Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Baboo

**Introdução aos Amplificadores**

Recommended Posts

Pessoal, como estou me animando por este caminho do Hi-End de baixo custo, estou colocando aqui a disposição um pequeno Texto com descrição aos amplificadores para fones de ouvido, não sendo de minha autoria.

Segue para leitura e discussão:

 

279682888220.jpg

 

 

 

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Começando do começo, algumas características físicas relevantes em se tratando de fone de ouvido: impedância e sensibilidade.

 

A impedância é medida em ohms, e quanto mais alta, maior dificuldade haverá de se "empurrar" o fone. O fone branco do ipod tem uma impedância de 32ohms, e a de um Sennheiser HD650, 300 ohms, por exemplo.

 

A sensibilidade, medida em dB SPL/mW (ou erroneamente: dB/mW), dá uma indicação de pressão sonora por mW de potência aplicada ao fone. Quanto maior a sensibilidade, menos potência é necessária para fazer com que um fone toque alto. Os fones in-ear costumam ter sensibilidade altíssima, como os UE Triple.fi de 117 db SPL/mW. Já o HD650 tem 103 db SPL/mW, bem menos.

 

Agora, a pergunta: para que alguém necessita de amplificadores de fones de ouvido? As saídas de fones do iPod, celulares, MP3s xing-ling, mini-systems, computadores, placas de som, receivers e etc não são suficientemente potentes para fazer um fone tocar alto?

 

A grande maioria dos fones fones, principalmente os low-end, in-ear, ear-buds, de baixa impedância e/ou alta sensibilidade, realmente não necessita de um amplificador para tocar o som em um volume adequado.

 

Já os fones mais refinados normalmente (mas nem sempre) têm uma impedância maior, aliados a uma sensibilidade menor, o que torna bem mais difícil de serem empurrados.

 

Mas o objetivo principal do uso de um amplificador não é tanto poder-se aumentar o volume tocado nos fones (ouvir muito alto é coisa ou de adolescentes.. ou de surdos.. rss), mas sim, aumentar-se a qualidade sonora, através de uma amplificação melhor que a originária do player.

 

connectx.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

A amplificação de um iPod, por exemplo, é terrivelmente pobre, ainda mais se você usar algum tipo de equalização. No fone medíocre que acompanha o iPod você não sente, mas em qualquer fone mais refinado, como o triple.fi, as distorções no som ficarão evidentes.

 

É aí que entram os amplificadores, melhorando muito a qualidade de amplificação de players e possibilitando que você utilize seus fones hifi. Eles são indicados mesmo para os fones de baixa impedância e/ou alta sensibilidade, como os in-ear da Ultimate Ears ou os Grado.

 

Existem diversos fabricantes de amplificadores de fones. É um mercado de nicho, basta ver quantos de seus amigos possuem um amplificador de fones, ou melhor, quantos já ouviram falar de um amplificador de fones. Por isso, a fabricação deles é em grande parte artesanal, e você os encomenda direto do fabricante. A maioria tem a política: use por 30 dias e se não estiver satisfeito, devolvemos seu dinheiro, justamente por não ser possível ouvi-los em show-rooms.

 

Quanto aos tipos, eu o dividiria da seguinte maneira:

 

1. portáteis, alimentados por baterias, cujo uso principal é com o pé-na-estrada, acoplados a um iPod ou a um outro player portátil

 

2.1 de mesa transistorizados

 

2.2 de mesa valvulados

 

Não vou entrar em detalhes sobre a diferença entre uma amplificação transistorizada e uma valvulada, mas da breve experiência que tenho com meu valvulado recém-chegado Glow Amp One (www.glow-audio.com), eu diria que o som do valvulado é bem mais agradável e menos fatigante de se ouvir.

 

Algumas features adicionais que os amplificadores podem possuir:

 

- crossfeed: deixa "vazar" um pouco do canal direito no esquerdo e vice-versa, simulando a audição estereofônica em caixas de som.

 

- DAC: alguns amplificadores já vêm com DAC embutido, bastando ligá-los num micro via cabo USB. Tornam-se então uma placa de som externa, bastando plugar seu fone para ouvir.

 

- casador de impedância / controle de ganho: alguns possuem uma chave de ganho / impedância, permitindo adequar a amplificação de acordo com o fone utilizado

 

- saída pré-amplificada

 

- saída para caixas acústicas

 

394086825402.jpg

 

 

 

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

 

FONTE:

 

 

HT Fórum - Usuário: fhissataka (Fernando)

Tópico criado em 31/05/2008

Editado por Baboo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show!

 

Mas um amplificador deste melhoraria um fone de ouvidos mais comum? Ou somente um fone de alta qualidade para que se note a diferença?

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fazia tempo que estava querendo fazer um artigo do tipo, mas nos tempos recentes com TCC não tive tempo para nada.

 

Recomendo sempre um amplificador de fones, por mais simples que seja o fone e o amplificador. Os benefícios são diversos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas um amplificador deste melhoraria um fone de ouvidos mais comum? Ou somente um fone de alta qualidade para que se note a diferença?

 

 

Melhora bastante, tanto em qualidade, qunato em SPL!!!

 

 

É um ótimo investimento!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas um amplificador deste melhoraria um fone de ouvidos mais comum? Ou somente um fone de alta qualidade para que se note a diferença?

 

 

Melhora bastante, tanto em qualidade, qunato em SPL!!!

 

 

É um ótimo investimento!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vcs que tem e utilizam amplificadores valvulados, o de vcs esquenta bastante?

 

Pois o meu fica muito quente, tanto o acrílico e válvula.

 

 

E outra pergunta:

 

- conecto pelo RCA/P2 mas só deixo 1 rca ligado, pois se ligar os 2 fica horrível o som e estalando.

Seria defeito ou tipo de cabo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esquenta tanto que "cozinhou" o acrílico ao redor da varva e dissipadores. Formou uma mancha branca.

 

Sobre dois cabos, nunca testei no meu. Mas tem seletor de entrada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fazia tempo que estava querendo fazer um artigo do tipo, mas nos tempos recentes com TCC não tive tempo para nada.

 

Recomendo sempre um amplificador de fones, por mais simples que seja o fone e o amplificador. Os benefícios são diversos.

 

sábias palavras, até para o ipod uso amplificação externa (no caso um Fiio). No PC estou com um Zero que tb é DAC. Ótimo custo beneficio. Sempre namorei mas nunca comprei um desses valvulados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

sábias palavras, até para o ipod uso amplificação externa (no caso um Fiio). No PC estou com um Zero que tb é DAC. Ótimo custo beneficio. Sempre namorei mas nunca comprei um desses valvulados.

 

 

A diferença na musica com o uso do amplificador valvulado é muito significante!

 

Da uma presença e nitidez aos instrumentos musicais.

 

 

Isso utilizando fones vagabundos: Apple e Nokia originais dos celulares.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz Baboo, mas então toma vergonha na cara e investe um cascalho num bom fone!!!! kkkkk.....

 

Tá com Bravo mesmo? Ou algo valvulado mais top? Meu problema é o DAC, o Zero já é um belo trambolho e amplifica para o Audio Technica M50 como ninguém...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz Baboo, mas então toma vergonha na cara e investe um cascalho num bom fone!!!! kkkkk.....

 

Tá com Bravo mesmo? Ou algo valvulado mais top? Meu problema é o DAC, o Zero já é um belo trambolho e amplifica para o Audio Technica M50 como ninguém...

 

 

O meu é igualzinho ao da 1 foto deste tópico, mas a marca é Muse Áudio e utiliza válvula russa Electro Harmonix 6922.

 

 

 

 

 

Estou a procura de um fone de ouvido pra mim.

 

Estou de olho no Sennheiser HD202 que tem 115db de sensibilidade e esta no ML por R$150,00.

 

 

Este modelo é bom ou existem melhores nesta faixa de preço?

 

 

 

Estou utilizando o amplificador para ligar o meu contra baixo e ensaiar, ouvindo pelo fone.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baboo,

 

Já ouvi muito sobre o HD202. Acho que vale esse valor sim. Mas eu quebraria o porquinho e investiria em algo um pouco melhor. Shure SRH440, Audio Technica AD500 ou AD700 ou ainda um M50 semi novo. Achei esse no ML por ótimo preço:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-542216939-audio-technica-ath-m50-headphone-_JM

 

Tenho esse M50 e dos que já tive (Senn HD598, Shure 440 e ATH M20) esse é o melhor. Muito robusto, bem acabado. Tem um som com mais pegada que os Senn, sem tornar-se bass booster. Bem equilibrado mas com vida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

juliano poderia fazer um review do fiio??? quais vc tem ? o q vc me diz deles??

 

li q esse bravo nao eh la essas coisas, o fiio é melhor q ele... confere?? estou completamente perdido e nao qro gastar o preco de um rim num treco q pode ser furado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Astra,

 

O Fiio que eu tenho é portátil, portanto não cabe a comparação com o Bravo que é de mesa.

 

Nunca ouvi o Bravo, mas pelo que já li ele não é ruim. Sofre com o péssimo controle de qualidade chines, alguns tem ruidos, outros falham nas conexões. Mas se pegar um bom, vai gostar sim. Como disseram, o som das valvulas é diferente, mais encorpado, mais "aveludado".

 

Eu tenho o Fiio E11. Muito bom tb pelo valor, bateria dura umas 20 a 30 horas de audição. Amplifica muito bem alguns fones menos exigentes, com a maioria dos Sennheiser e os Audio Technica.

 

Diga para que será usado, se portátil ou de mesa e qual fone ele precisará empurrar que será mais fácil ajudar. Diga tb qual vai ser o transporte (origem do áudio, IPOD, Sansa, etc).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

juliano, a principio qro usar em casa, um portatil sempre eh mais bem vindo... a ideia eh usar com meu portapro q nunca tiro de casa. mas se desse pra usar caminhando tb seria legal mas nao eh uma exigencia... por isso pensei nos bravos (nao conheco nada de amp de fone... fui pelas fotos do foruns aqui).

 

vou usar basicamente no meu notebook e ipod... .

.

quais indica e pq? trouxe dos states? criar um DIY eh interessante? quais os melhores projetos? Vi um rankjing num forum gringo os melhores eram os DIY... latinha de altoides eheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahhaha... as latinhas de altoids é um classico já. Se quiser, tenho uma aqui, novinha.. kkk...

 

O Fiio é uma ótima opção pra vc, principalmente para empurrar apenas um Portapro.

 

Trouxe de lá sim, há alguns anos.

 

Sobre DIY conheço muito pouco. Principalmente por ser analfabeto em eletronica.

 

Te mandei MP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se a latinha vier com as balas eu aceito! vazia tenho de sobra (se bem que nao acho mais pra vender aqui, só de mel mas esse nao vale a pena o custo...)

 

vou ver a mp...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tabém tenho um ATH-M50 e infelizmente usando ele no meu celular novo, o som ficou uma bost* ... estou pensando em comprar nos EUA um amplificador, mas queria saber de quem tem experiencia, qual modelo valeria mais a pena, e em quais aspectos o som fica melhor.

 

SPL, agudos, médios, tudo ... ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem amplificadores de fone de ouvido de milhares de reais, e fones de ouvido de mais de 2 mil reais, vai da exigência do audiófilo.

 

Algo interessante sobre SPL em fones de ouvido, e onde reside o perigo: como o isolamento acústico que o fone de ouvido oferece é grande, você fica sem referências pra ter noção se o volume está muito alto, e é aí que está o problema, é fácil demais uma grave lesão nos tímpanos!

 

Já conheci um cara, pela net, que disse que teve perda parcial da audição por abuso de fones de ouvido. Cuidado pessoal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...