Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Ri7

Pioneer DEH-P9300 vs JVC SH-55

Recommended Posts

Com a licença do meu amigo Sandro, vou plagear os moldes do teste dele que foram muito elogiados.

 

Como alguns sabem e outros não ehhehe, troquei meu antigo player (JVC SH-55) por um Pioneer DEH-P9300.

 

Detalhes da instalação:

Os chicotes do pioneer, por serem maiores, facilitam bastante o trabalho, no JVC eles são bastante curtos.

Os RCAs de ambos usam o mesmo tipo de cabo.

 

Embora eu não tivesse cd-changer no JVC, o cabo do JVC é de longe o melhor. O do pioneer é mto eficiente, mas o conetor ocupa espaço...a JVC usa um sistema proprietário muito inteligente e prático.

 

No meu carro não há necessidade de cinta.

 

JVC 1 x 1 Pioneer

 

Player instalado

 

Nota 10 para o display do Pioneer. A resolução da linha 9xx é muito maior do que nas outras linhas. Até quem conhece os 'golfinhos' se impressiona.

O JVC não acendia junto com a iluminação interna e tinha apenas 10 caracteres para os nomes. O Pionner além de acender, mostra o nome da faixa e do autor ao mesmo tempo.

O JVC tinha um pequeno analisador de espectro de 4 bandas, o Pioneer tem vários tipos de visualização, então não se perde nada.

O Vidro da tela do JVC sempre foi meu carma...na posição em que ele ficava no meu painel, durante o dia eu simplesmente não via nada. Nada mesmo, só reflexo. Com o pioneer isso não acontece.

 

JVC 1 x 2 Pioneer

 

 

Quanto ao acesso das funções, o JVC apanhou feio. Até parece copia do que o Sandro escreveu sobre o Alpine. Só não é tão ruim, porque quase não tem funções. No pionner os menus são bastante intuitivos, e muito mais fáceis de se mexer.

 

JVC 1 x 3 Pioneer

 

 

Controle remoto do pioneer é de volante, e no meu caso pegou bem.

O do JVC é tipo cartão, muito bom tbm. Empate

 

 

O JVC tem equalizador paramétrico de 3 bandas (3 frequências centrais em cada, com regulagem de Q e ganho). O pionner e suas 13 bandas, me permitiram (com pequenas variações) corrigir alguns detalhes que antes não era possível.

O JVC possuia a função Super-Bass que era o "loudness" porém regulável. O Pioneer possui LOUD, Octaver e BBE, que também melhoram as respostas em baixos volumes se for o caso.

O Auto-EQ do pioneer é um recurso muito bom. Muito bem bolado e útil para corrigir ganhos e eliminar falhas do ambiente.

O JVC não possuia crossovers internos, e os do Pioneer são simples e eficientes.

O Time Alignment do Pioneer (provavelmente devido ao meu setup de falantes) funcionou muito melhor que o Alpine 9813. O JVC não possuia este recurso.

O Pioneer ainda possui DSP, memórias para o Time Alignment, controle de ganho e atuação do EQ.

 

JVC 1 x 5 Pioneer

 

 

Agudos

Se equivalem. O Pioneer tem um pouco mais de extensão e é mais arejado. O JVC é mais suave.

 

 

Médios

Ambos tem os médios na medida certa, que não se sobressaem ao restante. Os médios do JVC são pouca coisa mais articulados, oq a primeira vista soa como mais detalhado.

 

JVC 2 x 5 Pioneer

 

Médio grave

o JVC tinha médio-graves bons. Suficiente para acompanhar os médios, porém faltava ataque e presença.

O pioneer tem ataque, presença e uma integração de fase que os mais treinados perceberão RAPIDO.

 

JVC 2 x 6 Pioneer

 

Grave

Aqui temos duas facetas: Se o intuito for mais audiófilo, ou mais dia-a-dia.

O JVC tinha bastante graves, com o mesmo problema anterior, uma ligeira falta de ataque. Tocando até 100hz se saía muito bem. Tocando apenas abaixo de 50/60hz a falta de velocidade as vezes era sentida revelando o sub.

O Pioneer teve um estudo mais pormenorizado na faixa dos graves por parte dos engenheiros da fábrica. Os graves são mais velozes e mais rápidos, não tão macios como os do JVC, porém muito mais líquidos e presentes. Se for tocado até 100hz, a impressão é de que foi adcionado um woofer além do SUB, de tão ágil que é o grave. Tocando abaixo de 50hz, a precisão faz seu papel e deixa o ambiente preenchido, sem sobras.

 

JVC 2 x 7 Pioneer

 

FM

 

Covardia...Mesmo com Supertuner III o pioneer tomou pau do JVC.

 

JVC 3 x 7 Pioneer

 

Entradas Auxiliares

O Pioneer tem uma para telefone e só.

O JVC tinha uma frontal (para mp3 portátil e 2 traseiras, além da interface JVC)

 

JVC 4 x 7 Pioneer

 

 

Geral, oq foi ganho e o que fora perdido:

 

Perdi, sem dúvida nos aspectos onde contava mais a 'simplicidade' do circuito do JVC, como ruído (hiss) e passagens complexas a baixos volumes e nos médios (vou comentar abaixo)

 

Ganhei: um palco gigantesco, maior, mais largo, mais profundo e mais alto. Além disso o corpo harmônico dos intrumentos grandes agora se mostra muito mais proporcional, as vezes impressionando.

 

Valeu muito a pena a troca.

Para os preconceituosos de plantão, saibam que a linha 9xx da pioneer é um mundo totalmente a parte. (a linha 2004 extendeu isso a linha 8xx)

 

Se presta SIM ao hi-fi, tocando com a mesma competência do JVC e do Alpine qualquer passagem, e portanto sendo superior a Alpine 9813 que eu testei semana retrasada, sendo o JVC e o alpine superior apenas na definição, que algo me diz ser fruto das rotações de fase, e não 'exatamente' maior definição.

Essa é uma questão que vou reservar para outro tópico posteriormente.

 

Uma curiosidade.

Para minha surpresa, a linha 9xxx da pioneer usa sistema de leitura bitstream, como o JVC, ao contrário das linhas mais simples. Interessante B)

 

Valeu a diferença de preço (algo em torno de 45% acima do JVC contando apenas o player)

 

Vale contar aqui que o JVC embora mais limpo, não tem anti-clipping nas saídas, e necessita trabalhar mais com as regulagens.

O Pioneer é limpo, e as vezes a dinâmica dele chega a assustar.

(para quem já ouviu a linha 4150, 5150 que é "dinamica-less")

 

Só queria lembrar que estes testes tem como base um sistema não convencional de falantes (vide assinatura) e que os resultados aqui ditos podem se apresentar diferentes em sistemas mais simples, bem como as regulagens de sobra do pioneer podem literalmente DESTRUIR a fidelidade de qualquer sistema.

 

Ufa!

 

Abraços!

 

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc e o sandro tão andando de mãozinha dada né???hahuAHUahuaHUAhu....

 

Parabéns pelo review, assim como o Sandro, vc foi mto objetivo e critico...para quem sempre defendeu JVC e nunca foi mto fã de Pioneer...ficou realmente bem interessante...creio que agora finalmente vou poder unir qualidade e beleza (leia-se gráficos e frescurinhas a mais :P) :rever1::rever1::legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ja me divertia bastante com meu 920r, imagine o 9300, que ja vem com time alignment, deve ser um otimoooooo player.

 

pioneer linha 9 realmente sempre foi outro patamar. nao eh a toa que sempre foi bem mais caro!

Editado por rptl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

he he parabéns, acho que o pessoal vai olhar os pioneer com outros olhos......só falta um comparativo com clarion......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens ricetti!

 

Vou poder escutar o sistema do pioneer e tomara que agora eu escute o "sub" né??? :vts

 

Muito legal esse comparativo, muitos acham que pioneer nao tem players top como alpine e outras!!!

 

Esses testes são pra provar que dá pra usar pioneer pra linha de qualidade!! Em breve irei partir pra uma linha dessas!!!

 

Só pra aproveitar, a linha 860mp possui as mesmas funções da 960mp??

 

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal!!!!!!!!!!!!!!!!! agora o pessoal esta dando od evido valor a linha topda Pionner! logicoq gosto naumse discute se lamente hehehehe , mas eu gosto sim de Pionner e tenho um DEH-P9350 e acho excelente pelo preço , e pelo q oferece! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

860mp eh igual o 960. soh nao tem a frente que desce

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
860mp eh igual o 960. soh nao tem a frente que desce

UFA... Esse review me deixou mais seguro, não sou só eu contra o mundo....

 

Ricetti Que bom que gostou... disse que não ia se arrepender...

 

O que achou do dac do changer x dac do player ?

 

O Palco desse player é realmente enorme e profundo, só acho a dinâmica um pouco "pasteurizada" , por conta do processamento digital.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae Sandro,

 

É...pior q estamos meio do avesso do mundo heheeh

 

Não sei se por eu usar o minimo de auxílio digital possível, mas achei a dinâmica bem fluída até. Muito mais do o alpine por exemplo.

 

Quanto ao changer, ainda não criei minha opinião, mas já notei diferenças, logo mais vou postar.

 

Abraço!

 

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae Sandro,

 

É...pior q estamos meio do avesso do mundo heheeh

 

Não sei se por eu usar o minimo de auxílio digital possível, mas achei a dinâmica bem fluída até. Muito mais do o alpine por exemplo.

 

Quanto ao changer, ainda não criei minha opinião, mas já notei diferenças, logo mais vou postar.

 

Abraço!

 

Ri7

Vamos ver se aparece alguem que queira trocar um CDA9815+CHA1214 por um DEH860MP + CDX-P1280 :(

 

Pago os fretes....

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ri7, vc acha que o Kenwood 979 é o melhor player atualmente?

 

ps: exceto nakamichi e similares

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de pergunta com certeza iria aparecer...

 

Mas eu precisaria ouvir com calma (alguns dias) o kenwood para tecer uma opinião pessoal com esse peso.

 

Pelo que eu ouvi no meu teste recente, ele estaria pau a pau com a linha nova da pioneer, com suas vantagens e desvantagens, afinal foi melhor que o JVC, que fora melhor que o 9813.

 

Acho que sem dúvida seria a opção mais requintada, sonoramente falando, atualmente. Mas reforço que a linha top da pioneer com certeza estará junto, bem como a clarion.

 

O Clarion 935 é muito eficiente tbm.

E os 860/960mp estão com alto refinamento técnico.

E a linha atual JVC também possui players com vasta gama de recursos.

Sem falar que existe o DEX-P9...que é, digamos, até excessivo.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
UFA... Esse review me deixou mais seguro, não sou só eu contra o mundo....

 

Ricetti Que bom que gostou... disse que não ia se arrepender...

 

 

[]

Sandro

da um pulinho no topico de distorcao no player, lah no hot-topics....

 

como tenho dito, tirando nakamichi, ja nao acredito em mais ninguem...

e nao faço a minima ideia de qual serah meu proximo player...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse tipo de pergunta com certeza iria aparecer...

 

Mas eu precisaria ouvir com calma (alguns dias) o kenwood para tecer uma opinião pessoal com esse peso.

 

Pelo que eu ouvi no meu teste recente, ele estaria pau a pau com a linha nova da pioneer, com suas vantagens e desvantagens, afinal foi melhor que o JVC, que fora melhor que o 9813.

 

Acho que sem dúvida seria a opção mais requintada, sonoramente falando, atualmente. Mas reforço que a linha top da pioneer com certeza estará junto, bem como a clarion.

 

O Clarion 935 é muito eficiente tbm.

E os 860/960mp estão com alto refinamento técnico.

E a linha atual JVC também possui players com vasta gama de recursos.

Sem falar que existe o DEX-P9...que é, digamos, até excessivo.

 

[]s

Ri7

O legal disso é poder tirar os mitos da cabeça da galera...

 

ultimamente a galera tem buscado mtoo qualidade....e os fabricantes, creio eu, se ateram nesse detalhe e deixaram um pouco de lado simplesmente a estética dos players e começaram a caprichar mais na qualidade....

 

o restou sobre Pioneer foi mto preconceito em relação aos antigos...que realmente deixavam mto a desejar no quesito qualidade....está aih a prova....dois membros altamente qualificados e com ótimo embasamento técnico e teórico destrincharam os players em sistemas voltados para qualidade e mostraram que nem só de Naka, Alpine e outros vive o SQ....

 

Vamos abrir a cabeça e os ouvidos galera... :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao time alignment, pelo menos o meu P946 soh tinha 6 ajustes (front-left, front-right, rear-left, rear-right, none e all). E alem de nao centralizar o palco direito, deixava o som com um aspecto como se tivesse polaridade de algum falante invertida. Jah do meu alpine 9811 eh bastante superior. Nao sei dos outros aparelhos da linha 9 da pioneer, pois o P946 foi o unico que eu tive.

 

 

O 9811 eh meu primeiro player da Alpine. Achei ele melhor que o P946, e em termos de recurso, tem tudo o que eu preciso (uso quase em flat, e o 946 eu nao usava nem o time alignment, soh dava uma leve aumentada na faixa dos 80Hz a 150Hz por causa dos meus midbass que sao fracos abaixo de 150Hz). Eu nao tenho o treino de ouvido que muita gente tem aqui (em termos de saber nomear as caracteristicas de um sistema de som), mas confio no meu taco. E dificil dar uma opiniao, visto que eu tenho muito o que melhorar em falantes, amplificador e instalacao, mas pelo menos o 9811 pareceu encaixar-se melhor com meu sistema do que o pioneer, no geral, me deixou bem mais satisfeito (depois de 4 meses com ele, jah estou completamente acostumado aos controles).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa to perdido agora, ja planejava comprar um 9815, agora ja não sei mais pra que lado correr. :wacko: :wacko: :wacko:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O jeito é correr para o lado do Kenwood 979!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O x979 tem muita diferença do x969?

tem MUITA. O som do x969 é igual ao do x869 (q eu tinha). O novo x979 tem DAC 24 bits, time correction, Dolby pro-logic II....

Editado por Guijs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nossa to perdido agora, ja planejava comprar um 9815, agora ja não sei mais pra que lado correr. :wacko: :wacko: :wacko:

Calma....tb não é assim....leia o Review que o Sepacheco fez com a comparação entre o 9815 da alpine e o DEH-P9300 da Pioneer...

 

Os dois players são ótimos, comprando um ou outro o resultado é bastante satisfatório. Vale a pena lembrar que ambos tem ouvidos mto bem treinandos e mto dos detalhes que ambos perceberam não são todos que conseguem diferenciar, portanto, tente não se basear tanto nos reviews, que foram apenas opiniões pessoais (que entram gostos, sistemas e percepções diferentes).

Pode ter certeza, a intenção de nenhum dos dois deve ter sido para fazer apologia ao Pioneer ou desmerecer o Alpine...cada um dos players tem seus méritos assim como o x979, o ideal seria vc escutar cada um deles e tirar suas próprias conclusões...como isso nem sempre é possivel...veja o que VOCÊ considera como melhor custo/benefício (minha opinião?? Pioneer :legal::legal: )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Calma....tb não é assim....leia o Review que o Sepacheco fez com a comparação entre o 9815 da alpine e o DEH-P9300 da Pioneer...

 

Os dois players são ótimos, comprando um ou outro o resultado é bastante satisfatório. Vale a pena lembrar que ambos tem ouvidos mto bem treinandos e mto dos detalhes que ambos perceberam não são todos que conseguem diferenciar, portanto, tente não se basear tanto nos reviews, que foram apenas opiniões pessoais (que entram gostos, sistemas e percepções diferentes).

Pode ter certeza, a intenção de nenhum dos dois deve ter sido para fazer apologia ao Pioneer ou desmerecer o Alpine...cada um dos players tem seus méritos assim como o x979, o ideal seria vc escutar cada um deles e tirar suas próprias conclusões...como isso nem sempre é possivel...veja o que VOCÊ considera como melhor custo/benefício (minha opinião?? Pioneer :legal::legal: )

Eu sei, em nenhum momento achei que eles estavam fazendo apologia a qualquer uma das marcas, acho esse tipo de tópico de extrema importancia pq como voce falou ambos tem ouvidos treinados o que quiz dizer que estava perdido é que estou vendo que hoje agente tem uma gama maior de players com uma qualidade equivalente, o que é otimo , ja tive oportunidade de ouvir o 9815, e quero ouvir tb o pioneer e o kenwood, agora se temos um pioneer com mesma qualidade que um alpine por um preço melhor é uma boa opção a ser considerada para uma futura troca que planejo, e nesse caso como vc estou dando preferencia ao pioneer. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens por mais este otimo review! Acho muito interessante quando questionamos e colocamos a prova alguns "mitos". Este final de semana finalmente substitui meu antigo DEH-425 por um DEH-9200R e concordo com sua opinião quando fala q a linha 9xxx possui uma dinâmica completamente diferente em relação a outros modelos da pioneer! Me surpriendi.

Editado por Pb_las

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tambem vale lembrar que isto vale para cada sistema, ou seja, cada player leva vantagem em um tipo de som, as vezes para um carro pode ficar bom e para outro naum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...