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everton_m7

[Finalizado] E Essa caixa que tal?

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Afirmar eu não vou, até porque gosto cada um tem o seu. Todos os Magnum que eu vi atuando na faixa de médios, a sonoridade era bem baixa, embolava muito. Não sei se estou ou sou muito exigente, mas foi isso que eu percebi.

 

Salvo engano tem alguns da Linha Steel da Oversound de baixa potência nominal ou mesmo o ESV da Snake, mas esses já são mais parrudos e suportam bem mais potência.

U POBREMA É U MONEY

 

Eu estou pensando os HPL Light de 12

Acho que qualidade vai ter muito mais

Editado por everton_m7

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U POBREMA É U MONEY

 

Eu estou pensando os HPL Light de 12

Acho que qualidade vai ter muito mais

Deixa quieto esse auto falante parece um subwoofer...

88db de sensibilidade :blink:

Acho que vou de protech trio

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se ta com problema de monei, o melhor é mais baratos q ja testei foi os tamanorris plus de 80wrms q ta 65reais cada um na som sc :legal:

pelo preço é muito bom e tem parametros tambem(so nao sei se é verdadeiro) :vts .

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se ta com problema de monei, o melhor é mais baratos q ja testei foi os tamanorris plus de 80wrms q ta 65reais cada um na som sc :legal:

pelo preço é muito bom e tem parametros tambem(so nao sei se é verdadeiro) :vts .

o TIMBRE é legal?

De qualquer forma ja é uma opção

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muito bom,acho q eles estao mudandos os tomanorris q os d hjem dia estao vindo bons.

Acho que vou neles se eu conseguir comprar a 4 ohms

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Acho que vou neles se eu conseguir comprar a 4 ohms

Up (coveiro)

 

Eu construí a caixa, mas infelizmente não irei usa-lá pelo rendimento que ela apresentou nas condições que eu tenho.

 

Construí da seguinte forma:

 

-Câmara traseira: 77L sintonizada em 46Hz

-Câmara dianteira: 38L sintonizada em 85Hz

 

A impressão que tive é que ela tem um subão monstruoso, pois tremeu tudo que estava em volta, mas em relação a atack ela foi meio fraca, talvez pq eu esteja usando um af de cone pesado e com pouca potência aplicada.

 

Mas de qualquer forma valeu o aprendizado, quem sabe no futuro eu não tente de novo...

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Qual o falante e quantas unidades foram utilizadas? Como ficaram as curvas de resposta? Qual o módulo está utilizando?

Foi usado um Bicho papão 550 (não ria da minha cara)

Alimentado provisoriamente com 45w

 

e a curva de resposta depois eu posto

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Foi usado um Bicho papão 550 (não ria da minha cara)

Alimentado provisoriamente com 45w

 

e a curva de resposta depois eu posto

Qual era a potencia ?

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???? Falei com o Everton....

Tah sem cortes, mas testei com frequências graves...

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Legal... Qual era o player ? Era pioneer garanto

Não foi no carro não...

Foi na auxiliar de um aparelho de som com os 45w de um Amp AB

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A acústica da pano pra manga. A reflexão do som, a reverberação, bah, é tanta coisa que influencia no resultado final que realmente um bom projeto é feito de minimos detalhes. Sem pensar em coisas muito sofisticadas, mesmo numa dutada simples, o mesmo falante, com caixas de mesmo volume interno, com mesmo comprimento de duto, porem com formatos diferentes, já não responde da mesma maneira. Tem sub que rende mais com caixas trapezoidais praticamente quadradas e tem outros que rendem mais em caixas cujo comprimento é bem maior que a largura. Porque? Meu conhecimento teórico é muito limitado´pra responder. Mas na prática é uma verdade.

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A verdade é:

 

Gostei do som dela, subão bem estilo X-Bass...

Mas ficou muito fraco o grave...

 

 

Quote de segurança:

 

 

dai rapaz. essa caixa n t lembra nada nao? algo bastante falado por aqui...

 

Basicamente , manifold eh um efeito. As famosas caixas cw218 , uns dizem que sao bp6, outros q sao horn. Eu axo q sao uma mistura das duas na simulacao, visto que o rendimento se da pelos dois fatores.

 

Uma coisa interessante, pra quem quer entender o efeito que essa caixa dah:

 

1) Tenha uma dutada.

 

2) Tenha um amigo que tem dutada.

 

3) Que esse amigo q tem a dutada tenha recursos de regulagem e amplificacao parecidas com os teus.

 

 

Alinhe os carros ligados no mesmo player, a cerca de 3 metros um do outro. Ligue o som.

 

Ouca musicas eletronicas com bastante batida/grave, e se posicione na frente de cada som primeiramente.

 

Apos, vah andando na frente destes, ateh o meio dos dois, e depois indo pra frente e pra traz. Em um determinado momento, sentira como se o grave dobrasse/triplicasse. Eh o foco do efeito de acoplamento entre os dois veiculos. va movimentando/posicionando os carros em V (mais virados pro meio , mais virados pra fora/lateral... e procurando o ponto focal do gravao e o tipo de gravao que sai.

 

Dah ateh pra direionar o grave em eventos, basicamente brincando com essa parada. Fizemos isso diversas vezes por aqui, inclusive agora no reveillon, brincamos muito ateh que onde a galera dançava tremia o chao dependendo da angulaçao e posicionamento o grave subia, decia, enfim..... acoplamento perfeito, grave do jeito que queriamos.

 

 

OUTRA forma de se simular isso basicamente eh pegando duas tabuas grandes (portas por exemplo) e virando uma dutada de frente pra outra com uma tabua encima, outra embaixo e uma na traseira o mais proximo possivel pra que tenha o maximo de vedaçao. Nao precisa aparafusar visto que sera nessessario o movimento/angulaçao , pra se chegar ao som pretendido.

 

Basicamente, sao testes grosseiros mas que dao uma ideia de como funciona o tao afamado efeito "manifold"...

 

 

EdIT: a t18 pOr exemplo, sozinha nao faz verao. Mas posicionada corretamente pra acoplar com outra....

 

E com Outrass....

 

O efeito se da basicamente por distancia/angulaçao/volume - falantes/paredes/litros.

 

Outro exemplo grosseirissimo porem pratico: Pegue uma mangueira de alta pressao e mire a agua pra frente. Depois, pegue a mesma e outra igual, e mire uma reto a outra. Depois, vah dobrando em forma de V e veja a direçao que as aguas "resultantes" do choque toman.

 

Bom, vou tomar minha ceva ;D

 

Fica o relato

 

Abracao!

Editado por everton_m7

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A acústica da pano pra manga. A reflexão do som, a reverberação, bah, é tanta coisa que influencia no resultado final que realmente um bom projeto é feito de minimos detalhes. Sem pensar em coisas muito sofisticadas, mesmo numa dutada simples, o mesmo falante, com caixas de mesmo volume interno, com mesmo comprimento de duto, porem com formatos diferentes, já não responde da mesma maneira. Tem sub que rende mais com caixas trapezoidais praticamente quadradas e tem outros que rendem mais em caixas cujo comprimento é bem maior que a largura. Porque? Meu conhecimento teórico é muito limitado´pra responder. Mas na prática é uma verdade.

 

Andre,

 

O que pode alterar consideravelmente o resultado final de um sistema sonofletor, que contempla tudo exatamente igual, como caixa acústica, dutos, falantes.. Pode ser os processos fabris que, dependendo da empresa, pode variar assustadoramente um falante do outro, e o resultado final, de fato, será diferente.

Em um projeto de subgraves bem executado e alinhado corretamente, o formato da caixa (trapézio, quadrada, retangular, redonda..) não deverá alterar bruscamente a curva de resposta, já que na região de subgrave o comprimento de onda é bem maior que a caixa acústica.. A não ser que esse formato seja proposital para alterar o desempenho e/ou comportamento, como é o caso da Linha de Transmissão, Manifold, Band-pass, Corneta.. Pois ai estamos falando de outros princípios físicos. Porém, dependendo do slope do crossover utilizado, pode existir conteúdo de médio-grave e médio, além que características intrinsecadas do próprio subwoofer, que pode refletir dentro da caixa, e diante das ressonâncias e ondas estacionárias, irá gerar timbres e colorações com diferenças perceptíveis. O que deve ser atentado é para que a sua estrutura seja rígida o suficiente para não vibrar, e nesse ponto, paredes paralelas são mais suscetíveis se não tiverem as espessuras ideais, ai nesta situação, as irregulares ajudam a minimizar as ressonância.

 

Agora, acertar fase de uma band-pass 6ª ordem dar tanta dor de cabeça que prefiro passar longe delas! hehehe..

 

Abraço,

 

RenanLopes

Editado por RenanLopes

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Andre,

 

O que pode alterar consideravelmente o resultado final de um sistema sonofletor, que contempla tudo exatamente igual, como caixa acústica, dutos, falantes.. Pode ser os processos fabris que, dependendo da empresa, pode variar assustadoramente um falante do outro, e o resultado final, de fato, será diferente.

Em um projeto de subgraves bem executado e alinhado corretamente, o formato da caixa (trapézio, quadrada, retangular, redonda..) não deverá alterar bruscamente a curva de resposta, já que na região de subgrave o comprimento de onda é bem maior que a caixa acústica.. A não ser que esse formato seja proposital para alterar o desempenho e/ou comportamento, como é o caso da Linha de Transmissão, Manifold, Band-pass, Corneta.. Pois ai estamos falando de outros princípios físicos. Porém, dependendo do slope do crossover utilizado, pode existir conteúdo de médio-grave e médio, além que características intrinsecadas do próprio subwoofer, que pode refletir dentro da caixa, e diante das ressonâncias e ondas estacionárias, irá gerar timbres e colorações com diferenças perceptíveis. O que deve ser atentado é para que a sua estrutura seja rígida o suficiente para não vibrar, e nesse ponto, paredes paralelas são mais suscetíveis se não tiverem as espessuras ideais, ai nesta situação, as irregulares ajudam a minimizar as ressonância.

 

Agora, acertar fase de uma band-pass 6ª ordem dar tanta dor de cabeça que prefiro passar longe delas! hehehe..

 

Abraço,

 

RenanLopes

 

 

Salve Renan, é exatamente a isso que me refiro. Por exemplo, ja li em vários textos diferentes que devemos fugir das caixas ditas quadradas, cujas medidas são muito parecidas pois geram maior cancelamento. Se formos a um campeonato de SPL, 99% das caixas vão ser cúbicas. E agora? Mas voltando ao assunto das band-pass, porque a camara traseira deve ter o dobro da litragem da camara frontal? Qual é a explicação pra isso? Grato ai pela aula!

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Mas voltando ao assunto das band-pass, porque a camara traseira deve ter o dobro da litragem da camara frontal?

Creio que seja porque nas BP6 clássicas a distância entre as sintonias deve ser por volta de uma oitava, e com esse volume (ou próximo dele) é onde se consegue a melhor resposta. []-[]:legal:

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Salve Renan, é exatamente a isso que me refiro. Por exemplo, ja li em vários textos diferentes que devemos fugir das caixas ditas quadradas, cujas medidas são muito parecidas pois geram maior cancelamento. Se formos a um campeonato de SPL, 99% das caixas vão ser cúbicas. E agora? Mas voltando ao assunto das band-pass, porque a camara traseira deve ter o dobro da litragem da camara frontal? Qual é a explicação pra isso? Grato ai pela aula!

 

Andre,

 

Quando um projeto bem executado e devidamente alinhado, com seus filtros de slopes coerentes, não tem problema algum de utilizar uma caixa especificamente quadrada, desde que suas paredes sejam rígidas o suficientes. Paredes pouco espessas podem vibrar, o que ai sim é mais suscetível quando paralelas exatamente igual, mas essas ressonâncias geradas caracterizam ruídos e colorações, ou mesmo perdas, e não cancelamentos internos em função de ondas estacionárias. Outra dica importante é quando a caixa for dutada, pois ai é interessante condicionar o fluxo de ar na região do duto para que não tenhamos turbulências e por consequência "colorações".

 

Isso não é necessariamente uma regra, de que uma câmara tenha que ter o dobro da outra, mas é um bom começo para te dar um norte nas simulações. O volume de uma câmara define o comportamento HPF e da outras o comportamento LPF. Em algumas situações, consegue-se resultados muito bom utilizando apenas 1 oitava, mas não espere muito mais que isso numa Band-Pass, pois mesmo sendo um caixa (quando bem projetada!) bastante eficiente, ela tem certas limitações em termos de banda passante, inclusive quanto maior o ganho, menor será essa banda.

 

Abraço,

 

RenanLopes

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