Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Fernandin00

AJUDA CAIXA MANIFOLD SUB 800 18" PROFISSIONAL

Recommended Posts

Olá pessoal do forum aki eu denovo necessitando de mais informações e experiencias do apaixonados por som automotivo de plantão. !

 

Pra spl ja estou acustumado ja montei varios set's e inclusive compartilhei o meu q num terminei até hoje, por isso q não publiquei ainda nenhum video tocando.

Segue o link pra quem tem interesse em conhecer o som do meu carro Astra Sedan SPL Fosgate .>>> http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=168814

 

Mas então estou montando um set TRIO pra pro meu primo num saveiro quadrada Summer.

 

Era o som q se fosse montar pra mim um trio de vdd seria esse. Bom e gastando relativamente pouco.

 

2 18" SUB 800 8 ohms OVERSOUND

1 SD 2000 4 ohms

2 Driver D405 com cross passivo 1000hz/12dB + Jarrão (pois ja possuo)

2 TW Hinor Trinyum

1 T400 2 ohms 1 Canal série Gold.

1 Bateria Estacionária 170 A + do cofre 60A

 

Mais pra frente vem + 2 de 10" pra médio, mas por enquanto vai ficar sem.

 

Meu primo se interessou muito nos videos q viu de manifold no youtube ai gostaria de montar uma pro som dele.

 

Começei a fazer uma medidas na saveiro e o nos limite conseguimos chegar nesse projeto abaixo onde a camara do sub ficaria com seu 78,7 L. Estou achando pouco.

 

Outra duvida é se deixo o imã pra dentro ou para fora da caixa. Pois o meu primo gostar de montar igual fizemos com o imã pra dentro pra poder mostrar o frente do sub.

 

Qual seria a diferença entre o imã pra dentro e pra fora ? a maiorias dos videos q vimos o imão ficam pra fora.

 

Segue fotos do projeto. Fiz tudo em 3D no SolidWorks no trampo.. hehe

 

20338536.jpg

 

projetosav.jpg

 

Aguardo retorno de opiniões do pessoal do trio, pois num tenho muita experiencia com som pra fora e gostaria q esse som dava pra brinca com uns tornados de 15" daqui da cidade. Hehe

 

Abraços.. Galera Ajuda nois aew !!!

 

VLw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

-78L é 0,5 x pouco rsrsrs

 

-Se você fizer com 78L o grave ficará seco demais lá pelos 70~80 hz.

 

-Acho também que 2k é pouca alimentação o legal seria 3k ou no mínimo 2.5k.

 

-Jarrão? és algum bruxo? (zoeira) As cornetas jarrão são feitas pra doer os ouvidos e não pra tocar música, e "cornetas são feitas pra expansionar e não impressionar"

 

-Se você puder usar os Super Tweeters ST400 da selenium eles tem melhor timbre que os HST600

 

-O imã pra fora muda melhora a refrigeração (existem controvérsias)

 

Quer fazer MANIFOLD e tocar gravão e subão? Espaço é essencial

 

Leia esse tópico é excelente:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=164528

 

To acompanhando seu tópico

 

PS: Gostei dos seus projetos no SolidWorks!!!

Editado por everton_m7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal do forum aki eu denovo necessitando de mais informações e experiencias do apaixonados por som automotivo de plantão. !

 

Pra spl ja estou acustumado ja montei varios set's e inclusive compartilhei o meu q num terminei até hoje, por isso q não publiquei ainda nenhum video tocando.

Segue o link pra quem tem interesse em conhecer o som do meu carro Astra Sedan SPL Fosgate .>>> http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=168814

 

Mas então estou montando um set TRIO pra pro meu primo num saveiro quadrada Summer.

 

Era o som q se fosse montar pra mim um trio de vdd seria esse. Bom e gastando relativamente pouco.

 

2 18" SUB 800 8 ohms OVERSOUND

1 SD 2000 4 ohms

2 Driver D405 com cross passivo 1000hz/12dB + Jarrão (pois ja possuo)

2 TW Hinor Trinyum

1 T400 2 ohms 1 Canal série Gold.

1 Bateria Estacionária 170 A + do cofre 60A

 

Mais pra frente vem + 2 de 10" pra médio, mas por enquanto vai ficar sem.

 

Meu primo se interessou muito nos videos q viu de manifold no youtube ai gostaria de montar uma pro som dele.

 

Começei a fazer uma medidas na saveiro e o nos limite conseguimos chegar nesse projeto abaixo onde a camara do sub ficaria com seu 78,7 L. Estou achando pouco.

 

Outra duvida é se deixo o imã pra dentro ou para fora da caixa. Pois o meu primo gostar de montar igual fizemos com o imã pra dentro pra poder mostrar o frente do sub.

 

Qual seria a diferença entre o imã pra dentro e pra fora ? a maiorias dos videos q vimos o imão ficam pra fora.

 

Segue fotos do projeto. Fiz tudo em 3D no SolidWorks no trampo.. hehe

 

Aguardo retorno de opiniões do pessoal do trio, pois num tenho muita experiencia com som pra fora e gostaria q esse som dava pra brinca com uns tornados de 15" daqui da cidade. Hehe

 

Abraços.. Galera Ajuda nois aew !!!

 

VLw!

 

 

 

 

Da uma olhada no meu topico ai

 

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=169954

 

terminei esses dias, ta faltando ajustar o processador ainda, mas adianto, manifold da um grave massa, gostei demais, mas sem medios, num rola, fica pessimo, um buraco na frequencia,..

 

manifold pra carro de mala, claro que tem que ser adaptada, pois o projeto original é enooorme, a minha eu gostei demais do grave..

 

mas pra vcs ai, que é caçamba, dispoe de mais espaço, fica melhor ainda

 

meu projeto eu comprei com o diogenes user (caradosom) AQui do forum.

 

50 cm de altura

65 cm de fundo

 

mais ou menos isso ai..

 

da uma olhada no topico la. entra em contato com o diogenes que ele faz um projeto filet,

 

abraço

 

Meirelles

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da uma olhada no meu topico ai

 

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=169954

 

terminei esses dias, ta faltando ajustar o processador ainda, mas adianto, manifold da um grave massa, gostei demais, mas sem medios, num rola, fica pessimo, um buraco na frequencia,..

 

manifold pra carro de mala, claro que tem que ser adaptada, pois o projeto original é enooorme, a minha eu gostei demais do grave..

 

mas pra vcs ai, que é caçamba, dispoe de mais espaço, fica melhor ainda

 

meu projeto eu comprei com o diogenes user (caradosom) AQui do forum.

 

50 cm de altura

65 cm de fundo

 

mais ou menos isso ai..

 

da uma olhada no topico la. entra em contato com o diogenes que ele faz um projeto filet,

 

abraço

 

Meirelles

 

Vlw meirelles vou falar com o digoenes conheço ele ja uns tempo atras, comprei a SD3k preta dele, gente boa. mas vlw pelas dicas aew !!

 

Por enquanto médios num vai rola mas o importante pro dono da saveiro (meu primo) é q o grave fique forte e q mande longe.

 

Vlw !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que tipo de Grave você quer?

 

Grave forte e q mande longe, tipo faixa de 100hz pra baixo até uns 40hz. Eu to chutando pois estou mais acostumado montar set com subwoofer pra internos.

 

Ele quer ouvir sertanejão, black, funk...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

-78L é 0,5 x pouco rsrsrs

 

-Se você fizer com 78L o grave ficará seco demais lá pelos 70~80 hz.

 

-Acho também que 2k é pouca alimentação o legal seria 3k ou no mínimo 2.5k.

 

-Jarrão? és algum bruxo? (zoeira) As cornetas jarrão são feitas pra doer os ouvidos e não pra tocar música, e "cornetas são feitas pra expansionar e não impressionar"

 

-Se você puder usar os Super Tweeters ST400 da selenium eles tem melhor timbre que os HST600

 

-O imã pra fora muda melhora a refrigeração (existem controvérsias)

 

Quer fazer MANIFOLD e tocar gravão e subão? Espaço é essencial

 

Leia esse tópico é excelente:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=164528

 

To acompanhando seu tópico

 

PS: Gostei dos seus projetos no SolidWorks!!!

 

Seguinte pra entra na saveiro essa dimensões externas são o maximo q consigo pra colocar a caixa antes da balança da rodas pois ali só passa 890mm entre elas.

 

ai eu fiz uma com largura de 890mm pra poder ficar com 80L a menina ficou com 700mm de profundidade quase um quadrado.. aushua.. agora num sei se arrisco nela assim e caso ficar ruim a gente faz outra.

 

O ST400 ja ouvi muito top mesmo, mas a hinor foi pioneiro nesse modelo de tw e ja possuo ele, tanto é q a selenium tomou vergonha na cara q fez o ST400 pois estava perdendo venda.

 

A SD2k ja ta de bom tamanho pra tocar bem eu acho, pois tenho medo de aplicar muito potencia nus menino e eles num aguentar, e meu primo mesmo dependendo do vol. q ele usar no cd qdo tiver tomado umas... asaushuh...

 

Os jarrão são meus tenho ele na D405 e gosto muito deles mas pretendo colocar os HL-50 modelo novo usinado por ser menor e pra combinar com o HTS600.

 

Ele quer q quer colocar o imã pra dentro ai vou montar do jeito q ele quer.

 

agora vc acha q compensa deixar a largura dela em 890mm pois assim posso aumentar a litragem na profundidade mas acho q vai ficar esquisita, quase um quadrado, e altura ja vai marcar a lona maritima q a gente num queria mas num tem como a não ser q inclinar o sub pois num na haste na da lona da 505mm e via dar na rapa o sub mais espessura do MDF 20mm em cima e embaixo.

 

Solid Works eu trampo com isso... manjo bem ..uheueh

 

Vlw !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu Faria assim:

 

110L livres pra cada Sub800

55L Livres Pro coletor MANIFOLD (Câmara central)

Sintonia em 50 Hz ou 48 Hz

12 polegadas entre os centros dos Sub800

LEVE inclinação entre os falantes

A necessidade de um falante pra reproduzir de 80Hz é imensa.

 

Eu cheguei a essas medidas com base em relatos do fórum

Editado por everton_m7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu Faria assim:

 

110L livres pra cada Sub800

55L Livres Pro coletor MANIFOLD (Câmara central)

Sintonia em 50 Hz ou 48 Hz

12 polegadas entre os centros dos Sub800

LEVE inclinação entre os falantes

A necessidade de um falante pra reproduzir de 80Hz é imensa.

 

Eu cheguei a essas medidas com base em relatos do fórum

 

Vlw pela ajuda aew, porem pra mim poder fazer uma caixa com essas medidas somente vai dar pra colocar ela da balança das rodas pra tras até a tampa.

 

Pq seria bom se conseguisse fazer la atras perto da cabine mas a litragem não ajuda, vou ver com o meu primo pra ver o q ele acha disso... pq ai a rack q ja tenho vai ter ficar perto da cabine

 

Vc acha q nem compensa fazer ela, se for fazer com 78,7 L então ?? Aproposito é vdd q manifold diminui a vida util dos subs ??? ouvi essa conversa mas num acredito, pois uma caixa acredito q não queimei um sub se não tiver muito fora. Pois depende do módulo e potencia aplicada, baterias, cabeamento, etc.

 

Fiz os calculos e desenhei o projeto dela do jeito exato q vc me passou. 110 L cada sub, 55L entre eles e leve inclinação, duto retangular p/ cada sub 7cm largura x 47cm altura x 20cm profundidade.

 

As medidas externas ficaram 130cm largura x 51cm altura x 52cm profundidade e entre os subs (centro a centro) ficou uns 26cm, GRANDEEE. O.O ..srsrr. Porem só vai caber antes da balança pois a largura ultrapassou os 89cm.

 

O duto esta bom a largura e profundidade ??? pois 7 cm de largura é o q pede o manual do sub 800.

 

Vlw pela ajuda ! aew.. pode ter ctz q depois de pronto fotos e videos serão por cortesia da casa... aushauhsuash

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só acompanhando, tenho a mesma duvida.

Mas uma coisa tem na internet um sit que fala caixas manifold par 18 polegadas com apenas 60 litros pra cada?

E agora?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem pessoas que recomendam a distância entre os falantes com 2/3 do diâmetro do falante

Logo com um falante de 18 a distância seria 12 polegadas. (eu te dei uma distância errada foi mal)

 

Edit: Correção nas informações

Editado por everton_m7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa SB1000 comparada a cw218 toca mto mal, o som é tosco.

 

Usa uma "manifold" seguindo os moldes da yamaha cw218 .

 

Sobre prejudicar os subs, veja bem: Manifold é um efeito onde se posiciona duas fontes (ou receptores) de modo a se obter maior rendimento pelo acoplamento "forçado". Se tu deixar um cone mto longe do outro, perde o efeito do acoplamento (ganho significativo). A angulaçao do V te dá onde o coletor vai ter seu pico, pra decer bastante recomendo deixar totalmente paralelo | | mas isso requer simulaçao. Se deixar os falantes muito proximos, (mantendo o volume em litros correto) o ganho vai ser bemm absurdo porem a fadiga dos cones vai aumentar visto que pra fins de ajustes de fase e maior rendimento/acoplamento, usa-se os falantes com fase invertida, ou seja, batendo pra traz... um contra o outro. Nada a curto prazo, porem se houverem exageros teus cones vao pro espaço. Ja postei algumas fotos de uma brincadeira dessas totalmente mal sucedida em algum topico.

 

 

Además, sucesso ai.

 

EDIT: Conforme já postado aqui, sigan a regra de ouro da construçao de caixas com acoplamento "manifold": Camara dutada (as "traseiras") = Volume em litros indicado pelo fabricante, sintonia a seu gosto (eu particularmente sintonizaria em 55hz.

 

Coletor = Metade do volume em litros recomendado pela fabrica. Geralmente é sucesso, muito forte e com resposta AMPLA (na medida do possivel né...)

 

Muito cuidado com a sintonia, a idéia é uma resposta semelhante a uma bp6 em que os dois picos forman um range continuo , faixa de atuaçao da caixa. Sintonias desproporcionais causan frustraçoes, (a nao ser que tenhas um processador, ja é outra historia)...

 

Então cheguei a ver essa imagem de construção da CW218 porem o imã ficam pra fora e meu primo quer q quer mostrar a frente do cone, com relação a fase vou usar para bater pra fora mesmo (+ -> +) e (- -> -).

 

Mas vou ver com ele o q ele acha dessa q montei no tópico com 110L, pois o manual do sub pede 172L cada sub absurdo demais na minha opinião.

 

Vlw pelas informações !!! foi muito uteis... !!!!

 

Abraços..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se for fazer mani msm, faz com os dutos saindo por dentro(saindo na câmara central tipo a t18) q refrigera o falante e nao deixa ele esquentar e assim aguenta mais tempo tocando sem perder a qualidade. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se for fazer mani msm, faz com os dutos saindo por dentro(saindo na câmara central tipo a t18) q refrigera o falante e nao deixa ele esquentar e assim aguenta mais tempo tocando sem perder a qualidade. :legal:

 

Se eu fizer tipo essa T18 num vai caber na caçamba e tbm num vai mostra em frente do sub. Porem talvez o desempenho dela realmente seje melhor.

 

Vlw !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opá...

 

Bem na época que eu tava re-montando meu som, também me interessei por essas manifold e, coincidentemente o Joéster tava fazendo os testes na mani e não gostou do resultado.....Sempre li que essas mani faziam "bruxaria" de tocar 3db a mais q uma dutada convencional e blá..blá..blá....masss...sou desconfiado demais pra testar.....Optei por fazer dutada mesmo e acredite: essa lona da caçamba dá um efeito fodástico no grave.....tem gente q me vê andar e quando pergunta o q q tenho de som e falo q é só 2 falantes de 800RMS pra grave, os caras não se acreditam...

O grave dos SDS na caçamba, parece Sub tocando....muito bonito mesmo...já tive o Sub800 mas num fiat stilo, acredito q na caçamba deva "descer" mais ainda q o SDS.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opá...

 

Bem na época que eu tava re-montando meu som, também me interessei por essas manifold e, coincidentemente o Joéster tava fazendo os testes na mani e não gostou do resultado.....Sempre li que essas mani faziam "bruxaria" de tocar 3db a mais q uma dutada convencional e blá..blá..blá....masss...sou desconfiado demais pra testar.....Optei por fazer dutada mesmo e acredite: essa lona da caçamba dá um efeito fodástico no grave.....tem gente q me vê andar e quando pergunta o q q tenho de som e falo q é só 2 falantes de 800RMS pra grave, os caras não se acreditam...

O grave dos SDS na caçamba, parece Sub tocando....muito bonito mesmo...já tive o Sub800 mas num fiat stilo, acredito q na caçamba deva "descer" mais ainda q o SDS.....

Entre estes dois wofers, em sua opinião o sub800 desce muito mais que o sds? O sds tem muito mais atack que o sub800? Qual se sai melhor entre esses dois, tocando com mala aberta no quesito musicalidade e spl. Desde já agradeço.

Editado por gaioleiro_rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entre estes dois wofers, em sua opinião o sub800 desce muito mais que o sds? O sds tem muito mais atack que o sub800? Qual se sai melhor entre esses dois, tocando com mala aberta no quesito musicalidade e spl. Desde já agradeço.

O SDS é um woofer que desce bem, a reposta de dele é mais pro gravão que pro subão

O Sub 800 é um sub pra fora, por isso ele representa bem no Subão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...