Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
n3n0

Campeonato de som de qualidade

Recommended Posts

Vejo de maneira muito positiva a iniciativa de algumas empresas do setor, em voltar a investir em campeonatos de som de qualidade. Dentre elas posso destacar a Ianaconi, Medina Motorsports e a Koyama.

Tive a oportunidade deacompanhar o EMMA durante alguns anos sei o quanto esse movimento é importante, tanto para importadores, lojistas ou consumidores.

Quando converso com algumas pessoas aqui no Brasil, vejo muita decepção com o que aconteceu no tempo de Iasca, Usac e outras. Muitos lojistas que dizem nunca mais querer participar, muitos membros aqui do forum que dizem o mesmo. Mas o tempo passou, as tecnologias também e parece que o mercado se volta para a qualidade novamente.

 

É verdade que o formato da Medina (DLS) e Koyama (Focal e Audiophonic) limitam muito a participação, pois exigem um kit fechado de equipamentos, assim que não tem aquela receita de bolo fica de fora. De qualquer forma parabenizo ambas empresas pelo apoio, uma vez que os custos envolvidos são altos. Quem foi ao evento da Koyama, esteve em um local de primeira, com banheiros limpos, lanche de primeira qualidade. Com relação ao lanche é só perguntar para o Reginaldo, pois ele provou todos os dias. rsrsrsrsrsrs

Existem categoria de entrada, nas quais não é necessário fazer grande investimentos, mas a diversão é garantida.

 

Tenho feito grande amigos durante estes campeonatos e sinto um clima agradável e amistoso; todos querendo ouvir todos os carros. Uns aprendendo mais outros menos, mas a vida é assim. Tem sempre aquele cara que nunca ganha, mas acha que o mundo está errado e ele certo. Assim como tem outro cara que apanha e depois na próxima etapa volta para disputar a título. Isso é o mais legal, consumidores e lojista melhorando, cada vez tirando mais proveito dos equipamentos.

 

Cade o Quality Sound, eu quero participar? Estou esperando pelo EMMA. Se tiver campeonato em quermesse de igreja, agência funerária e instituição surdos; mesmo assim vou participar.

 

Minha pergunta é:

Você já participa? Quer participar ou acha que isso é bobeira?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom ter tocado neste assunto.

 

Acho de grande varia empresas e representantes de suas marcas promover este tipo de evento, ate porque é ali que muitos acabam conhecendo os equipamentos e da melhor forma, ouvindo os mesmos.

 

Mas acho tambem que deveriam ter eventos livres explico:

 

Não ser obrigado a usar determinada marca

Ter livre escolha dos equipamentos, claro que separado por categorias

 

Entendo que como a Koyama junto a focal, audiophonic e Jl que realizaram o ultimo campeonato eles estao la acima de tudo vendendo seu peixe mostrando seus equipamentos.

Este agora que tera em breve realizado pela DLS, tudo bem sao fabricantes.

 

Mas e tipo como eu e muitos outros que nao tem em seu carro DLS, audiphonic e Focal?

 

Acho sim que deva ter regulamentos mas nao imposiçao de determinada marca.

Ja passou pela cabeça de alguem se, em um capeonato qualquer um competidor com equipamentos que muitos aqui do forum repudiam como SQ ficar no pario com outro que usa e abusa de marcas famosas?

 

Bom sei que muitos podem me criticar, mas acho isso e estou aberto as discuçoes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vejo meio que elitizaram este segmento pq ou o cara tem muita grana para montar os equipamentos ou sao lojistas. Sei que este segmento de qualidade e Hi-Fi ja tem por si so um custo mais elevado. Vejo por mim mesmo com a grana que gastei para montar o meu sq de entrada bem basiquinho dava para eu montar um pancadao(trio) sussegado.

 

Uma opniao, o forum junto de seus moderadores e lojistas que desfruta deste espaço poderiam talves tentar organizar um campeonato para nos que utilizamos deste espaço.

 

Imagina categoria DIY so com carros feitos por pessoas que tem acima de tudo teve força de vontande e que foi atras pesquisou e montou o seu proprio som, Categoria de entrada destinados a equipamentos considerado de qualidade mas que nao seja os top e por ai vai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vejo esse movimento de maneira bem positiva.

Acho que é um ganha-ganha-ganha.

O importador ganha divulgando os seus produtos.

O instalador ganha mostrando a qualidade dos seus trabalhos.

E o consumidor ganha experiencia, referencia e por que nao, faz bem ao ego.

 

Defendo uma regionalizacao do movimento, expandindo para outras regioes que nao SP e Ctba.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é fácil, é só criar uma categoria livre nos campeonatos das marcas... o problema é q talvez as categorias das marcas ficariam com poucos competidores.. :( Pois ser livre é o que há!! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre tenho a curiosidade de comparar o som do meu carro em relação a outros veículos, seja para conhecer melhor as possibilidades de acústica quanto os equipamentos.

É muito bom ver um carro com um sistema teoricamente inferior tocando mais que seus pares tidos como top de linha. Tentar descobrir o que foi feito no carro para que houvesse tanta diferença de sonoridade, ou qual o truque do instalador.

Qual de nós não gostaria de poder escutar na mesma tarde um carro top da Focal, um carro top da Morel, um carro top da Audison e um carro top da DLS? Eu quero! Os parâmetros que tenho foram obtidos por testes meus, afinal já tive Morel, DLS e agora estou colocando Focal. Para mim a melhor combinação será Focal Utopia n.7 ativo, com Amp DAT bipolar; mas será que estou certo? A melhor maneira é colocar o carro para tocar ao lado dos outros.

Esqueci de dizer que também desejo muito ouvir um carro top com Hybrid, outro Soundstream e por aí vai.

 

Cade o Quality Sound?

Vai sair o EMMA ou é cada um com seus probrema? rsrsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre tenho a curiosidade de comparar o som do meu carro em relação a outros veículos, seja para conhecer melhor as possibilidades de acústica quanto os equipamentos.

É muito bom ver um carro com um sistema teoricamente inferior tocando mais que seus pares tidos como top de linha. Tentar descobrir o que foi feito no carro para que houvesse tanta diferença de sonoridade, ou qual o truque do instalador.

Qual de nós não gostaria de poder escutar na mesma tarde um carro top da Focal, um carro top da Morel, um carro top da Audison e um carro top da DLS? Eu quero! Os parâmetros que tenho foram obtidos por testes meus, afinal já tive Morel, DLS e agora estou colocando Focal. Para mim a melhor combinação será Focal Utopia n.7 ativo, com Amp DAT bipolar; mas será que estou certo? A melhor maneira é colocar o carro para tocar ao lado dos outros.

Esqueci de dizer que também desejo muito ouvir um carro top com Hybrid, outro Soundstream e por aí vai.

 

Cade o Quality Sound?

Vai sair o EMMA ou é cada um com seus probrema? rsrsrsrs

Agenor,

 

Concordo com vc nos seus 2 posts.

Vc foi muito feliz nas suas colocações.

 

obs.: Ah, moro em Pira mas trabalho em Campinas. Como nao tem encontros por quia, qdo ficar pronto o seu carro "gostaria" muito de ouvi-lo!

 

Abrassss,

Kadu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho MUITA vontade de participar de um campeonato. O problema é que a maioria hoje quer que usem apenas seus equipamentos, o que pra mim, pessolamente, perde TOTALMENTE a essencia da coisa.

 

Sou totalmente a favor de campeonato com equipamentos livres, dividos em categorias, por potencia ou experiencia, sei la... ai é com os organizadores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agenor,

 

Concordo com vc nos seus 2 posts.

Vc foi muito feliz nas suas colocações.

 

obs.: Ah, moro em Pira mas trabalho em Campinas. Como nao tem encontros por quia, qdo ficar pronto o seu carro "gostaria" muito de ouvi-lo!

 

Abrassss,

Kadu.

 

Combinado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agenor, não entendo nem conheço os campeonatos ( o único que tive a oportunidade de presenciar algo foi o da Koyama), é uma pena que provavelmente eu nunca vá participar de um, por razões geográficas até.

 

em algum deles o teste de áudio é "cego" (meio pagação de mico o cara entrar vendado nos carros né?)? ou sempre o juiz fica livre para mexer e ver que equipamentos estão tocando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O juiz sabe quais equips estão ali...

 

Sobre o assunto levantado eu tb quero participar do SQ rsrsrs. Sério, os idealizadores ainda pensam em dar continuidade ao SQ ou morreu mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho legal campeonatos de som. No QS que fui conheci uns 6 ou 7 membros do fórum, todo mundo gente boa.

 

Campeonatos à parte, o que eu não gosto é que vira mexe ocorrem algumas coisas nebulosas... Mas nem vou falar disso. E a valorização exagerada de instalação. Poxa, a maioria aqui gosta de um DIY e tem ótimos resultados, e porque não tem aquele acabamento, vai pro saco. Para não entrar nos méritos do valor do investimento x resultado.

 

Eu entendo os campeonatos de marca fechada, mas acho um saco isso. Montar um set e ficar preso a uma marca, eu pelo menos não tenho a menor vontade. Podiam fazer uma categoria que usasse algum componente da marca, qualquer um, e com visibilidade menor. Acredito que teria um bom interesse.

 

Neno, sera que esse EMMA vai ser um "BREMMA"? Eu tenho aula em Cpa as Quartas, se o pessoal marcasse algo ia ser bacana, dá para matar um dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E a valorização exagerada de instalação. Poxa, a maioria aqui gosta de um DIY e tem ótimos resultados, e porque não tem aquele acabamento, vai pro saco. Para não entrar nos méritos do valor do investimento x resultado.

 

Ta ai outro ponto...

 

pra mim, NUNCA que a qualidade esta relacionada a um porta malas feito cmo caixa bonitinha na lateral, cabos com techflex identificados por cores diferentes, e fiação "escondida"... Pra mim campeonato de audio tem que avaliar audio!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta ai outro ponto...

 

pra mim, NUNCA que a qualidade esta relacionada a um porta malas feito cmo caixa bonitinha na lateral, cabos com techflex identificados por cores diferentes, e fiação "escondida"... Pra mim campeonato de audio tem que avaliar audio!

 

Eu acho que a questão é um pouco mais complicada...

 

De um lado, tem a questão que vocês levantaram: "Campeonato de áudio tem que avaliar o áudio". No entanto, se o campeonato avaliar exclusivamente o áudio, vai abrir espaço pra o pessoal fazer instalações porcas que "funcionem" ali no campeonato, mas não sejam "um bom som automotivo". Vão surgir peitões que atrapalham a visão, pezões que atrapalham os pedais, amplificadores soltos no porta malas, fiação de bitola inadequada (é acreditem ... o juiz não vai conseguir ouvir se você está usando 1mm ou 6mm nos falantes...). Então aspectos como segurança (mecânica, elétrica e contra incêndio) ergonomia, proteção dos equipamentos, na minha opinião tem que ser observados. Além disso, não acho justo que não se reconheça o esforço do instalador em esconder a fiação, fazer um design harmônico com o modelo do carro, escolher um a forração adequada... enfim a parte cosmética da coisa. Isso tem que ser reconhecido, porque você normalmente não leva juízes de audiofilia no banco do passageiro... São seus amigos, familiares... eles não vão entender como pode ter "qualidade" um som tosco cheio de massa plástica e fios soltos cheios de fita isolante aparecendo... Isso é o dia-a-dia do cara que tem som automotivo.

 

Do outro lado, os campeonatos que tratam a instalação como um todo acabam desconsiderando o aspecto mais importante (qualidade do áudio "aos ouvidos"). Então uma instaladora que não fez um bom projeto, nem um bom acerto, mas tem uma boa marcenaria e tapeçaria pode ter resultado melhor que um sistema que se destacou na audiofilia. Eu acredito que uma solução seria considerar certos quesitos em separado. P.ex.

 

- qualidade de áudio (a avaliação do juiz audiófilo)

- instalação (segurança, proteção e ergonomia)

- acabamento (harmonia, design, revestimento, originalidade, etc.)

 

 

Na hora de divulgar os resultados, se colocaria um ranking para cada quesito. Assim você teria um primeiro colocado em qualidade de áudio e não necessariamente campeão em acabamento. Você reconhece quem manja do projeto e acerto do sistema e não deixa de prestigiar quem faz um bom acabamento e um boa instalação.

vc. pode estabelecer pesos para cada quesito (p.ex. (eu disse por exemplo!) qualidade 3, instalação 2, acabamento 1) e definir um ranking geral.

 

Mas na minha opinião, as pessoas TÊM QUE SABER QUAL CARRO TOCOU MELHOR!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

edit: Escrevi o que o Admison tinha falado, mas ele apareceu e respondeu antes de mim. rs

Editado por R2_luciano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou o carro que tivesse alum problema de instalação poderia ser penalizado, mas de uma forma que todos poderiam cumprir as regras e não levar essa penalidade. Só pra não acontecer como no primeiro SQ de SP, onde muitso carros nem tinham acabamento...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta ai outro ponto...

 

pra mim, NUNCA que a qualidade esta relacionada a um porta malas feito cmo caixa bonitinha na lateral, cabos com techflex identificados por cores diferentes, e fiação "escondida"... Pra mim campeonato de audio tem que avaliar audio!

 

 

Concordo, mas descordo. rsrsrsr

 

Na minha opinião, tem que contar SIM o capricho na instalação, pelo simples fato de que os investimento neste sentido também é alto e deve receber atenção assim como posicionamentos, etc. Não estou dizendo que deva ter uma nota com o mesmo peso, com relação ao áudio, por exemplo, mas acho válido o julgamento da organização, posicionamento, enfim, da disposição dos cabos.

 

Esse papo de techflex e termoretrátil, não tem muito fundamento, né Scultera??? Veja que os juízes não desmontam o carro para ver se todos os cabos possuem techflex, etc. Isso, acredito eu, que deva contar exatamente pela organização e identificação de cada cabo. EU, por exemplo, invisto neste sentido, já deve ter visto no meu tópico, mas faço isso porque acho legal a identificação, e fica mais fácil para fazer as ligações, somente.

 

Extremamente válidos os campeonatos, sejam eles como forem, de uma marca apenas, livre, enfim. Vai quem quer e quem pode modificar seu carro para aqueles parâmetros, mas é claro que defendo a implantação de categorias livres, principalmente porque, como disse, não são todos os que tem disponibilidade para montar um sistema monomarca, ou mesmo querem fazer isto.

 

Defendo também a criação de uma área destinada a nós (para aqueles que assim como eu, são) DIYers \o/. Acho que seria válido aferir o quão refinado pode estar um sistema desses. Mas acredito que seja bastante difícil conseguir que os sistemas estejam 100% no DIY, pois existem muitos AMIGOS que podem dar uma "mãozinha", se é que me entendem. Assim ficaria meio que desleal, a brincadeira.

 

Bom, de qualquer forma, ainda pretendo participar de um desses campeonatos, quem sabe um dia.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo em partes.. Peso 8 pra audio e 2 para instalação por exemplo....

 

Ta ai outro ponto...

 

pra mim, NUNCA que a qualidade esta relacionada a um porta malas feito cmo caixa bonitinha na lateral, cabos com techflex identificados por cores diferentes, e fiação "escondida"... Pra mim campeonato de audio tem que avaliar audio!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agenor, o Quality Sound esse ano deu uma parada devido a vários motivos.

 

Para quem já fez evento desse tipo, sabe todo o trabalho que é necessário.

 

Mas podem ter certeza que, caso não tenha uma etapa do Quality Sound ainda esse ano, ano que vem voltaremos com força total.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre a qualidade da instalação. Pra mim está por trás dessa pontuação uma vontade de fazer com que o campeonato seja esteticamente atraente aos visitantes. Afinal quem está com o som até é consumidor, mas alguém que ainda não tenha o som montado é um consumidor com um potencial maior.

 

Imagina se vc não conhece som automotivo e vai ver um campeonato de SQ por indicação de um amigo ou por acaso mesmo. Vc iria se interessar mais por carros com o acabamento do corolla da focal ou por um carro com os amps jogados no porta-malas sem acabamento algum? No final das contas o intuito do campeonato é vender a "marca" de "som de qualidade" e alavancar vendas das marcas e lojas que patrocinam o evento.

 

Pessoalmente eu acho que som e instalação deveriam sim serem avaliados separadamente, mas acho extremamente válido ter também esse aspecto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderiam dividir em umas 3 categorias...

 

TOP: Onde o acabamento deveria seguir um nível de excelencia junto com o áudio.

 

Mid: Julgado apenas o audio.

 

Entry: Instalação simples do dia a dia, sem portas traradas, pezinhos, peitinhos e etc, tipo à exceção do porta malas, equipos em lugares originais, ou seja, falantes nas portas, nas abas trazeiras e etc.

 

facilitaria a vida de muita gente e estimularia a galera que não quer ou não tem $$$$ sobrando pra caprichar na instalação!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho legal campeonatos de som. No QS que fui conheci uns 6 ou 7 membros do fórum, todo mundo gente boa.

 

Campeonatos à parte, o que eu não gosto é que vira mexe ocorrem algumas coisas nebulosas... Mas nem vou falar disso. E a valorização exagerada de instalação. Poxa, a maioria aqui gosta de um DIY e tem ótimos resultados, e porque não tem aquele acabamento, vai pro saco. Para não entrar nos méritos do valor do investimento x resultado.

 

Eu entendo os campeonatos de marca fechada, mas acho um saco isso. Montar um set e ficar preso a uma marca, eu pelo menos não tenho a menor vontade. Podiam fazer uma categoria que usasse algum componente da marca, qualquer um, e com visibilidade menor. Acredito que teria um bom interesse.

 

Neno, sera que esse EMMA vai ser um "BREMMA"? Eu tenho aula em Cpa as Quartas, se o pessoal marcasse algo ia ser bacana, dá para matar um dia.

 

Olha só, está quase rolando um encontro regional em Campinas, heim...

Assim que a Sorento ficar pronta vamos nos encontrar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agenor, o Quality Sound esse ano deu uma parada devido a vários motivos.

 

Para quem já fez evento desse tipo, sabe todo o trabalho que é necessário.

 

Mas podem ter certeza que, caso não tenha uma etapa do Quality Sound ainda esse ano, ano que vem voltaremos com força total.

 

Pode me colocar como um dos primeiros escritos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O offtime colocou algo de extrema importância, o formato do campeonato.

 

Apesar de não termos mais Iasca, continuamos escravos de um modelo que ele implantaram a 200 anos atrás. Neste modelo tudo é meio escondido e o público é apenas um empecilho.

Concordo inteiramente que os campeonatos devam ser mais abertos, onde nossos convidados possam ver todos os carros de perto, escutar o som e ver a instalação. Aos poucos a base de competidores irá crescer e em alguns anos faltará espaço para tanta gente poder competir.

Faço um paralelo entre os dois últimos campeonatos, Medina e Koyama. Apesar do campeonato organizado pela Medina ter contado com menos requinte e suporte geral, no aspecto interatividade foi imbatível. Pude escutar todos os carros, olhar todos os detalhes, enfim tudo o que deu vontade; mantendo o respeito e a seriedade é claro. No campeonato organizado pela Koyama não ouve este espaço tão importante, fica aí a dica para os caras. Nem os competidores puderam ouvir os outros carros e assim fica difícil saber quem toca muito ou não. Posso dizer que o Corolla da Audiodesign tocou muito, mas não tive a chance de escutar o Beatle segundo colocado para dizer se a diferença era tanta ou não. Nem o Civic do Valtão que é meu amigo de longa data consegui escutar. Sei que isso não foi feito de propósito, e sim possivelmente devido a falta de espaço. Não estou querendo cobrar ninguém, apenas escrevo como competidor.

Para o mercado crescer, precisamos deste tipo de espaço, pois os iniciantes precisam começar a entender como tudo funciona. Imagine se cada loja levar 5 clientes em potencial para acompanhar uma etapa, na próxima etapa teremos mais carros e isso não para mais.

 

Por isso mesmo as categoria de entrada são fundamentais. O cliente entra na loja com um som ruim, o instalador sugere um monte de coisas, mas o cara só compra um kit novo; daí o cara vai no campeonato e começa a ver como o cabo RCA faz diferença, como o tratamento nas portas (que o cliente não quis fazer) é importante. Mas se o camarada tem que comprar tudo da DLS ou da Focal ou da outra marca, fica muito mais difícil. Vamos fazer uma categoria OPEN, onde os participantes tenha de usar ao menos os Speakers da marca, deixem o sub e o amp livre. Que tal?

Só aqui no Forum, mais uns 50 caras poderiam participar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...