Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
FiveStar

Cabo Alimentação Shok

Recommended Posts

Boa noite!

 

Encontrar cabo residencial de 10mm flexível está um parto, quando encontro a metro são aqueles formado por 7 fios (um pouco duro) e quando acho os mais flexíveis só vendem o pacote fechado :angry:

 

Vi vários tópicos falando que os cabos Shok (esse achei por metro) são bons por terem fios finos de cobre e muito maleáveis, mas dando uma passada pelo site da shok me deparo com a informação que os cabos na verdade são de alumínio cobertos por cobre e por isso são bem maleáveis.

 

Vale a pena ou devo continuar procurando o residencial 100% cobre?

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, pela tabela de condutividade, o cobre é melhor condutor que o alumínio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Condutividade_el%C3%A9trica

 

O alumínio geralmente é utilizado quando se quer alcançar distâncias quilométricas, pois é mais barato que o cobre e mais maneiro.

 

Não sei se é melhor, mas acredito que o de cobre seja melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, no site deles fala que o de 50mm aguenta uma carga de até 230A.

 

Eu acho que é uma boa.

 

Os Knukonceptz tbm tem cabos com CCA (copper clad aluminum).

 

Abracos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A energia nao passa dentro do cabo... ela passa pelas bordas do cabo (cada filamento). Se por dentro fosse de plastico nao condutor e coberto por cobre, daria no mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A energia nao passa dentro do cabo... ela passa pelas bordas do cabo (cada filamento). Se por dentro fosse de plastico nao condutor e coberto por cobre, daria no mesmo...

 

Uma vez rolou um tópico, dizendo sobre o efeito skin, mas pelo o que eu intendi, isso só se aplica a altas frequencias, o que não é o caso de acabos de alimentação, tanto que ressaltaram que cabo autotomotivo pro residencial, em questão de condutividade era a mesma, a diferença é a maleabilidade, então, no caso, se esse efeito se aplicase no residencial, ele teria um desempenho menor, por ter menos fios. Certo? Agradeço desde ja!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma vez rolou um tópico, dizendo sobre o efeito skin, mas pelo o que eu intendi, isso só se aplica a altas frequencias, o que não é o caso de acabos de alimentação, tanto que ressaltaram que cabo autotomotivo pro residencial, em questão de condutividade era a mesma, a diferença é a maleabilidade, então, no caso, se esse efeito se aplicase no residencial, ele teria um desempenho menor, por ter menos fios. Certo? Agradeço desde ja!

 

Exatamente, efeito Skin somente em altas frequências. Eu uso cabo residencial na alimentação do meu set e é melhor e mais barato que os automotivos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A energia nao passa dentro do cabo... ela passa pelas bordas do cabo (cada filamento). Se por dentro fosse de plastico nao condutor e coberto por cobre, daria no mesmo...

 

A energia só passa pelas extremidades em altíssimas frequências.

 

Em CC, ela passa por dentro, pelas extremidades, e dependendo tensão, pode passar até por fora :vts

 

EU não compro cabo de alumínio. Alumínio só tem 70% da condutividade do cobre. Nem perco meu tempo com isto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A energia só passa pelas extremidades em altíssimas frequências.

 

Em CC, ela passa por dentro, pelas extremidades, e dependendo tensão, pode passar até por fora :vts

 

EU não compro cabo de alumínio. Alumínio só tem 70% da condutividade do cobre. Nem perco meu tempo com isto.

Poxa, mas aí é complicado...

 

Ou compra cabo de ferro de solda, que é um mistério, pois nunca se sabe se está comprando cabo de boa qualidade ou nao, ou compra esses shok ou knukonceptz CCA, que dizem suportar até 230A de carga...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa, mas aí é complicado...

 

Ou compra cabo de ferro de solda, que é um mistério, pois nunca se sabe se está comprando cabo de boa qualidade ou nao, ou compra esses shok ou knukonceptz CCA, que dizem suportar até 230A de carga...

 

Comprando de aluminio vc só vai ter um cabo bonitinho e mais grosso, e mais trabalho pra passar esse charuto.

 

Esses 230A se referem a quê? Queda de 10%, 20%, 30%, elevação de temperatura...

 

Pq até um fio de 2,5mm passa 230A. Só que vai derreter em pouco tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprando de aluminio vc só vai ter um cabo bonitinho e mais grosso, e mais trabalho pra passar esse charuto.

 

Esses 230A se referem a quê? Queda de 10%, 20%, 30%, elevação de temperatura...

 

Pq até um fio de 2,5mm passa 230A. Só que vai derreter em pouco tempo.

E qual marca vc indica?

 

To pra remontar meu set e quero o minimo de perdas possiveis no meu SPL.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pq num compra logo cabo 50mm residencial, comprei desse paguei 10reais o metro numa loja q soh vende fiaçao de tudo tipo !

 

eh 1 puta cabo grosso bem duro de se mexer, mas sempre xega ateh o amp de boa, sempre se da 1 jeito hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pq num compra logo cabo 50mm residencial, comprei desse paguei 10reais o metro numa loja q soh vende fiaçao de tudo tipo !

 

eh 1 puta cabo grosso bem duro de se mexer, mas sempre xega ateh o amp de boa, sempre se da 1 jeito hehe

Ja tive más experiências com cabo residencial e de ferro de solda (50mm). Ambos chegavam ao amp. com perdas significativas (coisa de 0.8v).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja tive más experiências com cabo residencial e de ferro de solda (50mm). Ambos chegavam ao amp. com perdas significativas (coisa de 0.8v).

humm

 

qto de bateria tinha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja tive más experiências com cabo residencial e de ferro de solda (50mm). Ambos chegavam ao amp. com perdas significativas (coisa de 0.8v).

sério????

eu queria refazer a elétrica do carro usando cabos classe 5 pra solda, pela maleabilidade, mas agora me caiu os butiás dos bolso....

:huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

humm

 

qto de bateria tinha?

Duas AGM de 50ah e muiiita corrente de pico. Isso pra 1500w.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sério????

eu queria refazer a elétrica do carro usando cabos classe 5 pra solda, pela maleabilidade, mas agora me caiu os butiás dos bolso....

:huh:

Cara, mas isso deve variar de marca pra marca...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico rendeu :legal:

 

50mm aqui é muita coisa pois vou alimentar 2 sd250.2d pasmafaute

 

Encontrei hoje pela manhã cabo residencial da SIL modelo FLEXSIL 100% cobre classe 5 vendido a metro, conhecem essa marca?

 

Eles fabricam cabos para falante também http://www.sil.com.br/?id=364&site_mapa_id=529

 

Edit: correções...

 

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

desculpa...

 

digitei no topico errado...

 

=D

 

sorry

Editado por Diogo Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hiperim vc quis dizer q o cabo residencial tbm deu perda de 0,8v? como eu sei se o meu eh de solda ou não? o meu tem varios fios grossos dentro, nao eh pouco nao....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hiperim vc quis dizer q o cabo residencial tbm deu perda de 0,8v? como eu sei se o meu eh de solda ou não? o meu tem varios fios grossos dentro, nao eh pouco nao....

Po, fica escrito no cabo.

 

Deu essa perda com o cabo de ferro de solda. Com o residencial nunca medi, mas n era grandes coisas tbm nao...

 

O meu vinha escrito soldaflex.

 

Tem q comprar cabo de procendencia boa, de preferencia os que falam que sao 100% cobre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hiperim vc quis dizer q o cabo residencial tbm deu perda de 0,8v? como eu sei se o meu eh de solda ou não? o meu tem varios fios grossos dentro, nao eh pouco nao....

 

O meu ja deu uma perda sim, e perda consideravel. Testando la no cofre ate a traseira do carro (uns 3.5 a 4m de cabo creio eu). A bitola se nao me engano era de 35mm, nao vou dar certeza pois realmente me fugiu da cabeça o numero, mais dava mais de 0.4v de diferença.... <_<

 

To usando Shoks 54mm "Reference", medi na bateria do cofre (14.2v), medi la atras nas baterias, 14.2v.

 

Lembrando que em ambas as situaçoes nao ha/havia nenhuma interferencia no cabo, nenhum porta fusivel, distribuidor, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Provavelmente, o próximo cabo que irei colocar no carro será um Prysmian.

 

Estou em dúvida entre o Flextreme e o Flexsolda.

 

http://www.prysmian.com.br/export/sites/prysmian-ptBR/energy/pdfs/Flextreme.pdf

 

http://www.prysmian.com.br/export/sites/prysmian-ptBR/energy/pdfs/flexsold.pdf

 

O negócio é que não fala em canto algum se são 100% cobre ou nao... To correndo atrás de cabos 100% cobre, mas tá dificil achar lugar que fale sobre isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico rendeu :legal:

 

50mm aqui é muita coisa pois vou alimentar 2 sd250.2d pasmafaute

 

Encontrei hoje pela manhã cabo residencial da SIL modelo FLEXSIL 100% cobre classe 5 vendido a metro, conhecem essa marca?

 

Eles fabricam cabos para falante também http://www.sil.com.br/?id=364&site_mapa_id=529

 

Edit: correções...

 

[]'s

Cara, onde voce viu que ele é 100% cobre??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É verdade hiperim, me passei na informação [^]

 

Residencial 100% cobre nem sei se existe, dei uma olhada em alguns fabricantes por aqui e nenhum fala que é 100% cobre logo é mistura...

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...