Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
JEK

JL AUDIO 12wx Selada ou Dutada?

Recommended Posts

Pois é Alves, o problema é que nunca fiz um som para usar com corte em 40 como vc citou, devo cortar em 80 hz no maximo... ainda na dúvida... 80, 60 hz...

 

Tô pensando, meus mids não estão em uma porta tratada e não estão descendo bem até os 60hz... então devo tratar a porta e v se respondem, se não eu devo usar em 80 hz....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caceta cortar sub alto assim pra que? Mesmo não seu mid não indo até 60 hz corta o sub em 35 ou 40 hz com 6dB de slope.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava achando o mid da NAR sem médio grave nenhum, não descia muito e excursionava mas do que o permitido rapidinho.

 

Então resolvi colocar a tal da manta adesiva na porta... e outro falante, outro som, tudo muito melhor, com médio grave e td mais que ele tem direito.

 

Agora sim devo cortar o sub mais baixo... agora 40 não é exagero?

 

Abraços a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A manta dá outra vida mesmo :vts

 

Faz o corte de acordo com os equipos. Instala tudo e vai testando. Se no player o menor corte for 80hz, mas no amp for 50hz, testa um e depois o outro.

Uso o PXA-H100, então, posso testar vários cortes, slopes e ganhos. Ai facilita muito. Se tem um sub forte e bem alimentado, 40hz-24db fica muito bom. Mas se tem um sub mais fraquinho ou subalimentado, ai sim, bota um corte mais alto e/ou slope mais baixo. De toda forma, tenta cortar em 50hz-12db e já terá bons resultados. ;)

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A manta dá outra vida mesmo :vts

 

Faz o corte de acordo com os equipos. Instala tudo e vai testando. Se no player o menor corte for 80hz, mas no amp for 50hz, testa um e depois o outro.

Uso o PXA-H100, então, posso testar vários cortes, slopes e ganhos. Ai facilita muito. Se tem um sub forte e bem alimentado, 40hz-24db ñ é tão baixo. Mas se tem um sub mais fraquinho ou subalimentado, ai sim, bota um corte mais alto e/ou slope mais baixo. De toda forma, tenta cortar em 50hz-12db e já terá bons resultados. ;)

 

 

Perfeito Alves, vou testar tudo, o Player corta até 50hz mas não é um sub forte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando usava um JL 10W0 (125W), cortava em 50hz-12db e gostava. A sintonia era ~33hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Otimo, vou testar, vou fazer a caixa com 50 litros sintonizada em 30 hz, assim só perco 1 db e não fico com a caixa muito grande.

 

O 12wx suporta 200 rms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dúvida nova, olhando o site da JL AUDIO, notei o seguinte.

 

Caixa para o modelo 12 wx de 200 rms eles mandam usar duto de 4" polegadas sintonizada em 30 hz.

 

Já o modelo 12 wx0 de 300 rms eles mandam usar um duto de 3" polegadas sintonizada em 26 hz.

 

Praticamente todos os modelos dele eles querem 49.56 liters livres para dutada.

 

Quando sei que a caixa irá soprar?

 

Qual é a velocidade? Lembro quqe nos pioneer 306 elas sopravam com duto de 3, ai sintonizei igual com duto de 4 polegadas mas não lembre qual era o m/s delas.

 

 

A intenção é usar duto de 3" no 12 wx só que não quero que a caixa "sopre"

Editado por JEK

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah cara....vou so dar uma clareada na questao da caixa!!

 

nao eh q o SUB ocupa os 16L de caixa....eh q a madeira tem uma espessura...ae vc tem q descontar do comprimento total - 2x(espessura da madeira especificada)!!!

 

fiz os calculos aki com a caixa do meu irmao....ela tem exatemente 50,6L externos....mas quando eu desconto a espessura da madeira ela cai pra 37L!!!! [""] eh meio fod's neh!!! mas eh isso msm!!!

 

cara....vai a dica....segue o manual....pois nenhum fabricante iria recomendar uma caixa q o Sub nao dara seu melhor!!! a nao ser q vc goste de tipo especificado de musica(igual ao pessoal do SPL....sintonizam a caixa la nos 32Hz so pra dar aquele SUBGRAVE, ja o pessoal do Trio faz a caixa sintonizada com seus 47Hz ou mais!!!)

 

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passei por esse problema tb.

Quando fiz a caixa para o 10W0, usei duto de 4" (mais tranquilo). Já agora, quando troquei de sub, olhei o manual do 10W6 e vi q recomendavam o duto de 3", mas como já tinha a caixa, continuei com o de 4". Agora imagina só o comprimento do duto de 4" para dar os (~)27hz q estou usando. :vts Vou aguardar o seu susto. o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz tudo isso pessoal...

 

Já vi que o manual esta errado, o volume interno e de 49 e não 39 como esta no manual, já olhei outros sub´s no site da jl audio e eles erraram no volume do manual.

 

Já vi tbm que o duto é gigante, mas não tem jeito, eles recomendam o de 4 para esse sub e para o 12w3 eles recomendam de 3... fazer o que né? Como não lembro quantos m/s a caixa sopra eu vou fazer com 4".

O sub mais fraco com duto maior para me lenhar!

 

Por causa desse site da Bravox que nunca lembro a formula para calcular litragem... toda hora eu entro nele... é FLORIDA!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pronto, acho o outro sub tá chegando, tô pensando em fazer uma caixa tomando o piso todo da mala do carro, o que acham?

 

Vai ser dutada e provalmente vai ter de 50 a 60 litros.

 

Alguem já viu caixa assim? Tem fotos para me ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Luan 30Hz tem um T2 na caixa assim!!!

 

eu tbm queria fazer uma caixa assim pro meu UNO....mas li um topico aki q com o Sub virado pra cima....perdia 1,2db's em relaçao ao SUB virado pro PM!!!! e quanto mais DB's pra mim eh MELHOR!!! eheheheheh

 

o unico fods eh q a caixa "normal" vai ficar meio "feia" comparada a uma pro piso do PM todo!!!

 

Mas ae eu resolvi ir de normal msm!!! Boa sorte ae....qual SUB ta chegando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Luan 30Hz tem um T2 na caixa assim!!!

 

eu tbm queria fazer uma caixa assim pro meu UNO....mas li um topico aki q com o Sub virado pra cima....perdia 1,2db's em relaçao ao SUB virado pro PM!!!! e quanto mais DB's pra mim eh MELHOR!!! eheheheheh

 

o unico fods eh q a caixa "normal" vai ficar meio "feia" comparada a uma pro piso do PM todo!!!

 

Mas ae eu resolvi ir de normal msm!!! Boa sorte ae....qual SUB ta chegando?

 

 

Na verdade não vou fazer com o sub ao contrario, vou fazer com o sub normal, ele vai entrar no Step sem tirar o Step.

 

Tem algum topico dele ou fotos?

 

O sub é o do topico mesmo, o JL AUDIO 12WX.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...