Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
André Lima

O Osciloscópio para ajustes sonoros

Recommended Posts

O Osciloscópio, apesar de ser um instrumento relativamente carro, tem grande utilidade na area de instalação de som para carro, e como qualquer boa eletrônica possui um, fica relativamente fácil a sua obtenção para uso em ajustes no som do seu carro. Aqui assumimos que você ou o técnico que lhe emprestou o osciloscópio tem um mímimo conhecimento do mesmo para a operação básica.

 

Você precisará de um disco de teste, com uma variedade de tons de teste. Pode ser usado o CD oficial da USAC ou então o CD usado pela USAC em campeonatos de qualidade, mas existem alguns CD’s de Bass que podem ser usados para esse fim também. Você não precisará das variações de frequencia em uma mesma faixa, mas sim tons puros (ex.: 50 Hz, 51 Hz,…) e de preferência sem corte ou atenuação.

 

Começamos por encontrar o nível de corte de sua unidade principal (CD player ou CD changer). Muitas das melhores unidades de sinal não irão cortar as saídas pré-amplificadas, mesmo a volume máxmimo, mas é melhor verificar sempre em vez de ficar se lamentando depois. Desconete o cabo RCA de sua unidade principal, coloque o disco de teste e vá para a faixa com o tom de 1 kHz. Se o seu CD player tem a função repeat, ajuste-a para que repita essa faixa. Ajuste os controles de graves, agudos, balanço e fader todos para o centro. Aumente o volume para o máximo possível. Com o osciloscópio observe a onda em uma saída da unidade (ex. Dianteiro Esquerdo), a forma de onda deve ser senoidal pura, sem atenuação nos extremos ou outros ruídos.

 

mat_s14a.gif

 

Se você obter uma forma de onda como essa (veja ilustração acima, onda senoidal correta), vocês está pronto para seguir para outra fase, mas se a onda observada possuir corte ou saturação ("clipping") nos picos, você deve ir reduzindo o volume, um nível de cada vez até quando você ver uma onda senoidal perfeita em seu osciloscópio. Lembre-se desse ponto, pois esse será o máxmo volume que você poderá usar em sua unidade principal. Após voce fazer esse procedimento para uma das saídas, repita-o para todas as outras restantes, os resultados devem ser os mesmos (tanto em amplitude da onda e com relação a não cortar a onda), um ponto interessante de teste também é no final dos cabos que ligam a unidade principal com os amplificadores, pois no final desse cabo podemos pegar diferenças nos cabos e ruidos que por ventura estajam interferindo com o sinal puro.

 

Se sua unidade principal tem um saída para subwoofer pré-amplificada, você precisará usar uma frequência de teste diferente. Normalmente se utiliza metade da frequência de corte do subwoofer (ex. Corte do sub é 80Hz, devemos usar 40 Hz) e repete-se o mesmo procedimento acima.

 

Uma vez que você encontrou o ponto de corte de sua unidade principal, é hora de prosseguir adiante na rede de sinais. Se você está usando um equalizador, pré-amplificador, DSP ou outro processador (não incluindo-se os crossovers) agora é a hora de análisa-los. Deixe o Equalizador ajustado na mesma forma que você normalmente usa. Ligue a unidade principal ao equalizador e coloque a ponta de prova do oscilocópio da mesma forma que você fez com a unidade principal. Você deve testar cada uma das saídas usando as frequencias do CD de teste. Por exemplo, se você possui um equalizador de 9 bandas, com as seguintes divisões de frequência: 50/100/200/400/800/1,5k/3k/6k/12k Hz, você deve testar o sistema 9 vezes, ou seja uma vez para 50 Hz, outra vez para 100 Hz e assim sucessivamente. Se o seu equalizador também inclui um crossover, você deverá seguir o mesmo procedimento. Se um desses processadores de sinais estiver cortando a onda senoidal, você terá que diminuir o volume da unidade principal ou fazer ajustes nas unidades que você pode. Por exemplo, se você está testando um equalizador e tiver as bandas com ganho ajustado próximo ao máximo, tente diminuir essas bandas em primeiro lugar. Isto deve resolver o problema de saturação.

 

Para teste de um crossover, você deverá testar cada saída com uma frequência de teste que é a metade entre o ponto de passa alta e o ponto de passa baixa. Por exemplo, um canal que tem um crossover com corte entre 100 Hz e 20 kHz, deve ser testado com 9950 Hz, como é dificil encontrar uma faixa de teste com essa frequência, deve-se utilizar a frequência de 10 kHz. Para um outro canal com o filtro passa baixa ajustado para 3500 Hz, você deve usar uma frequência de teste de 1750 Hz, num CD, procure pela de 2kHz.

 

Assumindo que o seu crossover tem ajustes de nível, você poderá querer ajustar no máximo o nível para o canal que você está testando. Vamos supor que você está obtendo uma onda com corte, volte o controle de ganho vagarosamente, até o ponto que você vê uma onda senoidal perfeita em seu osciloscópio.

 

Agora é hora de verificar os amplificadores. Coloque os seus amplificadores no sistema e use as mesmas frequências de teste que você estava usando nos crossovers. Desconete os alto falantes e coloque todos os ganhos no máximo. Teste a primeira saída do amplificador, ajuste o ganho da mesma forma que nos passos anteriores, ou seja até o ponto que a senoide esteja perfeita, sem cortes, repita esse procedimento em todos os canais e amplificadores

 

Pronto! Você acabou de ajustar efeitivamente seu sistema, eliminando a saturação ou corte do mesmo. Isso evitará problemas quando você aumentar o volume, terá a melhor qualidade sonora com volume máximo, alem de reduzir a possibilidade de queima do seu sistema por excesso de sinal.

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

Rafael Viapiana Padilha

Engenheiro Eletrônico e Mestrando em Engenharia Automobilística

e-mail: rvp_gmb@hotmail.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hummmm!!!

aeeww!

mto bom texto! :P

acho que devia ir pros artigos!!!

se ja nao tiver!!! :)

 

eu vo ver mto isso ainda na faculdade! :P

um dia eu chego la!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só não entendo pq sempre regulam o ganho com o player em flat, pois depois que o nego ligar todas as parafernalias a regulagem não terá mais valor, o sinal clipa muitíssimo antes do esperado...

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:vts

Esse penúltimo parágrafo está errado!

Não é possível regular o ganho do amplificador sem que haja uma carga!

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OI Renato,

 

Fazia algum tempo q eu naum via comentários seus. Esses artigo fazia parte de um material q eu guardava, então resolvi disponibilizá-lo p pessoal assim como estou fazendo om outros.

 

Gostaria q vc fizesse a devida correção para q eu possa aeditar no post.

 

Agradeço a ajuda,

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
OI Renato,

 

Fazia algum tempo q eu naum via comentários seus. Esses artigo fazia parte de um material q eu guardava, então resolvi disponibilizá-lo p pessoal assim como estou fazendo om outros.

 

Gostaria q vc fizesse a devida correção para q eu possa aeditar no post.

 

Agradeço a ajuda,

Valeu

Olá André,

cada dia que passa eu vejo que o relógio acelera mais, por isso eu só apareço de vez em quando.

Dei uma lida rápida e pelo jeito é só o problema para regular o ganho do amplificador que está errado. Não é possível regular o ganho sem que haja carga nas saídas do amplificador (o autor sugere que os alto falantes sejam desconectados, mas não menciona nada sobre qual tipo de carga a ser utilizada).

Dê uma lida no artigo sobre "Medir Potência RMS dos Amplificadore" no site da autosom. O procedimento é o mesmo para regular o ganho dos amplfiicadores. Devemos utilizar uma carga nas saídas, como uma "Resistência" de Chuveiro, por exemplo.

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, Renato, no momento em que se desconecta- os falantes ( resistência variável=Indutância) o ideal seria conectar uma resistência de chuveiro ( resistência fixa) previalmente aferida e adaptada como refere o artigo de sua autoria no site para podermos padronizar os testes utilizando uma carga fixa.

 

Seria isso mesmo?

 

Outra coisa q eu queria te perguntar.

 

O autor se refere nas bandas de corte do equalizador e uso de crossover como sistema de cortes diferentes. Pensava q o equalizador funcionava como crossover eletrônico. E pelo q e eu entendi ai no texto o equalizador qdo utilizado na banda de 100hz só deixava passar essa frequência enquanto o crossover LP 100hz deixava passar todas frequencias até esse valor cortando as superiores.

 

Será q vc poderia dá uma clareada nisso?

 

Valeu msmo,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
OI Renato,

 

Fazia algum tempo q eu naum via comentários seus. Esses artigo fazia parte de um material q eu guardava, então resolvi disponibilizá-lo p pessoal assim como estou fazendo om outros.

 

Gostaria q vc fizesse a devida correção para q eu possa aeditar no post.

 

Agradeço a ajuda,

Valeu

Olá André,

cada dia que passa eu vejo que o relógio acelera mais, por isso eu só apareço de vez em quando.

Dei uma lida rápida e pelo jeito é só o problema para regular o ganho do amplificador que está errado. Não é possível regular o ganho sem que haja carga nas saídas do amplificador (o autor sugere que os alto falantes sejam desconectados, mas não menciona nada sobre qual tipo de carga a ser utilizada).

Dê uma lida no artigo sobre "Medir Potência RMS dos Amplificadore" no site da autosom. O procedimento é o mesmo para regular o ganho dos amplfiicadores. Devemos utilizar uma carga nas saídas, como uma "Resistência" de Chuveiro, por exemplo.

Um abraço,

Renato

VEIO VC TA COIM RAZAO SIM, PQ NAO HA JUSTIFICAVA , COOMO SABER SE SEUS FALANTES , ESTAO RESPONDENDO CORRETAMENTE SEM ESTAR LIGADO AO AMPLFICADOR , QD COMPETIA PARA MECA, USA UM RTA DE SPL E UM OSCILOCOPIO COM O TECNIICO DA RADIO ANTENA 1, E ASSIM QUE ONDE FICAVA QUADRADA BAIXAVA O GANHO , E DANDO RESULTADO EM MAIS DB NO CARRO, CHEGANDO A 143 COM 2 UPGRADE DE 12, TEM QUE TER RESISTENCIA SIM , SENAO O OSCILOSCOPIO VAI MEDI R O QUE , FAÇA UM TESTE PRA TICO OK E NAO TEORICO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
OI Renato,

 

Fazia algum tempo q eu naum via comentários seus. Esses artigo fazia parte de um material q eu guardava, então resolvi disponibilizá-lo p pessoal assim como estou fazendo om outros.

Gostaria q vc fizesse a devida correção para q eu possa aeditar no post.

 

Agradeço a ajuda,

Valeu

Olá André,

cada dia que passa eu vejo que o relógio acelera mais, por isso eu só apareço de vez em quando.

Dei uma lida rápida e pelo jeito é só o problema para regular o ganho do amplificador que está errado. Não é possível regular o ganho sem que haja carga nas saídas do amplificador (o autor sugere que os alto falantes sejam desconectados, mas não menciona nada sobre qual tipo de carga a ser utilizada).

Dê uma lida no artigo sobre "Medir Potência RMS dos Amplificadore" no site da autosom. O procedimento é o mesmo para regular o ganho dos amplfiicadores. Devemos utilizar uma carga nas saídas, como uma "Resistência" de Chuveiro, por exemplo.

Um abraço,

Renato

VEIO VC TA COIM RAZAO SIM, PQ NAO HA JUSTIFICAVA , COOMO SABER SE SEUS FALANTES , ESTAO RESPONDENDO CORRETAMENTE SEM ESTAR LIGADO AO AMPLFICADOR , QD COMPETIA PARA MECA, USA UM RTA DE SPL E UM OSCILOCOPIO COM O TECNIICO DA RADIO ANTENA 1, E ASSIM QUE ONDE FICAVA QUADRADA BAIXAVA O GANHO , E DANDO RESULTADO EM MAIS DB NO CARRO, CHEGANDO A 143 COM 2 UPGRADE DE 12, TEM QUE TER RESISTENCIA SIM , SENAO O OSCILOSCOPIO VAI MEDI R O QUE , FAÇA UM TESTE PRA TICO OK E NAO TEORICO

Cara,

Nesse caso concordo plenamente com o Yamane quando ele mencionou q seria necessário o uso de uma resistência até pq sem está não haveria transito de elétrons. mas naum concordo qdo vc diz q seria necessário q os ajustes fossem feitos com o próprio falante. O osciloscópio nesse caso está sendo usado para ajuste de ganho e naum como para avaliação de resposta do falante. O objetivo é tentar fixar todas as variáveis , incluindo a indutância daq bobina do falante ( por isso usamos a resistência), e ajustar a onda de saída da Fonte de som.

Os falantes são transdutores de energia elétrica para energia mecânica e esta se transforma em energia sonora. Por isso se o player está emitindo a energia original com "ruido" está será refletida no falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então, Renato, no momento em que se desconecta- os falantes ( resistência variável=Indutância) o ideal seria conectar uma resistência de chuveiro ( resistência fixa) previalmente aferida e adaptada como refere o artigo de sua autoria no site para podermos padronizar os testes utilizando uma carga fixa.

 

Seria isso mesmo?

 

Outra coisa q eu queria te perguntar.

 

O autor se refere nas bandas de corte do equalizador e uso de crossover como sistema de cortes diferentes. Pensava q o equalizador funcionava como crossover eletrônico. E pelo q e eu entendi ai no texto o equalizador qdo utilizado na banda de 100hz só deixava passar essa frequência enquanto o crossover LP 100hz deixava passar todas frequencias até esse valor cortando as superiores.

 

Será q vc poderia dá uma clareada nisso?

 

Valeu msmo,

Vixe... não recebi o aviso dessa resposta pelo sistema de notificação do fórum.

André,

Ao desconectar os alto falantes, não há como medir nada nas saídas do amplificador, pois não haverá nenhuma carga.

O ideal seria utilizar a resistência de chuveiro, pois ela apresenta praticamente a mesma "resistência" em qualquer frequencia. Já um alto falante...

Ahhhh, a impedância não é variável somente devido a indutância. Impedância é a soma vetorial da componente capacitiva e da componente indutiva.

Em relação ao equalizador, ele serve para atenuar ou reforçar determinadas frequencias. Isso é um equalizador (da linha PRO):

http://www.pentacustica.com.br/eq3002_b.htm (veja somente a imagem principal, pois ele possui crossover também)

Cada "botãozinho" é uma determinada frequecia. Se você colocar o botão de 31Hz em +3dB, ele dará um reforço de 3dB nessa frequencia (31Hz). Se você colocar o botão de 125Hz em -6dB, ele atenuará 6dB em 125Hz.

Já o crossover serve para filtrar. Se você colocar um crossover passa alta (hi-pass) em 100Hz, ele filtrará as frequencias abaixo de 100Hz... se você colocar um crossover low-pass (passa baixa) em 100Hz, ele filtrará as frequencias acima de 100Hz.

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...