Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Malachini

Analítico X Musical

Recommended Posts

Bem, andei lendo e trocando umas MPs por ai, e ACHO que, com base nas informações que tenho, procuro um set analítico.

 

Estou criando o tópico para trocar mais idéias e ai, partir para a compra do restante do novo set.

 

Aqui tem duas das fontes onde tive alguns parâmetros..

 

<<< Fonte 1 >>> <<< Fonte 2 >>>

 

Não vou opinar muito, apenas ressaltar minhas dúvidas, espero que ajude mais pessoas a encontrarem algo específico, assim como eu.

 

Apenas para deixar claro, segundo minhas leituras e meu entendimento, não há exatamente um consenso sobre o que é melhor ou pior entre este tema. O que há, é uma preferência baseado em experiências e afins. Muitas pessoas se dizem contentes com um "meio termo" ou algo que "junte" as duas coisas... isto é possível?

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando Brunão! Vou ler e dar minha opinião.

Editado por ScuLt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Complexo o negócio.

Nunca tinha lido a respeito.

Vou ler com calma depois

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, a questão entre analítico e musical não é apenas gosto... é uma questão de constituição cerebral.

 

Eu sou analítico como um todo. Tenho hemisfério esquerdo dominante, pouca integração entre ambos (já fiz uma sessão de PNL com hipnose... um capítulo tão louco da minha vida, que um dia eu conto). Então sou destro com praticamente nenhuma habilidade com a mão esquerda, gosto de sets mais analíticos, artísticamente gosto do minimalismo (inclusive no meu trabalho), entre outras coisas típicas de quem é analítico.

 

Há os sitéticos, que são os que usam o lado direito do cérebro de forma dominante. Estes tem facilidade pra tocar instrumentos, para artes em geral, e se prendem menos aos detalhes e mais ao conjunto.

 

Eu, particularmente, gosto do analítico, mas não o extremo. Nosso cérebro raramente será exclusivamente um ou outro.

 

Quer ver uma coisa engraçada? A maior parte dos músicos fica feliz com um sistema de som simples, como um simples microsystem. Mostre um microsystem para alguém analítico pra ver ele te levantando o dedo do meio...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho a discussão interessante. Mas na minha opinião pessoal de eu mesmo, não faço questão nenhuma de saber o meu caso.

 

Pode até parecer meio conflitante a ideia, mas gosto continua sendo gosto. Não faço questão nenhuma de caracterizar meu gosto. Pelo menos eu entendo isso como um "critério de gosto". Acho que só serve como desculpa para tirar a graça de uma audição. Seria como ficar procurando defeito em tudo.

 

Sempre vai ter quem goste, quem não goste, por n motivos, e a vida segue. Para mim uma das coisas mais importantes em áudio pessoal quase nunca é dita: o importante é VOCÊ estar satisfeito com o SEU sistema. E só. Mas ser humano sempre é competitivo... Tem quem quer agradar a todos, tem quem quer ser o melhor.

 

Quer ver uma coisa engraçada? A maior parte dos músicos fica feliz com um sistema de som simples, como um simples microsystem. Mostre um microsystem para alguém analítico pra ver ele te levantando o dedo do meio...

 

Existem 2 tipos de pessoas:

 

As que se contentam com um som simples de um home theater in a box ou microsystem, que nem percebem diferença em mp3, e as que vão além e buscam algo melhor, e estas estão amaldiçoadas por toda a eternidade, até o fim dos tempos, amém.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem 2 tipos de pessoas:

 

As que se contentam com um som simples de um home theater in a box ou microsystem, que nem percebem diferença em mp3, e as que vão além e buscam algo melhor, e estas estão amaldiçoadas por toda a eternidade, até o fim dos tempos, amém.

 

Analíticos é que geralmente vão atrás do "ir além e buscar algo melhor".

 

Esta é a diferença cerebral. Os sintéticos vêem o todo. Os analíticos vêem partes do todo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Analíticos é que geralmente vão atrás do "ir além e buscar algo melhor".

 

Esta é a diferença cerebral. Os sintéticos vêem o todo. Os analíticos vêem partes do todo.

 

O comentário era apenas um ligeira dose de humor.

 

Kleber, como você mesmo disse, você pende para um lado. Podemos fazer 10 níveis para cada lado? Ou 100 níveis? Ou 1000 níveis? Adianta de alguma coisa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que da pra ser um pouco dos 2?

 

Digo isso por que eu não nego que gosto de ter uma voz centralizada, perceber a separação dos instrumentos e ter uma certa noção de espaço no carro (profundidade, altura). Mas sinceramente, quando eu ouço, por exemplo foo fighters, isso tudo simplesmente vai para o ralo por que eu gosto é de sentir a musica ali na hora. Muitas das bandas que eu ouço são de hardcore, ou seja, essa parte "analitica" fica um pouco de lado.

 

No fundo, eu acho que gosto de um som um pouco "colorido" (se é que isso realmente existe) e com um punch amais nos medios. Guitarra pra mim tem que falar alto e bonito, bateria tem que fazer voce sentir o bumbo no peito.

 

Se isso significar ter um perfil mais musical do que analitica, com certeza eu sou do time dos musicais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que da pra ser um pouco dos 2?

 

Digo isso por que eu não nego que gosto de ter uma voz centralizada, perceber a separação dos instrumentos e ter uma certa noção de espaço no carro (profundidade, altura). Mas sinceramente, quando eu ouço, por exemplo foo fighters, isso tudo simplesmente vai para o ralo por que eu gosto é de sentir a musica ali na hora. Muitas das bandas que eu ouço são de hardcore, ou seja, essa parte "analitica" fica um pouco de lado.

 

No fundo, eu acho que gosto de um som um pouco "colorido" (se é que isso realmente existe) e com um punch amais nos medios. Guitarra pra mim tem que falar alto e bonito, bateria tem que fazer voce sentir o bumbo no peito.

 

Se isso significar ter um perfil mais musical do que analitica, com certeza eu sou do time dos musicais.

 

 

 

Sem mais, tirou todas as palavras da minha boca...

 

Nunca ouvi um set TOP nos encontros que eu fui que eu falei "puts, paguei um pau, quero ter um desses um dia..." nenhum me agradou... exatamente por isso... pois todos quem vao aos encontros falam "eu gosto de rock" mas qdo fui escutar o som, estava tocando algum outro ritmo... e eu SOU DO ROCK (já tive banda, conheço estudios, sei como é um estudio..)

 

 

um exemplo, o set do Reginaldo, com o Focal V30... que todo mundo tava falando maravilhas... qdo eu escutei, eu senti um "vazio"... não gostei do kit...

 

 

Ainda não estou satisfeito com meu set, e dificilmente algum dia estarei satisfeito com o meu ou algum outro set que eu escute.... pois rock é um dos ritmos mais complicados para se reproduzir... Agudos sujos, médios fortes e graves rapidos...

 

Voce nunca sabe se aquilo é defeito do set ou intenção do artista...

 

 

Foo Fighters é simplesmente fo** de tocar bem em um set... com as botinas que eu fiz no meu carro to começandooo me contentar... vou esperar pra instalar os L1Pro SE pra ver se o agudo "finaliza" o set...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo bem pessoal, isso eu já comecei a entender, mas e na questão dos equipamentos em si?

 

Quais as principais características que compõe um amplificador (por exemplo) analítico? Ou um musical?

 

Sou um cara que preza a imagem 3D do som, altura, definição, posicionamento, etc.. Seria analítico mesmo? Claro, que como eu já disse, provavelmente um set (se é que é possível) 100% analítico não me agradaria, pelo que leio.

 

Mas iai? Como saber o que procuro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas iai? Como saber o que procuro?

 

Não tem outro jeito, senão ouvindo... Tem que ouvir combinações.

 

Um set excessivamente analítico soa exageradamente seco, notas com decaimento muito abrupto, agudos granulados (não pode deficiência do amp, mas pela deficiência da mídia digital), artificial, sem vida.

 

As combinações é que vão te dar o tempero, mas como saber usar açafrão se você nunca comeu nada com açafrão? Fica impossível!

 

Diria que o nosso hobby é 90% do tempo procurando, 5% montando e 5% ouvindo o que se montou. E olhe lá quando se chega a 5%.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q sou musicalitico(será que isso existe) pois gosto muito do musical,mas gosto de todos os fatores que tornam um analítico, como palco, equilíbrio tonal e todas as outras, mas com uma coloração bonita (se é que me faço entender). Pois um som analítico apenas para mim tornasse chato. mas cada um tem seu gosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sei o que sou..rsrsrs

 

Só sei que busco no som uma coisa que poucas vezes escutei, que seria equilibrio, detalhamento, pureza e brilho.

 

Diria que o nosso hobby é 90% do tempo procurando, 5% montando e 5% ouvindo o que se montou. E olhe lá quando se chega a 5%.

 

Concordo com você nesse ponto... o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Só sei que busco no som uma coisa que poucas vezes escutei, que seria equilibrio, detalhamento, pureza e brilho."

 

 

cara isso mesmo que me expressei quando quis dizer uma certa coloração, faço de suas palavras as minhas.

Editado por fabricioM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo isto se obtém com critério. Não é pulando de set em set, como muitos fazem e depois se afirmam frustrados. É partindo de um set inicial, com equipamentos CONHECIDOS (por você, não pelos outros. Você tem que saber os pontos fortes e fracos, e como isto te afeta), e ir melhorando, tratando e buscando os elos fracos, que vão desde a instalação física até os componentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma passadinha aki bem rapido...

 

Pra mim existem 2 pessoas: A FELIZ e a INFELIZ!

 

FELIZ: Tem um sistema, com equipamentos equilibrados(custo x benefício) e que por mais que tenham todo os recursos de processamento de áudio ali, gosta mesmo é do pau quebrando! Eu sou um q vinha ouvindo som minimamente regulado, bi-amp com T.A. e o caraleo a 4. É bacana, é! Pra se ouvir Dido, Enya, Rebecca Pidgeon...

Mas HOJE, eu mandei td pro ralo! Uso cross passivo(mesmo tendo 5 canais a disposiçao no amp), e por enquanto estou usando som sem T.A. e digo, ficou muito melhor para mim. Será por isso que existem os "puristas"??? Na verdade, eu n gosto de mexer em pica nenhuma do som. Meu EQ eh todo FLAT, meu T.A. é zerado, cross passivo e assim eu sinto mais a música. Música se sente com o corpo tbm. Gosto de um som limpo, que não cansa, gosto tbm de no minimo ter sensação de altura do palco, mas qnd começa a mexer na naturalidade do som qnd se ajusta T.A. fica td muito louco.

 

INFELIZ: É aquele que tem um set todo do TOP WORLD e q qnd vms ouvir o som tá uma boxta!

 

 

 

Mas o que manda nisso tudo é o gosto. Cada um tem um. Se vc é feliz com o seu CS60D tocando, parabéns! Se outro so sobrevive ouvindo musica no carro através do seu UtopiaBe, parabéns tbm! Esse assunto é que nem religião, futebol, política... Nao tem fim nem consenso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm não me apetece TA... deixa o som MUITO artificial...

 

 

Mas ainda não consegui me livrar dele hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapidamente,

 

Discutir som é como discutir política e religião. Ou seja, não se discute.

Com certeza temos a linha mestra do que seria fisicamente um som "perfeito", sendo este o ponto que podemos discutir. Mas música, acima de tudo é sentimento.

Sendo sentimento cada um tem sua particularidade, e isso não se discute. Tenho em casa equipamentos Rotel, amplificador Jeff, caixas B&W. Mas as vezes acho sem igual pegar o meu equipamento Sony (ano 1982) e colocar um belo LP e escutar aquele magnifico som "quente" que em momento algum se compara ao meu outro sistema. Ou seja, cada momento temos uma forma de sentir a música.

Tenho som automotivo desde 1997, não com a qualidade de hoje, mas as vezes sinto falta disso ou daquilo de "antigamente" onde ouvia a música tal.

Assim, não sei se me fiz entender, o som é o que você deseja que ele seja naquele momento, simples assim.

Seja ele analítico ou musical, sempre será o que você desejar para aquele momento.

 

Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não acho que seja questão de felicidade ou infelicidade. É questão de buscar mais ou menos um objetivo.

 

Há quem fique feliz bebendo Concha Y Toro, e há aqueles que querem experimentar vinhos mais elaborados, de diferentes partes do mundo... O primeiro fica feliz com 15 reais, o segundo gasta 300 e ainda não chegou ao fim da sua jornada.

 

É uma questão pessoal, até que ponto você está disposto a ir. Se você quer apenas um sistema que toque legal e caiba no bolso, ou se está atrás do que há de melhor, mesmo que nunca chegue a este ponto. Isto não é infelicidade, até porquê o caminho é repleto de felicidades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tendo a verificar o conjunto, pois gosto mesmo é de música...mas gosto do detalhamento,do posicionamento, do equilibrio, dos sussuros e da voz... de perceber o palco.. etc... etc..

 

 

mas é aquilo também né... o gosto vai apurando com o tempo, eu mesmo a 2 anos atrás JAMAIS imaginaria que gostava tanto de Jazz, Bossa Nova e outros estilos musicais... se não conhece, como sabe se é ou se não é?

 

 

o bom mesmo é ter a mente aberta, e sempre ouvir outros sets, sistemas, shows ao vivo. Outro dia fui num do Biquini Cavadão aqui e fiquei impressionado com o detalhamento, a pureza e clareza dos instrumentos e efeitos - simplismente fantástico - proporcionando muito prazer a audição - que no fim - para mim - é o objetivo.

 

alguém aí comentou com relação ao carro em si?

 

no celta do meu irmão, onde tenho um sistema simples montado, prefiro ouvir qualquer coisa mesmo, já que para mim som de carro tem que ser ouvido com o carro andando, e o carro andando faz barulho de lata, de pneu, de plástico... enfim... não dá pra ter um mega-fucking hi-fi num carro assim, pq os barulhos anulam o objetivo, já no focus, que é um carro um tanto superior ao celta em isolamento acústico, prefiro ouvir coisas mais refinadas... até pq dá para perceber as coisas sem a escola de samba acompanhando.

 

 

seria, as vezes, um upgrade de equipamento, simplismente TROCAR de carro? um carro mais "analítico"?

Editado por LeandroVeterinario

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não existem 2 tipos bem definidos de equipamentos no mercado, assim como não existem duas correntes auditivas bem definidas dentro do meio da audiofilia.

 

IMHO, as pessoas deveriam gastar mais tempo escutando sistemas do que escrevendo textos, filosofando e tentando achar uma categoria para se enquadrar e guiar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...

IMHO, as pessoas deveriam gastar mais tempo escutando sistemas do que escrevendo textos, filosofando e tentando achar uma categoria para se enquadrar e guiar.

 

 

Não encontrei lugar para o "IMHO" nesta sua frase... Sem dizer que, mesmo não sendo o seu caso específico, muitas pessoas não tem as mesmas oportunidades que você de ouvir sets variados ou vários equipamentos no mesmo set, Crasher.. Acredito que seja por este motivo que tenha se criado um forum.. (IMHO).

 

Eu "perco" meu tempo tentando ME encaixar numa categoria e me guiar por ela, pois não tenho grana para comprar e ouvir tudo o que queria ou tempo para ir aos encontros, tanto quanto gostaria. Cada um tenta se virar como pode, afinal..

 

Você havia me perguntado por que eu acho que me encaixo na categoria "analítico". Creio que já teve sua resposta, agora eu lhe pergunto: Alguma dica ou sugestão? Ouvir, como disse não é muito fácil no meu caso, pois moro a mais de 600km de SP e aqui não tenho conhecimento de nenhum outro sistema de SQ além do meu :legal:

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...

 

IMHO, as pessoas deveriam gastar mais tempo escutando sistemas do que escrevendo textos, filosofando e tentando achar uma categoria para se enquadrar e guiar.

O que é 'imho'?

Acho q sem escrever textos, o fórum fecha. Ou então fica cheio de [o_]:mac1[]-[]:huh:hand26:angry::legal::blink::unsure::rever1:

 

 

 

Edit: ou então vira youtube.

Editado por AFCosta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...