Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Dúvida pertinente: Som sem baterias? Apenas fonte!!

Recommended Posts

Uma continha básica:

 

Opção 1:

NA2600 - 2.600 watts - 2 ohms - R$2.816,59

 

Opção 2:

Amp. 2500 wRMS - R$ 900,00

2 Fontes 120ah - R$ +/- 1500,00

Capacitor de 7 Farads (de verdade) +/- R$ 250,00

Bateria 70ah (se for preciso): R$250,00

Total R$ 2900,00

 

Agora é ver se vale a pena.... PA não tem gambi......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem usaria 2 fontes de 120ah pra um amp de 2500wrms?

 

 

Eu usava uma de 150ah pra poco mais de 8000wrms e tocava de boas!

 

 

Essas contas tão beem erradas!

 

 

Seria:

 

Amp. 2500 wRMS - R$ 700,00 (consigo!)

1 Fontes 120ah - R$ +/- 600,00 (idem)

Capacitor de 7 Farads (de verdade) +/- R$ 250,00

Bateria 100ah gel : R$300,00

 

Total: 1850,00! Sendo que o MC com uma bateria AGM já é dispensável! Então pode colocar 1500 facin aí!

 

 

...e isso falando de 2.500wrms! Se fizer as contas com números perto/acima dos 8000wrms, verá a diferneça GRITAR! rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem usaria 2 fontes de 120ah pra um amp de 2500wrms?

 

 

Eu usava uma de 150ah pra poco mais de 8000wrms e tocava de boas!

 

 

Essas contas tão beem erradas!

 

 

Seria:

 

Amp. 2500 wRMS - R$ 700,00 (consigo!)

1 Fontes 120ah - R$ +/- 600,00 (idem)

Capacitor de 7 Farads (de verdade) +/- R$ 250,00

Bateria 100ah gel : R$300,00

 

Total: 1850,00! Sendo que o MC com uma bateria AGM já é dispensável! Então pode colocar 1500 facin aí!

 

 

...e isso falando de 2.500wrms! Se fizer as contas com números perto/acima dos 8000wrms, verá a diferneça GRITAR! rsrs

 

Estranho... utilizo fontes de CC já tem mais de 15 anos e posso afirmar que se a potência requerida é maior que o limite dela em fornecer, o equipamento abre o bico... ex.: já liguei um rádio transmissor com ampli de 200W em fonte de 20A... funfa, liguei um de 300W... abriu o bico na hora, quase queimou a fonte... o que está acontecendo é que nas pancadas a bateria está sendo solicitada e a fonte não sofre a queda de tensão e ao final da batida ela carrega a bateria de novo, mas não sei quantos ciclos assim a mesma irá aguentar estável... principalmente se ouver um gigantesco momento de solicitação da corrente máxima de descarga para o módulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem usaria 2 fontes de 120ah pra um amp de 2500wrms?

 

 

Eu usava uma de 150ah pra poco mais de 8000wrms e tocava de boas!

 

 

Essas contas tão beem erradas!

 

 

Seria:

 

Amp. 2500 wRMS - R$ 700,00 (consigo!)

1 Fontes 120ah - R$ +/- 600,00 (idem)

Capacitor de 7 Farads (de verdade) +/- R$ 250,00

Bateria 100ah gel : R$300,00

 

Total: 1850,00! Sendo que o MC com uma bateria AGM já é dispensável! Então pode colocar 1500 facin aí!

 

 

...e isso falando de 2.500wrms! Se fizer as contas com números perto/acima dos 8000wrms, verá a diferneça GRITAR! rsrs

 

 

8000wRMS/13v = 615a.... dependendo do estilo musical nunca uma fonte de 120ah vai conseguir suprir os picos deste amp.

 

As contas estão certas. Se quer fazer um som automotivo tocar parecido com PA tem que ter alimentação e de sobra. Se colocar somente a 1 fonte de 120ah dificilmente conseguirá utilizar o amp no máximo de seu rendimento. Pior, se for usar somente 1 fonte de 120ah para um amp. automotivo de 2500wRMS acredito que um amp PA de 1500wRMS bate fácil, fácil essa sua ideia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

8000wRMS/13v = 615a.... dependendo do estilo musical nunca uma fonte de 120ah vai conseguir suprir os picos deste amp.

 

As contas estão certas. Se quer fazer um som automotivo tocar parecido com PA tem que ter alimentação e de sobra. Se colocar somente a 1 fonte de 120ah dificilmente conseguirá utilizar o amp no máximo de seu rendimento. Pior, se for usar somente 1 fonte de 120ah para um amp. automotivo de 2500wRMS acredito que um amp PA de 1500wRMS bate fácil, fácil essa sua ideia.

 

Vc coloca 8000wrms de amps em 8000wrms de falantes e toca senoidal?

 

Se sim, sua conta tá certíssima! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc coloca 8000wrms de amps em 8000wrms de falantes e toca senoidal?

 

Se sim, sua conta tá certíssima! :legal:

 

Mesmo com sinal musical, em certos picos, dependendo do estilo musical, essa fonte de 120ah não será suficiente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom,

 

Mesmo depois de falarem tanto e comparar eu ainda creio que os " Wats automotivos " são diferentes dos " Wats Pa " Se for para comprar novo, realmente fica parelho o preço, porém garimpando no ML, balcão, Olx e etc sempre tem bons negócios.

 

Meu antigo SA5 paguei 700 com frete no ML e o Hotsound 2.0 paguei 1.800 encontrando no Balcao.

 

abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo com sinal musical, em certos picos, dependendo do estilo musical, essa fonte de 120ah não será suficiente.

 

:+1

 

Bloom,

 

Mesmo depois de falarem tanto e comparar eu ainda creio que os " Wats automotivos " são diferentes dos " Wats Pa " Se for para comprar novo, realmente fica parelho o preço, porém garimpando no ML, balcão, Olx e etc sempre tem bons negócios.

 

Meu antigo SA5 paguei 700 com frete no ML e o Hotsound 2.0 paguei 1.800 encontrando no Balcao.

 

abraço!

 

Watts RMS diferentes?

 

o que muda até onde sei é a sensibilidade e características de construção...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A behringer ocupa um nincho de mercado. está acima das nacionais e a baixo das importadas...

 

quem mete o pau nos periféricos behringer é pq tem grana pra comprar DOD, YAHAMA, klark teknik e por ai vai...

 

 

Aqui segue um link com todos os fabricantes nacionais de amplificadores e outras coisas... muito bom! muito fabricante que eu nao conhecia.

 

http://audiolist.org/siteantigo/empresas.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eq 30 bandas KLARK TEKNIK (R$ 4.000,00)

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-211864951-klark-teknik-dn360-equalizador-grafico-2x30-bandas-joaberosa-_JM

 

Eq 30 bandas BEHRINGER (R$ 355,00)

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-214373306-equalizador-grafico-fbq-3102-behringer-fbq3102-_JM

 

 

 

 

 

A Behringer é a BBuster do PA!!! funciona legal, mas não é uma brastemp... kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom,

 

Mesmo depois de falarem tanto e comparar eu ainda creio que os " Wats automotivos " são diferentes dos " Wats Pa " Se for para comprar novo, realmente fica parelho o preço, porém garimpando no ML, balcão, Olx e etc sempre tem bons negócios.

 

Meu antigo SA5 paguei 700 com frete no ML e o Hotsound 2.0 paguei 1.800 encontrando no Balcao.

 

abraço!

 

 

O lance é que os watts RMS do amp automotivo é medido em segundos, com senoidal!

 

Já um bom amp de PA, tipo Studio R... consegue fornecer os Watts RMS por longas horas sem clipping e sem estar no limite!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então eu poderia, por exemplo, ligar um amp de ~2500wrms sem baterias, com uma boa fonte de pelo menos 120ah???

 

Ou será que dá bronca?

 

 

...e se eu usasse mega-capacitores sobredimensionados (1 farad pra cada 200wrms), não daria uma aliviada nos picos?

 

Pode, claro que pode.

 

Se vc tiver pelo menos 210A de fonte (pode botar mais... 300A pra ficar bom), e uma boa capacitância, pode sim.

 

Vale lembrar que, como essas fontes são feitas pra operar em conjunto com a bateria, a capacitância delas é baixa. Então o capacitor vai bem. Não precisa ser 3, 4F, pode ser 10000uF mesmo, 1 capacitor canecão de 10000uF x 16V. Mas um de 0,3F, 0,5F vai muito bem, só que vc vai ter que ficar esperto pra carregá-lo toda vez que ligar a fonte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O lance é que os watts RMS do amp automotivo é medido em segundos, com senoidal!

 

Já um bom amp de PA, tipo Studio R... consegue fornecer os Watts RMS por longas horas sem clipping e sem estar no limite!

 

Os de PA são feitos pra aguentar uma FORTE carga indutiva sem abrir o bico. Por isto são superdimensionados em todos os sentidos, apesar de não entregarem mais potência que o declarado, a fonte interna aguenta muito mais potência.

 

E eles são feitos assim por motivos diversos, entre eles a necessidade de empurrar muitos woofers pesados juntos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala bloom, sempre tive essa mesma curiosidade que vc, usar equipamentos automotivos para PA. Só como comparação esdrúxula, uso uma fonte estabilizada de 13,8 volts - 20a com um banco de capacitores DIY e já toquei alguns amplificadores por hrs, nunca deu pau; Acho que o Kleber tem razão, se vc pegar uns 300A de fonte mais um banco de capacitores poderá tocar de boa seu som; Agora não sei c compensa ne?

 

O que pensei uma vez (mais não pesquisei) seria o uso de um trafo de uns 300A (12 volts) ou mais, alguns diodos (melhor seriam pontes retificadoras) um banco de capacitores e pronto, teria uma fonte que acredito ficar mais em conta que as compradas e mais “parruda” eu acho, mais nunca pesquisei se existem fontes de 12 volts de alta amperagem (ficaria bem pesado também hehheheheh );

 

Boa sorte,

Acompanhando,

 

Att. Ebert

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode, claro que pode.

 

Se vc tiver pelo menos 210A de fonte (pode botar mais... 300A pra ficar bom), e uma boa capacitância, pode sim.

 

Vale lembrar que, como essas fontes são feitas pra operar em conjunto com a bateria, a capacitância delas é baixa. Então o capacitor vai bem. Não precisa ser 3, 4F, pode ser 10000uF mesmo, 1 capacitor canecão de 10000uF x 16V. Mas um de 0,3F, 0,5F vai muito bem, só que vc vai ter que ficar esperto pra carregá-lo toda vez que ligar a fonte.

 

 

Como assim? A gente usa 120~150a pra tocar um amp de 2500wrms.. mas se eu for tirar do carro, preciso de 300a? :S

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sera q a longo prazo nao sai mais caro? pois tera q trocar as baterias de vez em quando e com tudo profissional o gasto sera um soh, eh soh ligar na tomada e pronto!!! teria q fazer o calculo dos dois projetos e ver se compensa!!!!!!

off= agora q vi q vc nao tem mais"super poderes" oq aconteceu? chapou de meter cadeado na piazada!!!

Editado por rafael t 5k

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala bloom, sempre tive essa mesma curiosidade que vc, usar equipamentos automotivos para PA. Só como comparação esdrúxula, uso uma fonte estabilizada de 13,8 volts - 20a com um banco de capacitores DIY e já toquei alguns amplificadores por hrs, nunca deu pau; Acho que o Kleber tem razão, se vc pegar uns 300A de fonte mais um banco de capacitores poderá tocar de boa seu som; Agora não sei c compensa ne?

 

O que pensei uma vez (mais não pesquisei) seria o uso de um trafo de uns 300A (12 volts) ou mais, alguns diodos (melhor seriam pontes retificadoras) um banco de capacitores e pronto, teria uma fonte que acredito ficar mais em conta que as compradas e mais “parruda” eu acho, mais nunca pesquisei se existem fontes de 12 volts de alta amperagem (ficaria bem pesado também hehheheheh );

 

Boa sorte,

Acompanhando,

 

Att. Ebert

 

Trafo de 300A é uma fortuna... já fui procurar um de 50A e desisti. saia mais barato pegar uma fonte digital.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, então a duvida é se pode utilizar apenas uma fonte pra alimentar amplis automotivos ??

 

Bom, o user cenorasound, tem um Ampli Acoustik 2000w rms, e uma fonte usina spark pra alimentar ! Bom por enquanto não relatou nem um problema !

 

Eu mesmo acho que não tem problema não !

 

[]-[]

So corrigindo alguns detalhes.

O amp. é um Power Acoustik STAX 2000D (1200wrms @ 1ohm) e uma Usina de 100A...

Faz mais ou menos um mes que estou com esse set. Como agora o unico tempo que tenho pra curtir o som é fds, já passei alguns sabados com o som desde as 10h da manha até as 5 da tarde tocando alto sem problema nenhum!

 

Nao vejo problema nenhum, desde que a fonte seja de boa qualidade e bem dimensionada..

 

Edit:Um trafo de 300A é um pouco grande e pesado, meio impraticavel! Ai eu ficaria com as baterias mesmo, só de pensar no calor que iria dissipar, no peso e no tamanho! rsrsrs

Editado por cenorasound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como assim? A gente usa 120~150a pra tocar um amp de 2500wrms.. mas se eu for tirar do carro, preciso de 300a? :S

 

Com bateria?

 

Se for, a bateria é a sua muleta pra falta de fonte.

 

Mas a conta é simples... 2500/12 = 208,3A, sem contar perdas, sem sobras, nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não li o topico inteiro, mas vou dar meu parecer...

 

Som sem bateria só se a fonte for beeeem parruda, REGULADA (principal fator), e com um belo banco de capacitores, senão um banco de mega-capacitores...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sera q a longo prazo nao sai mais caro? pois tera q trocar as baterias de vez em quando e com tudo profissional o gasto sera um soh, eh soh ligar na tomada e pronto!!! teria q fazer o calculo dos dois projetos e ver se compensa!!!!!!

off= agora q vi q vc nao tem mais"super poderes" oq aconteceu? chapou de meter cadeado na piazada!!!

 

Exato! Isso cansa... se tu pegar uma moderação, e levar à sério... é coisa de meses pra tu irritar facin!

 

 

Com bateria?

 

Se for, a bateria é a sua muleta pra falta de fonte.

 

Mas a conta é simples... 2500/12 = 208,3A, sem contar perdas, sem sobras, nada.

 

 

Bateria + fonte... como a bateria não vai segurar 100% do tempo, a fonte seguraria nos vales e a bateria ns picos!

Não li o topico inteiro, mas vou dar meu parecer...

 

Som sem bateria só se a fonte for beeeem parruda, REGULADA (principal fator), e com um belo banco de capacitores, senão um banco de mega-capacitores...

 

 

Mas, QUANTO em capacitores? Fora que.. temos capacitores de 80 farads por 300,00 --' tenso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trafo de 300A é uma fortuna... já fui procurar um de 50A e desisti. saia mais barato pegar uma fonte digital.

 

Nao sabia disso Marcelo, vo da uma pesquisada pra saber.

valeu,

flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato! Isso cansa... se tu pegar uma moderação, e levar à sério... é coisa de meses pra tu irritar facin!

 

 

 

 

 

Bateria + fonte... como a bateria não vai segurar 100% do tempo, a fonte seguraria nos vales e a bateria ns picos!

 

 

 

Mas, QUANTO em capacitores? Fora que.. temos capacitores de 80 farads por 300,00 --' tenso!

Exato, a bateria é o que não deixa a fonte sentir o pico e dar queda de tensão na fonte, mas uma hora esta ciclagem alta pode danificar a bateria e a fonte ter de assumir a carga nos picos. Nessa hora a fonte não aguenta. Fonte de potência de PA é uma coisa de louco, tem muita capacitância mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico...

 

É o seguinte, eu pretendo sair do 2.1, tenho um sistema todo automotivo em casa.

 

Como eu assisto muito filme e jogo tbm, por motivação dos amigos estou quase me decidindo em montar um HT.

 

O receiver até escolhi, seria o ONKYO TX-NR609.

 

Tenho 4 mids kevlar nar que iriam pra 4 caixas. 2 frontais e 2 traseiras, cada uma com um TW nar titanium. A central compraria uma kef.

 

Bom... agora os subs. São 4 NAR1204sw2, que atualmente sao alimentados pelo 1200D.

 

Pesquisando, o melhor que achei em potência, casamento de impedância e preço foi o behringer INUKE NU1000. 2 x 500 Watts em 2 Ohms, 2 x 300 Watts em 4 Ohms; 1000 Watts em 4 Ohms (modo bridge)

 

Então, o que achão do amp para tocar os subs?

 

Caso acreditem que não fique legal, me indiquem outro.

:legal:

 

Foto interna do amp=

xc245w.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...