Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Megacapacitores, usar ou não usar?

Recommended Posts

Estou criando este tópico para relatar experiências feita de forma práticas em laboratório!

Fiz um teste para demonstrar o quanto é importante a utilização deste ítem, que muitos teimam em dizer que não faz efeito!

Como sou eng. eletrônico e audiófilo da velha guarda (Old School), já fiz e experimentei de quase tudo em som, desde o mais simples até mesmo os valvulados esotérios(15mil cada bloco mono de potência)

Bem, vamos ao que interessa:

Aparelho usado: D-3000.2

A carga usada foi resistiva de 2 ohms.

Gerador com salvas de senóides, sendo F=80Hz 4 ciclos com 0,5s no tempo, assim é necessário para uma pequena simulação de picos musicais.

A fonte é uma bat. Moura de 150A + Fonte de 150A.....

Uma curiosidade, o distribuidor que faz a união da fonte e bat. estava com fio de 16mm(15cm) apenas, mas a ligação principal com 35mm(1m)...

Bem, no início fui até acender o led cliping (como é usado pelos usuários), medi 90Vp nesta medida; dando cerca de 4000W de pot. de pico na carga, com ondulação pelo osciloscópio(não serve o voltímetro, não tem velocidade), variava de 14V á 10V min.

Na segunda medição, fiz alteração da bitola do fio de ligação no distr. de 16mm para 25mm, Surpresa...de 90Vp, subiu para 100Vp, o que resultou em aumentao na pot. de sáida para 5000W de pico musical!

Apenas o simples fato do aumento de 16mm para 25mm ganhou-se 1000W(musicais)!

Bem, agora foi a vez do megacapacitor:

Foi usado um de 20F, para o teste!

Resultado: Aumentou para 110V de pico na carga, ou seja de 5000W para 6000W , com aumento de +1000w,...a ondulação continuou com a mesma diferença, de 14V á 10V, é que o consumo de corrente aumentou!

Conclusões:

O Megacapaciotr é muito importante para fornecer energia nos picos máx. de pot.; ele não vai aumentar o tempo de de utilização, mas vai incrementar a pot. de saída dos módulos, e muito mais dinâmica do som!

Sempre usei e aprovo

[]-[]

  • Upvote 8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um belo teste! Já experimentou colocar uma bateria AGM (stinger, optima, etc) de 50-80Ah no lugar do megacap?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

putz e eu deixei de comprar 1 de 2 farrad por 50 pila :( eu via os cara falando q nao adiantava nada acabei nem comprando...

vlwpelo teste cara... [-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um belo teste! Já experimentou colocar uma bateria AGM (stinger, optima, etc) de 50-80Ah no lugar do megacap?

Ainda não, é que muitos relatam que é besteira usar cap. então resolvi testar e divulgar os testes...

Pelo sei as AGM, são ótimas, só 2 incovenientes: caríssimas e tem vida útil, talvez uma bat. boa + cap. dá um resultado superior, mas só testando!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

resumindo: alimentação adequada + cabos bem dimensionados = 5o% + de potencia.

 

[off] parabéns pelo amp. (e pelo teste), divulgando 3kw e liberando 6k, tá show.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ótimo teste !!!

 

mesmo tendo "bastante" bateria, ainda penso em um MC, sem choro...

agora, pq inconveniente das AGM a durabilidade/vida util ?!?!

caras sim, porém a vida util delas é maior... pelo que sei...

 

 

 

abçs e parabéns pelos resultados !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

resumindo: alimentação adequada + cabos bem dimensionados = 5o% + de potencia.

 

[off] parabéns pelo amp. (e pelo teste), divulgando 3kw e liberando 6k, tá show.

Obrigado pelo elogio, mas não foi o RMS medido e sim potência de pico...o que acontece na prática com música, o RMS dele é 3KW no máx.

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:legal: .... iria adquiri um, agora entao nao podera falta no proximo projeto rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ótimo teste !!!

 

mesmo tendo "bastante" bateria, ainda penso em um MC, sem choro...

agora, pq inconveniente das AGM a durabilidade/vida util ?!?!

caras sim, porém a vida util delas é maior... pelo que sei...

 

 

 

abçs e parabéns pelos resultados !!!

Bem, o que veja de ruim é o preço mesmo, duram um pouco mais que as comum, mas se vc comprar uma Moura por exemplo, feita com prata, e free...dura cerca de 4 á 5 anos....a minha já está á 3 no meu carro e ainda perfeita!

ex: Moura de 150A (R$500,00) + Cap 20F(235,00) bem mais barato que uma AGM de 100A...não acha?

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, o que veja de ruim é o preço mesmo, duram um pouco mais que as comum, mas se vc comprar uma Moura por exemplo, feita com prata, e free...dura cerca de 4 á 5 anos....a minha já está á 3 no meu carro e ainda perfeita!

ex: Moura de 150A (R$500,00) + Cap 20F(235,00) bem mais barato que uma AGM de 100A...não acha?

[]-[]

verdade... acho q so vale a pena aquelas "compactas" quando o cara nao tem onde colocar bateria euuhehu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, o que veja de ruim é o preço mesmo, duram um pouco mais que as comum, mas se vc comprar uma Moura por exemplo, feita com prata, e free...dura cerca de 4 á 5 anos....a minha já está á 3 no meu carro e ainda perfeita!

ex: Moura de 150A (R$500,00) + Cap 20F(235,00) bem mais barato que uma AGM de 100A...não acha?

[]-[]

Entao uma moura dessa mais um cap desse e melhor q uma xs power d3100?

Esses capacitor de 20F da SSL prestam?Ja vi gente dizendo aqui no forum q eles n dao nem 10% do q prometem ou seja,menos de

2F

Parabéns pelo teste!

 

:)

 

é disso que o forum precisa !

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao uma moura dessa mais um cap desse e melhor q uma xs power d3100?

Esses capacitor de 20F da SSL prestam?Ja vi gente dizendo aqui no forum q eles n dao nem 10% do q prometem ou seja,menos de

2F

 

:+1

Não sei te dizer, mas me parece que um user tirou fotos dele aqui no fórum...

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já até cansei de falar desse assunto no fórum.

 

Tem gente que defende (e até briga se você discordar) até que o capacitor atrapalha. Aí fica difícil.

 

Bom que volta e meia vem, alguém com uma pedrada de verdade pra quebrar esses estigmas mal-calçados (putz, fui quase literário agora) :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns cara, por acaso :rolleyes:

cá entre nós rsrs

 

Você é vendedor tem algum vínculo com alguma firma de mega capacitores ? [^]

 

Só pra deixar mais claro pra gente

 

Mas muito interessante seus testes, valeus [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo teste. Parabéns.

 

Sempre que fizer testes assim compartilhe com o pessoal aqui do fórum, o fórum precisa mesmo disso.

 

 

+1 pra você. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns cara, por acaso :rolleyes:

cá entre nós rsrs

 

Você é vendedor tem algum vínculo com alguma firma de mega capacitores ? [^]

 

Só pra deixar mais claro pra gente

 

Mas muito interessante seus testes, valeus [¨]

Rapaz, só fabrico módulos,e tb não revendo... capacitores só empresas do exterior acredito...

Quando se trata de alta potência fica crítico a energia, então é conveniente que utilizemos todos os meios disponíveis para melhorar!

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já até cansei de falar desse assunto no fórum.

 

Tem gente que defende (e até briga se você discordar) até que o capacitor atrapalha. Aí fica difícil.

 

Bom que volta e meia vem, alguém com uma pedrada de verdade pra quebrar esses estigmas mal-calçados (putz, fui quase literário agora) :vts

:rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, o que veja de ruim é o preço mesmo, duram um pouco mais que as comum, mas se vc comprar uma Moura por exemplo, feita com prata, e free...dura cerca de 4 á 5 anos....a minha já está á 3 no meu carro e ainda perfeita!

ex: Moura de 150A (R$500,00) + Cap 20F(235,00) bem mais barato que uma AGM de 100A...não acha?

[]-[]

 

éhhh, podemos dizer que sim, podemos dizer que não...

mas este não é o foco do topico, o importante é resaltar e freisar qe MC é bom e faz a diferença.

ainda coloco um de uns 10F no meu set, sem choro...

 

qto as baterias, aqui na minha cidade, uma AGM de 70ah sai por R$200, é preço eim !!!

Newmax e o tamanho delas é ótimo: C.350 x A. 170 x L. 170

 

 

 

abçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que aqui no fórum tem gente que endeusa demais as baterias AGM. Não que elas não sejam boas, pelo contrário, são ótimas, mas nem sempre são a melhor opção.

 

Falar que uma bateria AGM é boa para suportar altos picos de corrente, é verdade, agora falar que ela é tão boa quanto um mega capacitor já é totalmente exagerado. Acumulador de energia é acumulador de energia, capacitor é capacitor, cada um no seu quadrado.

 

Outra coisa: se a bateria é de 70A/h, ela vai demorar um hora para descarregar caso uma carga constante de 70A seja solicitada da bateria, seja a bateria ácida, AGM, de gel ou de "bosta de vaca", não interessa! Não é verdade quando falam que uma bateria de 100A/h AGM equivale à uma de 200A/h ácida, se isso fosse verdade, nessa bateria AGM viria impresso 200A/h e não 100A/h, o método de medição de capacidade das baterias é padrão para todas.

 

Se eu tivesse duas opções: comprar uma bateria ácida de 150A/h (~R$ 400,00) e um capacitor de 6F (~R$ 300,00) ou comprar uma bateria AGM de 100A (~R$ 700,00), com certeza eu optaria pela primeira opção, pois, acredito eu, teria um rendimento superior pelo mesmo preço.

 

Agora para quem consegue bateria AGM por preços bem em conta ou para quem não tem tanto espaço para baterias grandes, a melhor opção seria usar as baterias AGM.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

éhhh, podemos dizer que sim, podemos dizer que não...

mas este não é o foco do topico, o importante é resaltar e freisar qe MC é bom e faz a diferença.

ainda coloco um de uns 10F no meu set, sem choro...

 

qto as baterias, aqui na minha cidade, uma AGM de 70ah sai por R$200, é preço eim !!!

Newmax e o tamanho delas é ótimo: C.350 x A. 170 x L. 170

 

 

 

abçs

Rapaz, se estiver este preço está muito barato...tem umas de 100A ou 150A que passam dos R$900,00

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico !

 

Eu mesmo me iludia com o pessoal que dizia que MC não fazia efeito, mas agora vi que o negócio é serio !

 

+1 pra você

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema é q o pessoal quer usar um amp de 1 milhão de watts com capacitor de 1F.

 

tem q ter uma proporção satisfatória pra q ele consiga cumprir seu papel.

 

vejam q no teste o DAD usou um capacitor de 20F pra um amp. de 3kw, ou seja, + de 6F pra cada 1000w.

 

DAD, se importaria de dizer a marca/modelo usado no teste?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema é q o pessoal quer usar um amp de 1 milhão de watts com capacitor de 1F.

 

tem q ter uma proporção satisfatória pra q ele consiga cumprir seu papel.

 

vejam q no teste o DAD usou um capacitor de 20F pra um amp. de 3kw, ou seja, + de 6F pra cada 1000w.

 

DAD, se importaria de dizer a marca/modelo usado no teste?

Usei o da Booster...bem mais barato e com NFiscal...pelo M.livre...aliás, tem que tomar uma cuidado extra, a chavinha que liga o remoto para acender o voltímerto é bem longa, e eu sem querer(é lógico), esbarrei na carcaça dele..e danificou o voltímetro (não deveria), mandei para eles e já me mandaram outro!

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DAD, sabe qual a capacitancia dele ? tem algo no manual ?

estava vendo no site da NAPOLI AUDIO algo sobre os MC deles, alguns tem altas capacitancias...

 

 

 

até mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...