Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
FiveStar

Melhorando Som Do Clio 2007! (D.I.Y.)

Recommended Posts

Boa Noite "Foristas"!

 

Devagar quase parando consegui montar um set bem básico que acredito beliscar um SQ aceitável e dar vida ao som original do cliozinho...

 

Equipamentos todos comprados:

 

- HU Kenwood KDC-MP8090

- 1 kit 2 vias 5" Selenium Xclusive

- Sub Fosgate Prime R1S410 10" e 150WRms

- 2 SD250.2D

- Caixa selada MDF 21L x 18mm

- Cabos do kit Diamond Cables OFC 1,5mm

- Cabos do Sub Sparflex OFC 2,5mm

- Cabos RCA 4 X 1m Canare L-2T2S / Conector Santo Angelo Ninja

- Manta auto-adesiva

 

Acho que não faltou nada...

 

O que já fiz foi a caixa, faz 2 horas que terminei e testei, mandei cortar as medidas e depois montei o "lego"

 

img1800x600.th.jpg img2800x600.th.jpg img3800x600.th.jpg img4800x600.th.jpg

 

Foi usado cola entre as uniões do mdf e muito bem aparafusada, usei o tradicional "cimento" pó de mdf com cola para vedar bem na parte interna, não tirei fotos antes de aplicar a forração pasmafaute

Resolvi usar massa de calafetar para não passar nada, ficou bem vedado.

 

Dúvidas, na hora de aparafusar o sub não é preciso fazer um pequeno respiro (furo minúsculo) e depois fechar para equilibrar a pressão?

Dá a impressão que a caixa fica com leve pressão positiva.

 

Notei que ao apertar os parafusos devagar e pouco a pouco um por vez, onde fica o parafuso a borda tende a ficar levemente torta coisa menos que 1mm e entre os parafusos fica um "fiapo" mais alta a chapa.

Não tirei água e apertei "normal" mesmo assim deforma coisa mínima a borda entre os parafusos, minhas outras caixas dutadas foi a mesma coisa, impossível não amassar nada uma vez que estamos aparafusando a borda sobre a vedação que é macia.

 

Estou totalmente aberto a sugestões ou críticas, final de semana quero aplicar a manta nas portas e tentar selar (no clio é difícil) :legal:

 

EDIT: Faltou info do cabo RCA

 

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acompanhando! Boa sorte! tenho um Clio semi-Diy, se precisar de algo, estou á disposição!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa.. corajoso !!

 

Ainda me falta coragem para desmontar o carro..

Mas uma hora vai ter que ir..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Somente me falta o cabo de alimentação, está difícil encontrar cabo de 10mm Prysmian, partindo para a linha automotiva usar 16mm acredito ser exagero...

 

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Devagar chego lá o-o-

 

Aproveitando que um infeliz amassou de leve a porta do carona semana passada, acabei removendo o forro e empurrando a lata de volta e hoje deixei para chapear e pintar :banghead

 

Abaixo o forro da porta, pensei em cortar ao redor dos 4 furos dos parafusos do falante, remover todo aquele plástico deixando a lata exposta para receber um baffle:

 

img7800x600.jpg

 

Agora vem a grade do falante:

 

img5800x600.jpg

 

O que acham? Corto essa "veneziana" que direciona o som para baixo e uso as telas do kit que encaixam certinho?

 

img6800x600.jpg

 

Se o carro voltar até 6ª feira quero começar aplicar a manta nas portas wink.gif

 

Preferem as fotos assim ou estilo Thumbnail do primeiro post?

 

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lega do Clio é que da pra tirar e colocar os falantes das portas sem tirar todo o forro da porta, não conheço outro carro assim :legal:

 

Vai ficar legal com essa tela da Selenium

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A pedido do autor, topico está sendo movido para o GERAL

Grato pela colaboração :legal:

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lega do Clio é que da pra tirar e colocar os falantes das portas sem tirar todo o forro da porta, não conheço outro carro assim :legal:

 

Vai ficar legal com essa tela da Selenium

Estou completamente sem tempo, está complicado mexer no carro...

 

Hoje vou comprar o mdf para fazer o baffle pois trabalho só pela manhã, já quero deixar pronto e também fazer a modificação na grade do mid.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Foristas!!!

 

Primeiro desculpem ter deixado o tópico no vácuo, passei por problemas de saúde e uma cirurgia de emergência seguida de uma complicação, agora praticamente 100% recuperado estou retomando meu projeto :legal:

 

Como já havia comentado resolvi remover o suporte do mid do forro da porta:

 

img8800x600.jpg

 

Trabalho tranquilo com uma dremel e um pouco de paciência e o resultado foi bom.

 

Agora focando diretamente na porta direita fiz um trabalho leve, duas camadas na parte externa da porta:

 

img9800x600.jpg

 

Acabei perdendo as fotos da parte interna da porta pasmafaute

 

Consegui tapar o tal buraco da parte interna da porta onde o forro avança seu interior com duas camadas, uma interna e outra externa (a manta ficou cola com cola):

 

img10800x600.jpg

 

Quem já removeu o forro da porta do clio sabe que essa parte que entra na porta tem um tipo de "colmeia" na metade inicial que não serve para nada, acho que nos clios antigos havia uma colmeia dentro da porta que encaixava com a do forro, removi essa colmeia e com isso o foro entra somente um pouco o que facilita muito fechar o buraco (quando fizer na porta esquerda posto as fotos):

 

img11800x600.jpg

 

Os outros dois buracos, acima do falante e na linha da maçaneta, também tapei com uma camada interna e outra externa, os demais que são bem pequenos somente uma camada.

 

Podem ver que tratei a porta de maneira bem simples, não revesti toda parte externa, a porta do clio tem "trocentas" dobras e irregularidades que deixam a lata um pouco mais firme.

 

Usei 8 metros de manta na porta e colei sem aquecer nada, não achei necessário pois ao mínimo toque na lata já era bem difícil de remover e como colei fazendo bastante pressão e passando várias vezes um pano por cima da manta acabou ficando "super colada".

 

Tentei remover um pedaço para testar e não teve jeito, ela espicha e rasga mas não desgruda ;)

 

Não poderia faltar os baffles, usei um pedaço de mdf 18mm:

 

img12800x600.jpg

 

Primeira vez que uso uma tico-tico:

 

img13800x600.jpg

 

Apesar da inexperiência até que ficou legal:

 

img14800x600.jpg

 

Depois dessa foto dei uma lixada e ficaram com acabamento melhor, posteriormente receberão uma pintura em preto para não aparecerem pelas telas que cobrem o mid.

 

Agora tenho que esperar até sábado que vem para concluir a outra porta e se der tempo começar com a fiação :legal:

 

[]'s

Editado por FiveStar
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens Five Star, é assim mesmo, tem que criar coragem e fazer hehehheheheh A alegria que se tem ao termino do projeto é muito boa; Tambem to montando meu carro ainda, ta devagar mais ta andando hehehhehehehehheh abraço e boa sorte

 

att.

ebert

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu ebert!

 

Tenho que confessar que é um saco fazer isso, levei um dia inteiro só nessa porta, do jeito que a coisa anda vou trabalhar no "dia do trabalhador" o-o-

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só tirei essas da porta direita mas ainda falta fazer a esquerda, amanhã vou passar o dia todo mexendo no carro e final da tarde posto mais fotos.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens pelo set, daki um tempinho eh minha vez de começar a botar a mao na massa e fazer um SPLzinho com qualidade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Five, você é Five do Renault Clube?

 

Me tire uma dúvida, como conseguir tirar o mastique das portas de deixá-las limpinhas hein?

 

Um grande abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Five,

 

Para o primeiro DIY você está sendo muito corajoso, o melhor de tudo é saber que em todo o processo, você teve participação ativa.

 

Você é o FiveStar do Renault Clube?

 

Uma dúvida, como conseguiu deixar a porta sem o mastique, limpinha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz Marcelo S.!

 

Sou eu mesmo :legal:

 

Para o primeiro set acho que está de bom tamanho, simples com alguma qualidade mas procurando fazer de maneira correta ou próximo disso, quem sabe mais para frente (bem mais) invista em um SQ de verdade, por hora deixe pensar que consigo beliscar alguma coisa de SQ.

 

O único jeito que encontrei para remover aquele "grude" foi usando uma espátula de metal coberta com um plástico mais grosso para não arranhar a pintura do carro, o grude vai enrolando e ficando na espátula, depois basta um pano com aguarrás (thinner é muito forte) para remover os resquícios finais.

 

Não tenho fotos mas depois reapliquei parte desse grude no forro da porta, as dedos ficam pretos, montei e ficou legal pois ficou bem firme.

 

O tempo me sacaneou, hoje e amanhã é chuva e frio constante aqui no sul e não posso fazer quase nada no carro, vou fazer os cabos RCA e as telas dos mids no quarto mesmo.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não consigo mais editar os posts...

 

Faltou agradecer o pessoal que está acompanhando :legal:

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando, parabens DIY muito bem feito, quanto ao editor, o forum recebeu atualizacao e o editor esta bugado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

falaí conterrâneo!

está ficando muito legal o serviço, bem exeutado

tenho uma dica com relação a colocação da manta

não passe ela diretamente por cima da haste que se liga a maçaneta interna para abrir a porta, utilize alguma coisa pra "forrar" esta haste, permitindo que ela vá e volte sem contato com a manta (conduíte, canudinho, sei lá, inventa!)

senão quando for abrir ela vai ficar "emperrando" e vai estar tudo sujo se precisar dar manutenção (malditas mantas!)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz Tchê!

 

Na hora que montei já percebi isso e como comentei tem uma camada por dentro e outra por fora, ali tem um pedaço de manta colada "cola com cola" para a haste pegar na parte aluminizada.

 

Acabei deixando essa parte aberta pois além da haste deslocar para frente ela se move quase 1cm para baixo e não dá para usar um canudinho e tentar selar.

 

Acredito que esse vão não vai interferir no som mesmo porque é tudo simples, com mid original e porta original já batia legal pois o forro da porta do clio já é selado na porta com um tipo de massa.

 

É isso mesmo que espero, dicas do pessoal para deixar o trabalho um pouco melhor :legal:

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...