Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Baboo

Torre LT - 06 subs 6,5" + 04 Fulls

Recommended Posts

Mudança de Projeto (08/09/2013)

 

Estou fazendo uma caixa de Subwoofer com 4 sub´s de 8" 4ohms e 100rms cada

 

A caixa tem aproximadamente 80 Litros Brutos interno, e 2 dutos de 3".

 

(tenho 16 destes, mas irei utilizar apenas 4 no momento)

 

0qvd.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

mheu.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Detalhe da Cordoalha, achei ela bem dimensionada para apenas 100w

 

esoq.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Detalhe da traseira

 

 

ijr6.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

Os bichinhos vem tampa plástica para proteger o cone:

 

rljg.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Aqui a caixa já montada (perdi as fotos do processo de corte e montagem)

 

 

k27w.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Com os Subwoofers apenas para ter uma idéia:

 

jdc9.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

No lixamento a ferramenta abriu o bico...

 

 

19gl.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Conectores simples e que estavam sobrando

l0er.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

 

Esta caixa pretendo ligá-la no meu HT Sony que tem apenas um subzinho de 6,5" e 83rms...

 

 

E tbm pretendo utilizá-la pra tocar meu Contra-baixo (ainda estou aprendendo)

 

 

Qual amplificador BARATO e bom vocês me indicariam pra tocar esta caixa? (mínimo de 300rms)

 

Lembrando que irei utilizar a saída SUB já amplificada do HT pra enviar o sinal para o amplificador desta caixa, e que ria ligar o Contra-baixo no mesmo amplificador (conector P-10)

Editado por Baboo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mostrando a Bundinha:

 

autosom002.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Testando um a um:

 

 

autosom001.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Os 6 subzinhos de 6,5" juntos:

 

autosom005.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

:legal:

Editado por Baboo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calculando S0:

 

S0= 1,2*(158*3)

S0=1,2*474

s0=568,8cm²

 

Para S1 é a mesma coisa!

 

Com esses calculos vc tem a area da linha, pra obter a "profundidade" é so dividir pela altura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja que eles vao tocar so de 55hz pra cima, pode deixar a linha mais "larga" um pouco. Mas eu faria a parte final da caixa com NO MAXIMO 0,7sd, por cauxa do controle de cone.

 

Com esse tipo de caixa, o falante nao tem damping mecanico quase nenhum.

 

 

Como vai fazer os cortes ?

Ativos ou passivos ?

 

Qual Sub vai usar ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bacana, mesmo lendo o topic do subsonic, ainda não sei algo bom sobre LT, então vou lhe dar boa sorte no projeto, e vou acompanhar ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calculando S0:

 

S0= 1,2*(158*3)

S0=1,2*474

s0=568,8cm²

 

Para S1 é a mesma coisa!

 

Com esses calculos vc tem a area da linha, pra obter a "profundidade" é so dividir pela altura.

 

Então o início seria S0= 568,8cm mas teria que dividir pela traseira do falante (15cm), mas no caso que são 3 falantes, qual valor considero? 15cm ou 45cm?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou acompanhar, eu tinha feito algo parecido e estava pronto pra começar a montar... mas ai faltou tempo e vontade pasmafaute

 

Acabei pegando um ht pronto, mas ainda tenho vontade de montar umas torres e ligar um amplis que tenho por aqui. :rolleyes:

 

Vai que me animo né!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então o início seria S0= 568,8cm mas teria que dividir pela traseira do falante (15cm), mas no caso que são 3 falantes, qual valor considero? 15cm ou 45cm?

Nao entendi qual relaçao que vc fez em dividir pela trazeira do flante.:S

 

Vc tem o comprimento da linha e a altura(que voce definiu) da "caixa", certo?

Agora voce descobriu a area inicial da linha, só que vc precisa saber qual a largura da linha. Tendo area e altura é so dividir uma pela outra.

 

Edit: Nao se se fui claro, se nao entendeu fala ai que explico de outra forma!

 

Abraço!

Editado por cenorasound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao entendi qual relaçao que vc fez em dividir pela trazeira do flante.:S

 

Vc tem o comprimento da linha e a altura(que voce definiu) da "caixa", certo?

 

Pelo que entendi dos tópicos que acompanhei, após multiplicar o valor de SD pela largura (S0,S1) o resultado deste seria dividido pela dimensão traseira do falante, aí se chegaria ao valor em centímetros da linha (S0,S1), após isto só deveria ter o trabalho em "dobrar" esta linha; correto?

 

Não entendi/percebi onde eu defini a altura da caixa... desculpa, mas ainda sou lento na questão das LTs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas eu faria a parte final da caixa com NO MAXIMO 0,7sd, por cauxa do controle de cone.

 

Como vai fazer os cortes ?

Ativos ou passivos ?

Qual Sub vai usar ?

 

Lembro sobre o problema do controle de cone, até pensei em fazer a linha com S0=1 e S1=0.6 mas tenho receio de ficar um grave e médio-grave morto... Procede???

 

Irei fazer os cortes passivos mesmo, Crossover DIY!!!

Salientando, que irei usar amplificadores de PA por serem mais fáceis de ligar (110v) dispensando gambiarras, melhor aproveitamento de potência por ter tensão sempre estável.

Para os fulls+tweeters irei usar um amp antigo que tenho da Kenwood que usava em festinhas na adolescência, e para os falantes de 6,5" acho que irei procurar algo por volta dos 250rms X 2 ch.

 

Subwoofer ainda estou com duvidas, mas algo que tenha boa sensibilidade e Fs. lá no chão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subwoofer ainda estou com duvidas, mas algo que tenha boa sensibilidade e Fs. lá no chão.

Que tal um RE Audio [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que tal um RE Audio [¨]

Prefiro algo mais voltado pra SQ, e com preço bem mais acessível...

 

Pretendo utilizar 04 Subwoofers, mas ainda a definir quais serão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Acabei pegando um ht pronto, mas ainda tenho vontade de montar umas torres e ligar um amplis que tenho por aqui.

 

 

Eu tbm tinha a vontade de montar algo pra mim, e acabei por comprar um HT Sony, mas ainda fiquei com vontade de montar as mInhas torres.

Sempre acompanho os sites: DIY audio, Audiolist e HT fórum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi dos tópicos que acompanhei, após multiplicar o valor de SD pela largura (S0,S1) o resultado deste seria dividido pela dimensão traseira do falante, aí se chegaria ao valor em centímetros da linha (S0,S1), após isto só deveria ter o trabalho em "dobrar" esta linha; correto?

 

Não entendi/percebi onde eu defini a altura da caixa... desculpa, mas ainda sou lento na questão das LTs.

 

Humm, pelo que eu percebi voce esta usando uma maneira alternativa. Em vez de usar uma largura fixa, voce esta usando uma profundidade "fixa" (a do falante). Porém é meio inviavel na hora da construçao pois a altura teria uma variaçao do começo ate o fim, pra fazer isso no mdf vai ser fo**.

 

Da uma olhada no topico do subsonic:

Em resumo teremos um tubo de 3m de comprimento que se inicia com uma área de 455cm² e termina em uma área de 303cm²

 

Agora entraremos em uma parte que se aplica a qualquer projeto, é mais umas dicas na hora de construir, coisas simples, mas que podem ajudar o pessoal menos experientes com DIY!

 

Bem, temos um falante com um diâmetro nominal de 26cm, com um encaixe no baffle de 23,5cm. Como eu procuro uma linha compacta, farei a linha com a largura do furo em que o falante se encaixa, ou seja, 23,5cm, para não ficar tão apertado, vou arredondar para 24cm de largura.

 

Bem, já temos 2 dimensões da linha, o comprimento de 300cm e a largura de 24cm, agora vamos determinar a profundidade no início da linha!

 

A linha precisa ter 455cm², então usando geometria básica, divide-se esta área pela largura de 24cm e obtém-se:

 

455/24 = 18,95333 ou aproximado para 19cm

 

Calculando o final da linha da mesma forma:

 

303/24 = 12,625 ou aproximado para 12,5cm

 

ltartigo01.jpg

 

Perceba que ele determina uma "altura"(ele chama de largura) = 24cm e com isso determina a profundidade no inicio final da linha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Up, que agora postei as fotos dos subzinhos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o projeto não morreu; e que nesta semana de Natal tenho que correr atras de presentes pra Mãe, sobrinhos, irmãos, namorada e a "Querida". Sogra...

 

Mas passando o Natal, irei colocar as mãos na massa!

 

 

Só que preciso de ajuda pra calcular corretamente todo o labirinto, fico perdido nestas curvas....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o projeto não morreu; e que nesta semana de Natal tenho que correr atras de presentes pra Mãe, sobrinhos, irmãos, namorada e a "Querida". Sogra...

 

Mas passando o Natal, irei colocar as mãos na massa!

 

 

Só que preciso de ajuda pra calcular corretamente todo o labirinto, fico perdido nestas curvas....

 

Conta o comprimento só até a METADE da curva, como se a parte externa não fizesse parte da linha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conta o comprimento só até a METADE da curva, como se a parte externa não fizesse parte da linha.

Kléber, estou meio lento no raciocínio... Teria como explicar melhor?

 

Obrigado.

 

Ps. Agora estou com tempo de sobra pra começar o projeto, e já comprei 1 folha de MDF 15mm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pq não partir pra um tweter vifa xt25sc90? bem melhor q esses q vc comentou e na mesma faixa de valor.... fala com o diego alves q ele tem um parzinho se tu quiser.... é capaz de vc nem precisar usar os fulls, pq ele desce a 500hz e tem uma excelente fidelidade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pq não partir pra um tweter vifa xt25sc90? bem melhor q esses q vc comentou e na mesma faixa de valor.... fala com o diego alves q ele tem um parzinho se tu quiser.... é capaz de vc nem precisar usar os fulls, pq ele desce a 500hz e tem uma excelente fidelidade

Na verdade eu já tenho os tweeters Selenium e os full ranges, e não estou muito a fim de gastar $$$.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

... pq ele desce a 500hz e tem uma excelente fidelidade

 

 

 

500hz??? Acho que está enganado, pois a própria Fs do tweeter é de mais de 800hz pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...