Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Lu Domingues

[Peugeot 207] SQ

Recommended Posts

Olá, galera!

 

Na vontade de economizar dimdim e aprender a fazer algumas coisas, resolvi criar coragem e fazer os pezinhos para os mid bass do kit 3 vias que comprei há uns 4 meses e não instalei ainda por falta de verba. Na verdade, por falta de verba ainda faltam instalar: módulo digital para o sub, mega capacitor 2 Fd e o DVD 1 din retrátil.

 

Pra começar, materiais comprados: 0,5 kg de manta de fibra de vidro, 1 litro de resina, 2 pincéis, 2 pares de luva de látex, 1 respirador com carvão ativado, 1 litro de thinner, 1 lata de massa plástica, 1 pistola de cola quente, 2 bastões de cola, 2 folhas de lixa ferro 100, 2 folhas de lixa d'água 400, 1 pedaço de réplica de madeira (acho que é eucatex), 1 rolo de fita crepe larga, 1 copo plástico (pra deixar o pincel no thinner pra não endurecer), 1 fundo de garrafa pet (marcado com fita na medida de 50ml para a resina). Custo total: 67 dilmas.

dsc05845t.th.jpg

 

Pra mostrar o cantinho do pé do motorista... aqui é que a obra vai ficar mais difícil devido ao espaço ser pequeno.

dsc05844x.th.jpg

 

Aqui é logo após preencher tudo com fita.

dsc05843kb.th.jpg

 

Após besuntar a fita crepe com resina, comecei a colar os pedaços de fibra de vidro. Vale lembrar que cortei tudo em quadradinhos pra facilitar a vida (vi esta dica nuns tutoriais aí!)

dsc05846l.th.jpg

 

Daí foi só intercalar "camada de resina/ camada de fibra"

dsc05842cu.th.jpg

 

Montei 3 camadas de fibra até o momento (acabou o catalisador e não deu pra continuar o trabalho)

dsc05854dh.th.jpg

 

Como me alertaram que a resina tem de ser misturada com o catalisador no momento do uso e o trampo tem de ser rápido, fui de 50 em 50 ml... usava e fazia um novo, e aí, mais besuntação.

dsc05853v.th.jpg

 

A cada camada, o troço bebe mais resina... isto quer dizer que vai quase 1 litro só na base do pezinho

dsc05852g.th.jpg

 

Esta é minha preocupação por causa da alavanca de abertura do porta-malas. Não dá pra aproveitar bem aqueles espaço, e com isto, a litragem fica mais comprometida.

dsc05849pkm.th.jpg

 

mais camadinhas

dsc05848sm.th.jpg

 

mais camadinhas...

dsc05847d.th.jpg

 

Mostrando o fim da base, que deve correr pela lateral da porta pra ganhar litragem...

dsc05855g.th.jpg

 

estado das luvas ao fim da primeira parte do trampo...

dsc05851uy.th.jpg

 

dsc05850m.th.jpg

 

Agora vem algumas questões que preciso muito de ajuda dos foristas...

 

como fazer a parte de cima desta caixa??? Comecei um trabalho sem saber pra onde ir!!! kkkkk

 

Como dimensionar a litragem para meu mid bass (é um 6,5" do kit 165A3 da Focal) e como conseguir esta litragem nestes pezinhos????

 

Galera, obrigado pela atenção, e amanhã, depois do meu trabalho, volto pra continuação deste trampo!

 

Abraços,

 

Luciano

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Começou bem hein?! Bem vindo ao fórum!

Vou acompanhar este, pra ver como vai ficar!

 

Abraço,

Vinícius.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Corte um aro, onde encaixe o mid. Posicione ele no pezinho, tente direcioná-lo. Pra fixar ele afastado, basta usar pequenos pedaços de madeira na altura certa, colá-los com cola quente (que é + prático), e se for preciso, travar para que não caia.

 

Depois para fechar em cima, faça alguns moldes em MDF como preferir o formato do pezinho, coloca algo por cima para não ceder (pode ser papelão) e depois estica um tecido por ele todo, e repete o processo da fibra!

 

Quanto a litragem, tenta procurar se não acha, ou pega os dados e simula uma caixa. Pra calcular a litragem, tem vários jeitos. Desde pedra brita bem fininha, vai preenchendo e medindo quanto dá, ou areia, bolinhas de isopor, e por aí vai. Vai de sua imaginação!

 

Abraço,

Vinícius.

Editado por Vinícius MB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Corte um aro, onde encaixe o mid. Posicione ele no pezinho, tente direcioná-lo. Pra fixar ele afastado, basta usar pequenos pedaços de madeira na altura certa, colá-los com cola quente (que é + prático), e se for preciso, travar para que não caia.

 

Depois para fechar em cima, faça alguns moldes em MDF como preferir o formato do pezinho, coloca algo por cima para não ceder (pode ser papelão) e depois estica um tecido por ele todo, e repete o processo da fibra!

 

Quanto a litragem, tenta procurar se não acha, ou pega os dados e simula uma caixa. Pra calcular a litragem, tem vários jeitos. Desde pedra brita bem fininha, vai preenchendo e medindo quanto dá, ou areia, bolinhas de isopor, e por aí vai. Vai de sua imaginação!

 

Abraço,

Vinícius.

 

é mais ou menos por aí que eu tava pensando mesmo... quando fui comprar o material, vi que tinha uma máquina de cola quente por 7 dilmas e bastão a 0,50 dilmas. Acabei de descer na garagem para recolher a bagunça que deixei, senão a síndica me pega! Vi que já estava seco e retirei as peças. Ainda acho que não tá bem reforçado. Amanhã vou comprar mais resina, fibra e tentar concluir este fundo. Vamos ver no que vai dar!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ele ficou meio firme, sem perigo de torcer ou quebrar, pode tirar do carro e trabalhar as outras camadas neles fora, que fica + fácil! Faça um pouco maior, que depois só endireita os 2 iguais, e no tamanho que desejar. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ele ficou meio firme, sem perigo de torcer ou quebrar, pode tirar do carro e trabalhar as outras camadas neles fora, que fica + fácil! Faça um pouco maior, que depois só endireita os 2 iguais, e no tamanho que desejar. :legal:

 

Dica seguida! Pq o forum atualiza o horário 1 hora abaixo do fuso-horário do Brasil? kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dica seguida! Pq o forum atualiza o horário 1 hora abaixo do fuso-horário do Brasil? kkkkk

 

Vai no "Painel de Controle" (só clicar em cima do seu nome, no canto superior direito), depois muda para (GMT - 3:00 horas). :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É importante fazer um bafle onde você vai fixar o midbass e depois use pedaços de MDF para ajudar na hora de realizar o direcionamento do altofalante. Use o silicone quente para colar os pedaços de MDF durante esse processo de direcionamento.

Para moldar o restante do pezinho você pode fazer arcos de MDF e encapar com tecido e resinar. Pode fazer também uma espécia de caixa mista de mdf e fibra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece q os 206/207 estão de volta! []-[]

Uso botas de 9L no meu. :P

Como será um 3 vias usando mids de 6", ñ me preocuparia muito com o posicionamento dos pezinhos. Próximo aos pedais é q aperta um pouco e isso pq costumamos usar mids de 5". Tente apenas fazer o q ñ te atrapalhe... o q conseguir será lucro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece q os 206/207 estão de volta! []-[]

Uso botas de 9L no meu. :P

Como será um 3 vias usando mids de 6", ñ me preocuparia muito com o posicionamento dos pezinhos. Próximo aos pedais é q aperta um pouco e isso pq costumamos usar mids de 5". Tente apenas fazer o q ñ te atrapalhe... o q conseguir será lucro.

 

Alves,

 

Posta fotos das suas botas, para uma melhor referência ?

 

Abraço !

Editado por BYRONALD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, amigos!

 

Ontem não postei, pois fiquei muito puto da cara. Ontem dei mais uma camada de resina e manta nas bases dos pezinhos e, acabei tendo mais uma "grande" idéia. Pra fazer a parte de cima dos pezinhos (a canaleta lateral) como não tenho muita habilidade nem madeira sobrando e daí esticar um tecido, resolvi fazer mais 2 pares de "bases" só com 2 camadas, recortar na medida e colocar por cima da base!

 

Também tive a brilhante idéia de tirar a peça onde ficam os tweeters e meti a serra neles. Aí olhei e não sabia mais o que fazer. Resultado: voltei pra casa dormir beeeeem de cara.

 

Mas hoje, vim mais animado. As peças do pezinho estavam secas, aí retirei as fitas crepe que estavam neles, medi no carro, risquei os limites e aí foi a parte que ferrou: serrar. Sem uma serra tico-tico, munido apenas de arco de serra, alicate universal e alicate de corte, a missão se tornou quase impossível. E nesta hora você pensa: mando tudo às favas e mando meu carro pra loja ou sacrifício em nome do aprendizado, da economia e da alegria de saber que foi vc? Tá, deixa a viadice de lado e vamos às fotos de hoje:

 

Primeiro colocando as bases novamente e improvisando a marcação com giz que roubei do meu sobrinho de 4 anos.

dsc05859hr.th.jpg

 

Reparem na precisão cirúrgica das marcações

dsc05858d.th.jpg

 

O importante é ter som. Os pés que se lasquem.

dsc05857rr.th.jpg

 

Reparem até onde vão os pezinhos.

dsc05856t.th.jpg

 

Novo local escolhido para continuar o trabalho: A churrasqueira do condomínio.

dsc05866x.th.jpg

 

As ferramentas de auto-tortura... e um banco de praça que deveria estar no pátio, mas eu o trouxe sorrateiramente para meu local de trabalho.

dsc05862x.th.jpg

 

mais detalhes desta mancada.

dsc05861no.th.jpg

 

Aqui é só pra dar um gostinho do que os tweeters ainda vão sofrer... calma! Ali não são eles não.

dsc05865x.th.jpg

 

A junção das partes de fibra.

dsc05864i.th.jpg

 

Mais detalhes...

dsc05863j.th.jpg

 

E mais detalhes

dsc05867xc.th.jpg

 

O objetivo amanhã é unir as duas partes com fibra, e se houver tempo, posicionar os baffles que eu comprei (paguei 20 dilmas no par de baffles pro mid bass e mais 2 pares pro mid range) e deixar secar pra sexta-feira. A aventura está sendo árdua... mas, será que vou conseguir não meter o pé em tudo???

 

Considerações:

- pistola de cola quente barata tem excelente vocação pra lixo;

- massa plástica é fo** de trabalhar;

- as luvas utilizadas na laminação da fibra de vidro podem sim ser reutilizadas. Basta ter um pouco de paciência pra ficar com elas até a resina curar um pouco (a luva vai estar suja, mas ainda sim dá pra usar);

- quando não estiver usando o pincel pra passar a resina, deixar de molho no thinner é uma boa! Comprei 2 pincéis e até agora só usei 1. E ele ainda tá em estado de novo!

- mesmo quando for trabalhar com as peças secas, use camisetas de manga comprida ou moletom e luvas. Hoje resolvi não usar, e o resultado é que parece que rolei num campo de cactus. Tudo coça e parece que tem farpa por dentro da pele;

- morar em apartamento com garagem é legal. Dá pra deixar o carro todo aberto durante à noite pra ajudar a amenizar o fedor desgramado que a resina deixa;

- entrar no facebook na hora de postar no AutoForum é roubada. A "dona encrenca" pode ficar on-line sem vc perceber e vai perguntar quem é a vagabunda que tá conversando com vc, já que vc demora tanto pra responder.

 

Abraços, e até amanhã!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece q os 206/207 estão de volta! []-[]

Uso botas de 9L no meu. :P

Como será um 3 vias usando mids de 6", ñ me preocuparia muito com o posicionamento dos pezinhos. Próximo aos pedais é q aperta um pouco e isso pq costumamos usar mids de 5". Tente apenas fazer o q ñ te atrapalhe... o q conseguir será lucro.

 

Cara, como os pezinhos não serão "gêmeos", to bem de olho no que fazer pra deixar o mais "bem posicionado" possível. No passageiro vai ser susse, pois a "cabeça" do pezinho tem uma boa área. Agora, no motorista, o trampo vai ser diferente... mas to pesquisando em como aproveitar a acústica daquela área do carro, pra que o som fique bom de qualquer lado. Quanto aos pedais, já me liguei e fiz um limitador pra não deixar eu me ferrar nesta... inclusive um limite de altura tb pra evitar problemas na abertura do capô. Mas toda dica é bem vinda!!! Posta fotos do teu PUG aí, véi!!! Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É importante fazer um bafle onde você vai fixar o midbass e depois use pedaços de MDF para ajudar na hora de realizar o direcionamento do altofalante. Use o silicone quente para colar os pedaços de MDF durante esse processo de direcionamento.

Para moldar o restante do pezinho você pode fazer arcos de MDF e encapar com tecido e resinar. Pode fazer também uma espécia de caixa mista de mdf e fibra.

 

Comprei 1 par de baffles e o cara além de isolar o mdf, me deu um monte de tocos de mdf pra eu fazer os apoios. A cola quente que eu comprei não deu lucro. Acho que vou ter de investir numa pistola profissa pra poder fazer isto. Tinha pensado em usar a massa plástica, mas odiei mexer com ela. Gruda até no zóio.

 

Obrigado pelas dicas! Devo encapar os bichos no sábado, se tudo der certo... e aí até segunda eles estarão revestidos e prontos pra uso... Enquanto isto, tem algum tutorial de instalação de som aqui no forum? Já to pensando em me meter a fazer tudo sozinho. Só não sei o que fazer ainda com o megacapacitor (no carro, não em mim! E parem de pensar viadagem!).

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá ficando bom o serviço!

 

Uma dica pra não ter coceiras quando for lidar com fibra: passe talco!

Principalmente nos braços, passa talco e pode trabalhar com manga curta sem problemas... Já lidei muito com fibra! hehe Descobri sem querer isso.

 

Quanto ao Facebook, só deixar ele aparecendo invisível. :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ainda não tão tocando... Fiz o posicionamento dos bafles e a primeira cobertura final ontem. Hoje à noite posto os passos que realizei!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve, galera!!! Fim de semana frio pra caramba aqui em Curitiba. Também trabalhei demais, o que me impediu de mexer mais com meu projeto. Mas ontem de manhã rendeu, e a coisa já pegou uma boa forma. Vamos acompanhar:

 

eu tinha desanimado de tentar, mas aí resolvi continuar. Posicionei os bafles, usei uns tocos de mdf, e seguindo as dicas, dá-lhe cola quente!!!

dsc05875c.th.jpg

 

O difícil foi encontrar a melhor maneira da cola realmente virar um bom fixador, mesmo pq seca rápido e a ação precisa ser bem cheia de paciência

dsc05874ck.th.jpg

 

E dá-lhe cola quente!!!

dsc05873g.th.jpg

 

Testei a colagem segurando o pezinho pelos aros de madeira e chacoalhando a valer. Depois que a cola fica seca, realmente o negócio fica lindo!

dsc05872v.th.jpg

 

Com a posição...

dsc05877j.th.jpg

 

E mais uma visão pra curtir

dsc05876oi.th.jpg

 

Adinha o que é isto? Se vocês pensam que isto se chama "arrumei confusão com minha mãe" estão corretos. Este é o fim de mais uma meia calça dela!!! E pra quê???

dsc05878h.th.jpg

 

Encapei o bichinho com meia calça!!!

dsc05879y.th.jpg

 

E a expectativa é que dê certo...

dsc05880x.th.jpg

 

Ao menos a meia já deu o formato que eu queria... e foi muuuuuuuuuuuuuuito fácil pra resolver. Melhor que usar uma malha e ficar esticando e colando. E olha que eu tava com uma malha lá pra isto (a malha é um lençol velho que serviu de proteção pro trampo)

dsc05881l.th.jpg

 

Reparem na beleza e delicadeza dos pezinhos... é o verdadeiro "toque feminino" no trato do som automotivo!

dsc05884u.th.jpg

 

Aqui eu já estava pensando "esta po*** não pode dar certo... tá muito fácil"

dsc05883j.th.jpg

 

Muito tempo de estudo... mas o improviso está se mostrando cada vez mais presente neste projeto!!!

dsc05882du.th.jpg

 

E aqui, já resinados, secando ao sol, pra ver que mer** vai dar...

dsc05888ih.th.jpg

 

Muita resina passou pela malha fina esticada da meia calça, e eu até achei que a superfície não iria endurecer.

dsc05887c.th.jpg

 

Mas enfim, passei bem passadinho por toda a extensão superior do pezinho, pra meia calça aderir bem.

dsc05886xy.th.jpg

 

E não é que funcionou???

dsc05885a.th.jpg

 

Agora é continuar nos próximos passos. Amanhã faço a laminação em fibra de vidro por cima, e logo depois, vamos pra fase de acabamento.

 

Bom fim de domingo e ótima semana à todos!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô gostando de ver!

Não é querer desanimar, só te prevenir! Mass... Se não gostou de lidar um pouco com massa plástica, o pior vem depois! Corrigir os defeitos e lixar... Mas é divertido! rs

 

Passa a massa em camadas, assim você vai nivelando melhor a superfície, e depois fica bem + fácil de lixar! :legal:

 

Abraço,

Vinícius.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraca, quanta cola quente :blink: foi uma boa aquelas meia calça que você colocou. Gostei do trampo, ficou bem legal.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mandei ver na cola quente mesmo. Gastei 5 bastões grandes. Mas é susse, pq paguei 1,99 dilmas no pacote com 6, hehehehe!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...