Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
cmpicolo

BassBox

Recommended Posts

Boa noite galera, a muito tempo tinha vontade de aprender a mecher em algum programa como o bass box, entao finalmente baixei o programa e comecei a brincar, realmente os recursos sao otimos, nao sei fazer nada ainda no programa hehehhehe. Estou acompanhando o topico, parabens pela iniciativa, espero que em breve uma boa alma faça um "resuminho" do programa para pessoas menos inteligentes como eu hehehheheheh

att.

Ebert :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera, a muito tempo tinha vontade de aprender a mecher em algum programa como o bass box, entao finalmente baixei o programa e comecei a brincar, realmente os recursos sao otimos, nao sei fazer nada ainda no programa hehehhehe. Estou acompanhando o topico, parabens pela iniciativa, espero que em breve uma boa alma faça um "resuminho" do programa para pessoas menos inteligentes como eu hehehheheheh

att.

Ebert :legal:

²

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera, depois de muito fuçar e tentar aprender, acho que consegui “caminhar alguns passos”. Ainda assim, preciso de ajuda de quem sabe o que esta fazendo. Algumas perguntas são básicas até demais, mas é melhor perguntar do que fazer mer** e ter que corrigir depois. Lembrando que: Subwoofer MTX TR7512, 500 wrms, 4+4 ohm, Amplificador SoundStream Reference 500s 500 wrms @2ohm, DVD Alpine IVA D310. “Foco do som:” SQ. Abaixo, algumas telas que “printei” do BassBox:

 

caixasubwoofermtxtr7512.jpg

 

Aqui estão as medidas da caixa, em MM ( milimetros )

1º pergunta: A caixa na tela do bassbox é uma “frente inclinada”, porém, não é esse meu objetivo. No meu caso, essa inclinação seria o fundo da caixa, acomodando junto a parte traseira dos bancos traseiros do carro. Literalmente, é só virar a caixa e abrir o espaço do subwoofer “na parte não inclinada” ?

 

2º pergunta: Os valores QTC, QL e F3. O que exatamente querem dizer ?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

medidassubwoofermtxtr75.jpg

Medidas e litragem do subwoofer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

parametrossubwoofermtxt.jpg

Parâmetros do subwoofer

Os 3 valores que ficaram faltando fazendo diferença significativa na hora de simular a caixa ?

Em Z, devo colocar o valor das bobinas ( dupla de 4 ohm ) ou o valor final, que no meu caso será de 2 ohm ?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

dampingsubwoofermtxtr75.jpg

Interno da caixa. Esse é o mais indicado para SQ ?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

interiorsubwoofermtxtr7.jpg

Tipo de acabamento + o volume, em litros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

graficosubwoofermtxtr75.jpg

Gráfico final

 

O que exatamente quer dizer a informação acima ?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

partesdacaixasubwooferm.jpg

As partes da caixa. Se tudo estiver ok até aqui, é “só” cortar e montar conforme as medidas ?

 

 

 

 

Bom, é isso.

Sugestões para um resultado melhor são bem vindas... criticas também..

Enfim, toda a ajuda é bem vinda !

 

 

Valeu pela ajuda e atenção galera

Abraços

Editado por cmpicolo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, blz.

 

Se Z é a impedância, e lá pede paralelo ou série, você colocaria 2 ohms no paralelo e 8ohms no série, o RE é importante também pelo que vi seria 3,2 por bobina isso dá 1,6ohms em paralelo e 6,4ohms em série.

 

Abraço

 

Josias Baure

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parametrossubwoofermtxt.jpg

Parâmetros do subwoofer

Os 3 valores que ficaram faltando fazendo diferença significativa na hora de simular a caixa ?

Em Z, devo colocar o valor das bobinas ( dupla de 4 ohm ) ou o valor final, que no meu caso será de 2 ohm ?

 

 

Opa, blz.

 

Se Z é a impedância, e lá pede paralelo ou série, você colocaria 2 ohms no paralelo e 8ohms no série, o RE é importante também pelo que vi seria 3,2 por bobina isso dá 1,6ohms em paralelo e 6,4ohms em série.

 

Abraço

 

Josias Baure

 

 

Josias,

 

Um problema a menos !

Uma solução a mais !!

 

Muito obrigado. :legal:

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2º pergunta: Os valores QTC, QL e F3. O que exatamente querem dizer ?

Up...

também tenho a dúvida em relação a QTC e QL.

 

E outra pergunta:

como simulo com os filtros HPF e LPF que vou usar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Up...

também tenho a dúvida em relação a QTC e QL.

 

E outra pergunta:

como simulo com os filtros HPF e LPF que vou usar?

Up

 

Já faz um século que perguntei....

 

Alguém pode ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fera, a questão é que tu podes sintonizar até em 20hz se quiser, mas dai isso vai fazer com que a potencia maxima aplicável seja muito baixa, pois poucos RMS já farão o falante ultrapassar o seu XMAX, o que pode acabar com teu falante.

Tudo é uma questão de ter uma melhor relação.

Frequencia muito baixa vai ter bem menos spl do que poderia obter se subisse um pouco a frequência.

 

vlw

 

Não é só SPL que está em jogo

 

Eu também sei muito pouco do BassBox, mas é por pura falta de tempo para estudar. Eu vou dar uma dica, que inclusive pode ser usada em qualquer situação, não só com o Bassbox, que é sempre bom que essa frequência (Fb - para caixas BR ou dutadas e Fb e F3 para seladas) seja maior do que o Fs do falante. Para garantir a integridade do falante. Um limite seguro é apicar uma potência no momento da simulação. Assim poderemos definir a tal potência admissível, que muitas vezes é esquecida. Muita gente, mas digo muita gente só quer saber de aplicar potência e mais potência e hoje a mania é ter Headrom para lá e headrom para lá e muitas vezes a potência máxima admissível é até menor do que potência nominal. O projeto é crítico e se não adotar filtro subsônico, adeus falante.

 

Para ilustrar, o último falante que eu simulei no Win ISD foi o E-312L, quando este era de 350w. Lembro que o Fs do falante era de 50 Hz e abaixo desse valor, o falante caia muito. Então, nesse caso, não adianta simular respostas mais baixas pois ele ou não responde ou então expõe o falante ao excesso de excursionamento, confirmando o que o colega falou anteriormente. Resultado, dimensionei o filtro subsônico em 50 Hz e a sintonia girava em torno dos 60.8 Hz. Era aplicando cerca de 650 a 700w para cada falante, no programa. Na realidade era um pouco menor, mas eu queria ter uma certa segurança, para o caso do mané estalador, querer testar o som, com regulagens e volume nas alturas.

 

E dito e certo, o mané testou um Reaggae lá que reproduzia nas baixas e aí o meu falante quase vai para o saco. Corri rápido para baixar o volume e dei logo um esporro nele.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Up...

também tenho a dúvida em relação a QTC e QL.

 

E outra pergunta:

como simulo com os filtros HPF e LPF que vou usar?

 

Qtc e Ql são parâmetros T&S. Leia sobre eles que saberá.

 

Só os livros com bastante teoria que fazem demonstração matemática desses valores e o que eles influenciam, sendo maiores ou menores.

 

Aqui tem algumas coisas a respeito:

http://autoforum.com...ue-seria-ideal/

 

Alterando o tópico para citar a fonte da descrição dos parâmetros numa linguagem mais simplificada. É uma das poucas coisas que o Paulo Duto e que ficou no fórum. Ele apagou quase todos os comentários.

 

Mas existe muiitos artigos (principalmente em inglês que pegam mais pesado)

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Up..

 

 

Vai que seja útil a alguém que não viu o tópico :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comecei a trabalhar no programa e vou aproveitar o tópico pra expor alguma das minhas dúvidas sobe a utilização.

 

Vou pegar um Subwoofer Pioneer TS-W1200PRO de um amigo e resolvi que vou fazer aquela caixa básica, 1x sub + 1Drive e 1 tweeter, no formato trapezoidal dutada.

Procurei o manual de especificações do fabricante para olhar as caixas recomendadas, e no caso da caixa dutada ele recomenda uma de 42,5L com duto de 3"x178mm.

 

Então comecei a pesquisar se esse seria um bom projeto para o alto falante ou efetuar um novo projeto e acabei chegando ao BassBox. Antes de simular uma caixa para fabricar, resolvi simular a caixa do fabricante para ter uma ideia de qual foi a frequência dela, a velocidade do ar no duto e etc.

 

Peguei os dados do falante no site da Pioneer : http://www.pioneer-l...200pro-410.html

 

Inseri apenas os parâmetros do Sub, sem as dimensões para uma análise superficial.

 

bassboximg1_zps4133967d.jpg?t=1408556726

 

Inseri as dimensões da caixa:

 

Bassboximg2_zpsbef50b24.jpg

 

Selecionei sem revestimento:

 

Bassboximg3_zps6ffed114.jpg

 

Ajustei o duto:

 

Bassboximg4_zps1afb479b.jpg

 

Conferi as medidas:

 

Bassboximg5_zps4ee6f58c.jpg

 

E então plotei os gráficos, conforme abaixo.

 

Bassboximg6_zps1fd054e4.png

 

 

Primeiro, gostaria de saber se os dados forma inseridos corretamente ?

 

Não tenho experiência com o programa ou fabricação de caixas mas pelo que venho lendo achei o gráfico de amplitude de resposta muito estranho, acredito que deveria se manter plano ou o mais constante possível após o pico conforme o gráfico no inicio da página, correto? Ou está normal ?

 

Outra dúvida é sobre a relação Sintonia e frequência de corte, a Sintonia da caixa acima seria os 38 hz com frequência de corte a -3dB , então o Subwoofer vai trabalhar nas frequências abaixo desse corte, certo ? Existiria alguma relação ideal entre esse dois parâmetros, tipo, eles devem estar próximo ou distantes ?

 

Os outros gráficos, quais seriam as considerações para analisá-los?

 

Desculpe pelas dúvidas primárias e agradeço se alguém puder me ajudar a esclarece-las.

 

Aguardo att do post!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- não use uma caixa e compartilhe "tuitas" e "Curnetas" vc vai ter um buraco enorme ... (use o Sub + Kit 2 vias e pronto)

 

2 - Esse Paini é um "woofer" com esses 6mm de xmax e fs de 40hz ... [^]

 

3 - Repare a curva "escura" em alguns plots ... exemplo velocidade do ar, o pico está escuro isso significa se vc tocar frequencia x (escura) o duto irá soprar ... o cursor está em 48hz então ai está tudo bem mas se tocar 30hz certeza de soprar ... o mesmo ocorre com xmax que deverá ser ultrapassado tocando 30hz por isso um subsonico bem regulado e extremamente necessario.

 

FB frequencia da caixa @ 0db F3 frequencia @ -3dB tem algum gatinho ai ...

 

Falta informar as medidas do Sub e do duto para o programa descontar o volume de cada um para volume livre estar correto e assim determinar a Fb. :legal:

 

4- como se trta

 

Eu tb desconfiei que esse sub tinha cara de woofer mesmo, mas a caixa é pra tocar pra fora eu resolvi pegar.

Eu já tenho um Kit 2 vias nas portas da frente e um Kit de 6x9 na tampa de trás , tava querendo fazer algo pra tocar pra fora no Xurrasquinho dos fins de semana.

 

Agora intendi o lance das linhas escuras, é só não deixar o "sub" atingir aquelas frequências.

 

Vou pegar as medias que falta e calcular o Fb certinho.

 

Mas uma outra pergunta, essa distância enorme que você disse está nas frequências de trabalho dos componentes, certo? Por isso a indicação do sub + kis 2 vias ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow, acompanhando o topico... to apanhando feio pro bassbox.

 

Acho que seria bacana criar uma espécie e Banco de Dados com as caixas feitas pelos users pra cada sub.

 

Ex:

Pioneer W309 - Spl: xx Lts com X duto(s) de X por X / Subgrave: xx Lts com X duto(s) de X por X / Selada: xx Lts

Bravox Uxp - Spl: xx Lts com X duto(s) de X por X / Subgrave: xx Lts com X duto(s) de X por X / Selada: xx Lts

 

 

e por ai em diante... Seria uma ÓTIMA referência pra quem ta perdidão.

 

e isso mesmo que to atras, um banco de dados. no meu caso so de pioneer,

 

caixa dutada, mista, interna e externa.

 

pioneer 308, 309, 310 e agora os 311.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

e isso mesmo que to atras, um banco de dados. no meu caso so de pioneer,

 

caixa dutada, mista, interna e externa.

 

pioneer 308, 309, 310 e agora os 311.

 

 

Então vc não procurou! Aqui no AF existem diversos tópicos à respeito deste assunto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então vc não procurou! Aqui no AF existem diversos tópicos à respeito deste assunto.

Use a pesquisa por favor e reúna todas as suas dúvidas em um único tópico

 

 

Faça uma busca no forum por meio da pesquisa Google customizada no alto da página à direita 6444138897_5e710b2703.jpg

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR BUSCA GOOGLE CUSTOMIZADA AUTOSOM

 

É muito mais rápido do que criar tópico e tem grande riqueza em material informativo e interessante no forum.

 

Bom proveito !smile.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use a pesquisa por favor e reúna todas as suas dúvidas em um único tópico

 

 

Faça uma busca no forum por meio da pesquisa Google customizada no alto da página à direita 6444138897_5e710b2703.jpg

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR BUSCA GOOGLE CUSTOMIZADA AUTOSOM

 

É muito mais rápido do que criar tópico e tem grande riqueza em material informativo e interessante no forum.

 

Bom proveito !smile.gif

 

 

Leia mais: http://autoforum.com.../#ixzz3ThQ2jfeb

Follow us: AutoSomNetBrasil on Facebook

 

 

procurei e continuo procurando, por isso ainda nao criei topico nenhum.

 

estou pesquisando e lendo muitas coisas, mas cada vez que vou lendo vai surgindo novas duvidas etc.

 

vou continuar pesquisando, mas em breve vou abrir um topico se todos responderem com o intuito de ajudar e tals, vai servir para qualquer membro iniciante.

 

tipo sobre dutos etc, por exemplo uma caixa pra 2 sub pioneer o cara precisa de 2 duto de 4"x30 por exemplo

ele poderia usar so 1 duto de 4x60 ?

para substituir um duto retangular por quadrado, ache a area do duto e depois use a mesma profundidade etc.

exemplo, duto de 4 = 81cm² area

duto quadrado 9x9 = 81cm² area

ai e so usar a mesma profundidade

blza

 

mas se eu quizesse um duto retangular, vamos supor

um duto de 4"x30 (circular)

 

usar um retangular de 9(a)x30(l)x9(p) = em teoria a litragem dos dutos seria igual.

 

em relacao a frequencia tenho outras duvidas.

 

por exemplo, uma caixa de 50 litros sintonizada em 35htz seria um som interno.

uma caixa de 40 litros sintoniza nos mesmos 35htz seria som externo?

 

ou qualquer caixa em 35htz e so subgrave e som interno, e pra 50htz acima que seria som externo etc.

 

isso tudo em questao de subwoofer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

procurei e continuo procurando, por isso ainda nao criei topico nenhum.

 

estou pesquisando e lendo muitas coisas, mas cada vez que vou lendo vai surgindo novas duvidas etc.

 

vou continuar pesquisando, mas em breve vou abrir um topico se todos responderem com o intuito de ajudar e tals, vai servir para qualquer membro iniciante.

 

tipo sobre dutos etc, por exemplo uma caixa pra 2 sub pioneer o cara precisa de 2 duto de 4"x30 por exemplo

ele poderia usar so 1 duto de 4x60 ?

para substituir um duto retangular por quadrado, ache a area do duto e depois use a mesma profundidade etc.

exemplo, duto de 4 = 81cm² area

duto quadrado 9x9 = 81cm² area

ai e so usar a mesma profundidade

blza

 

mas se eu quizesse um duto retangular, vamos supor

um duto de 4"x30 (circular)

 

usar um retangular de 9(a)x30(l)x9(p) = em teoria a litragem dos dutos seria igual.

 

em relacao a frequencia tenho outras duvidas.

 

por exemplo, uma caixa de 50 litros sintonizada em 35htz seria um som interno.

uma caixa de 40 litros sintoniza nos mesmos 35htz seria som externo?

 

ou qualquer caixa em 35htz e so subgrave e som interno, e pra 50htz acima que seria som externo etc.

 

isso tudo em questao de subwoofer.

 

Henrique, no próprio software você muda o formato da seção do duto, circular, retangular, etc

 

tem que mexer no software. pode começar com um software mais simples, tem um antiguinho chamado Winisd, é só jogar no google

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Henrique, no próprio software você muda o formato da seção do duto, circular, retangular, etc

 

tem que mexer no software. pode começar com um software mais simples, tem um antiguinho chamado Winisd, é só jogar no google

 

o winsid acho mais dificil achar um tutorial dele, mas vou procurar.

 

qual voce achar melhor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem ja testou o app "woofer box calculator" pra android? Tenho ele, eh bem simples de usar, mas nao sei se eh confiavel.

Se alguem puder testar e passar um feedback depois, eu fico agradecido!

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...