Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
BMP

Bi-Amplificação

Recommended Posts

Falae pessoal,

 

Alguém usa kit 2 vias em bi-amplificação?

 

Ou seja, um canal para tw esquerdo, um para o tw direito, um para mid esquerdo, um para mid direito?

 

Alguém já fez time correction assim? Ligando o som em 3way e regulando individualmente a distancia de cada tw e mid? (principalmente pra galera q tem head alpine)

 

Vou fazer isso na segunda que vem e acho q vai melhor bem meu som!

 

Abraço

BMP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para mid e tw separados, digo, tw no painel e mid no pezinho deve melhorar fazendo bi-ampli, mas se vc tiver tudo no pezinho não vai fazer diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha BMP, se vc usar kit duas vias vc precisa fazer o delay dos 4 canais sim, pois as frequencias medias e medias altas necessitam de correção para a composição do palco sonoro sim.

 

SE VC USAR ALPINE.

 

 

adote a maior distancia, faça o calculo das 3 outras e execute a correção das mesmas para que todas fiquem equidistantes.

 

Mas isto é teoria, um bom ouvido pode apresentar numeros bem diferentes infelismente, eu mesmo ja fiz matemáticamente mas os valores ficam 10% diferentes na regulagem de ouvido.

 

o QUE O DIANA DISSE ESTA CERTISSIMO.

 

de preferencia para os tw.pois eles necessitam mais de ajustes para composição de palco e imagem

Editado por RONIE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tbm uso

mais pelo fato de não gostar de agudo do que qq outra coisa... meus tw são 3 dB mais sensíveis que os mids, equilibrei isso nos ganhos e no crossover. uso um amp bem mais fraco pros tw também (30W RMS por canal, os mids recebem até 100)

fiz exatamente essa rotina que vc descreveu pra acertar o time alignment. trena dura, senta no banco, mede e calcula. aquela tabela que o RONIE postou tempo atrás ajudou pra caramba. também fica mais fácil fazer pelo I-Personalize.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha ela

 

 

delay distancia (m)

0,1 0,03

0,2 0,07

0,3 0,10

0,4 0,14

0,5 0,17

0,6 0,21

0,7 0,24

0,8 0,27

0,9 0,31

1,0 0,34

1,1 0,38

1,2 0,41

1,3 0,45

1,4 0,48

1,5 0,51

1,6 0,55

1,7 0,58

1,8 0,62

1,9 0,65

2,0 0,69

2,1 0,72

2,2 0,75

2,3 0,79

2,4 0,82

2,5 0,86

2,6 0,89

2,7 0,93

2,8 0,96

2,9 0,99

3,0 1,03

3,1 1,06

3,2 1,10

3,3 1,13

3,4 1,17

3,5 1,20

3,6 1,23

3,7 1,27

3,8 1,30

3,9 1,34

4,0 1,37

4,1 1,41

4,2 1,44

4,3 1,47

4,4 1,51

4,5 1,54

4,6 1,58

4,7 1,61

4,8 1,65

4,9 1,68

5,0 1,72

5,1 1,75

5,2 1,78

5,3 1,82

5,4 1,85

5,5 1,89

delay distancia (m)

5,6 1,92

5,7 1,96

5,8 1,99

5,9 2,02

6,0 2,06

6,1 2,09

6,2 2,13

6,3 2,16

6,4 2,20

6,5 2,23

6,6 2,26

6,7 2,30

6,8 2,33

6,9 2,37

7,0 2,40

7,1 2,44

7,2 2,47

7,3 2,50

7,4 2,54

7,5 2,57

7,6 2,61

7,7 2,64

7,8 2,68

7,9 2,71

8,0 2,74

8,1 2,78

8,2 2,81

8,3 2,85

8,4 2,88

8,5 2,92

8,6 2,95

8,7 2,98

8,8 3,02

8,9 3,05

9,0 3,09

9,1 3,12

9,2 3,16

9,3 3,19

9,4 3,22

9,5 3,26

9,6 3,29

9,7 3,33

9,8 3,36

9,9 3,40

Editado por RONIE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

desculpe ela colou os numeros mas é assim.

 

 

os 3 primeiros é o delay e os outros a distancia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou usar no meu stereo um amplificador 4 canais em tri-mode... O tweeter será alimentado com uma potencia menor que a do mid...

 

Ou seja:

Vou pegar um amplificador 4 canais, fazer 2 bridges e ligas os 2 mid-bass e ao mesmo tempo vou ligar os 2 tweeters nos canais dianteiros...

Isso vai me dá uma melhora no sistema pois vou poder amplicar bastente potencia nos mid`s sem forçar os tweeters.

 

Vou mandar cerca de 120w RMS para os mid-bass, e cerca de 50w RMS para os tweeters...

 

Esse esquema tb dá certo para quem quer fazer um kit 3 vias, pois ao ligar um amplificador 4 canais em tri-mode ele vira "6 canais"...

 

Claro que cada alto-falante deve ter seus devidos cortes.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

abreu, aceita um conselho.

 

utilize os 4 canais e tenue no volume do tw no Cd, acredito que ficará melhor.

 

Num é Alpine

 

corte de 1k no tw e corte de 40 no mid, mas atenue bastante o volume e acho que seja melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
abreu, aceita um conselho.

 

utilize os 4 canais e tenue no volume do tw no Cd, acredito que ficará melhor.

 

Num é Alpine

 

corte de 1k no tw e corte de 40 no mid, mas atenue bastante o volume e acho que seja melhor.

Mas Ronie, o problema é que meu amplificador tem apenas 30w RMS 4Ohms... Vai ser pouco para o mid... Por isso que optei pela ligação tri-mode, para poder obter uma potencia maior para o mid... O tweeter vou usar pq tenho que usar mesmo, mas não gosto de tweeter não... Por isso optei por esse selenium, que tem domo de seda e 35w RMS... (não pretendo mandar nem 20w RMS para ele)...

 

Abraços...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Para mid e tw separados, digo, tw no painel e mid no pezinho deve melhorar fazendo bi-ampli, mas se vc tiver tudo no pezinho não vai fazer diferença.

Olá Mdiana!

 

No meu caso o tw está na coluna e os mids na porta!

 

Acredito que fará uma boa diferença sim!

Principalmente pela correção de tempo que poderá ser feita individualmente e acho q os mids vão ficar mais espertos pq ao vai chegar mais potencia neles!

 

Bom, vou testar, acredito q não tenho a perder! Só preciso ter cuidado na instalção pra nao queimar o tw!

 

Abraço

BMP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha BMP, se vc usar kit duas vias vc precisa fazer o delay dos 4 canais sim, pois as frequencias medias e medias altas necessitam de correção para a composição do palco sonoro sim.

 

SE VC USAR ALPINE.

 

 

adote a maior distancia, faça o calculo das 3 outras e execute a correção das mesmas para que todas fiquem equidistantes.

 

Mas isto é teoria, um bom ouvido pode apresentar numeros bem diferentes infelismente, eu mesmo ja fiz matemáticamente mas os valores ficam 10% diferentes na regulagem de ouvido.

 

o QUE O DIANA DISSE ESTA CERTISSIMO.

 

de preferencia para os tw.pois eles necessitam mais de ajustes para composição de palco e imagem

Valeu pelas dicas Ronie!

 

Vc disse tudo, nem sempre medidas reflentem o ideal!

 

Também prefiro regular o som pelo ouvido! Uso as medidas apenas para ter uma idéia! Mas quem manda é a prática!

 

Assim que fazer a mudança vou falar minhas impressões!

 

Abraço

BMP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu tbm uso

mais pelo fato de não gostar de agudo do que qq outra coisa... meus tw são 3 dB mais sensíveis que os mids, equilibrei isso nos ganhos e no crossover. uso um amp bem mais fraco pros tw também (30W RMS por canal, os mids recebem até 100)

fiz exatamente essa rotina que vc descreveu pra acertar o time alignment. trena dura, senta no banco, mede e calcula. aquela tabela que o RONIE postou tempo atrás ajudou pra caramba. também fica mais fácil fazer pelo I-Personalize.

Blz, bom saber!

 

Andei procurando em sites gringos e pelo menos nos USA vi poucas pessoas usarem bi-amplificação para o kits!

Na europa já é mais comum!

 

Vc sempre ligou seu kit assim?

 

Achou q muda bastante?

 

No meu caso a mrv-f400 diz q dá 60wrms por canal, mas como todo amp tem sua porcetagem de eficiencia acho q deve chegar uns 40 a 45wrms por canal!

 

Então chegará isso em cada tw e mid!

 

O kit em questão é o spx-177a da alpine! No manual da criança diz q ele dá 70wrms continuo e até 240wrms de pico!

 

Meu som já está bom do jeito q tava, mas com essa mudança acho q ele vai ficar bem mais dinamico e claro!

 

Abraço

BMP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nem sempre liguei o kit assim, antes ficava tudo no amp de 100W RMS e o tw gritava muito, demais, exageradamente. nem equalização tirava o berreiro (e em potências maiores ficava ainda pior, o tw é de domo metálico, SSSSSSHHHHHHHH com força). a primeira mudança foi para um 2.6x, corte pelo módulo em 5 KHz, e já ficou bem melhor. agora tou com um sem corte e fazendo corte pelo player, mais baixo e mais abrupto, o tw tá tocando bastante médio-alto, mas sem granularizar e perder extensão.

sem contar a facilidade de inverter fase dos componentes assim que dá na telha. é só desparafusar a lateral do módulo, inverter os cabos, sentar e ouvir de novo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...