Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Marcelo S.

D.I.Y - Clio - X595 |Fosgate 4.6X|Genesis A13| N.A.R 0804

Recommended Posts

Boa noite galera,

 

Sempre gostei de por a mão na massa, gosto de desafios e quero mostrar um pouco à todos.

 

Bom, saí de um pseudo SPL e estou caminhando para SQ, então a mudança foi radical, troquei tudo da instalação anterior e refiz do 0.

 

Troquei a HU, o antigo era um Sony CDX-GT92ux troquei por um de melhor qualidade, Kenwood X595.

 

Os subwoofers eram os Bomber New Edge @ 4 Ohms 225 WRMS e entraram os KeyBass Panther 8" 200WRMS.

 

Sairam os Bravox CS60U, frontal, e coaxiais CX50U na parte de trás para um kit Hertz DSK 165.

 

Inicialmente eu mantive um amplificador MXR-X4K7 para manter o set, mudei agora para dois SD 250.2D, por enquanto estou mantendo um amplificador para o kit e o outro para os dois subwoofers em serie, resultando em 8 Ohms.

 

Abaixo seguem algumas fotos, muitos passos não tirei fotos, por estar focado na produção, mas tem-se a ideia do inicio meio e fim:

 

Tratamento das portas

 

24092011035.th.jpg

24092011036.th.jpg

 

Porta malas a ser trabalhado:

 

03092011012i.th.jpg

 

Confecção da Caixa de Graves, 21 litros brutos com duto de 2" por 29,3 cm, sintonizada em 31 Hz:

 

03092011024.th.jpg

03092011023.th.jpg

03092011016.th.jpg

03092011015.th.jpg

03092011014.th.jpg

03092011022q.th.jpg

03092011021.th.jpg

 

As imagens do rack dos amplificadores não tirei, fiz em um domingo chuvoso e nem me liguei, todas as fotos foram tiradas totalmente descompromissadas, eu nem tinha intuito de criar este post.

 

Porta malas já montado e encarpetado, demorei a achar na mesma cor do carro:

 

22102011048.th.jpg

22102011047.th.jpg

22102011046.th.jpg

22102011045w.th.jpg

22102011044.th.jpg

22102011043.th.jpg

22102011042.th.jpg

22102011041.th.jpg

 

O meu primeiro set SQ ligado e funfando:

 

22102011064i.th.jpg

22102011063w.th.jpg

22102011062.th.jpg

22102011061.th.jpg

22102011060.th.jpg

22102011059.th.jpg

 

 

Pros cabos de energia utilizei cabos residencias de 10 mm², Cabos Condustein de 2,5mm² para os speakers e cabo RCA Tsunami.

 

Por enquanto estou satisfeito com o set, o amplificador classe D aumenta a percepção das frequencias mais altas, opinião minha, se a musica for codificada com boa qualidade, não falo apenas de taxa de compressão mas sim da qualidade da fonte, o som toca forte e com muita qualidade, enfase nos kits.

 

Se o MP3 foi codificado de qualquer maneira, fonte ruim e etc, você vai sentir esta má qualidade bem mais no SD250.2D do que em um classe AB, digo isto pois no MXR tudo tocava de forma linear, mas no SD só tocam divinamente as músicas que tem mais qualidade na sua essência, ou seja, a fonte seja boa, exemplo prático é a seleção do Kleber que tocou bem nos dois amplificadores.

 

Em relação ao bridge de 8 Ohms nos subs, apesar de estarem sub-alimentados, tocam muito bem. O grave é redondo, não treme o carro, pra SQ tenho que negativar o ganho dos subs em -7 senão eles sobressaem aos kits , o padrão de regulagem é 0 (zero).

 

Tenho um brother viajando aos EUA mes que vem, to pensando em pedir que ele me traga outro amplificador apenas para o kit, talvez um Kenwood, Alpine ou Clarion, 4 canais para fazer bi amplificação, mas vou ver isso depois, pois assim que tiver um tempo o Kleber já se dispos a dar uma olhada no set e opinar.

 

Bom por enquanto é isso meus amigos, criticas ou sugestões estamos ai.

 

Abraços.

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Set e visual parecido com o meu, hehe!

 

Minha caixa no porta-malas é idêntica a sua, mas é selada e um pouco menor, também tenho um par de Keybass Panther, porém não são Subs e sim Midbass 6"...me surpreendi como os danados descem bem, tive que atenuar os Midbass para não cobrir o Kit 2 Vias.

 

Assimo como seu set, uso dois SD250.2D, um para o par de Midbass e outro para o Kit 2 Vias Selenium Xclusive 52V3A.

 

E hoje fiz upgrade nos RCA, coloquei um Knukonceptz Krystal 4 canais no lugar de um Rockford Fosgate 2 canais e um Xing Ling 2 canais, senti uma melhora considerável nos médios e agudos.

 

Minha HU é um Sony CDX-GT457UX, não é um SQ top, mas tem boas opções para ajustes e o preço é relativamente barato.

 

Parabéns cara, seu trabalho no Gol ficou excelente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Set e visual parecido com o meu, hehe!

 

Minha caixa no porta-malas é idêntica a sua, mas é selada e um pouco menor, também tenho um par de Keybass Panther, porém não são Subs e sim Midbass 6"...me surpreendi como os danados descem bem, tive que atenuar os Midbass para não cobrir o Kit 2 Vias.

 

Assimo como seu set, uso dois SD250.2D, um para o par de Midbass e outro para o Kit 2 Vias Selenium Xclusive 52V3A.

 

E hoje fiz upgrade nos RCA, coloquei um Knukonceptz Krystal 4 canais no lugar de um Rockford Fosgate 2 canais e um Xing Ling 2 canais, senti uma melhora considerável nos médios e agudos.

 

Minha HU é um Sony CDX-GT457UX, não é um SQ top, mas tem boas opções para ajustes e o preço é relativamente barato.

 

Parabéns cara, seu trabalho no Gol ficou excelente!

Muito Obrigado Roger!!

 

Como se comportou os nanicos nos seus Seleniuns?

 

Não sei se foi só comigo, mas se eu aumentar um pouco o volume, os médios se sobressaem muito dando a impressão de distorção, nos AB só se sentia essa 'distorção' do som no mesmo nivel quando o volume estava extrapolado e clipando.

 

Conversei com o Kleber ele me disse que seria a granularidade dos médios, melhorou muito quando resetei a antiga configuração de equalizaçao do meu player.

 

Sei que os KeyBass junto com os nanicos tocam muito, grave muito macio, antigamente eu não tinha por malas, hoje tenho.

 

Continue acompanhando brother!

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, faltou mais umas duas coisinhas :P.

 

Confeccionei dois suportes, peitinhos, não sei como chamam por aqui.

 

Como não sei mexer com fibra de vidro, criei os dois com papelão e massa plástica, curtam ai!!!:

 

23102011068.th.jpg

 

23102011065.th.jpg

23102011066.th.jpg

 

Montei a frente com papelão mais fino, fiz a parte superior,inferior e lateral, colei as partes com fita crepe, isolei o vidro o painel e a barra frontal também com fita crepe, coloquei-os no local e enchi de massa plástica!!! KKKKKKK

 

Vejam como ficou no carro, sem acabamento ainda!

 

23102011074.th.jpg

23102011073.th.jpg

23102011071.th.jpg

23102011070.th.jpg

23102011069.th.jpg

 

O sofrimento foi lixar sem quebrar, rsrsrs.

 

Pra acabamento vou usar courvim, usando cola de junção de motor senão descolará tudo ao sol!!!

 

Mais um passo dado!!

 

Ps.: SQ de entrada, se pensado antes, não sai caro como dizem. Gastei muita grana tempos atrás e nunca estive tão satisfeito quanto neste set atual!!

 

Abraços a todos.

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já q os subs estão em câmaras separadas, testa usar apenas um. Assim vc terá os 250w do SD em 4ohms e ñ em 8. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já q os subs estão em câmaras separadas, testa usar apenas um. Assim vc terá os 250w do SD em 4ohms e ñ em 8. ;)

Grande Alves,

 

Esta é a intenção, inclusive foi uma dica sua no meu outro Topico.

 

Vou por um SD para cada Sub, solicitei ajuda ao ao Kleber para ele dar uma olhada na minha configuração, resposta dos médios e agudos no SDzinho, dependendo de como vai ficar, vou adquirir mais um SDzinho com o Junior aqui do Fórum, senão vou pedir pra meu brother me trazer outro amplificador dos States, Classe AB 4 canais, neste caso já pra fazer bi-amplificação, neste caso o unico incomodo seria o espaço pego pelo ampli, ele viaja pra comprar coisas pra ele, e me fez uma exceção, rsrsrs.

 

Tá tocando bem em 8 Ohms, imagine quando eu terminar de montar hein? Hehehe.

 

Valeu novamente Alves.

 

Abraços brother..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado Roger!!

 

Como se comportou os nanicos nos seus Seleniuns?

 

Não sei se foi só comigo, mas se eu aumentar um pouco o volume, os médios se sobressaem muito dando a impressão de distorção, nos AB só se sentia essa 'distorção' do som no mesmo nivel quando o volume estava extrapolado e clipando.

 

Conversei com o Kleber ele me disse que seria a granularidade dos médios, melhorou muito quando resetei a antiga configuração de equalizaçao do meu player.

 

Sei que os KeyBass junto com os nanicos tocam muito, grave muito macio, antigamente eu não tinha por malas, hoje tenho.

 

Continue acompanhando brother!

 

Abraços.

 

Sinceramente, não costumo usar volume alto, tenho a impressão (minha opinião) de que judia demais dos equipamentos, hehe! Talvez por isso não possa te afirmar com muita certeza, mas não senti distorção não.

 

Penei um pouco na equalização, mas ficou de muito grado, tive que atenuar os Tweeters, mas isso é "problema" desse Kit mesmo, capricharam no Mid e Cross, porém o Tw deixou a desejar.

 

Quanto aos graves, achei o casamento perfeito SD+Keybass, e olha que uso selada. Futuramente pretendo colocar Subs de 6" e dutar a caixa, aí fica ainda mais macio.

 

Continuo acompanhando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, não costumo usar volume alto, tenho a impressão (minha opinião) de que judia demais dos equipamentos, hehe! Talvez por isso não possa te afirmar com muita certeza, mas não senti distorção não.

 

Penei um pouco na equalização, mas ficou de muito grado, tive que atenuar os Tweeters, mas isso é "problema" desse Kit mesmo, capricharam no Mid e Cross, porém o Tw deixou a desejar.

 

Quanto aos graves, achei o casamento perfeito SD+Keybass, e olha que uso selada. Futuramente pretendo colocar Subs de 6" e dutar a caixa, aí fica ainda mais macio.

 

Continuo acompanhando!

Também concordo com você Roger, de vez enquanto eu curto um pouco mais de SPL, geralmente quando estou ouvindo Hip Hop americano, rsrsrs.

 

Em volume normal não se nota tanto a diferença de codificação.

 

Qual sub de 6 que você pretende pegar?

 

Bem que você poderia postar a tua montagem também pra gente ver hein!!

 

Falow Roger abraços!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também concordo com você Roger, de vez enquanto eu curto um pouco mais de SPL, geralmente quando estou ouvindo Hip Hop americano, rsrsrs.

 

Em volume normal não se nota tanto a diferença de codificação.

 

Qual sub de 6 que você pretende pegar?

 

Bem que você poderia postar a tua montagem também pra gente ver hein!!

 

Falow Roger abraços!!

 

A própria Keybass tem sub de 6", da linha Panther mesmo, porém segundo eles próprios, são itens pouco procurados e por isso dificilmente encontramos em lojas, o negócio é pedir direto pra fábrica...e olha que o preço é atraente, já cotei e como disse futuramente devo adquiri-los.

 

Durante a semana tento tirar algumas fotos.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parece que eu gosto mais de caixa selada

 

da impressão do subgrave ser melhor , isso é fato ?

Tiago,

 

Também gosto mais de selada, a caixa que tenho hoje foi calculada selada, depois que dutei.

 

O grave da selada é mais macio, não acho com pouca extensão como todos falam, é bem mais controlado. Testei as duas situações.

 

A dutada desce mais, responde mais alto em frequencias mais baixas, no meu caso a diferença foi de 4 dB em 31 Hz, pra quem curte músicas com muito subgrave ela se sai melhor, como sou bem eclético mudei para a dutada, para testes, e também ficou muito boa.

 

A selada é bem mais definida, mais fácil de construir.

 

Mas a minha caixinha dutada também está muito boa de se ouvir, está apenas um pouquinho menos definida que a minha ex-selada.

 

Mas o mais importante é, faça a caixa que você gosta, satisfação é o que importa.

 

Vamos ver os mais experientes dizerem suas impressões também né.

 

Abraços brother.

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcelo, tb aderi ao SD250 e comprei 2 :P ... além um par de subs de 6" JLaudio (6W0) e vou deixar de lado meu 10W0 (com muita dó) para dar vez a um 10W6... huehuehue!!! [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcelo, tb aderi ao SD250 e comprei 2 :P ... além um par de subs de 6" JLaudio (6W0) e vou deixar de lado meu 10W0 (com muita dó) para dar vez a um 10W6... huehuehue!!! [¨]

Que massa hein Alves :P ,

 

Só uma dúvida, como vai ser a sua ligação para os 3 subs ? Vai ter mais amplificadores na jogada?

 

E os locais da instalação?

 

To achando que vou pedir pro meu brother trazer o 6w3v3 pra mim, apenas um [¨]. Aqui no Brasil tá em torno de 650, nos States tá 114 Doletas.

 

Depois me diz ae como vai ficar hein.

 

Abraços Brow.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola seu projeto Marcelo, muito limpo, Parabéns.

 

Vamos ver se conseguimos agitar um encontro aqui em BSB, temos vários user com vários projetos, vale a pena a galera se reunir para trocar umas ideias e ouvir cada projeto.

Editado por Jrtombacopos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola seu projeto Marcelo, muito limpo, Parabéns.

 

Vamos ver se conseguimos agitar um encontro aqui em BSB, temos vários user com vários projetos, vale a pena a galera se reunir para trocar umas ideias e ouvir cada projeto.

Valeu Júnior,

 

Faço parte a pouco tempo do fórum e não tenho contato com os outros foristas aqui de BSB. Vou marcar com o Kleber pra ele me dar mais um pitacos sobre meu som, hehehee.

 

Se for rolar pode contar com a minha presença, hauehaue!!! :P

 

Mudei de idéia, o meu brother vai trazer os RCAs Knuconceptz Krystal pra mim dos States, mais fácil pra ele trazer nas malas, já que ele viaja pra comprar coisas para ele.

 

Próximo UP então --> Novos RCAS Knu, Mais um SDzinho e vou ver se consigo cabos de alimentação e de speaker melhores!!!!!!

 

Se tiver novidades me avise hein!!

 

Abração brow.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que massa hein Alves :P ,

 

Só uma dúvida, como vai ser a sua ligação para os 3 subs ? Vai ter mais amplificadores na jogada?

 

E os locais da instalação?

 

To achando que vou pedir pro meu brother trazer o 6w3v3 pra mim, apenas um [¨]. Aqui no Brasil tá em torno de 650, nos States tá 114 Doletas.

 

Depois me diz ae como vai ficar hein.

 

Abraços Brow.

Quero usar os 6W0 p/montar um 3 vias e deixar o 10W6 cortando nuns 40hz. Vou usar um SD p/os 6W0 e outro p/o 10W6. P/o resto do 3 vias (tweeter Focal TN-52 + mid-range ou full + crossover Focal), vou usar meu Morpheus. P/ajudar nisso tudo estou procurando um crossover digital 6 vias Booster/Roadstar. Se ñ achar, ai vou pesquisar outra solução.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

 

Tbem vou acompanhar esse topico, Marcelo S S. para quer ser essa função Zone2 do X575 eu comprei o meu mais só testei dois canais da saida.

 

Abs Frederico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá bacana !

 

Curti mesmo, set compacto e funcional ! É o que há !

 

Mete logo mais um nanico aí rapá rsrsrs, essa bridge em 08 ohms num deve tá tesão...agora imagina um nanico empurrando cada keybass ? [¨] Dois nanicos só pros subs homi !

 

Tira o escorpião do bolso homi ! huahuahuuah

 

Eu vou de um nanico pro kit 2 way , coaxiais das portas traseiras na hu , e pro grave um SD700.1 . Tá resolvido !

 

Aí ó , vai ter um nanico sobrando por aqui ehheehe

 

Abraço :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero usar os 6W0 p/montar um 3 vias e deixar o 10W6 cortando nuns 40hz. Vou usar um SD p/os 6W0 e outro p/o 10W6. P/o resto do 3 vias (tweeter Focal TN-52 + mid-range ou full + crossover Focal), vou usar meu Morpheus. P/ajudar nisso tudo estou procurando um crossover digital 6 vias Booster/Roadstar. Se ñ achar, ai vou pesquisar outra solução.

Fala ae grande Alves,

 

Rapaz de este seu setup tem cara que vai ficar bom demais!

 

Agora o meu desafio é fazer o Classe D ter um agudo mais natural não estou conseguindo, hoje toquei de tudo, Jazz, Hip Hop (Tocado não eletronico), Sertanejo Universitário e Rock (Hard Rock), em alguns ritmos o set está tocando bem, Jazz e alguns Rocks, inclusive consegui notar o palco sonoro e acho que consegui colocá-lo em cima do painel, rsrsrs :P, mas no Sertanejo, Hip Hop dentre outros o agudo parecia de MP3 codificado por um algoritmo ruim com baixa taxa de compactação.

 

Se você puder testa pra gente também, rsrsrs.

 

Não sei se é o meu ouvido mas no momento o meu grave está bem melhor.

 

Mais uma vez é nóis grande Alves.

 

Abraços Brother.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala ae grande Alves,

 

Rapaz de este seu setup tem cara que vai ficar bom demais!

 

Agora o meu desafio é fazer o Classe D ter um agudo mais natural não estou conseguindo, hoje toquei de tudo, Jazz, Hip Hop (Tocado não eletronico), Sertanejo Universitário e Rock (Hard Rock), em alguns ritmos o set está tocando bem, Jazz e alguns Rocks, inclusive consegui notar o palco sonoro e acho que consegui colocá-lo em cima do painel, rsrsrs :P, mas no Sertanejo, Hip Hop dentre outros o agudo parecia de MP3 codificado por um algoritmo ruim com baixa taxa de compactação.

 

Se você puder testa pra gente também, rsrsrs.

 

Não sei se é o meu ouvido mas no momento o meu grave está bem melhor.

 

Mais uma vez é nóis grande Alves.

 

Abraços Brother.

Isso pode ser o crossover, o tw, ou ambos. Faz um teste ai e liga o kit direto no player. Vê com fica a resposta. ;)

 

Um amigo veio aqui em casa com um kit Hertz e eu ñ gostei do tw. Perguntei qual era o modelo do kit, mas ele ñ soube responder.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá bacana !

 

Curti mesmo, set compacto e funcional ! É o que há !

 

Mete logo mais um nanico aí rapá rsrsrs, essa bridge em 08 ohms num deve tá tesão...agora imagina um nanico empurrando cada keybass ? [¨] Dois nanicos só pros subs homi !

 

Tira o escorpião do bolso homi ! huahuahuuah

 

Eu vou de um nanico pro kit 2 way , coaxiais das portas traseiras na hu , e pro grave um SD700.1 . Tá resolvido !

 

Aí ó , vai ter um nanico sobrando por aqui ehheehe

 

Abraço :legal:

 

Hehehe Georges,

 

O meu escorpião é atleta, o bichim que corre! KKKKKKKKK

 

Também estou afim de por mais um amplificador, mas os agudos estão me incomodando um pouco, enquanto não resolver isso vou dar uma pausa.

 

Eu pedi pro Alves testar também a resposta do nanico nos kits dele, se você tiver como fazer um teste também e postar pra gente seria de grande ajuda.

 

Vou ver direitinho, se eu conseguir regular os nanicos perfeitamente vou pra mais um, senão vou ter que partir pra outro amplificador Classe AB.

 

Faleu grande Georges e espero teu retorno, não coloque os mids pra responder em 30 Hz não hein, kkkkkk

 

Abraços brother :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...