Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Várias mudanças no projeto por conta de economia, cálculos errados, etc, ocorreram. Vou resumir bem, ok?

 

Viso um sistema hi-fi, sem demasias. Procuro principalmente um bom palco sonoro e imagem formada sobre o painel e timbre/tonal corretos.

 

 

Já tenho:

 

Ipod: Classic 160Gb.

Bateria Aux: Optima Blue Top.

RCA Mid: Testando.

RCA Mr e Tw: Testando.

Amp. Estereo: Audison VRX4.300.2.

Spk Cbl Mid: Testando.

Kit 3 vias: Alpine SPX-Z18T.

RCA Sub: Testando.

Amp. Subwoofer: Brax X2000.

Spk Cbl Sub: Canare 4S11.

Suwoofer: Par JL Audio 10W1V2.

 

 

Pretendo:

 

Carro: Corolla 2007/2008.

Player: -----------------.

Processador: -----------------

Spk Cbl Mr e Tw: Testando.

 

 

Qualquer dúvida, estou à disposição.

 

Abraços.

 

 

Fotos:

 

 

Kit 3 vias Alpine SPX-Z18T

img4906bn.jpg

img4908ai.jpg

img4911q.jpg

img4918a.jpg

 

 

Amplificador VRX 4.300 NOVO

img0397kw.jpg

 

 

Bateria Auxiliar Optima Blue Top

BT_D34M%20Right.jpg

 

 

JL 10W1V2

1121054604k20gd6k6gmy6.jpg

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O negócio ficou bemmm sério em..rs

 

Acompanhando!

 

Abraço!

Editado por viniciusaleixo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:rever1: Eita. . .dá gosto ver umas dúvidas assim....kkkkk

 

parabéns aí Brunão .. ..

 

uma pena eu não poder ajudar muito .. .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ae Brunão... coisa fina!

 

EU, Lucas, optaria pelo mais simples, menos componentes ativos, nem que exija mais horas de trablaho em cima para acertos, direcionamentos e construção de cross e tal... Teria brinquedo para se divertir por muuuito tempo! Ficaria com o SPX-Z18T, cross do kit, VRx para o kit e uma HU mais purista, tipo Denon ou MC, sei lá.

 

Talvez, começar com tudo ativo, possa te trazer mais ganhos em experiência, pois vc pode testar tudo que é tipo de configuração e aprender mais (ficaria meio que "menos limitado", se é que me entende). Acho que vai depender do que vc quer, não de qualidade, mas de tempo investido x experiência adquirida com o set (essa curva a meu ponto de vista é diferente em cada rumo tomado).

 

Precisando, estamos aí!

Editado por LucasMatheus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

12M e o 7000 nao cabem na coluna de um carro "normal". Talvez num Fit ou New Fit role... algum carro com janelinha lateral.

Acho que poderia comecar com tudo ativo e depois passar para o passivo construido na sua experiencia com o ativo. Nao eh 100% de certeza que os mesmos cortes e configuracoes fiquem adequados para o kit, mas eh um bom caminho.

Se fosse para :simplificar" iria de Kit Alpine mesmo.

Quando meu sistema tiver pronto te convido para ouvi-lo. Sei que Jales eh bem longe, mas quando tiver de passagem por aqui.

 

Abracos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, sinceramente, não sei se ia me acostumar com um set sem T.A. Portanto não iria escolher uma HU sem esse recurso. Quem já testou o DRZ contra o P99, chegou a conclusão que a diferença é muito sutil. Sou fã declarado do P99-RS (tem td q se precisa numa HU e a qualidade é espetacular) só não comprei um ainda pq acho CARO d+ ±R$3.000). Como vc ainda não sabe ser irá ou não usar sub, compraria um BOM amp 4 ou 3 canais p/caso precise por o sub, não precise mexer nisso. P/o 3 vias, usando cross ou não, vc vai precisar de no mínimo 4 canais. Não tocaria td com 2 por causa do T.A.

 

Sobre o kit só conheço os midbass. Pelo q vi precisam de uma caixa selada GRANDE p/tocar bem. Embora o Bijubalam aq do forum usava em portas tratadas c/bom resultado tb. Pq não experimenta os L6/L6SE?

Se usasse os L8/L8SE podia dispensar msm os subs. Os meus L6 já tocavam sem HPF e respondiam bem a partir de 40Hz, nas portas do Gol G5, q vc já sabe o "primor" que são. Acredito que os de 8" toquem

tranquilamente na ksa dos 30Hz. O problema dos de 8" é q vai ter q obrigatoriamente personalizar os forros de porta p/acomodá-los.

Editado por Alex_84

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tridimensionalidade de palco. Apenas uma das únicas coisas que simplesmente inexistem em som automotivo.

 

Isso a parte, toda a linha Revelator é conhecida pela performance brutal que entrega com crossover, assim como pela dificuldade de acerto do mesmo.

Se você encontrar alguém que projete e acerte o divisor, perfeito. Caso contrário, tenso.

Nunca escutei esse Alpine SPX-Z18T, mas parece ser uma opção excelente p/ vc.

 

E, na minha humilde opinião, não existe set que fique 100% sem usar sub. A sensação de "vazio" na cabine predomina. A resposta baixa do sistema afeta diretamente a percepção do top end, assim como a tonal de todo o espéctro e toda a parte de apresentação do sistema(incluindo imagem).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Nunca escutei esse Alpine SPX-Z18T, mas parece ser uma opção excelente p/ vc.

 

 

É uma linha "quase igual" a revelator. Tb fabricada pela Scan Speak

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tridimensionalidade de palco. Apenas uma das únicas coisas que simplesmente inexistem em som automotivo.

...

 

 

 

Poxa Crasher, como assim?

 

Não existe largura, altura e profundidade?

 

Ou apenas o TERMO é errôneo?

 

Obrigado pelas informações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa Crasher, como assim?

 

Não existe largura, altura e profundidade?

 

Ou apenas o TERMO é errôneo?

 

Obrigado pelas informações.

 

Acho q o que ele quis dizer é q no carro é difícil, por exemplo, perceber que um membro da banda esteja à frente do outro no palco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Largura ok e altura ok, mas com ressalvas extremas devido ao ambiente hostil. Profundidade eu nunca vi nada que tocasse além do parabrisas.

Assim sendo, falar em tridimensionalidade em som automotivo não se aplica muito ao meu ver.

 

E só ficar pior se for comparar com ambientes onde o efeito realmente se mostra presente.

Salas de áudio onde você pode encontrar largura e profundidade que extrapolam em quase 1 metro os limites do plano das caixas, onde é possível até perceber o músico levantando o saxofone, por ex.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, MUITO obrigado por prestigiarem o tópico. Espero que meu sistema atenda às minhas exigências e às expectativas (dentro do DIY + visual) de vocês também. :legal:

 

Prezo muito pelos relatos dos amigos, com relação aos equipamentos citados ou novos horizontes, como foi o caso do L6/L8 citado.

 

Quanto à isso, realmente já tive bons relatos do L6SE e são SIM uma opção válida. Estou analisando as opções que citei, pelo fato de já serem de uma mesma linha, que como já disseram, entrega áudio e confiabilidade de sobra.

 

No aguardo de mais informações. Ainda indeciso quanto ao "ativo x passivo". Neste caso, como disse, seria bom o passivo pela economia e pela dificuldade de se conseguir construir um cross específico.

 

Quanto à utilizar ou não subwoofer, como disse, isso será "pesado" mais para frente. À princípio, estava querendo utilizar o meu ML3000, mas tudo depende dos equipamentos que irei utilizar. Caso feche na ideia do ativo, terei de comprar outro amp. 4 canais, então ficará inviável o uso do ML pela potência exigida.

 

:rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brunão,

 

Eu como tenho uma veia meio DIY, eu faria o 3 vias ativo COM sub... Acho muito dificil um carro tocar bem abaixo de 30/40Hz sem um sub, mesmo um 3 vias com mid em pezinho... O meu toca bem até 50Hz e olhe lá! Mas é um duas vias e o mid tá na porta...

 

Eu tb sou meio suspeito pra falar, pois adoro um set ativo... As possibilidades de ajustes são enormes, e acho isso muito bacana!!!

Agora vc precisa ver o que vc quer, porque um F#1 deste vai te trazer um resultado muito bom já de inicio, sem muitos problemas, já um 3 vias ativo não... Precisa de tempo e paciencia... O meu já faz uns 3 meses que venho "brigando" com o set para um melhor ajuste, e estou chegando lá (tá ficando bem bacana)... E não acredite em quem fala que acerta um set em algumas horas, porque, na minha opinião, isso é impossivel, pricipalmente se for ativo.

 

Quanto ao player, vc precisa ver as suas prioridades... Como o Alex falou, eu acho importantissimo TA e USB (mais TA do que o USB), e dificilmente me acostumaria com um player sem... Agora se vc está atras de um set HI-FI puro de verdade, aí acho melhor vc ir atras do Z1 ou de um Mcintosh... Mas se vc quer algo TOP, HI-FI, mas sem "frescuras" eu iria facil no P99... Pra falar a verdade, vc poderia escolher qualquer um destes 3 que vc citou, porque se não gostasse, consegueria vende-los facil aqui no forum... Mas como disse, eu iria de P99... (assim como fui!! :rolleyes: )

 

Portanto, eu encomendaria mais um ampli 4 canais, ou 2 amplis, um dois canais para os Tw e um mono para o sub. Como vc mesmo disse, cabeamento vc vai ter que ver depois, quando já estiver com o set definido...

 

Como sugestão, diria a vc para não deixar de usar sub, pois acho que vc vai sentir falta de "alguma coisa" no seu set. E se possivel va de 3 vias ativo, porque o aprendizado é gigantesco, muito maior e melhor do que escutar o set dos outros!!

 

Vc, no outro post seu (o da "confusão" :blink: ) me pediu um videozinho do P99, e eu não esqueci não, foi falta de tempo e de camera mesmo... Vou ver se arrumo uma camera e vou filmar (porque meu celular tá bichado!)

 

 

[]s

 

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, entendi o que quiseram me dizer. Então, entendamos por tridimensionalidade, "dentro das possibilidades do ambiente carral".

 

Ouvi um carro à alguns meses, onde, com certeza o áudio estava além do para-brisas. Muito embora não se compare com os tipos de ambiente citados pelo Crasher, acredito que para, como disse, as "possibilidades carrais", é algo bastante legal, entregou-me uma sensação bastante agradável. É isso que buscarei, ok?

 

Então, vamos pensar dentro das possibilidades que temos. Carro. []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Rui, mais do que o vídeo, espero conhecê-lo em minha próxima viagem a SP.

 

Bom, quanto ao player, ouvi o Z1 e o DRZ, mas em sistemas diferentes, não tenho parâmetro algum para tomar uma decisão mais acertada.

 

Em suma, gostei dos dois e acredito que ambos atendam minhas expectativas, assim como o P99. Minha dúvida em relação ao P99RS é: ele é bem diferente aos modelos usuais da Pioneer ou também é "puxado" para as baixas frequências?

 

Pelo que leio e ouço de colegas, ele é bem diferente dos "Paionirs" convencionais, mas em relação ao DRZ, as opiniões se dividem, uns amam o DRZ e odeiam o P99, outros, o contrário, então...

 

Neste quesito, creio que terei que ir onde a oportunidade se mostrar melhor, apesar de quê, o P99 seria mais interessante pelos recursos "all in one" que tem hehehehe. Em viagens longas, faz falta um Ipodzinho... pasmafaute

 

Quando eu puder, marco com o Reginaldo para fazermos um encontro ai em SP e se você puder ir, ouço seu sistema.

 

Grande abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Rui, mais do que o vídeo, espero conhecê-lo em minha próxima viagem a SP.

Quando eu puder, marco com o Reginaldo para fazermos um encontro ai em SP e se você puder ir, ouço seu sistema.

 

Opa, com cerveja.... Quer dizer com certeza! :legal:

 

Bom, quanto ao player, ouvi o Z1 e o DRZ, mas em sistemas diferentes, não tenho parâmetro algum para tomar uma decisão mais acertada.

Em suma, gostei dos dois e acredito que ambos atendam minhas expectativas, assim como o P99. Minha dúvida em relação ao P99RS é: ele é bem diferente aos modelos usuais da Pioneer ou também é "puxado" para as baixas frequências?

 

Não tem como não gostar, são excelentes HUs...

 

É bem diferente sim... Já tive alguns pioneers (inclusive DVD) e não se compara... Pra mim, um player flat e detalhado.

 

 

 

Pelo que leio e ouço de colegas, ele é bem diferente dos "Paionirs" convencionais, mas em relação ao DRZ, as opiniões se dividem, uns amam o DRZ e odeiam o P99, outros, o contrário, então...

Neste quesito, creio que terei que ir onde a oportunidade se mostrar melhor, apesar de quê, o P99 seria mais interessante pelos recursos "all in one" que tem hehehehe. Em viagens longas, faz falta um Ipodzinho... pasmafaute

 

Aí entra o gosto e opinição pessoal, aí já viu, né?

 

Fora isso ainda tem o EQ... Pras minhas necessidades não tem melhor!

 

 

[]s

 

Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q o que ele quis dizer é q no carro é difícil, por exemplo, perceber que um membro da banda esteja à frente do outro no palco.

Eu ouvi(e vi) isso no carro do noslinda(admilson) a uns anos atras...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Largura ok e altura ok, mas com ressalvas extremas devido ao ambiente hostil. Profundidade eu nunca vi nada que tocasse além do parabrisas.

Assim sendo, falar em tridimensionalidade em som automotivo não se aplica muito ao meu ver.

 

E só ficar pior se for comparar com ambientes onde o efeito realmente se mostra presente.

Salas de áudio onde você pode encontrar largura e profundidade que extrapolam em quase 1 metro os limites do plano das caixas, onde é possível até perceber o músico levantando o saxofone, por ex.

 

Man, eu tbm nunca ouvi uma banda tocar além do palco, a profundidade é de acordo de onde sai o som...o ideal do hifi é ter uma experiencia de ao vivo ou de gravação em estudio??

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Em suma, gostei dos dois e acredito que ambos atendam minhas expectativas, assim como o P99. Minha dúvida em relação ao P99RS é: ele é bem diferente aos modelos usuais da Pioneer ou também é "puxado" para as baixas frequências?

 

 

Kra isso só fala qm nunca ouviu esse aparelho. Eu já ouvi em 2 sistemas e posso dizer que é excelente mesmo, muito correto. Mesmo o 880PRS q alguns ainda torcem o nariz já não é boomy como os Pioneers populares.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Man, eu tbm nunca ouvi uma banda tocar além do palco, a profundidade é de acordo de onde sai o som...o ideal do hifi é ter uma experiencia de ao vivo ou de gravação em estudio??

abs

O ideal é ter uma experiência igual a que vc teria se estivesse bem posicionado no ambiente onde o som foi gravado.

Em salas de áudio de alto nível, é possível ter tranquilamente 3 ou 4 camadas de profundidade, estáveis e bem definidas.

 

Quanto a tocar além do parabrisa, eu repito, nunca vi. E se alguém conhece(ou tem) um sistema que o faça, eu gostaria muito de conhecer e ter a oportunidade de escutar.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno,

 

Do pouco que te conheço acompanhando os seus posts, seguem as minhas opiniões:

 

- player: 1o opção: P99, acredito que o melhor all in one da atualidade. Tavez o que te proporcione a maior gama de recursos/ferramentas para poder brincar a vontade com os ajustes e de forma prática;

 

2o opção: DRZ, custo mais baixo, menos recursos, praticamente só usado; em audio considero levemente superior ao P99, mas só optaria se o problema fosse custo;

 

3o opção: Denon, se tiver disposto a desestruturar a frente do carro custe o que custar em nome do audio, ou esteja com sobra de grana para agregar um processador top a altura dele;

 

Infelizmente o que você e a grande maioria das pessoas buscam no ambiente carral depende do processador! Residencial é outra estória...

 

Kit: Alpine SPX, é Scan, foi adaptado para automotivo, cross pronto e cheio de recursos e amanhã com mais amp pode brincar com cortes ativos!

 

Amp: VRX é top, depois com calma garimpa uma boa oportunidade para comprar outro, um dos melhores que já ouvi: warm, detalhado e musical...anterior a linha Thesis..quer mais o que?

 

Sub: já foi citado anteriormente...tem que ter!...

 

Cabos: o que mais faz diferença são os RCA's, considere-os equipamentos e não acessórios! Speaker cable dá para limitar um pouco o custo pois o ganho é "menos notório". Até uns 50,00/m talvez seja ainda coerente.

 

Sofri muito tempo sonhando com sets mais tops ou talvez definitivos (nunca é), e deixei de concretizar muitos por esse motivo. Aprendi a ser mais sensato, montando base para já tocar com a grana que eu tinha naquele momento e realizando os ups futuros. Agora se o $$$ não for o problema, desconsidere tudo o que foi dito, pois para nós amantes do audio, o céu é o limite!

Editado por A. Kim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou dar o meu pitaco.

Já que você não tirou da cabeça o 3 vias, vai no Alpine F#1, que aí você pode testar os Scan Speak tanto ativo quanto passivo.

EU não tive uma experiência boa com o delay dos pioneers, já tive 9880, já mexi em 880 e em p99, e nunca consegui acertar um delay, nem mais ou menos.

O delay do DRZ é muito bom, vide o carro do Danilo que você ouviu.

Vai precisar de mais um amp, indiscutívelmente, o que você pode fazer, é pensar em um sub grande, cortado muito baixo, que dá um resultado muito legal.

Qqer coisa vamos conversando, tem umas coisas paradas aqui em casa se vc quiser testar (inclusive o sub grande).

Boa sorte!

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...