Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
guitobox

Mudanças na Belina!

Recommended Posts

Link direto para a página 07:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=171227&st=150&gopid=3113078&&do=findComment&comment=3113078

Essa semana que entra farei modificações no som da belina. O set atual é este, diferente do da foto do avatar:

cd-player pioneer;

equalizador clarion;

cross jfa 5 vias;

1 stetsom 4k2d;

2 a600d;

1 t170.2

3 818SDS;

2 10PW3

2 D405;

2 trynium

1 fonte ft-120;

375 amp. de bateria;

1 mega capacitor boss 30 farad.

O que muda:

1) Os pw3 agora serão 3, e em caixa cornetada fornecida pelo Diógenes;

2) Serão acrescentadas mais 2 trynium;

3) A disposição das cornetas irá mudar, e nesse quesito espero sugestões; a princípio iria colocá-las na tampa em alinhamento vertical, mas fico receoso porque elas vão ficar um pouco longe das outras fontes; uma outra opçao seria colocá-las tb alinhadas verticalmente, sendo que a de baixo ficaria posicionada dentro da camara central da manifold [só que nesse caso ela vai ficar baixa, e nao icho isso legal....na verdade eu sou um grande "condenador" de cornetas (mal)posicionadas assim] e a outra à frente do medio-grave; considero tb a possibilidade de fazer uma engenhoca para colocar as cornetas nas laterais do som - vamos ver se é fácil imaginar: com a tampa do porta-malas fechada, à frente da caixa de medio-grave, as cornetas ficariam uma de frente para outra (<>); abrindo-se a tampa, as cornetas "girariam" para frente (/\ /\) , sendo usadas desta forma, distante uma da outra e não ficando muito na frente do medio-grave após abertas. Usar cornetas pequenas? se for o caso, apenas depois de uma comparaçao com essas que uso, e ja me disseram que o som de uma pequena desaparece perto das que tenho........

As modificações começam de segunda pra terça.

Editado por guitobox

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Set pedrada hein...

com é que tah a sintonia desses 818? tem algum tópico?

no aguardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Há tá, manifold, é que geralmente forma um "V" no meio da caixa com dois falantes.

Carros StationWagon é um sonho pra som, cabe de um tudo...

Compartilhar este post

Link para o post

Só que a belina não é uma maravilha não....bagageiro muito baixo, na verdade não é nem o bagageiro que é baixo, mas sim o piso do bagageiro que fica lá em cima. E pra complicar ainda mais a distancia entre as caixas de roda é de míseros 80cm. Se fosse de 90 teria feito uma turbo dutada.

Compartilhar este post

Link para o post

um principio basico de trio, as cornetas tem q ficar o mais alto possivel.

faça uma caixinha separada do resto do set q de pra vc pendurar no tampo traseiro quando abrir a mala e q quando fechado de pra ficar em qualquer lugar(na frente ,atras ,do lado,etc). :legal:

Editado por dieguinhoalmeida

Compartilhar este post

Link para o post

um principio basico de trio, as cornetas tem q ficar o mais alto possivel.

faça uma caixinha separada do resto do set q de pra vc pendurar no tampo traseiro quando abrir a mala e q quando fechado de pra ficar em qualquer lugar(na frente ,atras ,do lado,etc). :legal:

Concordo com vc, sou um grande defensor de cornetas altas. Hoje acho que a primeira coisa que se tem que fazer no som é decidir o local (certo) das cornetas e médio grave, e a partir da aí projetar o restante da estrutura.

Por ironia do destino estou com esse problema. A minha estrutura ja está toda montada e nao vou me desfazer dela, o que dificulta a organização, ou seja, as cornetas serão a última parte a ser montada. Serão testadas algumas posições (a principio estas que citei) a fim de se escolher a melhor opçao. Inclusive, postarei as impressoes de cada arrumaçao aqui pra todo mundo acompanhar....Veremos na pratica o que o alinhamento vertical pode acrescentar e também o quanto pode ser danoso colocar as cornetas na frente do medio-grave como quase todo mundo faz.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora pouco fiz uns testes com a disposiçao das cornetas. Testei com alinhamento vertical e afastadas em alinhamento horizontal. Se há um ganho com o alinhamento vertical, foi tão imperceptível que nao ouvi. Com o alinhamento horizontal é perceptível em alguns locais que há 2 fontes sonoras. Não vou poder colocar as cornetas suspensas. Sofro de "ombro doloroso" (nos 2), e como constatei, não posso dar murro em ponta de faca.

edit: correçao ortografica

Editado por guitobox

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. eu jurava q vc não tinha curtido essa caixa! Vc fez um review dela e não falou tão bem e talz.... :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. eu jurava q vc não tinha curtido essa caixa! Vc fez um review dela e não falou tão bem e talz.... :unsure:

A caixa que o bloom se refere é a manifold tripla.

Realmente blomm a caixa tem seus defeitos (e tb prós), tem seu som 'estranho', com um pico que aparece do nada, mas isso é ajustável com o equalizador, e dá pra ficar legal (sem exagero). Agora usar ela sem esse equalizador fica ruim mesmo. Mas o que pode parecer ruim pra mim pode soar uma maravilha pra outro. Estamos aqui ouvindo...tum tum tum tum, e aí aparece um TUM. Tem gente que vai pensar "eita gravezão", mas eu sei que isso é pico errado, é mononota, e penso "que b*". Aí vou lá e atenuo no equalizador, não fica perfeito, mas melhora muito. A frequencia que mais atenuo é a com ganho central no equalizador em 125Hz, onde partindo da posiçao zero as vezes tenho que "voltar" mais de 60%. E faço o contrário tb. "Vou impressionar a galera", aí vou lá e aumento essa banda de frenquencia. Não fosse esse eq acho que ja teria trocado de caixa mesmo. Rende muito bem pra algumas musicas, em outras parece que perde pra dutada normal. O que eu nao fiz ainda foi ter certeza da frequencia de maior rendimento (por um analizador de espectro deu lá pelos 70-80 Hz). Os picos chatos acredito q ficam depois dos 100 Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Conterrâneo!! Coisa rara de se encontrar aqui.

Você montou o som onde, fera? Vi lá seu tópico da mani tripla, é bem diferente mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Conterrâneo!! Coisa rara de se encontrar aqui.

Você montou o som onde, fera? Vi lá seu tópico da mani tripla, é bem diferente mesmo.

As caixas foram feitas numa serraria proximo do parque piauí, projetadas pelo duilio castro (que tb encarpetou a caixa de grave), que tb faz parte do forum. A instalaçao foi feita no goldemsom. E o que mudou de lá pra cá eu faço na minha querida Oeiras, que é onde o som fica. E agora to indo aqui no 'tonysom' ver se dá tempo fazer alguma coisa hoje ainda.

edit: tudo que eu queria era ter eu mesmo (com a ajuda do duilio) instalado o som, mas não tivemos tempo. Ainda tive q viajar 270 km nessa belina a noite e sem freio (e ainda descer uma serra!!) pra boter chegar com o som montado. Os familiares estavam desde a tarde esperando a belina (bebendo é claro), e por volta das 1 da madrugada os foguetes estouraram!!!!

Editado por guitobox

Compartilhar este post

Link para o post

Oeiras é show! Vou pra lá dia 16 ver a Garota!! hehe

Infelizmente nao vou poder estar aqui (Oeiras). Mas meus primos estarão e provavelmente usarão o som. Aí é so procurar e perguntar pela "belina".

Compartilhar este post

Link para o post

Falou algumas coisas que eu concordo e muito.

Dali a pouco até aquela minha "sb1000" renderia agora com o processador...

Abraçao , show de bola a belinosa

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje fizemos a instalação da caixa de médio grave e corrigimos uma falha de acabamento da caixa de grave. Ainda falta colocar as cornetas e tweters. O som ainda nao foi testado. Curiosamente antes de iniciar os procedimentos o carro me deu dois choques leves. O instalador nao levou nenhum. Antes disso ela so deu choque quando a fonte caseira deu problema (hoje uso uma ft-120). Curiosamente um modulo e o crossover foram acionadas durante a ligaçao (positivo e terra) de outro modulo, este que nao ligou sozinho. Concluída a ligaçao o módulo e o cross desarmaram. Espero que termine amanhã.

Compartilhar este post

Link para o post

Falou algumas coisas que eu concordo e muito.

Dali a pouco até aquela minha "sb1000" renderia agora com o processador...

Abraçao , show de bola a belinosa

:+1 com processador as coisa mudam. :legal:

Editado por dieguinhoalmeida

Compartilhar este post

Link para o post

O som já tocou! mas a montagem ainda nao está concluída.

Ainda nao foi devidamente testada, mas as primeiras impressões da caixa de médio-grave foram excelentes. Como diriam alguns "os médios estão estalando!", até me arrepiei. Nitidamente está mais forte que o medio antigo, porém achei que o som ficou meio anasalado. Estou esperando concluir o restante da estrutura (previsto pra hoje à tarde ainda) para fazer os ajustes finos e corrigir este problema. Imagens mais tarde.

Compartilhar este post

Link para o post

Fotos de algumas partes da montagem. Só deu pra colocar os tweters nesse local.

(alguém poderia me dizer como faz para ir atualizando o titulo do tópico?)

48m.jpg

49m.jpg

50m.jpg

51m.jpg

52m.jpg

53m.jpg

Editado por guitobox

Compartilhar este post

Link para o post

Fizemos os testes hoje. Vou fazer um relato completo.

De cara o grave não empolgou como antes (será que fiquei acostumado com o "camim de ksa?"), fiquei encucado e ja estava planejando se daria tempo fazer uma caixa de grave nova. Felizmente descobri onde era o problema: o cross do modulo estava muito fechado e "matando" 40% do grave, foi só abrir um pouco e voltou como era antes; aqui digo que nao percebi mudança ao colocar os tuítas naquela posiçao, diminuindo a área de boca da "corneta".

O médio grave perdeu aquele timbre anasalado que falei com regulagens, mas ao final dos testes ele estava muito fraco, ridiculamente fraco, distorcendo, sem "lapada", pensei até que ja tivesse dado problema neles. Aqui entra o grande aprendizado do dia:

-Devido às regulagens que fiz ao longo de dois anos praticamente zerei o ganho da via de medio-grave e cornetas, e mesmo com ganho baixo e volume do toca-cd quase no maximo o medio distorcia e nao tocava que preste. Então diminui o volume do toca-cd e aumentei o ganho do modulo do medio-grave. E pouco a pouco, a cada aumentada pude perceber que nao havia mais distorçao e que a "lapada" ficou foi grande. Hoje acho que finalmente pude entender que GANHO NÃO É VOLUME. Isso fez cair tb o meu conceito de que driver de 2 polegadas xia que nem driver de 1. Provavelmente todos os problemas que tive com isso devem ter sido provocados por esse ganho baixo e distorção mandada pelo toca-cd (uso eq flat e sem loud). E quem sabe talvez nem houvesse a necessidade de se fazer essa caixa de medio-grave.

O ruim foi que depois que percebi que passei esse tempo todo nessa "cagada" o grave nao acompanha mais o resto do som ( o modulo do grave nao está passando pelo cross jfa como as outras vias, devido a um problema no seu cabo RCA, vou trocá-lo amanha, ligar no cross jfa e ver se melhora).

Nas devidas proporções e regulagens o som toca certinho. Ainda estou me acostumando com o som do medio cornetado, mas a primeira vista o som da caixa que tinha antes me parecia mais musical, porém está tocando com uma força excepcional, e o que é melhor, não está mononota. Pude perceber tb que está mais difícil equalizar o som. O teste foi no final da tarde e entramos pela noite. Não tiramos fotos nem fizemos videos. Amanha será feita a montagem das cornetas e vamos ver se melhoramos o ganho da via de grave.

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana a sua percepção. Eu mesmo sabia disso (da distorção do player) mas não tinha me atentado ao ganho dos amps.

Conclusão do dia: é bom ter o ganho dos amps em uns 50% dependendo do set, caro, e ter o volume do player mais baixo pra não mandar distorção. É meio lógico, mas sem perceber isso eu mesmo iria acabar fazendo muita cagada!! haushau

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana a sua percepção. Eu mesmo sabia disso (da distorção do player) mas não tinha me atentado ao ganho dos amps.

Conclusão do dia: é bom ter o ganho dos amps em uns 50% dependendo do set, caro, e ter o volume do player mais baixo pra não mandar distorção. É meio lógico, mas sem perceber isso eu mesmo iria acabar fazendo muita cagada!! haushau

Eu sabia que o player podia mandar distorção, mas não imaginava que isso fosse tão comprometedor, ainda mais com os ganhos baixos, mas a diferençao foi absurda.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. hoje eu uso um SD5k pra um SDS 818... e usei pra um par achando pouco!

POuco no sentido de que... ao atingir o clipping do amp.. os SDS (em caixa adequada e subsonico idem) ainda aguentam mais!

E naõ venham com "clube da marca", pq tb testei marcas similares!

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aí Bloom, tem que cortar logo esse mal pela raiz. Coisa chata esses caras que chegam com marcas novas que não valem o que o gato enterra.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...