Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
guto0707

Oversound steel line x selenium street bass

Recommended Posts

Vou tentar te explicar o que acontece de um modo meio simplificado (apesar de eu não ter muita "didatica" rsrs):

Xmax eh o max de deslocamento do cone. Qdo vc faz uma caixa com maior vol a freq de sintonia tende a descer, e o cone pode deslocar muito, passando o Xmax e danificando o falante (rasgar, maior aquecimento da bobina q sai do gap). Para corrigir esse deslocamento devemos então colocar um filtro HPF (subsonico) diminuindo assim o deslocamento do cone em função do "corte" das baixas freq.

Como vc faz p ver: na hora que for simular tem no prog a opção de deslocamento do cone, vc vai colocando o filtro ate o deslocamento estar seguro, abixo do limite desmontrado no programa. Ou ver F3. o corte minimo será na F3 (resposta a -3dbs) ou pode cortar direto na Fb (sintonia).

Só que nem tudo eh um mar de rosas rsrs. Pense: do que adinta vc fazer uma caixa tipo com 90L para tentar buscar freq mais baixas, so que na hora que vc simula vc ve o seguinte: tenta 50hz e passa Xmax; tenta 63hz e passa Xmax; tenta 80hz e...novamente passa Xmax, ai so com 90hz eh que consegue. (isso são só exemplos). Resumindo vc tem que fazer o corte HPF mais alto para não danificar o falante e consequentemente o som vai ficar mais seco (sem "peso"); ou seja não adiantou vc fazer uma caixa com vol para buscar baixas freq e ficar preso no Xmax, tendo que cortar alto, não consegundo assim o resultado.

Outra coisa: caixas com vol muito acima do recomendado tendem a deixas os cones "meio bobos", gastando energia, perdendo rendimento e danificando o falante a toa.

Portanto eh melhor fazer uma caixa que "atenda" ao falante e que consiga buscar um pouco as baixas freq sem dano.

A outra opção eh buscar falantes que realmente atendam a este requisito de buscar baixas freq e com Xmax adequado para tal. Ai vc não fica "preso" a isso. Pode descer mais que não terá risco.

E so para completar: Xmax só não determina que o falante vai "descer". Existe os outros parametros que tambem devem ser analizados (FS, QTS, VAS, ou seja, o cunjunto de parametros)

Entendi agora só não mancho a parte do programa porque eu nunca usei, não vou ficar usando o tópico do amigo para ficar tirando minhas duvidas, mas pelo vídeo eu curti o som desse ESV650 o cara disse que está usando 75L com sintonia em 50hz e dava para fazer com 80 e baixar mais ainda, to quase pensando em testar uns danadinhos desses.

Vou procurar uns projetos, no site da Snake pede 68L sintonizada em 40Hz ?

Editado por SELENIUM MATADOR

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Street Bass toca grave e médio-grave!

Você pode cortar o Street em HP em 50 ou 60Hz e fazer o LP em 2000Hz, pois esse woofer nos médios altos, ele sobe legal, mas perde um pouco de rendimento nos graves! Ele acompanha legal um driver Titanium cortando em 2000Hz ou até mais!

O ideal é cortar o Street Bass em 500Hz e tacar um driver fenólico começando em 500Hz. Fica perfeito!

Mas como o SD250 é de apenas dois canais, ou vc mete os falantes de médios e agudos em cada canal e o Street em tri-mode, ou liga os falantes de médios e agudos com seus respectivos filtros em paralelo no Street e depois liga em bridge no SD.

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

bom, chegou hoje meu ta1000, liguei 2 street bass de 15 nele, e 2 d200 e um twitter da hinor4e 120wrms sendo empurrados por um corzus pw31000..enfim tocou lecal e tudo mais.... masseilah esperei mais deles e nao tocou tudo que minhas expectativas esperavam...mas o grave é bem gostoso e tals mas nao deu pra disparar o alarme do outro carro que estava na frente.... fiz cortes em freuqencias baixas e altas... e nada

Compartilhar este post

Link para o post

bom, chegou hoje meu ta1000, liguei 2 street bass de 15 nele, e 2 d200 e um twitter da hinor4e 120wrms sendo empurrados por um corzus pw31000..enfim tocou lecal e tudo mais.... masseilah esperei mais deles e nao tocou tudo que minhas expectativas esperavam...mas o grave é bem gostoso e tals mas nao deu pra disparar o alarme do outro carro que estava na frente.... fiz cortes em freuqencias baixas e altas... e nada

Olha amigo, vai ter gente aqui vai descer a boca em mim agora, nunca fiz esse comentário mas vou dizer agora rsrs:

Detesto Street bass. Pq? Cara um subwoofer que foi feito p tem uma boa resposta p fora, nada mais eh do que uma adaptação, um tapa buraco. Ai acho que não eh 100% em nenhum dos 2 objetivos entendeu? Ja teve uma epoca que ate gostava, depois comecei a reparar bem, fui aprendendo mais e passei a desgostar hehe.

Agora da p melhorar: não sei como está sua caixa, mas da uma olhada nos artigos do Rodrigo Carvalho. La existem varios projetos para Street, para varios gostos e aplicações, quem sabe um não te atende melhor e vc resolve o seu problema.

Ai qualquer coisa vc posta aqui p galera ir te ajudando. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe, gosto é gosto, nao tem o pq de pessoas vir decer a boca em voce.....

mas entao, a caixa nem os subwoofer/woofer nao eram meus, é de um amigo e tals...ele gostou bastante..mas eu particularmente nao gostei...a caixa tem mais ou menos 80litros 2 dutos de 4" nao sei em quanto ela ta sintonizada... mas acho que um eros 315lc,snake 615, ou ate mesmo um tomahawk heavy 350wrms todos de 15, tem um grave, resposta melhor que os street bass...

Compartilhar este post

Link para o post

O Street Bass toca grave e médio-grave!

Você pode cortar o Street em HP em 50 ou 60Hz e fazer o LP em 2000Hz, pois esse woofer nos médios altos, ele sobe legal, mas perde um pouco de rendimento nos graves! Ele acompanha legal um driver Titanium cortando em 2000Hz ou até mais!

O ideal é cortar o Street Bass em 500Hz e tacar um driver fenólico começando em 500Hz. Fica perfeito!

Mas como o SD250 é de apenas dois canais, ou vc mete os falantes de médios e agudos em cada canal e o Street em tri-mode, ou liga os falantes de médios e agudos com seus respectivos filtros em paralelo no Street e depois liga em bridge no SD.

opa dudu blz?

vou de eros 315lc mesmo :D

o sd250 ficará só pra uma boca mesmo, no modo bridge...pois tenho um taramps t170 e vou usa-lo nas cornetas, falando em cornetas, comprei dois drivers da TSR 5200 com 120w rms cada, acho que será um ótimo custoXbeneficio.

Compartilhar este post

Link para o post

se tem um ta170 para os drvers e os st e um sd250.2 para grave, ehmelhor ir de eros 315lc sendo que vai passar fome mas futuramente acredito que queira aumentar seu set..ja vai ter modulo para drivers e st...

eu ainda estou em duvida...315lc ou tomahawk heavy de 315lc

Compartilhar este post

Link para o post

se tem um ta170 para os drvers e os st e um sd250.2 para grave, ehmelhor ir de eros 315lc sendo que vai passar fome mas futuramente acredito que queira aumentar seu set..ja vai ter modulo para drivers e st...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, não me leve a mal, mas comparar tomahawk com eros é sacanagem :banghead Iria no Eros sem pensar.

Editado por RaFaEl_P

Compartilhar este post

Link para o post

IUahEAUIEHUIAEAUIEAUIEHAUIEHAIUHEAUI blz, vamos ver qual sai mais barato pra mim eros 315lc ou snake esv650 ou esv615....ou snake não vale a pena?

Editado por erickkatagiri

Compartilhar este post

Link para o post

Snake tambem eh uma otima opcao. Como ja foi dito, eu decartaria os tomahawk.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha amigo, vai ter gente aqui vai descer a boca em mim agora, nunca fiz esse comentário mas vou dizer agora rsrs:

Detesto Street bass. Pq? Cara um subwoofer que foi feito p tem uma boa resposta p fora, nada mais eh do que uma adaptação, um tapa buraco. Ai acho que não eh 100% em nenhum dos 2 objetivos entendeu? Ja teve uma epoca que ate gostava, depois comecei a reparar bem, fui aprendendo mais e passei a desgostar hehe.

Agora da p melhorar: não sei como está sua caixa, mas da uma olhada nos artigos do Rodrigo Carvalho. La existem varios projetos para Street, para varios gostos e aplicações, quem sabe um não te atende melhor e vc resolve o seu problema.

Concordo com você quando diz que o street bass não tem um rendimento 100% nem pra fora nem pra dentro. Possuo eles, e o melhor comportamento deles, tocando plano é com caixa grande, mas dai não aceitam grande potência, tem que ser perto da nominal (250 rms aplicados)mesmo pois ultrapassam o xmax fácil. Recomendo eles para um som bem básico, um modulo 4 canais, 1 sub, 1 drive e 1 tweeter, se o obejetivo for tocar forte pra fora é melhor escolher um woofer mais parrudo.

Compartilhar este post

Link para o post

No leosound o ESV650 está R$259 to pensando em pegar dois tbm...

tah barato 259reais... esse preço é bem comvidativo hehe, espero que toque bem :D

Compartilhar este post

Link para o post

andei olhando o site da snake agora pouco e os parametros do esv 650...vou te dizer, deu vontade de comprar um par desses bichinhos e ve qual a deles. Pelos parametros eu gostei e muito! FS em 38hz, resp. de frequencia começando em 30hz, e caixa sugerida em 68L sintonizada em 40hz! Pelo visto o falante deve descer bem. Eu escolheria ele, sem duvidas :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

tah barato 259reais... esse preço é bem comvidativo hehe, espero que toque bem :D

Bom preço mesmo. Esta sendo um bom custo beneficio. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

boa noite galera, meus equipamentos chegaram.

vou fazer uma lista do que tenho:

- 01 woofer eros 315lc

- 02 drivers TSR 120wrms

- tweeter (vou comprar essa semana)

- 01 SD250.2

- 01 taramps T170.2

bem, vou explicar o que pretendo: ligar o eros no SD250 (temporário), cornetas e drivers no T170, minha dúvida seria os cortes que devo fazer, será que os crossover da alchemy way serviriam (tipo um corte de 1200 ou 1500 hz)? para o eros? pq para os drivers e tweeters apenas os capacitores serviriam certo?

uma caixa de 70L ficaria legal nesse eros?

quem puder opinar agradeço bastante :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

boa noite galera, meus equipamentos chegaram.

vou fazer uma lista do que tenho:

- 01 woofer eros 315lc

- 02 drivers TSR 120wrms

- tweeter (vou comprar essa semana)

- 01 SD250.2

- 01 taramps T170.2

bem, vou explicar o que pretendo: ligar o eros no SD250 (temporário), cornetas e drivers no T170, minha dúvida seria os cortes que devo fazer, será que os crossover da alchemy way serviriam (tipo um corte de 1200 ou 1500 hz)? para o eros? pq para os drivers e tweeters apenas os capacitores serviriam certo?

uma caixa de 70L ficaria legal nesse eros?

quem puder opinar agradeço bastante :rolleyes:

Não precisa crossover passivo para os Eros naum. Corte HPF no player em 50hz e deixe full. Isso eh sistema CxB. Nos drives use capacitor de 22uF e nos ST capacitor de 2,2uF.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisa crossover passivo para os Eros naum. Corte HPF no player em 50hz e deixe full. Isso eh sistema CxB. Nos drives use capacitor de 22uF e nos ST capacitor de 2,2uF.

mas alesalles, meu player ele é simples, não tem faz corte nao pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

mas alesalles, meu player ele é simples, não tem faz corte nao pasmafaute

Ai complicou rsrs. Qual eh seu player?

E qto sairia um cross passivo 12db/8ª HPF em 50hz ai?

Compartilhar este post

Link para o post

Ai complicou rsrs. Qual eh seu player?

E qto sairia um cross passivo 12db/8ª HPF em 50hz ai?

kkkkkkkkkk

não faço a mínima idéia, mas posso procurar saber isso amanhã mesmo

HPF em 50 hz, ele iria cortar em 50 hz ou seria o "subsonico"?

quando o pessoal fala de sintonia da caixa, como posso calcular isso?

e muito obrigado por estar me respondendo viu alesalles :legal:

aaah meu player é um philips tem nem entrada de cd uahuahahhua é só mp3 link, usb e cartão, só tem o basicão, controle de bass e tals, e as equalizações pré-definidas

Editado por guto0707

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkk

não faço a mínima idéia, mas posso procurar saber isso amanhã mesmo

HPF em 50 hz, ele iria cortar em 50 hz ou seria o "subsonico"?

quando o pessoal fala de sintonia da caixa, como posso calcular isso?

e muito obrigado por estar me respondendo viu alesalles :legal:

aaah meu player é um philips tem nem entrada de cd uahuahahhua é só mp3 link, usb e cartão, só tem o basicão, controle de bass e tals, e as equalizações pré-definidas

Eh um cross HFP, passa alta ou seja, funciona como um subsonico mesmo. Ele vai cortar as freq abaixo de 50hz e so vai passar acima disso entendeu? Eh que o 250.2 não tem corte nenhum.

Procure então por um cross passivo HPF 50hz de no mínimo 12 db/8ª que guente a potencia de 250wrms. Seu falante eh de 4 ohms? pois o crossover passivo deve ser na mesma impedancia.

Veja o preço, pois dependendo vale a pena: ou vc trocar o player, ou talvez comprar um cross ativo baratin...

o Player na hora que vc montar deixe na pre-equlização flat (ou desligada todas) e loud em off.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Street Bass não é subwoofer!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Street Bass não é subwoofer!!!

Pode ate não ser...(minha opinião eh diferente) mas que tambem "tenta" ser tenta. Por isso não gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

boa noite galera,

procurei o HPF de 50hz, não achei em lugar nenhum e todos os instaladores que fui falaram que era melhor pegar um ativo e bla bla bla, entao to quase decidido a pegar outro modulo que ja venha com crossover.

Um SD700 de 2 ohms sera que fica legal no eros 315lc?

vou me apertar um pouco mas sei que esse amp é beeeem melhor, e qualquer coisa ja serve pra um upgrade futuro. Mas minha dúvida inicial é essa...o SD700 seria legal? da pra fazer o corte de HP e LP no eros com ele?

aaa, tbm tem o Taramps T500...e o HBM 2300...

quem puder ajudar agradeço :D

Editado por guto0707

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...