Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Malachini

Bancada para tupia.

Recommended Posts

Fala galera, belezera??

 

Bom, para o meu projeto que está postado no Galeria e Projetos, comprei uma tupia e fiz uma bancada.

 

Recebi uma solicitação para mostrar como a bancada foi feita e aqui estou.

 

A princípio, é uma mesa com abertura na parte frontal baixa, para que se possa regular a altura da fresa.

 

No tampo desta mesa, se faz um buraco para encaixar a tupia, porém, se a espessura do tampo desta mesa for grande, tem-se que providenciar uma adaptação para a fixação da tupia, parafusando um suporte na mesa.

 

Para este suporte ficar no nível da superfície da mesa, é necessário fazer um rebaixo com a própria tupia, deixando espaço para ser parafusado.

 

No primeiro momento, não tendo outro material para fabricar o suporte da tupia, utilizei uma chapinha de madeira, porém, com duas folhas, seguem as fotos explicativas:

 

dsc00441s.th.jpgdsc00443b.th.jpgdsc00444dl.th.jpgdsc00445hf.th.jpg

dsc00446zi.th.jpgdsc00447g.th.jpgdsc00448qo.th.jpgdsc00453ln.th.jpg

dsc00449ck.th.jpgdsc00450bo.th.jpgdsc00452d.th.jpgdsc00455e.th.jpg

dsc00451y.th.jpgdsc00454u.th.jpgdsc00457gk.th.jpgdsc00460nu.th.jpg

dsc00461jl.th.jpgfoto0356.th.jpg

 

A peça acrílica das duas primeiras fotos, é da própria tupia, apenas retirei a mesma e utilizei como molde para cortar a peça de suporte.

 

Porém, para fixar a tupia no suporte, esta peça não pode estar no lugar, deixei a mesma guardada.

 

continua...

Editado por Bruno Malachini
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...continuando...

 

Galera, tupia como estava antes, com um rebaixo entre a mesa e o suporte da tupia, por um erro de cálculo mesmo (marrom mais escuro), por isso passei essa massa plástica. Contudo, desta forma as peças maiores ficavam um pouquinho tortas...

 

 

dsc00457gk.th.jpgdsc00458ft.th.jpgdsc00459j.th.jpg

 

 

Agora, a tupia depois de meio domingo de trabalho e R$20,00 gastos em uma plaquinha de acrílico...

 

 

dsc00846ly.th.jpgdsc00843h.th.jpgdsc00844wz.th.jpgdsc00842rt.th.jpg

 

 

E para não ter dúvidas se faltou ou se sobrou...

 

 

dsc00845zt.jpg

 

 

O processo foi o mesmo do suporte de madeira, apenas abri mais o rebaixo da superfície da mesa para que a altura ficasse exata, como na foto acima.

 

Continua...

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui vão alguns dos trabalhos que realizei com a tupia já instalada na mesa.

 

Todas as vezes que vou utilizar uma ferramenta nova, faço alguns testes prévios, para que não saia nada errado na execução em si, por este motivo verão um pedaço de mdf totalmente recortado, que foi utilizado para os tais testes e medidas para encontrar a posição correta das fresas em relação ao objeto a ser cortado.

 

foto0355p.th.jpgfoto0357p.th.jpgfoto0358v.th.jpgdsc00499p.th.jpg

dsc00502mu.th.jpgdsc00501vt.th.jpgdsc00503w.th.jpg

 

Agora, selecionando a proteção a ser usada para confeccionar os bafles para os mids.

 

dsc00482w.th.jpgdsc00483rs.th.jpgdsc00484p.th.jpgdsc00485s.th.jpg

 

Os bafles que acomodam os mids já haviam sido feitos, cheios de recortes e de frescuras, para fala a verdade. Apesar de a estética legal, não haviam ficado do jeito que eu queria, então resolvi jogá-los fora e fazer outros, mas desta vez, sem tantos recortes e com uma funcionalidade perfeita.

 

Resolvi utilizar apenas a tela central para a proteção dos midbasses, devido seu tamanho. Para tanto, foi necessário um aro de adaptação para a fixação.

 

Não bati fotos da confecção dos bafles internos, apenas dos externos, mas a configuração ficou da seguinte forma: 2 bafles internos e + um externo para cada midbass, onde cada bafle, feito em MDF, possui 18mm de expessura, porém, o bafle externo possui um rebaixo feito na tupia de 10mm, para que tanto o mid, quanto a tela de proteção sejam encaixados dentro deste rebaixo e parafusados, não deixando espaço vago, eliminando inclusive, vibrações.

 

Por tanto, 2 X 18 + 8 = 44mm de MDF para cada um dos midbasses.

 

Já entenderão com as fotos:

 

dsc00509sx.th.jpgdsc00634rb.th.jpgdsc00632q.th.jpgdsc00631rz.th.jpg

dsc00631rz.th.jpgdsc00639p.th.jpgdsc00640po.th.jpg

 

O encaixe ficou perfeito, não sobra meio milímetro, fazendo com que o bafle sequer caia quando só encaixado no midbass!!!

 

Continua...

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...continuando...

 

Agora, os bafles dos tweeteres prontos e devidamente lixados.

 

dsc00491bv.th.jpgdsc00492bs.th.jpgdsc00494m.th.jpgdsc00504b.th.jpg

 

Estes bafles foram desenvolvidos para serem utilizados com dois dos adaptadores originais dos tweeteres do kit Audison VOCE, os copinhos angulados e as molduras. Já irão entender o porque...

 

dsc00505cy.th.jpgdsc00506b.th.jpgdsc00507q.th.jpgdsc00508n.th.jpg

 

Reparem que os tweeteres estão envoltos por uma moldura, esta que acompanha o kit. Particularmente, gosto bastante de tweeteres grandes, por este motivo, decidi utilizar esta moldura, simulando um tweeter maior do que realmente é.

 

A confecção das colunas está no tópico do link no primeiro post.

 

Continua...

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue algumas fotos dos novos suportes para os novos tweeters e um vídeozinho explicando um acessório, também DIY, que inventei para a tupia.

 

http://www.youtube.com/watch?v=F1EOutRyYL0&feature=player_embedded

 

Obs.: é.. é.. eu sei.. voz de sono!!! hehehhee

 

img0077jp.jpg

 

img0075sh.jpg

 

img0076ho.jpg

 

img0078fr.jpg

 

img0079ct.jpg

 

Espero que tenham gostado do DIY, qualquer dúvida, estou à disposição.

 

Abraços.

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens, trabalho muito caprichado, um dia faço uma pra mim tambem hehehehhehehehehehheh flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola Bruno!

 

Eu estava pensando numa tupia de coluna, mas o preço não ajuda. Quero uma para usar com aquele Jasper Jig, aí para piorar tem modelos específicos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens, trabalho muito caprichado, um dia faço uma pra mim tambem hehehehhehehehehehheh flw

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu galera []-[] []-[]

 

 

Show de bola Bruno!

 

Eu estava pensando numa tupia de coluna, mas o preço não ajuda. Quero uma para usar com aquele Jasper Jig, aí para piorar tem modelos específicos.

 

 

Então Pad, a minha tupia é de coluna mesmo...

 

1280949532_108302131_1-Fotos-de--Tupia-de-coluna-1200W-Black-Decker-RP250BK.jpg

 

Também já pensei em comprar um Jasper, mas ainda não encontrei um que sirva, com certeza, na minha..

 

Para quem não sabe o que é um Jasper Jig:

 

365-250_l.jpg

365-250_liii.jpg

365-250_lii.jpg

 

Tem um pessoal que faz essa peça de acrílico, adaptando direto para a tupia que se vai utilizar, mas precisaria das medidas para os furos de referência.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso que é um DIYer de verdade... até a ferramenta ele constrói! hauahauh

 

Preciso fazer uma dessa!

 

Parabéns Brunão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, obrigado por compartilhar conosco a construção desta mesa para tupia. Vou me basear na sua para construir um para mim. Tenho essa mesma tupia. Você deixou o gatilho de acionamento travado e aciona pela chave que você instalou do lado da mesa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, obrigado por compartilhar conosco a construção desta mesa para tupia. Vou me basear na sua para construir um para mim. Tenho essa mesma tupia. Você deixou o gatilho de acionamento travado e aciona pela chave que você instalou do lado da mesa?

 

 

Exatamente Virlei, enforca-gato no gatilho e aciono na chave lateral ali...

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu estava pensando em comprar a jasper e ir nas lojas procurando alguma que servia. Mas agora sem emprego tudo fica mais complicado.

 

Se achar alguma compatibilidade no mercado nacional, avisa aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estava falando com meu instalador (cheio das gambis e esquemas), ele falou que da pra fazer um com acrílico/outros materiais se muitas dificuldades. Quem sabe. É que o problema não é o jig, e sem a tupia. Vai uma grana nervosa para usar de vez em nunca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom!!!

 

Não vejo a hora de comprar uma Tupia pra mim...

 

Qual vcs indicam com um bom Custo X Beneficio???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show demais o trampo Brunão! Tenho vontade de montar uma aqui também, mas o espaço e o $tempo$ não permitiram ainda. Se resolver montar vou pedir uma consultoria.

 

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô, valeu pela força pessoal, bom saber que serviu de ajuda/ inspiração.. []-[]

 

Eu não entendo muito de tupias, fui atras das que tinham disponibilidade de parcelamento (hehehe) e li review e vi alguns vídeos no youtube.

 

Gostei da minha mas gostaria de ter comprado uma da marca Makita, simplesmente por confiança (particular) na marca.

 

O que precisarem de informações que estiver ao meu alcance, responderei com prazer.

 

Pad, faz como eu, compra em 12x e seja feliz... Também não uso com freqüência, mas eu não curto muito pedir as coisas emprestado e aqui na minha cidade é difícil quem tenha para fazer as coisas que preciso, então acabei pro comprar mesmo.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com a tupia e possível fazer o "buraco" do falante sem esforço??? Pois odeio fazer este corte com a tico-tico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com a tupia e possível fazer o "buraco" do falante sem esforço??? Pois odeio fazer este corte com a tico-tico.

Em mdf sim, fica perfeito.

 

Mas em compensado fica muito ruim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em mdf sim, fica perfeito.

 

Mas em compensado fica muito ruim.

 

 

Emerson, tanto na MDF, quanto no conpensado fica bom, pelo menos todas as vezes que tive que fazer, foi tranquilão...

 

Inclusive cortes, furos, desbastes... a tupia é MUITO útil para nós, DIYers hehehehhe

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Emerson, tanto na MDF, quanto no conpensado fica bom, pelo menos todas as vezes que tive que fazer, foi tranquilão...

 

Inclusive cortes, furos, desbastes... a tupia é MUITO útil para nós, DIYers hehehehhe

 

:legal:

Tenho que aprender a usar no compensado, quando eu fui usar nem passando bem pouco ficava legal, e ainda queimava a fresa.kkkkkk

 

No mdf ficou perfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...