Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
GIII lêndea_sc

Kia Picanto x smart mhd x Fiat 500

Recommended Posts

Kia Picanto x smart mhd x Fiat 500

Veja qual a melhor opção para você que procura um carro compacto e moderno

abre500xpicantoxsmart64.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Quem tem (ou pensa em comprar) um carrinho como o Fiat 500 e o smart opta por um modelo desses também porque deseja transmitir uma mensagem. Seja para dizer que é descolado, fashion ou apenas se preocupa com a questão ambiental. O fato é que esses modelos não passam pelas ruas despercebidos. O próprio smart, que está longe de ser uma novidade, ainda atrai muitos olhares.

 

pb18744640x408.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Talvez o que não se enquadre tanto nessa regra seja o Kia Picanto, que tem proporções de um carro “normal”. Só que agora, com a nova carroceria, isso deverá mudar. Com as suas formas vincadas e cheias de personalidade, o compacto sul-coreano promete atrair mais que os 800 compradores, em média, que registrou em 2010. Agora com motor flex, então, nem se fala.

 

pb35072640x408.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Mas abordaremos o Picanto mais adiante, já que a nova — e agressiva — estratégia da Fiat para o 500 é a grande motivação deste comparativo.

 

kiapicantoautomticoverd.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Por conta da aquisição da maior parte das ações da Chrysler, a Fiat passou a produzir o 500 no México para abastecer as Américas (a fábrica na Polônia segue em atividade) e criará, a partir deste mês, um nó na cabeça de quem procura um compacto que custe a partir de R$ 40.000. Há três versões de acabamento: a Cult, com motor 1.4 que custa R$ 39.990 com câmbio manual e R$ 42.990 com a Dualogic; a Sport, por R$ 48.800 com o 1.4 Multiair e caixa manual (e R$ 52.800 na versão automática de 6 marchas); e a topo de linha Lounge, que custa R$ 54.800, traz motor 1.4 MultiAir e é só automática.

 

pb18789640x408.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

O motivo do nó vem agora. Nem todos podem se dar ao luxo de ter um compacto dessa categoria e que não leva 5 pessoas nem tem um porta-malas razoá­vel. Na própria Fiat é possível comprar um Punto por R$ 40 380. Mas se você for o solteiro ou a garota que citamos inicialmente e pode se dar a esse luxo?

 

“Não há dúvida de que, dependendo do perfil, haverá uma migração de clientes entre os compactos da linha. Mas o importante é que as vendas ficarão em casa”, brinca Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto e exportações da Fiat. “Nós esperamos vender em torno de 1 500 unidades/mês do 500 a partir de 2012”, acrescenta Lélio Ramos, diretor comercial da marca. O salto é bem considerável se compararmos com a média de apenas 50 carros/mês que ele registrou no primeiro semestre deste ano. Logo, os fatores que impediam esses carros de serem mais vendidos (a falta de motor flex e o preço muito alto como alguns dos principais motivos) parecem que, aos poucos, vêm sendo sanados. O próprio 500, graças a esse reposicionamento, deixará de ser um produto de imagem para atuar como um automóvel de volume dentro da linha Fiat.

 

kiapicantoverdeautomtic.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Mas se eles têm uma clientela bem peculiar, qual é a melhor opção para quem procura um desses pequenos cheios de personalidade? Como a Kia nos disponibilizou uma unidade do novo Picanto equipada com câmbio automático, resolvemos alinhar nesse primeiro encontro as opções equivalentes do mercado em termos de proposta, tamanho e, sobretudo, valor. Começando pelo Picanto, como prometemos, a nova geração promete agitar o segmento. Além do visual, que ficou bem mais marcante, seu “coração” é uma máquina condizente com o arrojo que seu design evoca.

 

Com 3 cilindros, algo um tanto diferente para nós, ele entrega 80 cv com etanol a elevadas 6 200 rpm. O torque, de 10 mkgf, até que é bom para um 1.0, mas não espere milagres, ainda mais acoplado ao câmbio automático de apenas 4 marchas. O Kia foi o mais lento dos três na aceleração de 0 a 100 km/h, com exatos 17s0.

 

pb35017640x408.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Aliás, por falar em câmbio, smart e 500 compartilham a mesma tecnologia da caixa manual robotizada. Nenhum é imune aos “soluços” inerentes desse tipo de configuração, mas o comportamento das trocas de marcha no smart chega a ser estranho. No modo automatizado, as passagens ocorrem de modo muito lento. Como diz a gíria, parece que ele está “queimando embreagem”. Fora esse comportamento, que requer uma adaptação a ele, o smart é o urbano por vocação do trio reunido aqui. Na opção mhd, com sistema start/stop, ele conseguiu a excelente média de 12 km/l no consumo urbano. Entretanto, pensando só pelo viés ambiental, se pudesse ser abastecido com etanol o smart emitiria menos CO2.

 

Porém, outra coisa que incomoda no subcompacto francês é o pequeno curso de sua suspensão. Graças a recursos como o controle de estabilidade ele não tem nenhum problema grave de dirigibilidade, mas andar com o smart por ruas esburacadas é sofrível. A sensação é de que não há um elemento elástico no conjunto, uma total ausência de molas e amortecedores. Para o bom piso europeu a suspensão é ótima, mas para nós requer uma adaptação melhor.

 

pb35022640x408.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Ao contrário do smart, o trabalho de calibração feito pela Fiat para a suspensão do 500 ficou muito bom, melhor, inclusive, do que o importado da Europa. Segundo a fabricante, batentes, molas e amortecedores são exclusivos para o nosso mercado. Em relação ao 500 que sai da linha mexicana para os EUA, o exportado ao Brasil conta com barra estabilizadora de diâmetro ligeiramente maior (0,20 mm ante 0,18 mm).

 

O Picanto, por sua vez, consumiu teve um consumo de 9km/l na cidade e 12 km/l na estrada e na pista ele não demonstrou falhas gritantes, exceto uma ligeira inclinação nas curvas. A direção, porém, poderia ser mais leve para um carro urbano.

 

pb35020640x408.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Enquanto smart e 500 vão além e contam até com controle de estabilidade de série, o Picanto cedido para nosso teste não tinha ABS nem como opcional. No entanto, a Kia, após alguns dias, reformulou a lista de equipamentos e vai oferecer o ABS como série nas versões mais bem equipadas tanto com câmbio manual quanto com câmbio automático.

 

Ao menos o Picanto traz airbag duplo desde o catálogo de entrada e oferece cinco anos de garantia, enquanto smart e 500 param nos dois anos. Entre os equipamentos de conforto, os três são equivalentes e não ficam devendo trio elétrico, rádio, ar-condicionado e direção assistida, exceto pelo smart, que, por ser leve e contar com rodas estreitas, dispensa o auxílio elétrico ou hidráulico.

 

img5237a640x408.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Para quem gosta de tecnologia, o 500 tem como acessórios um sistema de som de alta fidelidade projetado pela Bose, Blue&Me (permite operar funções de áudio por comandos de voz) e teto solar elétrico (Sky Wind). Uma pena que, na opção Cult, a marca não ofereça os airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista. Ambos só podem ser comprados à parte desde a versão intermediária Sport Air. Já quem optar pelo Picanto automático no catálogo top de linha, tabelado em R$ 44.900, vai levá-lo com teto solar, bolsas infláveis nas laterais e de cortina e iluminação por LEDs nos faróis e lanternas e ABS.

 

Apesar das duas portas a menos, o que lhe tira pontos em praticidade, o 500 praticamente empata em espaço interno com o Picanto. Além disso, quando colocamos na conta atributos como desempenho, equipamentos e suspensão, o Fiat entrega o conjunto mais completo dos três. Por cerca de R$ 10.000 a mais, o smart é uma opção de compra guiada mais pela cativação que ele exerce do que por uma decisão racional. Para você que tem espírito jovem, mas zela por seu dinheiro, o Fiat é a pedida.

 

kiapicantoautomticoverd.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Conclusão

 

1º) Fiat 500 Se ele tivesse 4 portas o 500 com certeza faria muita gente desistir de comprar alguns hatches maiores. Sabendo disso — confira mais detalhes em nossa Agenda de Lançamentos —, a Fiat já trabalha em uma versão maior do 500. Enquanto isso, agora reposicionado e partindo de R$ 39.990 com câmbio manual, o Fiat se tornou uma boa opção para o segundo ou terceiro carro da família. Em relação ao Kia Picanto e ao smart mhd, o 500 é o que tem o conjunto mais equilibrado em termos de equipamentos, desempenho e dinâmica. Com o preço de tabela de R$ 42.990 será um bom custo-benefício entre os concorrentes de mesma proposta.

2º) Kia Picanto Externamente basta dizer que é visível a melhora em termos de design no Picanto. Contudo, quem esperava um salto na mesma medida em espaço interno e porta-malas vai se decepcionar. A proposta fortemente urbana do Kia, escolhida principalmente para a Europa, foi mantida. O motor 1.0 de 3 cilindros capaz de aceitar etanol será um belo argumento de venda para o pequeno sul-coreano. Um problema, entretanto, é a vibração excessiva que ele emite em marcha-lenta, uma característica de propulsores com essa arquitetura. Com câmbio manual, espera-se, ele deverá oferecer um desempenho mais entusiasmante do que o automático.

 

3º) smart mhd O smart é um carro paradoxal, pelo menos no Brasil. Criado, na Europa, para ser barato, racional, econômico e atender às necessidades de quem se desloca em centros urbanos, no Brasil ele chega caro demais, o que o coloca como um produto de nicho, uma vez que é possível comprar um hatch médio pelo mesmo valor. Por isso, vale a pena olhar melhor o mercado.

 

 

 

 

P.S: Não compraria nenhum dos 3. Carro pequeno e afrescalhado tô fora. Porém se não tivesse outras opções no mundo entre os 3 optaria pelo Fiat.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Smart é o tipo de carro que não deveria ter vindo para o Brasil, este entre eixo curto demais acaba com qualquer coluna neste País. Consultores técnicos da Fábrica da Mercedes Benz (Caminhões), todos rodam com Smart e não conheço nenhum que tenha gostado do carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não compraria nenhum dos 3 tambm, nem morto. Não é minha praia!!!...

 

Mas dos 3 o menos pior, PRA MIM, é o 500...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho o smart carro de mulher, o picanto ainda dá para passar, mas acho meio estiloso o fiat 500, não para ser meu carro principal, mas acho ele bem estiloso sim.

 

Iria de fiat 500.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu iria no Fiat500. Acho o Smart ridículo e o Picanto tem motor de mobilete.

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja dirigi o smart, olha eh sofrivel a suspensao, alias, nosso asfalto, se ele viesse com a proposta que ele possui, carro barato pra rodar na cidade, eu teria, anda mtooooo bem, bem espertinho! Consumo tava marcando 21km/l isso ai! Acho q se fosse uns 30 mil eu tinha um e o turbo que eh pica! Anda junto do new civic si! Eh o capeta o carro de plastico acelerando! Serio!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu iria no Fiat500. Acho o Smart ridículo e o Picanto tem motor de mobilete.

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja dirigi o smart, olha eh sofrivel a suspensao, alias, nosso asfalto, se ele viesse com a proposta que ele possui, carro barato pra rodar na cidade, eu teria, anda mtooooo bem, bem espertinho! Consumo tava marcando 21km/l isso ai! Acho q se fosse uns 30 mil eu tinha um e o turbo que eh pica! Anda junto do new civic si! Eh o capeta o carro de plastico acelerando! Serio!

 

Andei num smart brabus turbo, a coisinha anda com gosto mesmo. Como segundo, carro teria um, da pra por na cacamba da dodge ram :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu iria no novo Picanto! O Smart é ridículo de feio e o Fiat 500 é muita grana para se pagar em um carrinho sem PM com ar de esportivo, mas com motor 1.4. A sorte desse F500 é que vem com o E-Torq. Pois se fosse o Fire 1.4... <_< Só tem vibração e desempenho parecido com o Fire 1.0.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai dudu, nao tem melhor que numa fila de carros vc vir e parar de frente isso ai! Com o smart ta todo mundo em fila, dai tem sempre aquele fdp q deixa espaco, mas n o suficiente p caber um carro, certo?! Cabe o smart de frente! Jhauahauahau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu iria no novo Picanto! O Smart é ridículo de feio e o Fiat 500 é muita grana para se pagar em um carrinho sem PM com ar de esportivo, mas com motor 1.4. A sorte desse F500 é que vem com o E-Torq. Pois se fosse o Fire 1.4... <_< Só tem vibração e desempenho parecido com o Fire 1.0.

 

iiii véio, ta por fora. Se você acha muita grana pra pagar em um carro 1.4 então imagina o Picanto com motor 3 cilindros 1.0.

 

E o motor do Fiat 500 é o EVO Fire Flex, igual ao do novo Uno, nada de E.torQ.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

iiii véio, ta por fora. Se você acha muita grana pra pagar em um carro 1.4 então imagina o Picanto com motor 3 cilindros 1.0.

 

E o motor do Fiat 500 é o EVO Fire Flex, igual ao do novo Uno, nada de E.torQ.

 

EXATAMENTE!

O 500 também disponibiliza alem do Fire EVO o 1.4 16v Multiair com 105cv.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu iria no novo Picanto! O Smart é ridículo de feio e o Fiat 500 é muita grana para se pagar em um carrinho sem PM com ar de esportivo, mas com motor 1.4. A sorte desse F500 é que vem com o E-Torq. Pois se fosse o Fire 1.4... <_< Só tem vibração e desempenho parecido com o Fire 1.0.

É chato repetir, mas você aí mereceu Dudu!

http://www.youtube.com/watch?v=YxEZGAxbxsA

 

shusahuuashushahuashuashuashuasasuhsahuuashas

 

Como iria com o Picanto, e reclama do motor do 500 O.O?

 

Iria no 500 com certeza. Não gosto do Smart, e o Picanto tem pouquíssimo motor pro preço (17s no 0-100??? tô FORA).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...