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Pad

Projeto Obi-Wan

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Fala polvo, bom com vocês?

 

Esse ano a vida já me deu duas bicas só em Janeiro, logo, no ócio, precisava de algo para ocupar a mente. Então resolvi implementar um projetinho que estava na cabeça e já que tinha todos os equipamentos necessários, sendo necessário apenas o baffle em si, criei coragem para tocar o barco.

 

Bom, o projeto é um Open Baffle, e minha primeira tentativa mais séria com um som residencial. Em suma: Primeiro Open Baffle > OB 1 > Obi-Wan > RÁÁÁÁÁ Pegadinha do Mallandro!

 

O sistema é composto de:

 

Baffle: MDF 18mm Formicada (parafusos como spikes)

Tweeter: Bohlender & Graebner Neo3 PDR (>6000Hz)

Midrange: Hybrid Audio Technologies L3 (450Hz até 6000Hz)

Midbass: Peerless SLS 6.5" (<450Hz)

Crossover: DLS R6.3

Fiação pré-cross: Knu CL3 12 AWG

Fiação pós-cross: Genérico ~1mm

RCA: CAT 5e DIY

 

O cross tem topologia LR de primeira e segunda ordem mistas.

Com o tamanho do baffle o sistema deve tocar até 90-80Hz.

 

O conjunto é tocado a partir de um iPod com uma DAC, e amplificados por 25-30 Watts por canal.

 

Som: um pouco melhor que os falantes no carro bem regulados e com equipamentos melhores, só que nesse caso porcamente montados e sem eletrônica corretiva nenhuma. Não achei nenhuma aberração tonal, exceto pela total falta de autoridade nas notas mais baixas, o que é esperado e tolerado. O palco se estende além dos falantes, até o fim da plataforma. Apresenta certa profundidade, mas nada grandioso. O ponto mais incômodo é que o palco ficou um pouco baixo, sinto ele na altura do meu queixo. Mas também é de se esperar, já que os tweeteres (falantes mais altos) devem ficar um pouco abaixo da altura dos meus ombros, sentado. Talvez bole algum suporte para apoiar a plataforma. A imagem é focada. o centro está levemente deslocado (digamos que uns 3cm) para o lado esquerdo, onde o baffle esta mais próximo da parede/canto do cômodo.

 

Comentários, dicas e perguntas são todos bem vindas.

 

Segue foto:

 

ob1r.jpg

 

Abraços a todos!

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Pad, pra ganhar um pouco de resposta em baixas, faça 2 laterais para este gabinete, na diagonal. Você tem que ter um baffle LARGO, bem largo. Então essas laterais ajudam a ganhar largura sem deixar a caixa larga.

 

Uma solução boa é fazer uma caixa sem fundo, atrás do mid, pra ganhar ainda mais atraso nas ondas traseiras.

 

Fora isto, ela está próxima demais da parede. OB é coisa pra 1 metro da parede, pelo menos!

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Kleber, eu até conheço esse truque, mas como me fizeram esse baffle na faixa, não ia amolar e acabar com a chapa de mdf do cara.

Mas como disse, estou satisfeito com a resposta. Fora que mesmo aumentando muito, ainda assim estamos falando de um woofer de 6.5". O dia que incomodar, eu penso em um subwoofer para complementar.

 

Estão a 40cm da parede e à 70+ cm de superfícies reflexivas laterais. Posso tentar afastar um pouco, mas não sei até aonde dá. Da ponta do baffle até a poltrona deve ter pouco mais de 1 metro.

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Desculpa a ignorancia mais qual a aplicaçao pratica do OB? Tem alguma vantagem frente a uma caixa acustica fora ocupar menos espaço, menos madeira hehehheheh

flw

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Desculpa a ignorancia mais qual a aplicaçao pratica do OB? Tem alguma vantagem frente a uma caixa acustica fora ocupar menos espaço, menos madeira hehehheheh

flw

 

Além da simplificação da construção (embora possam ser muito, muito mais elaboradas), o falante deixa de ser o sistema clássico de suspensão acústica de caixas "normais", sendo um dipolo acústico. Dá um googlada.

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pad, vc irá utilizar sub junto? se sim, estás no caminho certo e é um projeto no minimo interessante. se não, acredito q este projeto esteja perdendo resposta abaixo de 120hz... ou em alguma frequencia proxima a isto....

 

sobre o que bolar pra subir teu bafle q pode te ajudar muito em vários sentidos (eu uso nas minhas torres por quesito estético) é os batentes de porta S8 da fischer, eles são bolas de silicone com um pino central. se precisar aumentar a altura ou modificar o angulo, basta adicionar porcas/arruelas ou qualquer outro tipo de prolongamento q possa imaginar. só ele já te levanta 2,5cm, com 2 porcas na frente e uma atrás já te dá essa diferença de direcionamento q vc precisa

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Escort, no momento não pretendo usar não. Por aquele famoso gráfico "tamanho do baffle x resposta", az quedas devem iniciar a partir de 100Hz ou menos.

 

Embora eu tenha um HT Sony aqui que está desinstalado, posso testar com calma amplificar com ele e utilizar sub e ver a diferença,

 

Kleber, se colocar a 1 metro da parede, sobram 60cm até a base da poltrona e ~130cm da orelha. Posso girar a coisa toda no quarto, ganharia em fundura. Mas ficariam mais próximos das paredes laterais, e na parede do fundo tem um porta balcão com vidro.

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Kleber, experimentei sua dica. Posicionei a 1m da parede, afastei alguns objetos próximos.

 

Ficou diferente. O foco melhorou, principalmente no centro. Na verdade, nas laterais até piorou. No centro ficou bem sólido, a voz do cantor não fico voando como em um som automotivo, variando com a frequência. Ficou meio aquele palco bola/bolha.

 

As dimensões do palco diminuíram todas, exceto na altura, que manteve-se do mesmo jeito.

 

Mas nem tudo é ruim. O sistema ganhou em transparência, como benefício das open baffle, as caixas somem com maior facilidade. O que esqueci de dizer, o que mais me surpreendeu nessa empreitada foi o detalhamento obtido. Ficou bacana, mas sem aquela impressão de excessivamente detalhado. Nunca gostei do L3 no carro, já usei em vários posicionamentos, pontos de crossover, slopes, inclusive seguindo as recomendações de instalação do Scott, e sempre achei um som estranho, anasalado e sem vida. Mas nessa combinação estão bem agradáveis.

 

Escort, dei uma olhada nos batentes. A minha ideia é subir de 20 a 30cm, vou ter que bola alguma outra coisa. E pelo preço, os 8 já iam me custar 10% que gastei na brincadeira toda haha.

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Além da simplificação da construção (embora possam ser muito, muito mais elaboradas), o falante deixa de ser o sistema clássico de suspensão acústica de caixas "normais", sendo um dipolo acústico. Dá um googlada.

 

Opa valeu Pad, dei uma pesquisada mais nao consegui entender (fora a simplificaçao na construçao) qual a vantagem em relaçao a uma caixa dutada basica; Pelo o que entendi as vantagens do "dipolo acustico" nao superam as suas desvantagens, segue um trecho do texto retirado da net:

 

http://www.marcelomelloweb.kinghost.net/mmsonorizacao5.htm

 

"5.3.2 O alto falante pode ser montado em caixas abertas atrás (fig. af07b), sistema usado na maioria das televisões e rádios. Esses aparelhos precisam usar alto-falantes pequenos,impróprios para freqüências graves, e o uso deste tipo de caixa atenua este problema por usar a freqüência de ressonância (ver II.7) da própria caixa. Mas o reforço dos graves que essa caixa proporciona na maioria das vezes é excessivo, criando um som saturado de graves. A melhora das freqüências baixas, por outro lado, é relativa, dependendo muito da ressonância da caixa (abaixo dela os graves ficam ainda mais fracos). Isto é, caixas abertas atrás que não tenham uma freqüência de ressonância bem abaixo da do alto-falante (que não sejam bem maiores que ele, em outras palavras) não apresentam nenhuma vantagem."

 

Obs: nao estou criticando nada nem ninguem, apenas quero aprender :legal:

 

att.

Ebert

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Ebert, tem que procurar mais. Se você souber inglês, ou tiver paciência para usar tradutor, da uma procurada no diyaudio.com ou o próprio site do Linkwitz, que é um Papa nessa área. O problema é que algumas partes do conteúdo é pesada, acústica, diretividade e afins.

 

MALDITOS INGLESES! Não basta o sentido das ruas ser ao contrário, o volante dos carros serem no sentido contrário, até as saídas da DAC são ao contrário! Era para estar no sentido correto, mas ao ouvir umas músicas de referência percebi a zica. Bom, deu uma acertada no palco, principalmente naquela história do centro deslocado.

 

Bom, agora eu estou pensando em pegar um desses Pre-Amp/Buffers valvulados baratinho do Ebay para brincar. Mas ainda não me decidi.

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Ebert, tem que procurar mais. Se você souber inglês, ou tiver paciência para usar tradutor, da uma procurada no diyaudio.com ou o próprio site do Linkwitz, que é um Papa nessa área. O problema é que algumas partes do conteúdo é pesada, acústica, diretividade e afins.

 

MALDITOS INGLESES! Não basta o sentido das ruas ser ao contrário, o volante dos carros serem no sentido contrário, até as saídas da DAC são ao contrário! Era para estar no sentido correto, mas ao ouvir umas músicas de referência percebi a zica. Bom, deu uma acertada no palco, principalmente naquela história do centro deslocado.

 

Bom, agora eu estou pensando em pegar um desses Pre-Amp/Buffers valvulados baratinho do Ebay para brincar. Mas ainda não me decidi.

 

Vo procura um pouco mais sim Pad. boa sorte no projeto:

 

att.

Ebert

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Agora a coisa ficou séria! Brincadeiras a parte, tomei vergonha na cara e reorientei a disposição da sala. Girei para o lado mais fundo, removi alguns móveis, centralizei os objetos em questão, e reduzi parte das superfícies reflexivas.

 

ob3d.jpg

 

Grandes melhoras no palco. A altura ficou próxima aos olhos, largura e profundidade maiores. As torres não ficaram tão transparentes, o foco não ficou tão sólido, mas no geral melhorou, o palco ficou com um equilíbrio maior, ganhou mais um pouco de detalhamento, a resposta nas baixas também melhorou. Mas o mais impressionante foi o ganho em ambiência. Surpreendente. Ao ouvir músicas de estúdio, o palco comportou-se como sempre, bem à sua frente. Mas ao ouvir músicas orquestradas, todo o palco localizou-se atrás das torres, dando a impressão de um ambiente bem maior, embora sem superar as dimensões físicas da sala.

 

Como alguns móveis sobraram na sala, juntei todos no canto e apliquei um bass trap joselito:

 

ob4f.jpg

 

Acredito que ajude a evitar um pouco o "caos" (é um colchão box, sim). E talvez o banquinho e a cadeira caim fora, se julgar necessário.

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Tô falando, faça a coisa direito e entenderás o motivo pra essa po*** ser uma opção tão interessante.

 

Faça difusores de MDF, use atrás das caixas, assim dá pra deixá-las um pouco mais próximas das paredes (o ideal é sempre ter ao menos 1 metro, mas quando não for possível... tudo é questão de testar).

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Tem algum site bom para difusores? Eu lembro que é bem chatinho de fazer a coisa da forma correta.

 

Ou que eu tenho aqui são uns 3 painéis absorventes próprios para estúdio.

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Tem algum site bom para difusores? Eu lembro que é bem chatinho de fazer a coisa da forma correta.

 

Ou que eu tenho aqui são uns 3 painéis absorventes próprios para estúdio.

 

Difusores não tem muito mistério. Difusores específicos para corrigir uma deficiência específica, aí sim, tem.

 

Um que eu gosto bastante:

 

produtos-difusorWaveline-01.jpg

 

Quanto maior a diferença entre partes altas e baixas, mais ele atua nas baixas frequências e menos nas altas.

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Peguei umas taubas que tenho e acoplei nas caixas. Realmente, melhorou bem a extensão dos graves, mas destruiu a ilusão. Não sei se foi aumento de difração, mudança nas reflexões, as duas coisas, mas não ficou agradável.

 

Então Kleboso, uma vez que li que ao medir a resposta na sala, pode-se trabalhar um difusor para atuar frequências específicas, otimizando os resultados. De qualquer forma, quando for ver isso a sério, tenho a eletrônica para implementar um boa correção utilizando o REW (Room Eq Wizard). Qualquer hora pego umas capsulas panasonic para fazer umas medições sérias.

 

Sei que estou gostando das OB. Já pensei em utilizá-las para um set scan, ao invés de torres dutadas.

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Pensei besteira aqui... hauhauhauhauhauhau

 

 

KKKKKK verdade Kleber nao reparei nisso hehehehehheheheheheh

 

abraço

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