Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
PH Lopes

Regulagem Crossover Stetsom STX104

Recommended Posts

galera, tudo bem?

é o seguinte, estou com uma duvida na configuração do meu crossover... pois tenho 2 amplificadores para ligar nele.

um deles o Taramps, vou ligar na saida SUB certo?

e o Saturno que vai tocar as cornetas e os tweeter? vou ligar em qual saida? Mid Low ou Mid High?

e quais os cortes que tenho que colocar?

Meu som é este:

2 Selenium Tornado 18' 1100RMS 4Ohms

6 Driver Selenium D250x 75RMS 8 Ohms

2 Super Tweeter Selenium ST400 150RMS 8 Ohms

1 Taramps TA2700D 2 Ohms 2700RMS

1 Saturno S6 600rms 4 Ohms

1 Crossover Stetsom STX104

1 Pioneer DEH-8380SD

1 Bateria MaxPower 400Ah

Controle Longa JFA com anti-clip

Voltímetro Stetsom

lembrando que o amplificador Saturno (drivers e super twiter) esta em bridge.. em 1 canal tenho 3 cornetas e 1 supertweeter

muito obrigado!

Editado por PH Lopes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera, tudo bem?

é o seguinte, estou com uma duvida na configuração do meu crossover... pois tenho 2 amplificadores para ligar nele.

um deles o Taramps, vou ligar na saida SUB certo?

e o Saturno que vai tocar as cornetas e os tweeter? vou ligar em qual saida? Mid Low ou Mid High?

e quais os cortes que tenho que colocar?

muito obrigado!

Quais drivers de corneta você tem?

Compartilhar este post

Link para o post

Quais drivers de corneta você tem?

meu som é este...

1 Pioneer DEH-8380SD

1 Bateria MaxPower 400Ah

Voltímetro Stetsom

Compartilhar este post

Link para o post

meu som é este...

1 Pioneer DEH-8380SD

1 Bateria MaxPower 400Ah

Voltímetro Stetsom

os 6 drivers ligará na Mid High, cortados em high pass em 800hz acima, low pass pode deixar em flat, e os 02 ST na High, em high pass 5 ou 6khz e flat na low pass.

Compartilhar este post

Link para o post

os 6 drivers ligará na Mid High, cortados em high pass em 800hz acima, low pass pode deixar em flat, e os 02 ST na High, em high pass 5 ou 6khz e flat na low pass.

entendi... entao vou ligar 6 drivers em um canal... e os 2 ST em outro canal? tudo no mesmo amplificador?

Compartilhar este post

Link para o post

entendi... entao vou ligar 6 drivers em um canal... e os 2 ST em outro canal? tudo no mesmo amplificador?

Isso, se o seu amplificador é 4 canais, você vai ligar os drivers nos 2 ch de um lado, 03 drivers para cada canal, e no outro lado, 01 ST para cada canal.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, se o seu amplificador é 4 canais, você vai ligar os drivers nos 2 ch de um lado, 03 drivers para cada canal, e no outro lado, 01 ST para cada canal.

entender, eu entendi otavio.. mais tipo, o meu modulo em Stereo, sai 2ohms cada canal... em bridge sai 4ohms... naum tem problema eu ligar 3 drivers de 8 ohms no canal R1, 3 drivers de 8 ohms no canal L1, 1 ST de 8ohms no R2 e 1 ST de 8 ohms no L2? oq vai acontecer? vai queimar os drivers ou os sts? vai ficar mais fraco?

ou eh melhor eu ligar tudo no mid high e deixar 3driver e 1 st em cada canal?

estou usando capacitor nos driver e resistor+capacitor nos ST

Compartilhar este post

Link para o post

entender, eu entendi otavio.. mais tipo, o meu modulo em Stereo, sai 2ohms cada canal... em bridge sai 4ohms... naum tem problema eu ligar 3 drivers de 8 ohms no canal R1, 3 drivers de 8 ohms no canal L1, 1 ST de 8ohms no R2 e 1 ST de 8 ohms no L2? oq vai acontecer? vai queimar os drivers ou os sts? vai ficar mais fraco?

ou eh melhor eu ligar tudo no mid high e deixar 3driver e 1 st em cada canal?

estou usando capacitor nos driver e resistor+capacitor nos ST

a especificação do módulo fala que ele toca até 2 ohms em estéreo, então ele suporta até 2 ohms em estéreo, e até 4 ohms em bridge, então ligando os 3 drivers, não vai descer mais que isso, e para não deixar queimar, vai depender dos cortes no crossover, gosto de cortar no mínimo até 800hz no high pass para driver.

Compartilhar este post

Link para o post

a especificação do módulo fala que ele toca até 2 ohms em estéreo, então ele suporta até 2 ohms em estéreo, e até 4 ohms em bridge, então ligando os 3 drivers, não vai descer mais que isso, e para não deixar queimar, vai depender dos cortes no crossover, gosto de cortar no mínimo até 800hz no high pass para driver.

entendi... entao ja sei como ligar... agora outra duvida...

no crossover no canal de Low/Rear vou ligar o modulo dos tornado certo? nele tem o filtro subsonico ( que pretendo deixar em 50Hz), e dps dele tem Low Pass... como eu tenho que deixar esse Low pass? a frequencia do tornado vai de 38 a 1.500hz...

qual a diferença entre Low pass e High pass? os dados do meu som sao estes abaixo... como deixo no cross? se alguem poder me orientar, eu agradeço muito!

tornado: 38 a 1.500

d250x: 400 a 9.000

super tweeter: 3.000 a 20.000

o cross é este...

http://3.bp.blogspot.com/_ao2H2mp1cFw/SwrDgnBgwfI/AAAAAAAAHHE/6t3zJeNuZxE/s1600/STX104.jpg

Editado por PH Lopes

Compartilhar este post

Link para o post

entendi... entao ja sei como ligar... agora outra duvida...

no crossover no canal de Low/Rear vou ligar o modulo dos tornado certo? nele tem o filtro subsonico ( que pretendo deixar em 50Hz), e dps dele tem Low Pass... como eu tenho que deixar esse Low pass? a frequencia do tornado vai de 38 a 1.500hz...

qual a diferença entre Low pass e High pass? os dados do meu som sao estes abaixo... como deixo no cross? se alguem poder me orientar, eu agradeço muito!

tornado: 38 a 1.500

d250x: 400 a 9.000

super tweeter: 3.000 a 20.000

Como você vai cortar o subsonico em 50hz, então deixa o high pass em 50hz também, ele só vai tocar dessa frequencia para cima, o pessoal orienta cortar falantes de 15" de 50hz para cima, e como você não tem médio grave para tocar as frequencias de 250hz até os 800hz que vai cortar na corneta, vai ter que cortar nos tornado no low pass mais alto para tocar essas frequências, testa para ver, o low pass, quando estiver ligado, corta até 180hz, depois até uns 250hz, vai subindo, se não agradar, desce de novo, deixa ao seu gosto, esse corte vai jogar mais voz no tornado, o ideal era:

02 tornado de 50hz até 250hz

02 médio grave de 250hz até 800 ou 900hz, mta gente corta até mais alto, uns 1000, 1200hz.

os drivers, de 800, 900 até 5khz ou flat.

e os ST de 5khz até flat.

Editado por Otaviopfn

Compartilhar este post

Link para o post

Como você vai cortar o subsonico em 50hz, então deixa o high pass em 50hz também, ele só vai tocar dessa frequencia para cima, o pessoal orienta cortar falantes de 15" de 50hz para cima, e como você não tem médio grave para tocar as frequencias de 250hz até os 800hz que vai cortar na corneta, vai ter que cortar nos tornado no low pass mais alto para tocar essas frequências, testa para ver, o low pass, quando estiver ligado, corta até 180hz, depois até uns 250hz, vai subindo, se não agradar, desce de novo, deixa ao seu gosto, esse corte vai jogar mais voz no tornado, o ideal era:

02 tornado de 50hz até 250hz

02 médio grave de 250hz até 800 ou 900hz, mta gente corta até mais alto, uns 1000, 1200hz.

os drivers, de 800, 900 até 5khz ou flat.

e os ST de 5khz até flat.

entao... ai que esta o problema... nao sei se voce viu a foto do cross... na via do tornado (Low/Rear) tem somente subsonico e Low pass.. nao tem high pass... :S

Compartilhar este post

Link para o post

entao... ai que esta o problema... nao sei se voce viu a foto do cross... na via do tornado (Low/Rear) tem somente subsonico e Low pass.. nao tem high pass... :S

Tá certo, desculpa ai eu que falei besteira, o subsônico já é o high pass, foi voada minha ai.

Editado por Otaviopfn

Compartilhar este post

Link para o post

Tá certo, desculpa ai eu que falei besteira, o subsônico já é o high pass.

certo.. entao eu deixo o subsonico e o low pass do tornado em 50? ai o tornado vai sai voz tbm?

e os drivers eu deixo na via Mid High, com high pass em 400 e Low Pass em 9.000?

e os super tweeter na via High, com high pass em 3.000?

Compartilhar este post

Link para o post

certo.. entao eu deixo o subsonico e o low pass do tornado em 50? ai o tornado vai sai voz tbm?

e os drivers eu deixo na via Mid High, com high pass em 400 e Low Pass em 9.000?

e os super tweeter na via High, com high pass em 3.000?

Não, deixa o subsonico em 50hz e o low pass em 180, 200, 250hz, quanto mais você baixar vai sair só grave, se você aumentar vai sair mais voz, deixa ao seu gosto.

os drivers eu cortaria no mínimo até 800hz high pass, não baixaria mais que isso, fica mais sensivel para queimas e até 5000.

e os ST cortaria de 5000 para cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, deixa o subsonico em 50hz e o low pass em 180, 200, 250hz, quanto mais você baixar vai sair só grave, se você aumentar vai sair mais voz, deixa ao seu gosto.

os drivers eu cortaria no mínimo até 800hz high pass, não baixaria mais que isso, fica mais sensivel para queimas e até 5000.

e os ST cortaria de 5000 para cima.

blzz! vou testar! obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...