Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Aos "defensores da indústria nacional"

Recommended Posts

Murimob,

 

Tenha respeito, moro no RJ, onde a pug e vw instalaram fabrica em porto real e resende, sabe o q aconteceu la?! Toda mao de obra foi importada! Ora! Acho q vc nao sabe o q fala! Hj eu emprego na minha empresa 50 pessoas diretas, fora as indiretas, que deve passar das 150 e sabe qual meu faturamento?! Nao chega a 1/1000 de uma montadora! Alias, n ganhei incentivo alguma, so ganhei foi mais impostos, hj eu trabalho na construcao civil e digo mais, eh a unica forma desse pais de mer** crescer! Nao eh fazendo carro nao! Qnd eu compro 1 caminhao de cimento, o cara do material de construcao ganha, o caminhoneiro ganha, eu ganho, o peao ganha, a pensao la perto da obra ganha, a casa q alugo p eles dormirem ganha, a LIGHT ganha, o buteco da esquina q vende cachaca p eles ganham, tds ganham, la em porto real q eh uma cidade menor que a tua, ninguem melhorou de vida, pq a populacao local nao ganhou nada!

 

Agora falar q a montadora emprega mais q a construcaocivil vc nao entende do que fala! O setor q mais emprega no Braail eh a construcao civil e nao tem essa babaquice do governo ajudar ninguem! O maximo eh liberando obra, mas nao tem q proteger ninguem nao!

 

fo**-se montadora, por mim a Pug/Vw-Man poderiam sair do Rj q nao ia fazer falta alguma,a cidade eh un ovo e aumentou tudo, preco, aluguel, criminalidade, foi tudo aumentado!

 

So espero q vc respeite um pouco mais a opiniao dos outros, mesmo discordando da sua.

 

Se vc acha q o governo fez bem em aumentar 30% o imposto para q uma parte da populacao nao possa andar de carro melhor e acha q ta certo, fazer o q ne?! Isso eh a maior burrice q existe! Melhora teu produto e concorre de igual para igual! Agora, pq o pobre que tem 22 mil nao pode andar de carro zero km COMPLETO?! pode sim! E precisou uma empresa esfregar na cara de tds os brasileiros que so eh caro pq nos fazem de otario!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Agora, pq o pobre que tem 22 mil nao pode andar de carro zero km COMPLETO?! pode sim! E precisou uma empresa esfregar na cara de tds os brasileiros que so eh caro pq nos fazem de otario!

 

Po, Se você trabalha com construção civil,deve saber mais do que ninguem que chamar de pobre quem tem 22k pra comprar um carro zero é osso, poderiamos mudar esse termo aí, mas tudo bem , quanto ao resto, concordo com vc em certas partes!

Não estou defendendo nenhum dos lados não, mas você já deu um pulinho ali em itaboraí?? O que que os moradores de lá estão ganhando com isso tudo que está acontecendo ali? Espero que no futuro sim eles ganhem, pq agora a unica coisa que eles estão ganhando é a cidade toda quebrada, gente de tudo qualquer parte do brasil, e ganhando um aumento muito grande no custo de vida!

 

E por ai vai .. Mas acredito que isso no futuro irá compensar esses problemas de hoje! acredito!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha só, quem desrespeitou foi você com sua mensagem anterior. Apenas respondi à altura. Mas tudo bem, te peço desculpas pela forma que me referi a você no post anterior.

 

Você falou de duas montadoras que ficam em áreas industrializadas com outras opções de emprego. Estou te falando de uma cidade a 260km de goiania, sem nada além de duas mineradoras de fosfato. Ou ela se vira nos 30 ou a cidade afunda. O prefeito na época deve ter oferecido até a esposa pra instalarem a mitsubishi aqui. Hoje ele é adorado na cidade e nem os escândalos de improbidade afetam a aceitação popular dele.

 

Na crise de 2009, cerca de 30% dos funcionários foram demitidos. Foi o caos...Conheço gente em comércio que quebrou por conta disso. Empresa de um amigo meu que confecciona crachás e tinha como maior cliente a montadora da mistubishi ficou por um fio.

 

Quanto à indústria civil, com certeza ela move o país. Eu tenho emprego hoje graças a ela. Agora pegue uma obra com 2 mil trabalhadores e compare com uma indústria automobilística.

 

As obras onde trabalho se encerraram, sabe o que aconteceu com o comércio?Tem nego devendo até a cueca, pois não se atentou ao fato da sazonalidade do empreendimento. Obra civil é passageiro. Indústria não.

 

Ex:

 

Obras de Usina Hidrelétrica = 2.000 trabalhadores no pico. Em 2 anos, essa usina hidrelétrica irá entrar em funcionamento. Número de funcionários= 20. Vinte!

 

Indústria = 2.000 trabalhadores. Tempo indeterminado de operação.

 

2 mil trabalhadores se vc contar com as famílias, chega a algo em torno de 5~6 mil pessoas que dependem dos empregos.

 

Você acha que isso repercute no município como?

 

Se vc tá dizendo que as indústrias automobilísticas trouxeram criminalidade e outros problemas, com certeza vc não conhece obras civis. Não estou dizendo isso na base do "achismo". Eu vivencio as duas realidades.

 

 

 

 

 

Se vc acha q o governo fez bem em aumentar 30% o imposto para q uma parte da populacao nao possa andar de carro melhor e acha q ta certo, fazer o q ne?! Isso eh a maior burrice q existe! Melhora teu produto e concorre de igual para igual! Agora, pq o pobre que tem 22 mil nao pode andar de carro zero km COMPLETO?! pode sim! E precisou uma empresa esfregar na cara de tds os brasileiros que so eh caro pq nos fazem de otario!

 

 

Cara, pelo amor de Deus...Eu já disse 3 vezes...Eu NÃO concordo com o aumento do IPI.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O texto é tendencioso, não demonstra como o colega falou o outro lado da moeda. Afinal, se remete-se esse tanto de lucros às matrizes, tem-se outro tanto de impostos pagos na cadeia produtiva no país. Dentre outras coisas como empregos diretos e indiretos.

 

O colega ai disse que uma montadora gera só 2-3 mil empregos ? Onde?? Só se for de carrinhos de mao. Pq a Ford, só em camaçari, tem mai de 9 MIL pessoas dentro do complexo, além de estimados 80 MIL indiretos. Quem é da região, sabe o que era antes e agora depois.

 

Não concordo com o aumento do IPI. Como disseram, deveria ter-se reduzido como incentivo. Mas pra mim tá claro o objetivo do governo que é o protecionismo mesmo AGORA. Veja que a medida ja tem prazo pra acabar, pois estamos no início de uma possível crise MUITO maior que a de 2008. O que se faz agora é evitar que a turbulencia nos atinja em cheio, mesmo que de forma deturpada.

 

O que muita gente não entende, é que estas medidas são tomadas por todos os paises, de formas distintas mas sempre com o mesmo intuito. Veja a China o que faz com as empresas para que possam ter uma planta no país (tem que ser joint venture com algum chines, e o cambio é desvalorizado artificialmente pra facilitar as exportações). Como o Canadá faz com carros dentre outros.

 

Pronto, podem jogar pedras :rolleyes:

 

 

Você foi brilhante em sua colocação. Assino embaixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Querem ficar com mais raiva???

 

www.kijiji.ca

 

olhem esse link, uma ford f150 Tooop linda, olha o precinho..

 

http://toronto.kijiji.ca/c-cars-vehicles-cars-trucks-2008-FORD-F-150-XLT-TRITON-4X4-CREW-CAB-PERFECT-MINT-COND-W0QQAdIdZ314385173

 

e Esse New Civic SI

 

http://toronto.kijiji.ca/c-cars-vehicles-cars-trucks-2008-Honda-Civic-Si-Sedan-197HP-6-Speed-17s-moonroof-6-8L-100km-W0QQAdIdZ300024757

 

isso cada dia mais me deixa com ódio dos nossos governantes... Gol lá fora? só no futebol mesmo....

 

Mais um que Discorda, com essa da alta do IPI, ainda mais com essa desculpa esfarrapada...

Editado por bafatudo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po, Se você trabalha com construção civil,deve saber mais do que ninguem que chamar de pobre quem tem 22k pra comprar um carro zero é osso, poderiamos mudar esse termo aí, mas tudo bem , quanto ao resto, concordo com vc em certas partes!

Não estou defendendo nenhum dos lados não, mas você já deu um pulinho ali em itaboraí?? O que que os moradores de lá estão ganhando com isso tudo que está acontecendo ali? Espero que no futuro sim eles ganhem, pq agora a unica coisa que eles estão ganhando é a cidade toda quebrada, gente de tudo qualquer parte do brasil, e ganhando um aumento muito grande no custo de vida!

 

E por ai vai .. Mas acredito que isso no futuro irá compensar esses problemas de hoje! acredito!

 

:legal:

 

 

Bem citado, Itaborai, moro a uns 13km de lá, e sabe oq melhorou depois que o polo petroquimico se instalou lá?? nada, aliás piorou, se daqui a x anos melhorar, ai mudo meu pensamento, mas por enquanto nada melhorou, só piorou. só se for como voce falou , no FUTURO, FUTUUURO...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O texto é tendencioso, não demonstra como o colega falou o outro lado da moeda. Afinal, se remete-se esse tanto de lucros às matrizes, tem-se outro tanto de impostos pagos na cadeia produtiva no país. Dentre outras coisas como empregos diretos e indiretos.

 

O colega ai disse que uma montadora gera só 2-3 mil empregos ? Onde?? Só se for de carrinhos de mao. Pq a Ford, só em camaçari, tem mai de 9 MIL pessoas dentro do complexo, além de estimados 80 MIL indiretos. Quem é da região, sabe o que era antes e agora depois.

 

Não concordo com o aumento do IPI. Como disseram, deveria ter-se reduzido como incentivo. Mas pra mim tá claro o objetivo do governo que é o protecionismo mesmo AGORA. Veja que a medida ja tem prazo pra acabar, pois estamos no início de uma possível crise MUITO maior que a de 2008. O que se faz agora é evitar que a turbulencia nos atinja em cheio, mesmo que de forma deturpada.

 

O que muita gente não entende, é que estas medidas são tomadas por todos os paises, de formas distintas mas sempre com o mesmo intuito. Veja a China o que faz com as empresas para que possam ter uma planta no país (tem que ser joint venture com algum chines, e o cambio é desvalorizado artificialmente pra facilitar as exportações). Como o Canadá faz com carros dentre outros.

 

Pronto, podem jogar pedras :rolleyes:

Pronto, vou começar a jogar pedras.

 

Você acredita realmente que essa medida foi feita para segurar uma crise? Veja, os carros importados que não são das nacionais, beneficiadas pelo aumento, representam menos de 7% do total de carros importados. Que invasão é essa, será que 7% realmente são capazes de desestabilizar a economia e agredir a indústria nacional ao ponto de fechar as portas?

 

A redução não foi feita, dizem as boas línguas, porque as montadoras não queriam que isso acontecesse. Da última vez que aconteceu, causou uma baixa nos preços depois do fim da medida, então as montadoras não tinham qualquer interesse que isso ocorresse.

 

Como eu disse antes, o objetivo do governo é proteger o lobby das montadoras. A medida foi criada quase que exclusivamente pelo Guido Mantega, o próprio Pimentel ficou surpreso quando foi informado de que o aumento seria de 30 pontos percentuais! Dessa maneira o Brasil não está protegendo a indústria nacional, está protegendo os interesses dessas empresas privadas, que trabalham com uma enorme margem de lucro no país e podem tranquilamente absorver os preços e equipamentos da concorrência e competir de igual pra igual. O problema é que não querem largar o osso.

 

Quer exemplos de medidas eficientes, que trariam melhora para população e regulariam o mercado. Primeiro, todos os carros nacionais seriam obrigados a sair com AB2 + ABS + ESP. Pra aumentar o IPI eles passam por cima de princípios constitucionais, para fazer algo realmente bom para o brasileiro, dão um prazo de 4 anos (só serão obrigatórios AB2 + ABS em 2014). Segundo, em vez de aumentar o IPI, dar um desconto pras montadoras com fábrica em território nacional (pode ser nessas mesmas condições), obrigando o repasse desse desconto para o consumidor final. Terceiro, programas de conscientização da importância de equipamentos de segurança como múltiplos airbags, ABS e controle de estabilidade.

 

São muitas as maneiras de regular o mercado sem intervir tanto, causando tanto dano para a população! Te garanto que, de todas as opções, a que colocaram em prática é uma das mais danosas para o povo brasileiro, e menos danosas para os interesses privados. É necessário proteger a indústria nacional, não podemos viver de exportar commodities apenas, mas esse não é nem de longe o melhor meio para isso. O brasileiro não tem que pagar pra proteger o lucro de empresas estrangeiras.

 

Sinceramente, eu não entendo quem possa defender uma medida dessas. Defender a industrialização do Brasil é uma coisa, falar a favor dessa medida é, pra mim, coisa de louco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dos problemas nessa história toda e' que trabalhamos muito para pagar os altos impostos do desgoverno PTista, nossa carga tributaria e' uma das mais altas do mundo, nao sei quanto a vcs, mas para mim sobra muito pouco para investir em mim e na família... Um dos reflexos dessa distorção e' esse: carroças caríssimas com muito pouca tecnologia embarcada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Querem ficar com mais raiva???

 

www.kijiji.ca

 

olhem esse link, uma ford f150 Tooop linda, olha o precinho..

 

http://toronto.kijiji.ca/c-cars-vehicles-cars-trucks-2008-FORD-F-150-XLT-TRITON-4X4-CREW-CAB-PERFECT-MINT-COND-W0QQAdIdZ314385173

 

e Esse New Civic SI

 

http://toronto.kijiji.ca/c-cars-vehicles-cars-trucks-2008-Honda-Civic-Si-Sedan-197HP-6-Speed-17s-moonroof-6-8L-100km-W0QQAdIdZ300024757

 

isso cada dia mais me deixa com ódio dos nossos governantes... Gol lá fora? só no futebol mesmo....

 

Mais um que Discorda, com essa da alta do IPI, ainda mais com essa desculpa esfarrapada...

Pois como citei no meu post anterior.Eu morei 10 anos no Japão e tive 03 Nissan Skyline,o primeiro comprei em 2000 tinha 05 anos de uso,era um GTS-T 2.5 turbo,todo equipado,rodas,susp.,filtro etc.Paguei na epoca U$7.000,00,covertendo em reais sabe o que dá pra comprar aqui?Acho que um Celta 2003 e olhe lá.

Editado por Anderboy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pronto, vou começar a jogar pedras.

 

Você acredita realmente que essa medida foi feita para segurar uma crise? Veja, os carros importados que não são das nacionais, beneficiadas pelo aumento, representam menos de 7% do total de carros importados. Que invasão é essa, será que 7% realmente são capazes de desestabilizar a economia e agredir a indústria nacional ao ponto de fechar as portas?

 

A redução não foi feita, dizem as boas línguas, porque as montadoras não queriam que isso acontecesse. Da última vez que aconteceu, causou uma baixa nos preços depois do fim da medida, então as montadoras não tinham qualquer interesse que isso ocorresse.

 

Como eu disse antes, o objetivo do governo é proteger o lobby das montadoras. A medida foi criada quase que exclusivamente pelo Guido Mantega, o próprio Pimentel ficou surpreso quando foi informado de que o aumento seria de 30 pontos percentuais! Dessa maneira o Brasil não está protegendo a indústria nacional, está protegendo os interesses dessas empresas privadas, que trabalham com uma enorme margem de lucro no país e podem tranquilamente absorver os preços e equipamentos da concorrência e competir de igual pra igual. O problema é que não querem largar o osso.

 

Quer exemplos de medidas eficientes, que trariam melhora para população e regulariam o mercado. Primeiro, todos os carros nacionais seriam obrigados a sair com AB2 + ABS + ESP. Pra aumentar o IPI eles passam por cima de princípios constitucionais, para fazer algo realmente bom para o brasileiro, dão um prazo de 4 anos (só serão obrigatórios AB2 + ABS em 2014). Segundo, em vez de aumentar o IPI, dar um desconto pras montadoras com fábrica em território nacional (pode ser nessas mesmas condições), obrigando o repasse desse desconto para o consumidor final. Terceiro, programas de conscientização da importância de equipamentos de segurança como múltiplos airbags, ABS e controle de estabilidade.

 

São muitas as maneiras de regular o mercado sem intervir tanto, causando tanto dano para a população! Te garanto que, de todas as opções, a que colocaram em prática é uma das mais danosas para o povo brasileiro, e menos danosas para os interesses privados. É necessário proteger a indústria nacional, não podemos viver de exportar commodities apenas, mas esse não é nem de longe o melhor meio para isso. O brasileiro não tem que pagar pra proteger o lucro de empresas estrangeiras.

 

Sinceramente, eu não entendo quem possa defender uma medida dessas. Defender a industrialização do Brasil é uma coisa, falar a favor dessa medida é, pra mim, coisa de louco.

 

Primeiro, gostaria de elogiar sua forma de argumentar, sem palavras ataques pessoais e mantendo a racionalidade. Coisa rara por aqui diga-se.

 

Segundo, concordo com 95% do que vc disse. Como já disse antes, não concordo com NENHUMA medida que contemple aumento de impostos. Qualquer que seja, CPMF, IPI etc.. nossa carga é simplesmente absurda e não comporta mais aumentos. Assim, aqui, concordamos 100%. Pelo que entendi, a redução não ocorreu porque o governo nao conseguiu a garantia de que a redução seria repassada aos consumidores, pois não há como obrigar uma empresa privada a manter preços baixos (afinal, não são a Petrobrás).

 

O ponto que me refiro é apenas na intenção da medida. Veja, vc se refere a 7%, mas isso é apenas agora, no inicio. A JAC por exemplo no primeiro lote importou 3000 carros para vender em 30 dias (sendo muito otimistas). Acontece que o estoque acabou em menos de 20, o que imediatamente chamou a atenção da concorrência. Ou seja, a intenção é barrar essa "sangria" ai, nao deixar evoluir, pois estes 7% poderiam virar 20% em pouco tempo. Concorrer com a China neste momento é covardia, ninguém consegue "jogando limpo" pq eles não jogam. Como ompetir com custos de mao de obra na casa dos 100 dólares/mês? (custo, isso não é salário, pois este e bem menor) sendo que a nossa é na casa dos R$ 2000,00 com todos os encargos trabalhistas? Isso sem falar do câmbio. Pra mim o alvo é claramente os Chineses, os coreanos (Hyundai/Kia etc.) são apenas efeitos colaterais, afinal seus carros não são nada baratos (vide Sonata, Veloster, Elantra etc..)

 

A de se lembrar também que a medida exige 65% de nacionalização na cadeia produtiva, ou seja, estimular a compra de peças nacionais ou submanufaturadas aqui. Favorecendo ainda mais a industria local. Ou seja, quem vier pra ca teria também que nacionalizar oa parte da cadeia, e não um CKD por exemplo.

 

Fala-se muito dos carros brasileiros serem inferiores aos importados em muitos quesitos. Isso é verdade, mas como alguem disse (acho que foi o Kleber) o brasileiro tem o que merece, pois compram carros pelados (deixando de lado opcionais como Air bag e ABS) e gastam em acessórios inúteis depois. Veja, na época que o Fox foi lançado havia um modelo exportação pra Alemanha, que tinha diversos air-bags, esp, pisca lateral e cambio automatico, vendido pela METADE do preço lá na Alemanha comparado ao preço BR. Como explicar isso? Pq a montadora sabe que o Brasileiro não vai ligar mesmo, vai comprar o pelado achando que tá abalando, então ela "limpa"o carro e maximiza assim sua margem de lucro, sem perda nenhuma de share. Infelizmente essa é triste realidade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida, qto que será q o Mantega ganhou nessa jogada? 1 milhão por 1% de aumento no imposto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem citado, Itaborai, moro a uns 13km de lá, e sabe oq melhorou depois que o polo petroquimico se instalou lá?? nada, aliás piorou, se daqui a x anos melhorar, ai mudo meu pensamento, mas por enquanto nada melhorou, só piorou. só se for como voce falou , no FUTURO, FUTUUURO...

 

Boa Vander, tem mais coisa ainda!

 

Eu passo em Itaborai pelo menos 1x por mes, e veja qual mao de obra eles estao empregando! O Comperj assim como o RioPol, nao agregou em nada a populacao local! Nao sejamos hipocritas, olha eu emprego a populacao local e tenho o q de incentivo?! Nada!

 

Alias, campos e macae tb melhoraram: roubos, homicidios, favelas, tudo aumentou! alugueis, tudo! E olha que quem se instalou la foi a Petrobras! Sabe o que eh isso?! Sao 50 mil pessoas a mais na cidade! Como macae nao tinha mais pra onde crescer, sobrou p cidade que tenho casa, Rio das Ostras que tinha 1 carro da pm, hj tem delegacia, bairros perigosos, roubos a pedestres, roubos a casas, etc, ou seja, da para se ver que a criacao de empregos direto e indiretos nao eh LOCAL, claro, o pessoal de servicos gerais pode ser local ne?

 

Meu camarada, qnd disse pobre de comprar um QQ zero km, eh o cara q nunca teve oportunidade de comprar um zero km, afinal um Gol/Uno/Corsa/Celta/Palio completo custa apartir de 31 mil....

 

Eu sou a favor da entrada cada vez maior de concorrentes e que quebrem as montadoras nacionais se nao fizerem coisa boa a preco JUSTO, pq isso aqui eh uma vergonha!

 

Digo e repito, uma montadora nao serve para nada! Foi isso que eu vi!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quer coisa melhor que a Jac no brasil?! Um fiesta 1.6 completo com abs + air bag + alarme + neblina, custava 42k e hoje custa 37.990, e vc fala que eh ruim eles estarem aqui?! Ninguem eh obrigado a comprar! Compra quem quer! Assim como no mercado que existe o sabao em po Omo que custa 4,99 e o Surf por 1,89 e isso eh desestabilizar?! Que o Surf pegue 50% do mercado do Omo, das duas, uma, ou o Omo baixa o preco, ou quebra! Isso eh otimo para p consumidor!

 

Eu ja fiz test drive em 2 cherry, se fossem o minimo que eu pensei, tinha um na garagem e dou os parabens p/ cara da cherry vender o QQ a 22.999! Engracado que a nova Uno ja baixou de preco! Tudo pq vc ta preocupado pq os 7% dos chineses pode virar 20%! que vire! Te garanto que prefiro ficar na mao de 20 montadoras que trazem novidades que na mao de 4 montadoras que vendem lixo como algo inovador!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro, gostaria de elogiar sua forma de argumentar, sem palavras ataques pessoais e mantendo a racionalidade. Coisa rara por aqui diga-se.

 

Segundo, concordo com 95% do que vc disse. Como já disse antes, não concordo com NENHUMA medida que contemple aumento de impostos. Qualquer que seja, CPMF, IPI etc.. nossa carga é simplesmente absurda e não comporta mais aumentos. Assim, aqui, concordamos 100%. Pelo que entendi, a redução não ocorreu porque o governo nao conseguiu a garantia de que a redução seria repassada aos consumidores, pois não há como obrigar uma empresa privada a manter preços baixos (afinal, não são a Petrobrás).

 

O ponto que me refiro é apenas na intenção da medida. Veja, vc se refere a 7%, mas isso é apenas agora, no inicio. A JAC por exemplo no primeiro lote importou 3000 carros para vender em 30 dias (sendo muito otimistas). Acontece que o estoque acabou em menos de 20, o que imediatamente chamou a atenção da concorrência. Ou seja, a intenção é barrar essa "sangria" ai, nao deixar evoluir, pois estes 7% poderiam virar 20% em pouco tempo. Concorrer com a China neste momento é covardia, ninguém consegue "jogando limpo" pq eles não jogam. Como ompetir com custos de mao de obra na casa dos 100 dólares/mês? (custo, isso não é salário, pois este e bem menor) sendo que a nossa é na casa dos R$ 2000,00 com todos os encargos trabalhistas? Isso sem falar do câmbio. Pra mim o alvo é claramente os Chineses, os coreanos (Hyundai/Kia etc.) são apenas efeitos colaterais, afinal seus carros não são nada baratos (vide Sonata, Veloster, Elantra etc..)

 

A de se lembrar também que a medida exige 65% de nacionalização na cadeia produtiva, ou seja, estimular a compra de peças nacionais ou submanufaturadas aqui. Favorecendo ainda mais a industria local. Ou seja, quem vier pra ca teria também que nacionalizar oa parte da cadeia, e não um CKD por exemplo.

 

Fala-se muito dos carros brasileiros serem inferiores aos importados em muitos quesitos. Isso é verdade, mas como alguem disse (acho que foi o Kleber) o brasileiro tem o que merece, pois compram carros pelados (deixando de lado opcionais como Air bag e ABS) e gastam em acessórios inúteis depois. Veja, na época que o Fox foi lançado havia um modelo exportação pra Alemanha, que tinha diversos air-bags, esp, pisca lateral e cambio automatico, vendido pela METADE do preço lá na Alemanha comparado ao preço BR. Como explicar isso? Pq a montadora sabe que o Brasileiro não vai ligar mesmo, vai comprar o pelado achando que tá abalando, então ela "limpa"o carro e maximiza assim sua margem de lucro, sem perda nenhuma de share. Infelizmente essa é triste realidade

Na verdade, como eu disse, dizem que as montadoras recusaram uma proposta de redução temporária do IPI para as nacionais, como ocorreu no passado, porque isso gerou uma baixa nos preços depois do fim da medida, o que não interessa a eles... Se é verdade ou não, nunca saberemos :(

 

Então, quanto ao JAC e sua representatividade, o motivo é simples: propaganda bem feita e carro bastante completo. Você acha que se a Fiat equipasse todas as versões do Palio e do Punto com Airbag Duplo e ABS (coisa que era pra acontecer faz tempo!), as pessoas não dariam preferência aos carros que já conhecem? E o resultado da concorrência é ótimo, o Fiesta baixou para 37.990 completo, incluindo Airbag e ABS! O mesmo pro C3, que além desses itens, incluiu rodas de liga leve e bancos de couro na conta, pelo mesmo preço! Será mesmo que as mais tradicionais são incapazes de reagir a um carro chinês que, apesar de oferecer mais do que a maior parte do mercado, ainda custa MUITO caro?

 

Agora, por fim, eu acho complicado largar a culpa toda na mão do brasileiro. Principalmente o público que compra carro popular, gente que tem menos acesso a educação e informação do que os que compram médios e grandes. Compram carros pelados porque não tem informação do quão importante são esses itens de segurança, então como cobrar que esse público julgue criticamente qual entrega mais? Nos últimos tempos isso vinha mudando, exatamente pelo fato da concorrência trazer e expor esses itens de segurança como importantes.

 

Enfim, também acho que é necessário garantir uma boa indústria para o país, mas não da maneira que vem sendo feita. A margem de lucro das montadoras por aqui (e eu digo todas, não só as nacionais) é enorme, dá muito bem pra absorver os gastos com evolução e concorrer de igual pra igual com as chinesas, mesmo com altos encargos trabalhistas. Entretanto, não é do interesse deles, e o que não é do interesse deles, não é do interesse do governo... Afinal, quem vai pagar os Camaros dos políticos? :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ponto que me refiro é apenas na intenção da medida. Veja, vc se refere a 7%, mas isso é apenas agora, no inicio. A JAC por exemplo no primeiro lote importou 3000 carros para vender em 30 dias (sendo muito otimistas). Acontece que o estoque acabou em menos de 20, o que imediatamente chamou a atenção da concorrência. Ou seja, a intenção é barrar essa "sangria" ai, nao deixar evoluir, pois estes 7% poderiam virar 20% em pouco tempo.

 

O mercado automotivo tem uma particularidade: Manutenção. E o Br tem outra: Aqui quase tudo é "interior". Tirando pouco mais de 3 ou 4 centros urbanos em cada estado, o resto é tudo "interiôzão". Eu mesmo não compro um carro que não tenha concessionária na própria cidade, considero burrice pegar estrada a cada probleminha no carro.

 

Ou seja, assim como Peugeot, Renault, Citroen, Hyundai, Kia e mais algumas outras, os carros só vendem em grandes centros. Fora deles, praticamente inexistem, e quando existem, é na mão de algum corajoso. Já VW, Fiat e GM estão em praticamente todo o território.

 

Por mais que os Chinas cresçam em curto prazo, jamais vão conseguir a mesma permeabilidade dos tradicionais. A longuíssimo prazo, quem sabe.

 

A de se lembrar também que a medida exige 65% de nacionalização na cadeia produtiva, ou seja, estimular a compra de peças nacionais ou submanufaturadas aqui. Favorecendo ainda mais a industria local. Ou seja, quem vier pra ca teria também que nacionalizar oa parte da cadeia, e não um CKD por exemplo.

 

Em tese, seria um bom ponto. Seria, se não fosse uma forma de excluir os importados apenas. CKD não é prejudicial ao mercado. Gera empregos na montagem, distribuição, venda e pós venda. Só não gera empregos nas terceirizadas.

 

Seria interessante que o incentivo fosse com benefício, não com castigo. Até porquê, desta forma, se traz montadoras E fabricantes de peças, e não apenas fabricantes.

 

Na real MESMO: O Guido deve ter levado uma boa bolada com tudo isto, devidamente depositada no exterior. O cara tá pouco se importando com a repercussão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem os dois lados da moeda,realmente se por um lado a instalação de uma montadora é bom pra cidade,cria novas vagas de emprego,investimentos,movimenta o comércio local,tudo isso é muito benéfico mas existe também os problemas como o Rapha aí citou,eu moro em Sorocaba e trabalho no ramo imobiliário e uma das coisas que nos tem prejudicado é a especulação imobiliária que a instalação da fábrica da Toyota criou,o pessoal aqui ficou louco,aumentam os preços por conta própria,de uma forma que logo começará a sobrar imóveis,hoje qualquer pessoa quer virar construtor,compram lotes,constroem casas e jogam o preço lá em cima com essa ilusão da fábrica da Toyota.Eu não sei como eles farão com respeito a mão de obra,já estão contratando no momento 100 Operadores,virá muita gente de fora,mas o salário inicial de um Operador Multifuncional Trainee na Toyota é de R$1.300,00,com aluguéis aqui na faixa de R$500,00 pra cima não sei como eles farão.

Editado por Anderboy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respeito a opinião de todos, mas dizer que:

 

uma montadora nao serve para nada!

 

e querer sustentar uma opinião baseada em relatos de suas observações, perdeu, ao meu ver, toda a credibilidade após esta afirmação.

 

Culpar a instalação de um empreendimento pela falta de preparo da segurança pública de um local? Pra isso existe o EIA/RIMA. Ele identifica uma série de impactos decorrentes da instalação de empreendimentos e, entre uma série de sugestões e informações, com certeza tem a questão da segurança pública. Medidas que deveriam ser tomadas para que seja evitado esse tipo de problema que você descreveu.

 

Talvez a realidade aí seja diferente, mas não dá pra generalizar e dizer que uma montadora não serve pra nada.

 

Por favor, leia esta tese de mestrado, com um estudo de caso sobre Catalão e a Mitsubishi e mude seus conceitos, mais precisamente na página 80/81/82. http://www.alfa.br/biblioteca/artigos/artigo_20091123b.pdf

 

Se você ler, verá que nem tudo são flores, mas a instalação da indústria foi um fator decisivo para o desenvolvimento regional.

 

 

Sem mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Eu passo em Itaborai pelo menos 1x por mes, e veja qual mao de obra eles estao empregando! O Comperj assim como o RioPol, nao agregou em nada a populacao local! Nao sejamos hipocritas, olha eu emprego a populacao local e tenho o q de incentivo?! Nada!

 

Alias, campos e macae tb melhoraram: roubos, homicidios, favelas, tudo aumentou! alugueis, tudo! E olha que quem se instalou la foi a Petrobras! Sabe o que eh isso?! Sao 50 mil pessoas a mais na cidade! Como macae nao tinha mais pra onde crescer, sobrou p cidade que tenho casa, Rio das Ostras que tinha 1 carro da pm, hj tem delegacia, bairros perigosos, roubos a pedestres, roubos a casas, etc, ou seja, da para se ver que a criacao de empregos direto e indiretos nao eh LOCAL, claro, o pessoal de servicos gerais pode ser local ne?

 

 

e ainda querem tirar os royallites daqui!!!

 

 

:/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continua achando que uma montadora emprega toda uma cidade! So olhar a sua volta! Ainda mais no interior, onde nao possui mao de obra qualificada!

 

Venha ao RJ e te mostro pessoalmente o que esses complexos estao fazendo com as cidades, alias, o Porto do Açu da MMX, la em Sao Joao da Barra (divisa com ES), contratou a cidade toda para obra e isso eh ruim ne?! Agora se vc acha que montadora traz estabilidade, esta enganado! Te garanto que muitos trabalhadores la do Portp do Açu vao continuar empregados!

 

Fazer o que... Deixa pra la... Ja disse, eu compro o que fpr melhor, nao me interessa se eh nacional ou nao, te digo que se o nacional fosse bom, eu nao exitaria em compra-lo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Rapha, na tese de mestrado que te passei foram utilizados diversos métodos estatísticos, inclusive com entrevista de quase 600 pessoas, além de dados do IBGE que contrariam o que você disse.

 

O documento cita que no início da operação da indústria, a grande maioria dos trabalhadores era de fora. Ocorreu que o sistema de ensino da cidade precisou se adequar à realidade, oferecendo cursos diversos para capacitação de mão de obra. A Universidade Federal de Goiás oferece o curso de Engeharia de Produção, o SENAI/SESI oferecem diversos cursos profissionalizantes, existem instituições que oferecem pós graduação em logística (inclusive vou iniciar uma). Hoje os dados apontam que de 15 a 20% dos trabalhadores da indústria são de fora. Mais de 80% é da cidade de Catalão.

 

Existem cerca de 20 mil empregos formais na cidade.

2 mil empregos diretamente na Mitsubishi. Pense nos empregos indiretos e o número de empregos formais em decorrência da montadora chega fácil a 1/4 de tudo o que o município dispõe.

 

Afinal de contas, 25% de empregos em apenas uma indústria não é muito pra um município?

 

Outra realidade vivenciada foram as obras da Usina Hidrelétrica Serra do Facão, que empregou direta e indiretamente cerca de 4800 pessoas. Isso é passageiro e traz um impacto negativo muito grande ao município. Hoje devem ter no máximo 50 pessoas trabalhando na Usina.

 

Você acha que quem comete delitos na cidade, na maioria, são os trabalhadores da Mitsubishi ou as centenas de desempregados da construção civil que ficaram na região com o final das obras?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Brasil pode fazer melhor, assim como faz em todos os setores, tava na hora de reformular o de automoveis...

 

Lembrem bem, um Honda civic eh um carro popular, de estudante, para ser vendido por um preco baixo, e nao um absurdo quase o preco de uma Casa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Brasil pode fazer melhor, assim como faz em todos os setores, tava na hora de reformular o de automoveis...

 

Lembrem bem, um Honda civic eh um carro popular, de estudante, para ser vendido por um preco baixo, e nao um absurdo quase o preco de uma Casa...

 

 

Você mais que ninguem vivenciou como é lá no canadá, e sentiu o gostinho de realmente usufruir de coisas com valores reais e carros reais, não esses nossos carros, tecnologia preestórica e peladinhos por preços absurdos...

 

Passou da hora de reformular o mercado automobilistico nacional e mandar o SR. Guido pra china.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Rapha, na tese de mestrado que te passei foram utilizados diversos métodos estatísticos, inclusive com entrevista de quase 600 pessoas, além de dados do IBGE que contrariam o que você disse.

 

O documento cita que no início da operação da indústria, a grande maioria dos trabalhadores era de fora. Ocorreu que o sistema de ensino da cidade precisou se adequar à realidade, oferecendo cursos diversos para capacitação de mão de obra. A Universidade Federal de Goiás oferece o curso de Engeharia de Produção, o SENAI/SESI oferecem diversos cursos profissionalizantes, existem instituições que oferecem pós graduação em logística (inclusive vou iniciar uma). Hoje os dados apontam que de 15 a 20% dos trabalhadores da indústria são de fora. Mais de 80% é da cidade de Catalão.

 

Existem cerca de 20 mil empregos formais na cidade.

2 mil empregos diretamente na Mitsubishi. Pense nos empregos indiretos e o número de empregos formais em decorrência da montadora chega fácil a 1/4 de tudo o que o município dispõe.

 

Afinal de contas, 25% de empregos em apenas uma indústria não é muito pra um município?

 

Outra realidade vivenciada foram as obras da Usina Hidrelétrica Serra do Facão, que empregou direta e indiretamente cerca de 4800 pessoas. Isso é passageiro e traz um impacto negativo muito grande ao município. Hoje devem ter no máximo 50 pessoas trabalhando na Usina.

 

Você acha que quem comete delitos na cidade, na maioria, são os trabalhadores da Mitsubishi ou as centenas de desempregados da construção civil que ficaram na região com o final das obras?

 

 

O mesmo já está acontecendo aqui na obra do porto do açu como o rapha disse, a mão de obra que está sendo empregada da região na sua maioria é uma mão de obra não especializada, que se não se especializar vai acontecer como macaé , que durante a semana a cidade fica lotada, no final de semana fica deserta, pois é uma população totalmente flutuante. E concordo com você quando você fala na construção civil no pós obra, aqui em sao joao da barra(porto do açu), vem gente de todo o brasil trabalhar aqui na obra do porto, inclusives serventes e pessoas de poder aquisitivo mais baixo, que com o final da obra ou de contratos de algumas terceirizadas, ficam na cidade e acabam gerando violência e trazendo insegurança para toda a região. Após o porto pronto, vamos sim ter um aumento no numero de empregos aqui diretos e indiretos devido ao porto, porém os diretos se o pessoal não tiver capacitado infelizmente vai ser ocupado por pessoas de fora, ai sobra para o pessoal da região serviços mais simples e os indiretos que giram em torno de um empreendimento desse, como restaurantes, rede hoteleira, dentre muitos outros exemplos.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow Murimob, mas voce fala como se nao tivesse lado ruim na "manobra" do governo. Alias tem mais lados ruins do que bons.

 

Se o objetivo fosse somente o icentivo a fabricaçao nacional, a medida seria outra. Voce nem desconfia disso?

 

E ate no unico lado positivo desse aumento de IPI (que como ja disse poderia ter sido feito atraves de icentivos e nao com protecionismo), pode nao aparecer. Quem garante que nao optem por fabricas no Mexico, Argentina, Uruguai, ou sei la qual outra que tem isençao de impostos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não Felipe, muito pelo contrário. O governo nem divulga que esse seja um dos objetivos. Eu que levantei a hipótese de poder fortalecer a indústria nacional.

 

Na verdade, volto a repetir: Essa medida é ridícula, mas em toda desgraça há algo positivo, mesmo que mínimo. E foi isso que eu quis levantar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...