo, e saem por aí com protetor auditivo, não fazem para curtir, mas apenas para incomodar!

...

Ed, esse é o pensamento mais errado que se pode ter ao bolar um set, cara...

Não estou desmerecendo o cara que diz isso, mas se ler um pouco acima, na primeira página, verá que falei um pouco sobre "headrom", se puder, dê mais uma pesquisada.

Só para entender, o fato não é a potência declarada de um kit ou subwoofer, isso não faz a menor diferença. Pense só, se fosse assim, subwoofers como Morel Ultimo que possui 1000 watts rms jamais seriam utilizados para o SQ.. e é um sub ANIMAL para isso, feito para este propósito. Ou ainda, amplificadores como a Audison 5.1K que proporciona até 1150 watts rms na saída do sub (tenho uma e já toquei o Morel Ultimo com ela, resultado MUITO bom) seria utilizada para trio elétrico.

Cara, o que faz um SQ é a qualidade do conjunto. *Dito conjunto, entenda tanto para componentes (equipamentos), quanto para instalação.

Se você tiver um amplificador construído com o objetivo de tocar bem, com qualidade, ele pode ter 3 mil Watts rms, isso só ajudará se fizer as regulagens corretas.

Quanto aos equipamentos que você escolheu, me desculpe, mas não ouvi nenhum deles ainda. Não posso opinar.

Boa sorte e lei mais que irá conseguir identificar as coisas que realmente são importantes.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

afinal 3 vias é bem mais SQ? ummmm... há controvérsias.... algumas correntes são mais favoráveis, em carros, ao uso de 2 vias em relação ao 3 vias... por conta do acoplamento e ajuste de fase... mas, tem que ouvir...

O tópico que você indicou vem ao encontro da minha opinião pessoal quanto ao assunto, o 3 vias é mais difícil de ser acertado, é preciso instalação profisional e um certo investimento ($$$) pois as falhas de Xing-Lings acabam ficando mais evidentes, mas com certeza são os que melhor reproduzem a sensação de palco que os amantes de SQ tanto buscam.

Mas Leandro, você tem razão, é realmente uma questão de gosto, de equipamento, de carro, de acerto técnico. Eu mesmo já ouvi um Kit 3 Vias da Focal (+ ou - 3200 dilmas) e não gostei do resultado, por isso, também, ainda estou optando por 2 Vias, pois para fazer um "up" para 3 Vias não é apenas comprar e pronto, terei que rever todo o projeto da frente do veículo, adaptar porta e tudo mais, e isso vai muitas dilmas que não disponho no momento... Valeu pela dica do tópico...

Compartilhar este post

Link para o post

pensando em 3 vias gastará mais com instalação, mais com cabos, mais com amplificação, mais tempo... eu até pensei em trocar meu kit 2 vias por um 3 vias tb.... mas quando fui somar +- quanto eu gastaria para manter a mesma linha... desisti... chea uma hora que o cara tem que decidir - pois o custo aumenta exponencialmente em relação ao benefício...

boa sorte no set!

Compartilhar este post

Link para o post

pensando em 3 vias gastará mais com instalação, mais com cabos, mais com amplificação, mais tempo... eu até pensei em trocar meu kit 2 vias por um 3 vias tb.... mas quando fui somar +- quanto eu gastaria para manter a mesma linha... desisti... chea uma hora que o cara tem que decidir - pois o custo aumenta exponencialmente em relação ao benefício...

boa sorte no set!

...você está coberto de razão, por isso optei por um bom 2 vias, se, se eu fizer upgrade, será lá para 2013, ou seja, nem conto com isso.

...estou pensando mesmo é em investir em um bom conjunto de amp e sub, esta semana fechei com uma loja aqui de Curitiba, uma dupla JBL, amp GTO 1004 e sub GTO 1014, vou investir em acabamento, mas de resto está muito bom.

Não estou tendo sorte em postar fotos, mas quando ficar pronto eu dou um jeito de mostrar aqui no forum! Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Ed, esse é o pensamento mais errado que se pode ter ao bolar um set, cara...

Não estou desmerecendo o cara que diz isso, mas se ler um pouco acima, na primeira página, verá que falei um pouco sobre "headrom", se puder, dê mais uma pesquisada.

Só para entender, o fato não é a potência declarada de um kit ou subwoofer, isso não faz a menor diferença. Pense só, se fosse assim, subwoofers como Morel Ultimo que possui 1000 watts rms jamais seriam utilizados para o SQ.. e é um sub ANIMAL para isso, feito para este propósito. Ou ainda, amplificadores como a Audison 5.1K que proporciona até 1150 watts rms na saída do sub (tenho uma e já toquei o Morel Ultimo com ela, resultado MUITO bom) seria utilizada para trio elétrico.

Cara, o que faz um SQ é a qualidade do conjunto. *Dito conjunto, entenda tanto para componentes (equipamentos), quanto para instalação.

Se você tiver um amplificador construído com o objetivo de tocar bem, com qualidade, ele pode ter 3 mil Watts rms, isso só ajudará se fizer as regulagens corretas.

Quanto aos equipamentos que você escolheu, me desculpe, mas não ouvi nenhum deles ainda. Não posso opinar.

Boa sorte e lei mais que irá conseguir identificar as coisas que realmente são importantes.

Abraços.

Quando penso que estou aprendendo alguma coisa, descubro que não sei nada! Fazer o que? ...continuar tentando!

Valeu mesmo Bruno, vou atrás de mais informações... só não entendo o porque uma loja profissional me diria algo assim tão errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando penso que estou aprendendo alguma coisa, descubro que não sei nada! Fazer o que? ...continuar tentando!

Valeu mesmo Bruno, vou atrás de mais informações... só não entendo o porque uma loja profissional me diria algo assim tão errado.

Cara, tenho certeza de uma coisa: Quanto mais nos aprofundamos em algum assunto, mais descobrimos que não sabíamos "nada" sobre o mesmo... hahahahahaha

É como disse, não há uma regra definitiva, principalmente para o áudio, qualquer alteração pode ser significativa.

Quanto ao que lhe disseram, não posso opinar, afinal não sei quais as intenções da loja pasmafaute

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tenho certeza de uma coisa: Quanto mais nos aprofundamos em algum assunto, mais descobrimos que não sabíamos "nada" sobre o mesmo... hahahahahaha

É como disse, não há uma regra definitiva, principalmente para o áudio, qualquer alteração pode ser significativa.

Quanto ao que lhe disseram, não posso opinar, afinal não sei quais as intenções da loja pasmafaute

Abraços.

Tudo bem... o importante é que, com esta filosofia do "menos é mais", meu SQ saiu melhor do que com toda a parafernalha que eu havia imaginado no início...

Compartilhar este post

Link para o post

Opa pessoal...

Estou com quase todos os equipamentos comprados, falta apenas o sub, gostaria de saber se alguém pode me ajudar em informações sobre caixa moldada, aquelas feitas em MDF e fiberglass. Qualquer informação ou conselho para a confecção desta caixa será bem vinda.

Lembrando que se trata do porta malas de um Gol G4, de frente para o porta malas, do lado direito ficará o sub, o qual pretendo colocar levemente voltado para cima, o equipamento é um JBL GTO1014, e o fabricante indica uma caixa de 21,24 litros. Com estas informações, espero que possam me ajudar... valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Ed, se for você mesmo que vai montar, há vários artigos no autosom.net explicando como mexer com fibra de vidro e tal, um deles é esse http://autosom.net/artigos/FiberglassingBoxSedan.htm

Você vai gastar menos de 100$ em material, e vai perder uma tarde, ou duas, depende da velocidade de secagem.

Agora quanto à litragem... Não sei como fazer para medir e sair do tamanho certo hehe, sorry.

Compartilhar este post

Link para o post

...

Agora quanto à litragem... Não sei como fazer para medir e sair do tamanho certo hehe, sorry.

Pode utilizar bolinhas de isopor como estas:

1313527283_179665241_1-Puff-Moderno-Transparente-com-Bolas-branacs-de-Isopor-Morumbi.jpg1313527283_179665241_2-Fotos-de--Puff-Moderno-Transparente-com-Bolas-branacs-de-Isopor.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pode utilizar bolinhas de isopor como estas:

...

Que ideia brilhante, esses dias estava até pensando como calcular a litragem de um caixa lateral...

Ai só colocar numa garrafa de 1,5/2/3L e colocando o isopor dentro da garrafa e jogando na caixa e ir somando a litragem ! Muito legal

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Rsrsrs.. a ideia é boa mesmo, mas não é minha não..

Esse método já é utilizado a tempos..

Basicamente, pode ser feito com água, mas nem todo material suporta o contato direto com a água, né?!

Em tempo, a desvantagem do isopor é a sujeira, mediante qualquer vento "sudoeste", por mais fraco que seja.. rsrsrsrs

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ed, se for você mesmo que vai montar, há vários artigos no autosom.net explicando como mexer com fibra de vidro e tal, um deles é esse http://autosom.net/artigos/FiberglassingBoxSedan.htm

Você vai gastar menos de 100$ em material, e vai perder uma tarde, ou duas, depende da velocidade de secagem.

Infelizmente, não sou eu quem vai montar, então amigos, há algum cuidado que devo ter com relação a mandar fazer este box moldado? Valeu mesmo, a idéia das bolinhas é ótima!

Compartilhar este post

Link para o post

Não economize na fibra!!!

Paredes grossas são a lei rsrsrs.. Pelo menos 1cm.

Cuidado com as emendas. A caixa tem que ser o mais rígida possível.

No mais, litragem correta e algum material fono absorvente.

Abraços.

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...